A Nova Geração
Temporada 4

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Alienígenas fazem por Geordi o que os
Borgs fizeram pelo capitão Picard

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 44664.5.

Geordi La Forge é contatado por Susanna Leitjen, uma ex-colega que o acompanhou em um grupo avançado ao planeta Tarchannen III cinco anos atrás. Segundo ela, o resto da equipe desapareceu, aparentemente após ter retornado ao planeta.

Após Leitjen ficar doente, a dra. Crusher descobre que o DNA da amiga do engenheiro-chefe está sendo rescrito por um parasita, transformando-a em uma espécie diferente.

Quando Geordi estuda os diários de sua antiga missão, ele encontra evidências de que havia uma entidade desconhecida perto do grupo avançado. Logo depois, o engenheiro também fica doente, acometido pelo mesmo mal que atingiu Leitjen. Fora de controle, ele se transporta para a superfície do planeta.

Crusher restaura Susanna ao remover o parasita --na verdade o método de reprodução daquela espécie. Logo depois, as duas vão ao planeta, na tentativa de encontrar Geordi em tempo para curá-lo. Ao encontrá-lo, são capazes de apelar para o pouco que restou de sua humanidade, pedindo para que ele retorne à nave.

De volta à Enterprise, a equipe médica consegue restaurar sua condição original. Os outros membros do antigo grupo avançado não puderam ser recuperados.

 

Comentários:

"Identity Crisis" é mais um episódio que traz seu foco para perto do engenheiro-chefe da Enterprise, Geordi La Forge. Apesar de poder ter sido mais trabalhado, acabamos tendo algum vislumbre sobre o passado e, mais ainda, sobre a determinação do jovem oficial.

A idéia foi casar bem o preceito dos produtores de que cada episódio obrigatoriamente deveria falar sobre um dos personagens regulares com a premissa original da história. De certo modo, "Identity Crisis" tenta fazer por La Forge o que "The Best of Both Worlds" fez por Picard.

Infelizmente, os moldes da história não permitem que a façanha  seja repetida nas mesmas porporções. Embora o processo que toma conta de La Forge seja essencialmente o mesmo que envolve a assimilação pelos Borgs (excluindo-se o fato de que enquanto um é 100% biológico, o outro é 100% cibernético), a natureza pacífica da espécie responsável destrói a possibilidade de criar para La Forge um terror tão grande quanto o de Picard.

Por outro lado, a idéia é totalmente compatível com um dos ideais de Jornada nas Estrelas --a tendência a evitar estereótipos e maniqueísmos. Apesar do mal que os alienígenas causam a La Forge e seus ex-colegas, fica muito claro que eles não estão fazendo nada além de lutar por sua própria espécie.

Levando essa idéia às últimas conseqüências, descobrimos que se trata de um grande conceito para uma história de ficção científica --é muito mais provável que seres vivos nascidos em um ecossistema alienígena tenham hábitos totalmente incompatíveis com a sobrevivência de outras espécies provenientes de outros mundos do que o contrário.

Ou seja, a coexistência pacífica não é somente uma questão de opção --é muito mais uma questão ecológica. Predadores não podem coexistir pacificamente com suas presas. Ponto final.

A qualidade dessa história reside justamente na capacidade de ter assimilado essa premissa, ao mesmo tempo em que cria uma história interessante e traz novos insights sobre um dos personagens regulares.

Como destaque adicional, vale mencionar o espetacular trabalho de maquiagem e de efeitos especiais feito para este episódio. Tanto as etapas da metamorfose quanto a versão final dos alienígenas são simplesmente magníficas.

No fim das contas, trata-se de um bom episódio, que está para "The Best of Both Worlds" assim como Geordi La Forge está para Jean-Luc Picard.

 

Citações:

Beverly - "You are worried about Geordi, aren't you?"
("Você está preocupado com o Geordi, não?")
Data - "I am an android. It is not possible for me... to feel anxiety. Starfleet personnel have vanished. Others may be at risk. We must do the best we can to find out why."
("Eu sou um andróide. Não é possível para mim... sentir ansiedade. Pessoas da Frota Estelar sumiram. Outras podem estar em perigo. Precisamos fazer o melhor que pudermos para descobrir por que.")
Beverly - "Hmmm."
("Hmmm.")
Data - "However, I am... strongly motivated to solve this mystery."
("Entretanto, estou... fortemente motivado a resolver esse mistério.")

Trivia:

Neste episódio, a enfermeira Alyssa, interpretada por Patti Yasutake finalmente ganha um nome completo: Alyssa Ogawa. Essa personagem será vista em muitos episódios daqui para frente, até o último episódio da série, "All Good Things...". A enfermeira também faz uma participação no primeiro filme para cinema da Nova Geração, "Jornada nas Estrelas - Generations".

E falando no episódio final da série, "All Good Things...", este episódio tem o mesmo diretor de "Identity Crisis": Winrich Kolbe. Kolbe dirigiu muitos episódios das séries atuais de Jornada, tendo estreado em "Where Silence Has Lease", episódio da 2ª temporada da Nova Geração. Ele é o terceiro diretor em número de episódios da Nova Geração, com 16. Na frente dele estão Les Landau, com 21, e Cliff Bole, como líder absoluto, com 26 episódios dirigidos. O ator da série que mais dirigiu episódios da Nova Geração foi Jonathan Frakes (Riker), com 8, seguido por Patrick Stewart (Picard), com 5, LeVar Burton (La Forge), com 2, e Gates McFadden (dra. Crusher), com 1.

Após fazer sua estréia como figurante na divisão de ciências da Enterprise-D em "Where No One Has Gone Before" e morrer fazendo uma ponta como um oficial da segurança de nome Ramos em "Heart of Glory", o coordenador de dublês da série Dennis Madalone interpreta neste episódio o chefe de transporte Hedrick.

A história original deste episódio, de autoria do "fã-escritor" Timothy de Haas seria sobre dois membros desconhecidos da tripulação, e não sobre La Forge. Após o roteiro para o episódio ser escrito, ficou definido que a história seria sobre La Forge e que ele e Susanna seriam um par romântico. Mas, segundo o roteirista Brannon Braga, os produtores pediram para que as tediosas histórias de amor de La Forge ("Booby Trap", "Galaxy's Child") dessem um tempo.

 

Ficha técnica:

História de Timothy de Haas
Roteiro de Brannon Braga

Direção de Winrich Kolbe
Exibido em 25/03/1991
Produção: 092

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Maryann Plunkett como tenente-comandante Susanna Leitjen
Patti Yasutake como enfermeira Alyssa Ogawa
Amick Byram como tenente Hickman
Dennis Madalone como chefe de transporte Hedrick
Mona Grudt como alferes Graham

Episódio anterior   |   Próximo episódio