A Nova Geração
Temporada 4

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Worf amadurece, ganha papel ativo e
pode mudar rumos do Império Klingon

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 44246.3.

A embaixadora K'Ehleyr, antiga amante meio-klingon, meio-humana de Worf, chega à Enterprise com duas novidades bombásticas: o líder do Império Klingon, K'mpec, foi envenenado e está às portas da morte, e o garoto que veio junto com ela é filho dela com Worf: Alexander.

K'mpec espera que Picard o ajude no ritual para selecionar o novo líder, seu sucessor. Após confirmar a suspeita de que um dos concorrentes ao cargo foi o responsável por seu envenenamento, K'mpec confidencia a Picard que ninguém do Conselho Klingon é confiável.

Cabe agora a Picard auxiliar K'mpec e o Império Klingon nesse processo de transição. Na disputa pelo poder, Gowron e Duras. Enquanto pouco se sabe do primeiro, o segundo já é conhecido de longa data, tendo seu pai sido responsável pela ajuda aos Romulanos no ataque ao posto Klingon em Khitomer. Embora a desonra devesse cair sobre ele, o peso foi todo jogado sobre Worf. Mogh, pai do tenente, acabou sendo acusado de ajudar os Romulanos.

Para proteger o Império, Worf decidiu aceitar a culpa de seu pai, mesmo sabendo que ele era inocente. Como resultado, o Klingon foi banido por seus pares.

Quando K'Ehleyr tenta desvendar a história por trás do banimento de Worf, consegue evidências para incriminar Duras. Por esta razão, ele a mata. Em uma busca por vingança, Worf assassina Duras, deixando o caminho livre para que Gowron assuma o comando do Império Klingon.

 

Comentários:

"Reunion" é um episódio muito especial. Além de trazer mais um insight sobre os mecanismos políticos internos do Império Klingon, ele é responsável por consolidar Worf como um personagem importante e desenvolto no contexto da série.

Durante as duas primeiras temporadas, Worf em geral não passou de um figurante. Nas vezes em que aparecia, não conseguia romper a barreira do "microcérebro", apelido dado ao Klingon por Q em "Q Who?". O primeiro momento em que o tenente teve a chance de mostrar seu valor enquanto personagem surgiu só no terceiro ano, no episódio "The Enemy".

Na ocasião, Worf prefere deixar um Romulano morrer a doar uma substância em seu sangue que poderia salvar seu inimigo. Dali para frente, o personagem passou a crescer, atingindo o ponto alto em "Sins of the Father", o primeiro capítulo na saga da trajetória de Worf entre seus companheiros Klingons. Mas mesmo lá, o tenente foi muito mais uma vítima das circunstâncias do que uma peça ativa e transformadora da vida do Império Klingon.

"Reunion" é praticamente uma continuação direta de "Sins of the Father". Mas desta vez, Worf está ativo na história. Podemos no episódio verdadeiramente adentrar a psique do Klingon. Sentimos todo o seu sofrimento e sua fúria quando K'Ehleyr é morta, vemos seu comportamento ao buscar vingança contra Duras e passamos a ver Worf no melhor contexto em que ele poderia ser usado, como ponto de ligação entre a tripulação da Enterprise e os Klingons.

A história é perfeita. Além de dar uma continuidade ao bom "arco" aberto com o banimento de Worf, ainda apresenta novos elementos, como a ascenção de Gowron à chancelaria e a aparição de Alexander, filho de Worf com K'Ehleyr.

A evolução política dos Klingons seria tema permanente em Jornada nas Estrelas. Para o final da quarta temporada, Ronald D. Moore (um dos roteiristas de "Reunion") preparou a continuação da saga, no episódio duplo "Redemption", que entrelaçará eventos mostrados em outro clássico da série, "Yesterday's Enterprise".

Depois, a situação política dos Klingons seria melhor vista em Deep Space Nine. De qualquer forma, "Reunion" é a semente que consolidou Worf como um personagem não só desenvolto como extremamente importante para o desenrolar dos eventos no universo de Jornada nas Estrelas.

 

Citações:

K'mpec - "'All for the glory of the Klingon Empire'... that should be my epitaph."
("'Tudo pela glória do Império Klingon'... esse deve ser meu epitáfio.")

Gowron - "That could take hours!"
("Mas isso pode levar horas!")
K'Ehleyr - "Or days, depending on your cooperation."
("Ou dias, dependendo da sua cooperação.")

Trivia:

O episódio final do 4º ano da Nova Geração, "Redemption, Part I", é uma continuação direta deste episódio.

Charles Cooper, que aqui interpreta K'mpec, também interpretou o embaixador Klingon no filme para cinema "Jornada nas Estrelas V - A Última Fronteira".

Aqui temos a estréia de um dos mais famosos Klingons de Jornada nas Estrelas: Gowron. Além de participar da Nova Geração, o personagem ainda é visto na série Deep Space Nine. Assim como os demais atores que interpretam Klingons neste episódio, Robert O'Reilly (Gowron) é conhecido do público da Nova Geração, afinal, o ator já havia participado do episódio "Manhunt", como o personagem Scarface.

Michael Rider, que interpreta aqui um oficial de segurança anônimo, foi visto como chefe de teletransporte em muitos episódios antes que O'Brien assumisse o cargo.

Até agora, na Nova Geração as naves Klingons utilizadas eram as mesmas dos filmes de cinema. Porém neste episódio temos a estréia de uma nova nave Klingon, o cruzador de ataque classe Vor'cha. Com o comprimento aproximado de 3/4 da Enterprise-D, a nave reflete a era pós-aliança com a Federação, graças a suas naceles de dobra ao estilo da Frota.

 

Ficha técnica:

História de Drew Deighan, Thomas Perry e Jo Perry
Roteiro de Thomas Perry, Jo Perry, Ronald D.Moore e Brannon Braga

Direção de Jonathan Frakes
Exibido em 05/11/1990
Produção: 081

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi
Wil Wheaton como Wesley Crusher

Elenco convidado:

Suzie Plakson como K'Ehleyr
Robert O'Reilly como Gowron
Patrick Massett como Duras
Charles Cooper como K'mpec
Jon Steuer como Alexander
Michael Rider como um guarda da segurança
April Grace como chefe de transporte Hubbell

Episódio anterior   |   Próximo episódio