A Nova Geração
Temporada 4

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Continuação de "Booby Trap" prevê
problemas de relacionamentos virtuais

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 44614.6.

Geordi La Forge se prepara para receber uma ilustre visita: a dra. Leah Brahms, projetista-sênior dos motores da USS Enterprise. O engenheiro está empolgado, e não é para menos: há um ano, durante uma crise, ele recriou a imagem de Brahms no holodeck para ajudá-lo a solucionar um problema de engenharia e acabou desenvolvendo interesses românticos por ela. Mas quando a verdadeira Leah chega, Geordi descobre que ela não é nada daquilo que parecia ser no holodeck, dificultando as coisas para o engenheiro.

Enquanto isso, a Enterprise encontra uma criatura que vive no espaço. Ao se aproximar, a nave é atacada e Picard é obrigado a atirar no alienígena, acidentalmente matando-o. Após fazer leituras de sensores, Data descobre que a criatura está grávida.

Apesar do perigo para a nave, Picard decide por ajudar, ordenando a dra. Crusher a usar os feiseres da nave como bisturis para fazer uma cesariana. A operação é um sucesso, com um incômodo inesperado: a criatura acha que a Enterprise é sua mãe.

As energias da nave passam a ser drenadas pela criatura, como se ela estivesse mamando na Enterprise. Geordi e Leah acabam colocando de lado suas diferenças e trabalham juntos na solução do problema --"azedando o leite". Eles mudam a frequência da energia recebida pela criatura, tornando-a desagradável para ela.

O procedimento faz com que o ser se desprenda do casco, salvando a Enterprise na última hora de um ataque por outras criaturas semelhantes. Após o sucesso do plano, Leah e Geordi acabam se tornando bons amigos.

 

Comentários:

"Galaxy's Child" tem um tom profético ao antecipar em alguns anos algo que só passa a ser um tema importante nos dias de hoje --o estreitamento de laços feito por intermédio do computador. Em vez de usar a Internet e uma sala de bate-papo, Geordi acaba indo parar no holodeck, onde ele se apaixona pela "imagem virtual" da dra. Leah Brahms.

Embora o paralelismo não seja preciso, muitos dos problemas enfrentados pelos dois são os mesmos que ocorrem hoje em dia. O principal deles é a inevitável conclusão de que a imagem de uma pessoa na Internet não corresponde ao que ela é fora do mundo virtual, por mais honesta que ela esteja sendo.

Não é uma questão de fingimento. O fato é que as pessoas se comportam de forma diferente quando estão conversando virtualmente --algumas características são exacerbadas, outras desaparecem, algumas surgem do nada. É muito difícil, por exemplo, encontrar um internauta que haja com timidez, embora existam muitas pessoas tímidas no mundo.

Outro problema desse tipo de contato é citado pela própria Guinan, em conversa com Geordi. "Você viu o que queria ver", ela disse. Na Internet, a coisa funciona do mesmo jeito. A quantidade de informação sensorial que você recebe de uma pessoa é mínima --em geral, é preciso preencher as lacunas com a imaginação.

A conclusão do episódio também vale para a vida real: no fim, Geordi e Leah conseguem romper essas diferenças "virtuais", estabelecendo um novo e sólido relacionamento de amizade. Não é o que o engenheiro esperava, mas é o que sobrou, depois de retirado o "visor" que o fazia ver somente o que queria.

O "recado" do episódio é exposto de forma sutil e é mais um lembrete de que a condição humana não pode ser reproduzida em computador. Assim sendo, funciona duplamente como continuação do episódio "Booby Trap", da temporada anterior. Além de ser uma continuação de fato, trazendo elementos da história anterior para o novo episódio, também é uma continuação ideológica --a defesa da idéia de que o ser humano não pode e não dever ser substituído por máquinas.

A história envolvendo a criatura espacial também é interessante e mantém o espírito de exploração pioneira que tanto fascina em Jornada nas Estrelas. Graças a ela também temos bonitas cenas de efeitos visuais, como as criaturas do cinturão de asteróides, o nascimento do "Junior" e o ataque da criatura-mãe.

Há um uso pioneiro de CGI (imagens geradas por computador) na criação dessas cenas. As criaturas não são modelos, mas imagens eletrônicas. Hoje em dia isso é corriqueiro, mas em 1991 era uma grande novidade.

Por fim, vale dizer que o episódio traz para o primeiro plano Geordi La Forge, em uma tentativa de melhor desenvolver seu personagem. Embora se mostre uma figura simpática e carismática, Geordi infelizmente não teve a chance de se desenvolver muito ao longo da série, como o fizeram Data ou Worf.

Os episódios que trazem Geordi como destaque normalmente batem nas mesmas teclas. A da vez é a dificuldade do engenheiro em lidar com as mulheres, algo que já havia sido usado intensivamente em "Booby Trap". Um uso mais interessante do personagem foi feito em "The Enemy", do terceiro ano, mas acabou sendo desprezado ao longo da série como um possível gancho para elevá-lo a um novo patamar.

 

Citações:

La Forge - "Hi... I mean, welcome aboard, doctor Brahms. I am Lt. Commander Geordi La Forge, Chief Engineer."
("Oi... quer dizer, bem-vinda a bordo, doutora Brahms. Eu sou o tenente-comandante Geordi La Forge, engenheiro-chefe.")
Brahms - "La Forge... So you're the one who's fouled up my engine designs."
("La Forge... então você é o sujeito que bagunçou meus designs do motor.")

Beverly - "Captain, I'd like to announce the birth of a large baby ...something."
("Capitão, gostaria de anunciar o nascimento de um grande bebê ...alguma coisa.")

Data - "Sir, is the appellation 'Junior' to be the life-form's official name?"
("Senhor, o apelido 'Junior' será o nome oficial da forma de vida?")

Trivia:

Em um "blooper", o recém-nascido é visto grudado à Enterprise acima do hangar de estibordo, que sempre foi o Hangar 3. Porém neste episódio ele é chamado de Hangar 2...

Esta é a segunda aparição da dra. Leah Brahms. Ela já havia aparecido (sob forma holográfica) no episódio do terceiro ano "Booby Trap".

Jana Marie Hupp, aqui como alferes Pavlik, volta a aparecer no episódio "Disaster", da quinta temporada, como tenente Monroe.

O tubo Jefferies, chamado assim por causa do diretor de arte da Série Clássica, Matt Jefferies, finalmente aparece na Enterprise-D neste episódio, após ter sido apenas citado na terceira temporada, em "The Hunted".

 

Ficha técnica:

História de Thomas Kartozian
Roteiro de Maurice Hurley

Direção de Winrich Kolbe
Exibido em 11/03/1991
Produção: 090

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Susan Gibney como dra. Leah Brahms
Lanei Chapman como alferes Rager
Jana Marie Hupp como alferes Pavlik
Whoopi Goldberg como Guinan
April Grace como Hubbell

Episódio anterior   |   Próximo episódio