A Nova Geração
Temporada 5

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Episódio sem enredo coloca a
tripulação em situações inusitadas

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 45156.1.

Em um momento de descontração, o capitão Picard conduz três vencedores de um concurso escolar de ciências por um tour pela Enterprise. Justamente quando ele está para começar o passeio, a nave encontra um fenômeno identificado como um filamento quântico, que causa sérias avarias. A comunicação entre diferentes áreas da nave é cortada e membros da tripulação ficam presos. Picard e as crianças estão em um turboelevador, Beverly e Geordi estão presos na área de carga, onde eles são ameaçados por uma combinação de radiação e contêineres de material perigoso. Riker, Worf, Data e a esposa grávida do chefe O'Brien, Keiko, tratam os feridos no bar panorâmico. Enquanto isso, Troi, a oficial mais graduada na ponte, é obrigada a assumir o posto de capitão. 

Riker e Data elaboram um plano para alcançar a engenharia e restaurar a energia, deixando Worf cuidando dos feridos. Mas antes que eles cheguem a seu destino, eles ficam presos em um corredor estreito por onde atravessa uma corrente elétrica. Na ponte, Troi apela para O'Brien e Ro para obter o conhecimento técnico necessário para tomar decisões. Para complicar a situação da conselheira, O'Brien e Ro discordam sobre o curso a ser seguido. Os dois só concordam em uma coisa: a nave está sob perigo de explodir, caso nada seja feito. 

Incapaz de encontrar algo forte o suficiente para interromper o fluxo de energia que está no caminho para a engenharia, Data oferece seu próprio corpo. O andróide garante a Riker que ele pode proteger seu cérebro dos efeitos da energia e manter suas faculdades mentais intactas. Como não há alternativa, Riker aceita a proposta de Data. Enquanto o corpo do andróide é danificado, sua cabeça sobrevive como o prometido, e Riker a remove.

Enquanto isso, o capitão Picard, embora ferido, organiza as aterrorizadas crianças em um esforço para escapar pelo teto do turboelevador. Na área de carga, Beverly e Geordi decidem que sua única esperança é abrir a porta esterna, permitindo evacuar para o espaço os contêineres e terminar com o incêndio radioativo. No bar panorâmico, Keiko começa a entrar em trabalho de parto, para desespero de Worf. 

Na ponte, Ro e O'Brien continuam em conflito. Ro insiste que o único meio de evitar uma explosão é separar a seção disco da engenharia, abandonando a porção inferior da nave à deriva. Ro acredita que não haja sobreviventes na engenharia, mas O'Brien aponta que não há meio de saber, já que a aquela área está sem energia. Forçada a tomar uma decisão, Troi opta por não separar a nave e desviar energia para a engenharia, para ajudar quem quer que esteja preso lá.

Ro a adverte de que esse procedimento poderia significar a destruição da nave toda, mas Troi permanece firme. Enquanto isso, Geordi e Beverly conseguem executar seu plano, despressurizando a área de carga. Ao alcançar a porta da engenharia, Riker conecta a cabeça de Data ao painel de controle, usando a energia de sua bateria para abrir a porta. Ele e Data ficam surpresos ao descobrir que há energia naquele setor da nave, e rapidamente reanimam o gerador quebrado, restaurando a força em toda a nave. Picard e as crianças são libertados do turboelevador, e Keiko dá à luz, com a ajuda de Worf, a uma garotinha, Molly.

 

Comentários:

Uma coisa se pode dizer a respeito de "Disaster" sem medo de errar: que o enredo é, verdadeiramente, um desastre. Não porque seja péssimo, mas porque simplesmente não existe. A idéia foi simplesmente deixar a nave em pedaços para colocar a tripulação da Enterprise em situação difícil e inusitada.

E o problema é que o roteiro nem chega a admitir que trata-se apenas de um episódio destinado a complicar a vida dos personagens em situações engraçadas --um "alívio cômico" de 46 minutos. Em vez disso, ele tenta transmitir a aura de que é um episódio sério, com um real dilema e um conflito.

Não é surpreendente, portanto, que os trechos ligados diretamente à "história séria", como a tentativa de Riker e Data de chegar à engenharia e o conflito de comando vivido na ponte da Enterprise não tenham sido tão felizes.

A encarnação do dilema do episódio, feita por O'Brien, Ro e Troi, por maior que tenha sido o esforço do trio, não convenceu. Isso fez das cenas na ponte as mais arrastadas do episódio. A conselheira no comando não convence em um instante sequer de sua capacidade para liderar (ela quase engana ao ser confrontada por Ro Laren, mas não chega lá).

A única reflexão interessante deste conflito é observar o posicionamento dos produtores acerca de Ro Laren e Miles O'Brien. Tendo em vista o desejo de Michael Piller e Rick Berman de ter esses dois personagens em Deep Space Nine (Ro acabaria substituída por Kira Nerys, depois que Michelle Forbes recusou o convite para ser uma atriz regular na nova série), seria este conflito mais uma daquelas sementes que teriam como destino brotar no seriado seguinte? Pode até ser apenas uma coincidência, mas não leva muito jeito.

Enquanto isso, a caminho da engenharia, a situação não está melhor. A subtrama de Riker e Data, em que o andróide é obrigado a sacrificar seu próprio funcionamento, fazendo com que o primeiro-oficial seja obrigado a transportar apenas sua cabeça, está lá apenas porque os roteiristas acharam que seria divertido desmantelar o andróide. Nada mais.

Entretanto, nem tudo em "Disaster" é ruim. Algumas sequências específicas, geralmente ligadas estritamente aos personagens e sem vínculo direto com a suposta "história" do episódio, deram bons frutos. Worf fazendo o parto de Keiko é hilário, assim como Picard tendo de superar sua implicância com crianças para escapar do turboelevador. O capitão cantando "Frère Jacques" com o trio infantil mais parece uma cena do programa global "Gente Inocente", mas não deixa de ser engraçado.

Finalmente, Geordi e Crusher, presos na área de carga, não fazem muito a diferença do episódio. Apenas mais uma subtrama em um episódio sem trama principal. Não chegariam nem a comprometer, não fosse a insistência dos roteiristas em achar que o único problema da falta de ar é a respiração, não considerando o problema muito mais sério da ausência de pressão, que faria com que a boa doutora e o engenheiro explodissem.

Visualmente, o episódio entrega a qualidade de costume. Destaque para efeitos visuais como a eletrocução de Data e o "incêndio radioativo" na área de carga. Coisinhas simples, mas efetivas.

Mais uma vez, um episódio que depende da química entre os personagens para sobreviver. Felizmente, o que não falta a Jean-Luc e seus oficiais é carisma...

 

Citações:

Worf - "Congratulations. You are fully dilated to ten centimenters. You may now give birth."
("Congratulações. Você está totalmente dilatada em dez centímetros. Você já pode dar à luz")

Worf - "Computer simulation was not like this. That delivery was very orderly."
("A simulação do computador não foi como isso. Aquele parto foi muito organizado.")
Keiko - "Well, I'm SORRY!"
("Bem, me DESCULPE!")

Riker - "You just can't stay away from the big chair, can you?"
("Você não consegue se afastar da cadeira grande, né?")
Troi - "I don't think I am cut out to be captain. First officer maybe, I understand there aren't many qualifications."
("Eu não acho que eu leve jeito para capitão. Primeiro-oficial talvez, sei que não se exige muitas qualificações.")

Trivia:

Rosalind Chao volta como Keiko neste episódio. Sua última aparição havia sido em "In Theory", o penúltimo episódio da temporada anterior. Rosalind volta agora apenas em "Violations", daqui a sete episódios.

E Michelle Forbes também reaparece como a alferes Ro, depois de ficar de fora do episódio anterior, "Silicon Avatar". Pena para os fãs da bela Michelle que ela só volta agora em "Conundrum", daqui a nove episódios.

"Foi legal colocar Troi na cadeira de capitão e Picard preso em um turboelevador com três crianças choronas", diz Ronald D. Moore, roteirista de "Disaster". "Estávamos discutindo algo para Riker e Data fazerem em uma cena, e alguém veio com a idéia de Riker arrancar a cabeça de Data", prossegue ele. "Aí Michael Piller entrou na sala e eu disse à ele: você vai odiar isso, mas queremos arrancar a cabeça de Data, o que acha? É Riker quem vai fazê-lo. Michael riu e disse 'faça, Rick (Berman) não vai aprovar, mas será divertido'. Eu escrevi, e Rick Berman, ao ler, não disse nada! Incrível, não?"

 

Ficha técnica:

História de Ron Jarvis & Philip A. Scorza
Roteiro de Ronald D. Moore
Direção de Gabrielle Beaumont

Exibido em 21/10/1991
Produção: 105

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Cameron Arnett como alferes Mandel
Colm Meaney como Miles Edward O'Brien
Jana Marie Hupp como alferes Monroe
Michelle Forbes como alferes Ro Laren
Erika Flores como Marissa
John Christian Graas como Jay Gordon
Max Supera como Patterson
Rosalind Chao como Keiko Ishikawa O'Brien

Episódio anterior   |   Próximo episódio