A Nova Geração
Temporada 4

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

Extras:

Referências
culturais

MANCHETE DO EPISÓDIO
Riker tem a chance de evoluir quando
se coloca dezesseis anos no futuro

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 44286.5.

Após desmaiar durante uma missão no planeta Alfa Onias III, Riker acorda 16 anos depois. Ele agora é capitão da Enterprise, e viúvo com um filho, de nome "Jean-Luc". A dra. Crusher explica que durante a missão em Alfa Onias III, ele contraiu um vírus que apenas recentemente se tornou ativo, apagando todas as memórias de Riker dos anos anteriores.

Nesse futuro, Riker descobre que um tratado de paz com os Romulanos está para ser assinado, e o seu antigo nêmese Romulano, o agora embaixador Tomalak, está a bordo da Enterprise, assim como o almirante Jean-Luc Picard!

Ao verificar que sua esposa morta era Minuet, um personagem criado pelo holodeck quase quatro anos atrás por quem Riker se apaixonou, o comandante descobriu que tudo não passava de uma fraude.

Tomalak então surge e diz ser aquela uma simulação com o objetivo de fazer Riker contar a localização de um posto estratégico da Federação na Zona Neutra. O comandante é colocado em uma cela com um menino humano, de aparência igual a de seu filho.

Quando os dois conseguem escapar dos Romulanos e o menino chama Tomalak de "embaixador", Riker descobre que mais uma vez tudo não passou de uma farsa. Não havia Romulano algum, somente o menino --na verdade um alienígena que vive sozinho em Alfa Onias III, após a morte de sua mãe. Ele queria manter Riker lá para lhe fazer companhia.

Com a fraude exposta, Riker volta para a Enterprise, mas decide acabar com a solidão do alienígena, levando-o para a nave com ele.

 

Comentários:

"Future Imperfect" tem várias qualidades interessantes. Em primeiro lugar, apresenta um atraente futuro alternativo, do qual temos vontade de conhecer mais. Ver Picard como almirante e Data, vestido em vermelho, como primeiro-oficial de Riker, é no mínimo curioso.

As constantes falhas no computador dão a dica de que algo está muito errado. O primeiro pensamento é o de que os Romulanos estão aprontando para o comandante. Por isso, é fantástico descobrir que na verdade os vilões de sangue verde e orelhas pontudas nada têm a ver com a fraude encenada para Riker!

A premissa do episódio é intrigante e os roteiristas conseguiram escrever a história de modo a dar pistas do que realmente se trata a história sem tornar o desfecho totalmente previsível. Por exemplo, os Romulanos agem de forma estúpida demais e deixam Riker e o menino escapar facilmente. Mas não é o suficiente para que se perceba que a situação é uma simulação. Só quando o menino menciona o "embaixador Tomalak" é que tudo fica claro.

Além de possuir elementos interessantes, o episódio também apresenta boa chance de desenvolvimento para Riker. Conhecemos mais a perspectiva do primeiro-oficial em se tornar pai, a frustração com a suposta saída de Troi da Enterprise e descobrimos que sua paixão por Minuet não está tão morta quanto deveria.

Em termos de produção, o episódio também tem bom desempenho. A direção é boa e as mudanças no cenário da Enterprise são convincentes, com a inclusão de painéis na ponte e novos decalques nas portas e corredores. Simples, mas eficiente.

Já a maquiagem não está nos seus melhores dias. Riker não parece estar 16 anos mais velho, e suas mechas brancas deixaram-no mais esquisito do que envelhecido. La Forge, apesar da ausência do Visor, não parece um dia mais velho. O alienígena tampouco parece convincente. A única maquiagem que realmente funcionou foi a de Picard, com os (poucos) cabelos mais compridos e o cavanhaque.

Por fim, um destaque para a cena em que Riker desmascara a primeira farsa, na ponte da Enterprise. O comandante perguntando a Data sobre o tempo de chegada em Dobra 1, 7, 8 e 9 é empolgante, e a sequência, onde ele manda Picard calar a boca, é sensacional. Se não fosse por mais nada, o episódio valeria por ela.

 

Citações:

Troi - "So, what did you wish for, Will?"
("Então, o que você pediu, Will?")
Riker - "Music lessons."
("Aulas de música.")

Riker - "I said shut up! As in 'Close your mouth and stop talking'."
("Eu disse cale a boca! Como em 'feche a boca e pare de falar'.")

Trivia:

Nesse episódio aparece novamente Minuet, a alma gêmea holográfica de Riker.

Andreas Katsulas faz sua terceira aparição como o Romulano Tomalak. A primeira vez em que ele apareceu na série foi em "The Enemy" e posteriormente em "The Defector". O personagem ainda será visto no episódio final da Nova Geração, "All Good Things...". Entretanto, seu papel mais conhecido é o do Nard G'Kar, na série Babylon 5.

A nave Romulana de Tomalak neste episódio tem o nome "Decius". Este era o nome de um oficial pertencente à tripulação do comandante Romulano interpretado por Mark Lenard (Sarek) no episódio da Série Clássica "Balance of Terror". Decius morreu neste episódio.

Também no clássico "Balance of Terror", foi dito que havia oito postos avançados na Zona Neutra naquela época (2265). Em 2367, data deste episódio, existem pelo menos 23 postos avançados naquela área.

 

Ficha técnica:

Escrito por J. Larry Carroll e David Bennett Carren
Direção de Les Landau
Exibido em 12/11/1990
Produção: 082

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi
Wil Wheaton como Wesley Crusher

Elenco convidado:

Andreas Katsulas como Tomalak
Chris Demestral como Jean-Luc/Ethan
Carolyn McCormick como Minuet
Patti Yasutake como enfermeira Ogawa
Todd Merrill como alferes Gleason
April Grace como Hubbell
Dana Tjowander como Barash
George O'Hanlon Jr. como chefe de transporte

Episódio anterior   |   Próximo episódio