A Nova Geração
Temporada 6

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Intriga Cardassiana alimenta o espírito
familiar da tripulação da Enterprise

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 46357.4.

Conforme as tensões entre a Federação e os Cardassianos aumentam, Picard é dispensado do comando da Enterprise é enviado a uma missão ultra-secreta. Beverly e Worf também são designados e começam, junto com o capitão, rigorosas sessões de treinamento, embora só Picard saiba a natureza da missão que eles enfrentarão.

A bordo da Enterprise, especulações sobre a possibilidade do não-retorno de Picard começam a surgir quando um novo oficial comandante, o capitão Jellico, da USS Cairo, é designado para assumir a ponte, em lugar de Riker. Jellico só faz por tornar a tripulação mais ansiosa e incomodada, ao implementar rapidamente várias mudanças de procedimento gigantescas a bordo, como uma mudança de três para quatro turnos por dia. As modificações afetam enormemente a rotina dos tripulantes.

Jellico é especialmente duro com Riker e Geordi, o que naturalmente cria uma grande dose de tensão. Troi usa sua posição como conselheira para pedir ao capitão um pedido de reajuste gradual para a tripulação, mas Jellico desconsidera sua opinião, friamente insistindo que a situação com os Cardassianos exige medidas imediatas. Mais tarde. numa conversa com Picard, Jellico diz que sente que a guerra com os Cardassianos é inevitável, e que ele duvida que Picard retornará à Enterprise. A nave é dele agora, e ele planeja administrá-la do seu jeito. 

Quando Picard, Beverly e Worf finalmente embarcam em sua missão, Picard pode revelar a enorme gravidade da situação. Os Cardassianos estariam supostamente desenvolvendo armas metagênicas --vírus geneticamente engendrados que destroem todas as formas de vida em seu caminho-- em um planeta abandonado, Celtris III. Picard e sua equipe têm ordens de localizar essas armas e destruí-las a todo custo.

De volta à Enterprise, Jellico se encontra com gul Lemec, um líder Cardassiano enviado na esperança de evitar a guerra. Entretanto, Jellico faz tudo que pode para enfurecer Lemec, fazendo-o esperar por cerca de uma hora e agindo de forma pouco razoável uma vez que a reunião começa. Ele usa Riker e Troi para realizar uma estratégia similar à do "bom policial, mau policial", esperando intimidar os Cardassianos a ponto de eles abandonarem seus planos. Mas o próprio plano de Jellico parece fracassar quando Lemec revela que ele tem informação sobre a missão secreta da Federação.

Em Celtris III, Picard, Worf e Beverly sobrevivem à difícil travessia por uma rede de cavernas e finalmente chegam ao seu destino --uma passagem selada. Eles conseguem, com a ajuda dos feisers, passar, mas quando entram, descobrem a sala vazia. Percebendo que a caverna é uma armadilha, eles correm para fugir quando vários Cardassianos armados atacam. Beverly e Worf escapam, mas Picard é sequestrado e enviado ao líder Cardassiano gul Madred, que informa que o capitão deve responder a todas as perguntas ou irá morrer.

 

Comentários:

"Chain of Command" não é somente uma espetacular abertura para uma história de intriga política entre os Cardassianos e a Federação. Mais que isso, ele é uma prova viva da premissa que sustenta todas as séries de Jornada: a de que as tripulações formam elos que as tornam verdadeiras famílias.

Aqui notamos, de modo semelhante ao que vimos em "The Best of Both Worlds", o quanto a presença de Picard é visceral para o bom andamento das coisas a bordo da Enterprise. Mais que isso, vemos como um capitão pode fazer toda a diferença entre uma tripulação harmoniosa e eficiente ou uma em conflito e agonizante.

É engraçado como a personalidade dos "capitães experientes em Cardassianos da Frota" têm todos traços muito parecidos. Em alguns aspectos, Edward Jellico lembra muito o capitão Maxwell, de "The Wounded". Ambos são frios no que concerne a seus oponentes e acreditam em soluções agressivas e belicosas. Felizmente há uma diferença crucial entre os dois, que dita o tom diferente de cada um dos episódios. Enquanto Maxwell é um capitão simpático, retratado como uma vítima traumatizada de um tempo de guerra, Jellico parece ser ambicioso e genuinamente arrogante --um sujeito realmente deplorável.

Ninguém discute as habilidades do novo capitão. Por esse aspecto, ele é um perfeito estrategista de guerra. As cenas que ele provoca ao passar ordens a Riker e ao enfurecer seu visitante Cardassiano nos fazem às vezes até pensar em acreditar que ele saiba o que está fazendo, apesar do desgosto que temos pela pessoa.

Entretanto, em última análise, seus métodos e seu estilo de comando são tão amorais e agressivos que a tripulação da Enterprise, acostumada ao bom senso e à ética de Picard, não pode tolerar facilmente. E no fim das contas os Cardassianos se mostraram estar ainda mais à frente, estrategicamente, que o "esperto e experiente" capitão humano.

Apesar do conflito da tripulação com Jellico, Picard é incapaz de ajudar seus subordinados a saírem dessa, e resta a Riker assumir o comando informal da tripulação, tentando protegê-los do novo capitão. Isso é especialmente interessante em razão do desgosto que Jellico sente pelo primeiro-oficial, gerando uma tensão incrível entre os dois oficiais. Também é bem trabalhada como um todo a forma como a tripulação se comporta quando perde seu principal elemento. Data é o que se adapta mais rápido, passando a ser o "favorito" de Jellico. Geordi e os demais se alinham a Riker.

A porção da história que lida com o capitão caindo na armadilha Cardassiana é interessante e já apresenta elementos que consagrariam esses alienígenas no universo de Jornada, como a capacidade extraordinária de suas forças de inteligência, mas ainda está para se tornar o principal foco da história, o que só acontecerá na segunda parte.

Da forma como o episódio foi organizado, ele conseguiu algo extremamente difícil. Criar uma história coesa em dois episódios, mas que ainda assim permite que se veja um sem o outro e ainda assim apreciar seus elementos. Tentativa semelhante foi feita com "Birthright", mais à frente na temporada, mas o resultado final foi um fracasso absoluto.

Trata-se de um segmento extremamente bem pensado, escrito, produzido e editado. A única real crítica feita ao lado técnico da produção é o trabalho pobre de cenografia nas cavernas de Celtris III. Também irritam um pouco as eternas reciclagens de cenas espaciais (alguém duvidaria que a Cairo seria da classe Excelsior?). Mas, além disso, absolutamente nenhuma crítica a fazer. E a excelente história supera qualquer entrave técnico, facilmente elencando "Chain of Command" como um dos melhores episódios da série.

 

Citações:

Picard - "Can I get you some coffee, tea?"
("Posso lhe servir um café, chá?")
Nechayev - "Thank you, no, captain. I'm afraid there is no time for the usual pleasentries. I'm here to relieve you of command of the Enterprise."
("Obrigado, não, capitão. Temo que não haja tempo para as amenidades usuais. Estou aqui para dispensá-lo do comando da Enterprise.")

Jellico - "I want you to conduct the exercises personally, Will. Get it done. ...Ow, and get that fish out of the ready room."
("Eu quero que você conduza os exercícios pessoalmente, Will. Quero isso feito. ...Oh, e tire aquele peixe do meu gabinete.") 

Jellico - "By the way, ...I prefer a certain ...formality on the bridge. I'd appreciate it if you wore a standard uniform when you are on duty."
("A propósito, ...eu prefiro uma certa ...formalidade na ponte. Eu apreciaria se usasse o uniforme padrão quando estiver de serviço.")

Trivia:

"Chain of Command" apresenta pela primeira vez em Jornada nas Estrelas a relação entre Bajor e Cardássia. Planejado inicialmente para ser um crossover da Nova Geração e de Deep Space Nine, acabou virando um episódio duplo da Nova Geração, pois a exibição do episódio-piloto de DS9 ainda demoraria um mês.

O nome do novo capitão linha-dura da Enterprise-D, Jellico, foi o nome de um capitão da frota britânica da I Guerra Mundial.

Uma cena em que Jellico contava a La Forge que costumava jogar rugby com o antigo capitão do engenheiro da Enterprise-D, Zimbata, da USS Victory ("Elementary, Dear Data", "Identity Crisis"), acabou no chão da sala de edição.

A partir deste episódio, Deanna Troi começa a alternar o uso do uniforme da Frota Estelar com suas tradicionais "roupas de aeróbica".

Ronny Cox, que interpreta o capitão Edward Jellico, é conhecido do público por sua atuação nos filmes "Total Recall", "Robocop" e na série "Um Tira da Pesada".


Ficha técnica:

História de Frank Abatemarco
Roteiro de Ronald D. Moore
Direção de Robert Scheerer

Exibido em 14/12/1992
Produção: 136

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Ronny Cox como capitão Edward Jellico
Natalija Nogulich como almirante Nechayev
John Durbin como Gul Lemec
Lou Wagner como Solok

Episódio anterior   |   Próximo episódio