A Nova Geração
Temporada 4

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Wesley é bem utilizado pela primeira
vez em seu episódio de despedida

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 44307.3.

Wesley Crusher finalmente é aceito na Academia da Frota. Porém, antes que deixe a Enterprise, ele acompanha o capitão Picard em uma última missão, uma mediação de uma disputa entre mineiros. A nave auxiliar que estava sendo utilizada para levá-los ao planeta apresenta um defeito e sofre um acidente em uma lua deserta. 

O piloto morre e Picard fica seriamente ferido, contando apenas com Wesley, que nada sofreu no acidente, para mantê-lo vivo até a chegada do resgate da Enterprise, que está ocupada atendendo a um chamado de socorro de um planeta próximo, cuja biosfera estava sob ameaça de uma nave carregada com lixo radioativo.

 

Comentários:

É irônico que o melhor uso já dado a Wesley tenha sido justamente em seu episódio de despedida. Se logo de cara ele tivesse mostrado tanto potencial quanto em "Final Mission", o personagem não teria sido o foco da ira dos fãs por quase quatro temporadas.

A história se devota a desenvolver o relacionamento entre Jean-Luc Picard e Wesley Crusher --algo que se aproxima muito de uma situação entre um pai e um filho. Wesley ganha uma chance de ouro de obter a admiração e o respeito do capitão, e não deixa a oportunidade escapar.

Neste momento a relação que sempre existiu na forma de contexto entre Picard e Wesley surge como força motora primordial do episódio. Seria um prato cheio para uma história piegas, cheia de clichês e perigosos melodramas.

Escapando de todas essas armadilhas, os roteiristas traçaram uma forma muito bonita de mostrar os sentimentos dos dois. E pela primeira vez um episódio centrado em Wesley Crusher conseguiu vingar, contornando todos os problemas do personagem. 

Em vez de o espírito científico do personagem servir apenas para tornar Wesley um garoto-prodígio superdotado e canastrão (como ocorreu em toda a série), aqui ele joga favoravelmente. Wesley coloca suas habilidades verdadeiramente a serviço de um propósito razoável.

O raciocínio científico do Wesley, ao evitar tirar conclusões apressadas ou agir precipitadamente, ajuda a mostrar a importância da consciência no agir. A falta dessa habilidade custou muito a Dirgo, o capitão da nave de transporte.

As locações e os filtros de imagem (para dar o tom excessivamente amarelo da paisagem) utilizados para as filmagens no deserto foram bastante convincentes, assim como o cenário em estúdio (a caverna).

A subtrama --o resgate de uma nave cheia de lixo radioativo em um planeta próximo-- é só um motivo para tirar a Enterprise de ação e deixar Wesley agir, não exigindo quaisquer comentários.

 

 

Citações:

Picard - "What are you doing in such a filthy uniform?"
("O que você está fazendo nesse uniforme imundo?")

Wesley - "You don't look so ship-shape yourself, sir."
("O do sr. também não está lá essas coisas, senhor.")

 

Trivia:

Neste episódio Wesley não salva a nave, apenas o capitão. "Ele salvou diretamente a nave apenas umas duas vezes e deu uma mão na solução de alguns problemas umas três vezes apenas!", diz Wil Wheaton, defendendo-se do desprezo dos fãs.

  Corey Allen retorna para sua primeira direção de uma episódio da Nova Geração desde "Home Soil", da 1ª temporada.

  Nick Tate, que interpreta o piloto da nave auxiliar acidentada, Dirgo, é mais conhecido por ter atuado na série de TV "Space: 1999".

  Wesley voltará a aparecer na série no episódio "The Game", da 5ª temporada.

 

Ficha técnica:

História de Kacey Arnold-Ince
Roteiro de Kacey Arnold-Ince e Jeri Taylor

Direção de Corey Allen
Exibido em 19/11/1990
Produção: 083

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi
Wil Wheaton como Wesley Crusher

Elenco convidado:

Nick Tate como Dirgo
Kim Hamilton como Songi
Mary Kohnert como alferes Tess Allenby


Episódio anterior   |   Próximo episódio