A Nova Geração
Temporada 6

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Bom tema sobre a natureza da vida
se esvai em tratamento pouco inovador

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 46307.2.

Geordi é designado para avaliar uma estação que está desenvolvendo um novo sistema de mineração em Tyrus VII-A, coordenada pela dra. Farallon, a cientista que inventou a tecnologia. Quando um súbito problema ocorre na grade de força, Farallon escolhe o momento de introduzir ao engenheiro da Enterprise outro de seus inventos --o Exocomp. Trata-se de um aparelho que ela construiu que é capaz de realizar reparos de forma inteligente. Contrariando as possibilidades o engenho consegue conter a falha na grade de força, salvando o projeto.

Farallon vai a bordo da Enterprise para explicar a situação. Ela tem a chance de explicar os detalhes do funcionamento do Exocomp para Data, enfatizando que seu invento não só cria as ferramentas adequadas aos reparos, como pode resolver uma série de problemas. Isso convence Picard a permitir que Farallon use o Exocomp para reparar o sistema de mineração em dois dias, para uma demonstração. A doutora pede a assistência de Data, que concorda imediatamente.

O engenho inicialmente conduz as tarefas sem falhas, mas, de uma hora para outra, começa a não responder aos comandos da cientista, momentos antes de uma explosão em um conduíte de plasma acontecer na estação.

De volta à Enterprise, Farallon explica que o Exocomp passou por um mau-funcionamento, tornando-se inútil. Ela e Geordi resolvem continuar o trabalho com os dois Exocomps restantes, enquanto Data, intrigado por uma máquina que, ao menos nos princípios básicos, é similar a ele, leva o aparelho defeituoso para seus aposentos. Ele fica surpreso quando, pouco tempo depois, o Exocomp conserta a si mesmo. Quando Geordi e Farallon estão para sair e retornar ao trabalho na estação, ele corre e pede que eles interrompam as atividades. Os Exocomps estão vivos, segundo o andróide.

Em uma reunião com a tripulação sênior, Data explica que o Exocomp se desligou instantes antes da explosão no conduíte de plasma, indicando que as máquinas seriam capazes de auto-proteção. A equipe testa a hipótese do andróide colocando a máquina em uma simulação de perigo, e a tese de Data parece ser contestada quando o Exocomp não foge do perigo e completa a tarefa a que tinha sido designado. Mas Data segue irredutível, e, depois de repetir o experimento diversas vezes, ele descobre que o Exocomp sabia que o teste era só uma simulação e agiu de acordo.

Picard, Geordi e Farallon voltam a trabalhar na estação, mas logo descobrem que o complexo perdeu confinamento interno e que eles estão arriscados a serem varridos por perigosa radiação. Farallon e diversos funcionários conseguem se transportar de volta à Enterprise, mas Geordi e Picard ficam para trás. Sem outra solução, Riker pede a Farallon que transporte os Exocomps para a estação para salvar os homens. Ela concorda, mas Data se recusa a permitir que ela o faça, travando os controles do transporte.

Dizendo não poder justificar o sacrifício de uma vida pela outra, Data permanece firme. Riker consegue convencê-lo a ceder permitindo que os Exocomps "escolham" se querem ou não arriscar suas vidas. Para a surpresa de todos, os Exocomps surgem com seu próprio plano, que salva Picard e Geordi e só exige o sacrifício de uma das três máquinas. À tripulação resta apenas ponderar sobre o que eles testemunharam, enquanto Data fica feliz em descobrir que pôde agir como um protetor dessas exóticas "formas de vida".

 

Comentários:

"The Quality of Life" é um episódio com um tema absolutamente fascinante, mas que acabou sendo trabalhado de forma mundana e previsível. Resultado: um dos segmentos mais esquecíveis do sexto ano e, possivelmente, da série.

A idéia original da qual partiram os roteiristas era boa, no estilo inconfundível dos high-concepts da Nova Geração: e se uma máquina projetada para exibir inteligência e aprendizado acabar se tornando algo que poderia ser definido como "vivo"? Qual é o verdadeiro limite da definição, qual é a qualidade que caracteriza a vida, qual a essência da vida? Essas são as perguntas que o episódio tenta levantar.

Não é uma tentativa sem precedentes. "Evolution", do terceiro ano, e "The Measure of a Man", do segundo ano, em diferentes abordagens e com diferentes graus de sucesso, tocaram o mesmo tema. Mas de fato não o haviam esgotado --o fracasso aqui não é pela repetição, mas pela inabilidade ao lidar com a premissa.

Assim como nas histórias predecessoras, Data é o veículo natural para o desenrolar dos eventos. Mas sua atuação em "The Quality of Life" deixa a desejar. Sim, ele faz tudo o que esperamos dele com relação ao questionamento sobre o fato de o Exocomp estar ou não vivo, mas é justamente isso que mata o episódio --tudo acontece exatamente como deveria. E suas atitudes subsequentes beiram o absurdo.

Seria muito mais interessante se Data mantivesse o ceticismo com relação ao caráter "vivo" do Exocomp e entrasse em crise de consciência, questionando a partir disso até mesmo sua própria natureza enquanto forma de vida. A discussão poderia realmente passar pela questão do que é vida --algo que ninguém consegue definir hoje em dia-- e terminar de forma ambígua, como a discussão exige.

Em vez disso, Data não só abandona seu ceticismo científico e abraça a causa de "salvador da pátria dos Exocomps", chegando a ter atos de rebeldia e motim e quase provocando indiretamente a morte de Picard e de seu melhor amigo, Geordi, em nome de uma suposição. Um absurdo.

Para completar, no final, nossos brilhantes heróis decidem dar a uma máquina que pode ou não estar viva, o direito de decidir se quer se sacrificar. Se o fato de o organismo estar vivo já era questionável, o fato de ser "sensciente", ou seja, capaz de pensar e tomar decisões racionais, equilibrando com seu "instinto", é um salto de imaginação ainda maior. Se os Exocomps fossem vivos e inteligentes, não obedeceriam a sua programação em nenhum momento; tomariam decisões sozinhos e se rebelariam contra a exploração dos humanos sem a ajuda de Data, como fizeram os nanites em "Evolution". O roteirista aqui ficou perdidinho da silva com o assunto e se embananou por completo na solução da trama.

E se o roteiro, em si, não foi feliz no tratamento do tema, a execução então beirou o ridículo. Jonathan Frakes não foi particularmente feliz na direção e é neste segmento que surge um dos "props" menos convincentes de toda a história de Jornada nas Estrelas: esse Exocomp, sacolejando a cada decolagem e aterrissagem, é simplesmente patético. Já fica difícil levar a sério o episódio desde o momento em que vemos a "brilhante" invenção da dra. Farallon, independentemente do que virá a seguir.

Normalmente, quando um episódio da Nova Geração é ruim, a salvação vem do intenso carisma dos personagens. Infelizmente, nem isso serve para amenizar a falta de qualidade. Quando Data, o personagem mais fácil de escrever, se apresenta fora de foco, o negócio é apagar tudo e começar de novo.

Como a produção da Nova Geração não podia se dar ao luxo de repensar tudo, acabou nascendo este que é um dos piores segmentos da temporada, ainda que oferecesse bom potencial. A situação lembra muito a maioria dos episódios da primeira temporada: orientação total para o enredo, esquecimento e pouco apoio aos personagens e excesso de mensagens óbvias e falta de reflexão legitimamente inteligente. "The Quality of Life" é praticamente um "revival".

 

Citações:

Beverly - "The Exocomp didn't fail the test, it saw right through it."
("O Exocomp não falhou no teste, ele escapou direitinho dele.")

Trivia:

No episódio há uma personagem chamada Farallon. Esse é o nome de uma ilha na baía de São Francisco, na Califórnia.

Esse é o quinto episódio da série dirigido por Jonathan Frakes. No total, ele comandou oito episódios da Nova Geração, e mais dois filmes para o cinema.

A atriz Ellen Bry, que interpreta a dra. Farallon, já fez papéis em diversas séries de TV, como "Chicago Hope", "Baywatch", "Dallas", "Chips" e "Party of Five". No cinema, o filme mais conhecido em que atuou foi "Impacto Profundo", que também contava com Denise Crosby, a Tasha Yar da Nova Geração.


Ficha técnica:

História de Naren Shankar
Roteiro de L.D. Scott
Direção de Jonathan Frakes

Exibido em 16/11/1992
Produção: 135

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Ellen Fry como dra. Farallon
J. Downing como chefe de transportes Kelso
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador

Episódio anterior   |   Próximo episódio