A Nova Geração
Temporada 6

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Raças se unem para a maior descoberta
arqueológica da história da galáxia

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 46731.5.

Picard fica surpreso quando o professor Richard Galen, um velho mestre de arqueologia que ele não vê há 30 anos, lhe faz uma visita a bordo da Enterprise. O capitão fica ainda mais surpreso quando Galen pede a ele que o acompanhe em uma missão.

O renomado arqueólogo fez uma descoberta tão profunda que suas implicações poderiam ressoar por toda a galáxia. Mas ele só a revelará a Picard se ele concordar em seguir com ele em uma longa expedição, que terá possivelmente um ano de duração.

A oferta é tentadora para o capitão, que uma vez já quis tornar-se um arqueólogo, mas ele opta pelo dever, fazendo com que o professor saia furioso da Enterprise. Alguns instantes depois, a Enterprise recebe um pedido de socorro -- a nave de Galen está sob ataque de Yridianos.

Após inadvertidamente destruir a nave com um disparo de feiser, a tripulação consegue trazer Galen a bordo, mas não antes que ele tomasse um tiro de disruptor no peito, à queima-roupa. Picard está ao lado do professor quando ele morre na enfermaria, levando seu segredo com ele para o túmulo.

Tentando descobrir por que Galen foi atacado, a tripulação encontra 19 estranhos blocos de números armazenados na memória do computador. Picard decide que resposta pode estar em Ruah IV, parte de um sistema solar inexplorado que Galen havia visitado antes de contatar a Enterprise. Ele ordena que a nave vá para lá, mesmo sabendo que isso atrasará a chegada da Enterprise em uma conferência diplomática. Quando a busca não resulta em nada, ele opta por prosseguir investigando em Indri VIII, o próximo destino de Galen. 

Ao chegar em Indri VIII, a tripulação descobre que todas formas de vida do planeta estão sendo destruídas diante de seus olhos, levando Picard a crer que os blocos de números do professor Galen podem ter algo a ver com matéria orgânica. Picard e a doutora Crusher estudam os blocos e descobrem que eles são representações matemáticas de fragmentos de DNA, cada um de uma diferente forma de vida. Cada uma delas vive em um mundo diferente, espalhado pelo quadrante.

Picard decide marcar curso para Loren III, o único planeta capaz de sustentar vida na área em que o professor estava pretendendo estudar. Lá, eles encontram duas naves de guerra Cardassianas e um cruzador de ataque Klingon, todos buscando fazer a mesma descoberta.

Após uma tensa confrontação inicial, Picard é capaz de reunir a capitã Cardassiana, gul Ocett, e o capitão Klingon, Nu'Daq, para que todos compartilhem suas amostras e tentem resolver o mistério juntos. Eles logo descobrem que ainda falta um fragmento de DNA, mas Picard inicia uma intrincada pesquisa automatizada, que logo revela o local em que o DNA faltante pode ser encontrado. Entretanto, quando a descoberta é anunciada, a capitã Cardassiana se desmaterializa e sua nave dispara na Enterprise e na nave Klingon.

Picard marca curso para o sistema Vilmoran, acompanhado pelo capitão Klingon, cuja nave foi danificada durante o ataque. Graças a Geordi, ele já sabia de antemão da traição Cardassiana e habilmente deu falsa informação a eles. Mas isso não os atrasa muito, pois, logo depois de a Enterprise chegar, a capitã Cardassiana se materializa no planeta. Quem surpreende mesmo é um grupo de Romulanos, que revela ter seguido o avançar das investigações o tempo todo, escondidos por seu dispositivo de camuflagem.

Gul Ocett ameaça destruir as poucas amostras que ainda restam no mundo quase morto, em vez de trabalhar com os Romulanos. O Klingon também entra na disputa, tornando as negociações ainda mais difíceis. Enquanto eles trocam insultos, Picard e Beverly obtêm uma amostra parcialmente fossilizada. Sem serem notados, eles alimentam a amostra no tricorder.

Um misterioso programa é ativado, e um holograma humanóide gravado há quatro bilhões de anos aparece diante deles. A projeção revela ao grupo surpreso que sua raça se descobriu sozinha na galáxia durante suas viagens. O quebra-cabeças genético foi criado na esperança de que todas essas raças um dia se unissem em cooperação e amizade para ativar a mensagem. O humanóide diz ao grupo que todos eles vieram de uma origem comum e implora para que eles se lembrem desse elo. A mensagem termina, deixando Nu'Daq e gul Ocett decepcionados, enojados por simplesmente pensarem que podem ter algo em comum. Os grupos retornam para suas respectivas naves.

 

Comentários:

"The Chase" foi uma forma maravilhosa de transformar a velha desculpa orçamentária que tornou Jornada nas Estrelas financeiramente viável nos anos 60 em uma espetacular trama de ficção científica. Além disso, o episódio é recheado de aventura e de temas interessantes, nos fazendo perguntar como foi possível colocar tanto em um único episódio de 45 minutos.

Mesmo sem saber como foi possível, o fato é que o segmento é um dos melhores da temporada. Aqui temos mais um insight profundo sobre o interesse arqueológico de Picard, mostrando o quão longe ele vai e nos apresentando um dos inspiradores do capitão. De quebra, vemos o capitão em um elo muito especial com Galen. Há uma cena, em que Picard baixa a cabeça após ser recriminado pelo velho mestre como se fosse um menino levando bronca do pai, que mostra bem o grau de reverência e profundidade que há entre aqueles dois homens.

Além desse profundo laço pessoal, o episódio nos agracia com uma verdadeira "corrida do ouro" arqueológica, envolvendo a Federação, os Romulanos, os Cardassianos e os Klingons, com direito a batalhas espaciais, negociações, traições e a destruição de biosferas completas. E, para concluir, uma explicação satisfatória para o fato de a imensa maioria dos alienígenas de Jornada ser humanóide. Espetáculo.

Claro, a razão real para todos os alienígenas serem humanóides tem uma dupla raiz: de um lado, todos os atores de Hollywood costumam ter uma cabeça (oca ou não), dois braços e duas pernas. De outro, quanto mais esquisito é um alienígena, mais complexo (e caro) é criá-lo na televisão. Gene Roddenberry foi o pai da idéia que garantiu que os alienígenas de Jornada fossem na sua maioria absoluta humanóides, justamente com base nessa problemática orçamentária.

O que ninguém contava é que essa "desculpa televisiva" poderia ser a base para um sólido conceito de ficção científica, explorado de forma tão hábil como foi aqui. O mérito é todo da dupla Joe Menosky & Ron Moore, que se saiu espetacularmente com a espinhosa tarefa. Como esse leão vencido, o único grande desafio que ainda resta aos produtores de Jornada nas Estrelas nessa categoria é a modificação dos Klingons da Série Clássica para as outras séries. O tema possivelmente vai aparecer em algum momento em Enterprise, mas não há garantias.

Do ponto de vista da execução, o episódio vai tão bem quanto seu conceito original. Em "The Chase" é possível dar boas risadas (principalmente com o cômico capitão Klingon) e sentir toda a angústia de Picard pela morte de Galen, sem que uma das emoções anule a validade da outra. O trânsito é muito bem feito e o resultado final é bem eficiente.

Tecnicamente, o episódio oferece maravilhosas tomadas externas da Enterprise no espaço, juntamente com as naves Cardassianas e Klingons. Faltou apenas um pouco de refino no cenário planetário que compôs o clímax do episódio, com a aparição do holograma humanóide.

Aliás, talvez esse seja o único ponto de crítica do episódio: essa versatilidade absurda que às vezes se atribui a certos equipamentos em favor da dramaticidade. Como diabos um tricorder pode não só rodar um programa alienígena escrito com DNA, como também projetar eficientemente um holograma para o deleite de todos? Se os tricorders tivessem de fato essa capacidade, o problema do professor Moriarty já não estaria há tempos resolvido? E o Doutor, de Voyager, não seria capaz de sair da enfermaria desde o primeiro episódio da série?

Felizmente essa pequena conveniência de roteiro é facilmente superada pela bela cena de Salome Jens como a humanóide e pela plasticidade do conceito em si. Não há nada na ciência que diga que a história contada por Jens sobre a pré-existência de sua civilização há 4 bilhões de anos não possa ter acontecido. O fato de o DNA originário desses seres ter sobrevivido a ponto de permitir a execução de um programa de computador já é um pouco mais questionável, mas ainda assim, tolerável.

A idéia toda já havia sido explorada antes, de forma periférica e sem tanta grandiosidade, no episódio da Série Clássica "Return to Tomorrow". Mas aqui o trabalho é muito mais refinado, a começar pela reunião das antagônicas espécies alienígenas do universo de Jornada e a terminar pelos ecos da mensagem nas cabeças dos que a ouviram, representada pela conversa entre Picard e o comandante Romulano ao fim do episódio.

De um jeito ou de outro, "The Chase" é um daqueles episódios que lembram por que Jornada nas Estrelas pode ser tão interessante e tão especial, mesmo quando escorada por princípios científicos à primeira vista tão pouco convincentes. Uma obra-prima da sexta temporada de A Nova Geração.

 

Citações:

Holograma - "You are wondering who we are. Why we have done this. Time has come that I stand before you, the image of a being from so long ago. Life evolved at my planet before all others in this part of the galaxy. We left our world, explored the stars and found none like ourselves. Our civilization thrived for ages, but what is the life of one race compared to the vast stretches of cosmic time. We knew that one day we would be gone, that nothing of us would survive. So, we left you."
("Vocês estão imaginando quem vocês são. Por que fizemos isso. Chegou a hora de eu ficar em frente a vocês, a imagem de um ser de tanto tempo atrás. A vida evoluiu em meu planeta antes de em todos os outros nessa parte da galáxia. Saímos de nosso mundo, exploramos as estrelas e não encontramos ninguém como nós. Nossa civilização prosperou por eras, mas o que é a vida de uma raça comparada às vastas amplitudes do tempo cósmico. Sabíamos que um dia teríamos nos ido, que nada de nós iria sobreviver. Então, nós deixamos vocês.")

Trivia:

A atriz que interpreta a humanóide ao final do episódio é Salome Jens, a Fundadora (raça de Odo) principal de Deep Space Nine.

Neste episódio há uma cena histórica: pela primeira vez em Jornada nas Estrelas humanos, Klingons, Romulanos e Cardassianos aparecem juntos na mesma cena!

Ron D. Moore e Joe Menosky se inspiraram no livro "Contato" de Carl Sagan criar o episódio.

Em "Gambit", episódio duplo do sétimo ano, Picard finge ser um arqueólogo de nome Galen, em homenagem ao professor Galen deste episódio.

Este é o sexto episódio da série dirigido por Jonathan Frakes, o Will Riker. No geral, na Nova Geração, ele dirigiu oito episódios e os filmes para cinema "Primeiro Contato" e "Insurreição".

 


Ficha técnica:

História de Ronald D. Moore & Joe Menosky
Roteiro de Joe Menosky
Direção de Jonathan Frakes

Exibido em 26/04/1993
Produção: 146

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Salome Jens como a Humanóide
John Cothran Jr. como o capitão Klingon Nu'Daq
Maurice Roeves como o capitão Romulano
Linda Thorson como Gul Ocett
Norman Lloyd como o Professor Galen
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador

Episódio anterior   |   Próximo episódio