A Nova Geração
Temporada 6

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Segmento fracassa ao tentar dar ao
capitão Picard uma paixão arrebatadora

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 46693.1.

Acordado no meio da noite, Picard fica curioso ao descobrir que muitas das funções da nave foram desligadas, para alimentar de energia o departamento de ciências estelares. Ele decide ir até lá e verificar o que está acontecendo, quando conhece a tenente-comandante Nella Daren, a nova chefe do departamento.

Nella e sua equipe estão usando o silêncio da madrugada para tentar construir um mapa matemático de um sistema solar emergente. Picard está intrigado por essa mulher amável e inteligente -- e sua atenção aumenta a cada noite, quando ele é arrebatado pela incrível performance de Nella ao piano durante um concerto.

O capitão expressa sua apreciação após o evento, e ela -- impressionada por seu conhecimento musical -- sugere que os dois toquem juntos qualquer dia. A atração parece ser mútua.

Na noite seguinte, Picard pratica com sua flauta Ressikana, quando Nella lhe faz uma visita inesperada, levando junto um teclado. Ela encoraja o relutante capitão a tocar com ela um dueto, que ele começa a apreciar. Quando eles se encontram de novo, ela leva Picard a uma intersecção de tubos Jefferies onde ela diz haver uma acústica perfeita. Os dois iniciam outro dueto, mas sua concentração se desvia para outra coisa que não a música -- e eles dão um profundo e caloroso beijo.

Após o encontro, Picard começa a se sentir inseguro de suas ações. Mais tarde, após marcar curso para Bersallis III para estudar as tempestades de fogo do planeta, ele pede para falar com Troi em particular em seu gabinete. 

Lá, ele fala francamente sobre sua atração por Nella e suas preocupações sobre ter um relacionamento com alguém sob seu comando. Ele fica aliviado quando Troi o encoraja. Picard então revela alguns de seus pensamentos mais particulares com Nella, e eles voltam a se beijar, levando a relação um passo adiante.

Entretanto, Riker está desconfortável, e diz a Picard que não se sente bem lidando com as exigências de Nella por causa de sua relação com o capitão. Picard garante a Riker que sentimentos pessoais não serão colocados sobre o que for melhor para a nave e então comenta com Nella sobre sua situação incomum. Eles concordam que ela não deveria ceder, mas continuar fazendo seu trabalho da melhor forma possível.

Worf interrompe a conversa com a notícia de que as tempestades de fogo vão atingir Bersallis III muito antes do esperado, ameaçando o posto avançado da Federação ali. Picard ordena que a Enterprise ofereça ajuda na evacuação do posto, enquanto Nella e La Forge criam um plano para construir um escudo protetor para guardar o complexo da tempestade.

Riker escolhe Nella para comandar o grupo de instalação do escudo, e, embora Picard esteja preocupado em mandá-la para essa perigosa missão, ela o lembra de que a relação não pode ficar no caminho das decisões de comando corretas.

Quando a Enterprise chega ao planeta, Nella e sua equipe se transportam para a superfície com defletores térmicos para construir o escudo. Infelizmente, ela descobre que há um problema. Os membros da equipe precisarão ficar no planeta durante a tempestade para manter os defletores conectados ao calibrá-los manualmente -- um procedimento que pode custar muitas vidas.

Picard está arrasado, mas percebe que esse é o único modo de salvar os 73 colonos que ainda permanecem no planeta, ele ordena o grupo a ficar, enfrentando a horrível possibilidade de ter condenado Nella à morte. A tempestade chega e, depois que passa, Picard leva os sobreviventes a bordo. Nella está entre os últimos a voltarem, mas quando seus olhos encontram os de Picard, ele sente algo diferente. Mais tarde, Nella o perdoa pelas decisões que ele precisou tomar, mas os dois percebem que não podem continuar o relacionamento como comandante e subordinada. Nella diz a Picard que pedirá uma transferência, já que, para o amor poder prosseguir, é preciso que ambos estejam separados.

 

Comentários:

"Lessons" carece de uma personalidade própria que traga algum relevo para o episódio. Trata-se de um segmento muito óbvio e alimentado com muita falsa encrenca para funcionar. E a "paixonite" de Picard é tratada de forma absolutamente superficial e pouco convincente.

Que o capitão merecia um relacionamento amoroso para desenvolver um pouco mais sua personalidade diante do público, ninguém questiona. Mas a forma com que o problema foi lidado aqui não merece nem muitas considerações.

Houve de fato boas intenções: a idéia de mostrar a dualidade entre o capitão e o homem e as implicações de o líder da tripulação ter um relacionamento com uma subordinada são tratados aqui. Mas falta força motriz suficiente para que cada um desses temas seja satisfatoriamente interessante.

Ao contrário do que deveria ter sido feito, todo o pacote é atirado de uma vez só no telespectador, com um desfecho tão óbvio quanto uma comédia romântica de quinta categoria. E Picard não parece francamente se conciliar bem com seu comportamento neste episódio. Por mais que eu tenha visto, ainda não consigo acreditar que o capitão da nave capitânea da Federação estava passeando pelos tubos Jefferies e tocando flauta.

A música foi uma forma até interessante de aprofundar os laços entre ele e Nella Daren, e a citação aos eventos de "The Inner Light" foi especialmente oportuna. Mas nada supera o constrangimento de ver Patrick Stewart empolgadíssimo por uma execução em dueto de "Frère Jacques" (por mais que a música de fato tenha ficado boa).

A única coisa que de fato soa verdadeira neste episódio e que parece condizente com a dignidade dos personagens é a amizade entre Jean-Luc e Beverly. Aparentemente os dois decidiram colocar de lado a tensão sexual que sempre existiu entre eles e viver uma madura relação fraternal. O café da manhã dos dois soa como um belo toque do "cotidiano" do capitão, sem introduzir algo que pareça alienígena ao que se conhecia dos personagens ou incompatível com suas personalidades.

O recurso voltaria a ser usado no episódio seguinte, "The Chase", reforçando ainda mais esse senso de continuidade e de vida rotineira.

De resto, o episódio realmente não é digno de muita atenção. Além do roteiro esdrúxulo, sofremos com efeitos especiais pouco convincentes (como o cenário do planeta a ser atingido pela tempestade) e uma direção apagada de Robert Wiemer. Stewart não está muito bem, algo raro para Picard, e os outros personagens têm participação quase nula.

Mas nada supera o fator "falsa encrenca". Terrível ver como toda a "crise da tempestade" é criada especialmente para levar Nella Daren à superfície. E a tentativa de tornar a reunião de oficiais um prelúdio para a convocação de Daren é ainda mais constrangedora. Onde normalmente só vemos a tripulação sênior, temos aqui dois oficiais nunca antes vistos, a recém-chegada Daren e o insignificante "Marks", cujo nome é mencionado, que passa a reunião inteira calado. Patético.

Isso é um belo indicativo da tônica do episódio. Para fazer a premissa funcionar, os roteiristas ultrapassaram todos os limites do razoável, tornando um episódio potencialmente válido num pastelão de constrangedoras conveniências de enredo.

Não era preciso nem ver até o final para saber que Daren não iria morrer e que pediria transferência da Enterprise, para nunca mais aparecer na série. Ainda bem. "Lessons" é um episódio que fica melhor quanto antes nos esquecemos dele.

 

Citações:

Picard - "But your choice in that arpeggio was delightful. Not at all what one would expect."
("Mas sua escolha naquele arpeggio foi maravilhosa. Nada do que alguém poderia esperar.")
Daren - "Well, captain, now that I am on your ship, maybe you should start expecting the unexpected."
("Bem, capitão, agora que estou em sua nave, talvez você devesse começar a esperar o inesperado.")

Trivia:

Aqui voltamos a ouvir o tema de "The Inner Light", tocado por Picard em sua flauta. O tema foi criado pelo compositor Jay Chattaway.

Wendy Hughes, que interpreta a tenente-comandante Nella Daren, é natural da Austrália e nasceu em 1952.


Ficha técnica:

Escrito por Ronald Wilkerson & Jean Louise Matthias
Direção de Robert Wiemer

Exibido em 05/04/1993
Produção: 145

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Wendy Hughes como Nella Daren

Episódio anterior   |   Próximo episódio