Publicado originalmente
como coluna, em 2001


A volta do "Miracle Worker"
Descubra como os produtores de A Nova Geração decidiram trazer o famoso engenheiro de Kirk, Montgomery Scott, ao século 24


 









 


por Fernando Penteriche

Antes de qualquer coisa, ao final de minha última coluna prometi que esse texto seria sobre "Unification", episódio que traz a presença de Spock na Nova Geração. Por problemas técnicos, esse texto será publicado em um futuro próximo, mas não necessariamente na minha próxima coluna daqui a três semanas.

Depois de McCoy, Sarek e Spock, era chegada a hora de James Doohan retomar seu papel como o engenheiro Montgomery Scott, o Scotty, e fazer os índices de audiência da Nova Geração subirem. O episódio em que o mais competente engenheiro da saga de Jornada apareceria no século 24 foi chamado de "Relics", ou em bom português, "Relíquias".

"Uma das grandes qualidades de 'Relics'", diz Michael Piller, "é que o roteiro original não era sobre um episódio com a volta de Scotty. Tratava-se de um conceito sobre um engenheiro ou oficial da Frota sobrevivendo após um acidente graças à um "looping" de teletransporte. Ou seja, ele nunca seria rematerializado até que o resgate chegasse. E isso poderia demorar anos, até décadas".

Assim que o roteiro foi aprovado, logo Piller surgiu com a idéia de que o conceito fosse utilizado para trazer de volta ao convívio dos fãs um personagem da Série Clássica, e sem dúvida Scotty era o que melhor se encaixaria nesse tema. Já esperando ouvir um "não" do todo-poderoso Rick Berman, Piller foi surpreendido quando este não só aprovou a idéia, como pediu muitas citações de episódios da Série Clássica no roteiro.

Com o retorno de Scotty completamente aprovado, Ron Moore foi o escolhido para escrever o roteiro. E foi Ron que teve a idéia de recriar no holodeck a ponte da Enterprise original. Com Scotty e Picard jogando conversa fora e tomando alguns drinks, ambos sentados em lendários assentos (Scotty na cadeira de Kirk, e Picard na de Sulu), uma das cenas mais fantásticas da Nova Geração estava criada.

"Nós tínhamos Scotty e então Ron teve a maravilhosa idéia de recriarmos a ponte de comando original", continua Michael Piller. "Foi um dilema interessante, pois teríamos um custo financeiro elevado para construir tudo do nada."

E pelo motivo financeiro, a idéia quase foi abandonada após uma reunião com Berman e o pessoal da produção. Porém, como seria um momento mágico para a série, algumas outras hipóteses foram levantadas, como a de alugar uma réplica da ponte de comando utilizada em convenções. Mas, graças aos técnicos de produção, uma maneira foi encontrada de fazer a cena da ponte com menos gastos. Apenas algumas partes dos cenários seriam construídas, e na tomada em que a ponte seria mostrada por inteiro, uma cena de um episódio da série original seria utilizada.

Para a direção de "Relics" foi escolhido Alexander Singer, que faria sua estréia na direção de um episódio de Jornada nas Estrelas. E foi logo estreando com um dos mais caros e complexos episódios já feitos na Nova Geração. "Minha preocupação principal era com os efeitos especiais", recorda Singer. "Eu provavelmente nunca havia trabalhado em um programa que utilizasse tantos efeitos, e esse era meu dilema."

Outro dilema para o diretor seria a condição de astro convidado de James Doohan. Singer nunca havia trabalhado com Doohan, e dada a importância do episódio, a pressão era grande. Ele sabia que Doohan nunca havia participado de um episódio ou filme de Jornada na condição de protagonista, como seria agora em "Relics".

Mas quando encontrou James Doohan em pessoa, antes das filmagens, Singer mudou de opinião. Doohan se mostrou totalmente aberto e deixou o diretor em uma condição confortável.

Em "Relics", a tripulação da Enterprise descobre Scotty suspenso em um "looping" de teletransporte, após sua nave, a USS Jenolen, ter se chocado contra uma "Esfera Dyson", uma construção gigantesca, feita ao redor de um Sistema Solar. Scotty estava neste "looping" há aproximadamente 75 anos, quando a USS Jenolen, que o levaria para um planeta onde ele iria curtir sua aposentaria, se chocou com a esfera. Trazido a bordo da Enterprise-D, Scotty se sente completamente deslocado, pois tudo o que sabia é obsoleto agora. Porém ele acaba se mostrando vital ao salvar a Enterprise da destruição no interior da Esfera Dyson.

A Esfera Dyson é um conceito criado pelo renomado físico Freeman Dyson, em 1959. Trata-se uma enorme (enorme mesmo!) esfera construída ao redor de um sistema solar inteiro, com o intuito de se aproveitar ao máximo a energia do Sol daquele sistema. Em "Relics", a esfera descoberta pela tripulação da Enteprise encontrava-se abandonada, pois a estrela daquele sistema não se mostrou confiável.

A equipe técnica da Nova Geração teve muito trabalho para fazer o exterior da esfera, assim como para recriar a ponte original da Enterprise. A cena em que Scotty vê pela primeira vez a ponte de comando no holodeck foi retirada do episódio clássico "This Side of Paradise". Para o cenário foram construídos apenas a alcova do turboelevador e o painel da engenharia em que Scotty sentava-se. A cadeira do capitão e o console central foram alugados de um fã que organizava exposições destas réplicas em convenções. Ao final, a cena foi um casamento de construções modernas com muita pesquisa, e uma montagem com uma cena que na época tinha 26 anos de idade. 

Como Berman pediu, muitas citações foram adicionadas ao roteiro: o comentário sobre uma bebida "verde", uma clara referência à uma cena do episódio da série clássica "By Any Other Name"; Scotty dizendo que "são necessários pelo menos 30 minutos para dar novamente a partida em um motor de dobra frio", uma referência a uma fala do próprio Scotty em "The Naked Time"; e a citação à Dohlman de Elaas, do episódio "Elaan of Troyius"

Ron Moore ficou sentido com o corte de duas das cenas que ele mais gostou no roteiro que escreveu: a cena em que é citada a bebida "verde" seria de Scotty com Guinan, mas Whoopi Goldberg não estava disponível para a gravação, então acabou sendo com Data mesmo. E uma em que Troi iria visitar Scotty em seus aposentos. Nesta cena, Scotty ficaria encantado com a beleza e o charme da conselheira, e diria à ela "Eu sei o que quero, e isso não está aqui", referindo-se à dificuldade de assimilar sua presença em uma época diferente da dele. A cena também revelaria que conselheiras começaram a fazer parte das tripulações de naves da Federação em 2330, ou seja, 34 anos antes do início da Nova Geração. Um resquício desta cena com Troi que não foi filmada está na cena final do episódio, quando Scotty se despede da conselheira com um beijo no rosto. Porém, na versão que foi para a telinha, Scotty e Troi não se encontram no episódio em nenhuma cena sequer, mas o final foi mantido.

Uma grande pisada na bola do episódio aconteceu nos momentos finais, em que La Forge e Scotty são teletransportados da USS Jenolen para a Enterprise, sendo que a Jenolen estava com os escudos levantados. Indagado sobre isto, Ron Moore respondeu: "Não há explicação. Porém, se tivessemos percebido isso antes, é uma coisa que uma simples frase explicativa na boca de alguém resolveria".

Um assunto que muitos consideram uma grande furada na cronologia é o fato de Scotty aparecer em "Relics" (que se passa em 2369), sendo que ele ficou suspenso no "looping" do teletransporte por 75 anos, ou seja, desde 2294. Isso entraria em conflito com a presença do engenheiro no filme para cinema "Jornada nas Estrelas - Generations". Não entra não.

A história de "Generations" envolvendo os eventos da viagem inaugural da Enterprise-B se passa em 2293, um ano antes de Scotty seguir a bordo da Jenolen para a colônia de Norpin V.

Através de pistas dadas em toda a passagem de Scotty em Jornada nas Estrelas, posso assumir que ele nasceu em 2222, começou a servir a bordo da Enterprise original com 43 anos de idade e desapareceu junto com a USS Jenolen em 2294, com 72 anos de idade, após ter passado por nove naves diferentes. A Enterprise original foi a décima, sendo a Enterprise-A, a última em que ele serviu, a décima primeira.

"Relics" funcionou. Foi o melhor episódio envolvendo um personagem fixo da série original de Jornada.