A Nova Geração
Temporada 5

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Data resgata um menino e reaviva
sua velha "síndrome de Pinóquio"

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 45397.3.

A Enterprise visita uma base estelar que perdeu recentemente o contato com a Vico, uma nave de pesquisa enviada para explorar o interior de um algomerado negro. Ao localizar a nave, Picard envia um grupo avançado para investigar a situação. Data e Riker ficam chocados a descobrir um menininho preso nas ferragens da pequena nave. 

Após várias tentativas mal-sucedidas, a tripulação é finalmente capaz de resgatar e transportar o menino para a enfermaria. O jovem, Timothy, se apega imediatamente a Data. Enquanto isso, na ponte, Picard e Geordi estudam os detalhes dos eventos que levaram à explosão da nave. Timothy contou à tripulação que a Vico foi atacada por uma nave alienígena.

Entretanto, resultados preliminares das pesquisas indicam que Timothy mentiu sobre o que aconteceu, já que a nave não foi abordada como ele havia relatado. Incomodados por essa revelação, Picard e Troi instruem Data a passar mais tempo com o menino, na esperança de que ele conte ao andróide o que de fato se passou. 

Conforme Data e Timothy passam mais tempo juntos, o menino fica cada vez mais intrigado por seu novo amigo e por suas excepcionais capacidades física e mental. Ele logo começa a agir e falar como Data, simulando alguns de seus maneirismos andróides. Mais tarde, Troi fica incomodada quando ela vai ver Timothy e o encontra vestido com roupa similar à de Data e se dizendo um andróide. Troi discute suas preocupações com Picard, sugerindo que o comportamento de Timothy é provavelmente o resultado da experiência traumática de perder seus dois pais na explosão.

Continuando sua investigação, Picard ordena a tripulação a conduzir a Enterprise ao aglomerado negro. Uma vez lá dentro, a nave começa a ser atingida por ondas de choque. Conforme a intensidade aumenta, Picard chama Timothy à ponte. O menino inicialmente mantém sua história de que a nave foi atacada, mas quando Data lembra a ele de que andróides não mentem, ele revela que acredita ser responsável pela destruição da nave.

A tripulação, entretanto, consegue convencê-lo de que a nave foi destruída por causas naturais. Isso não deixa a mente do rapaz totalmente tranquila, porque as ondas de choque sobre a Enterprise começam a aumentar de intensidade. Data é capaz de guiar a nave através do bombardeio, indicando onde a trpulação da Vico cometeu o erro que causou a destruição da nave. Mais tarde, fora de perigo, Timothy consegue retornar à sua vida normal, e Data e ele decidem por permanecer amigos.

 

Comentários:

"Hero Worship" é mais um episódio nessa temporada que envolve crianças, e mais um "estudo" sobre Data, dessa vez mostrando seu lado pinóquio de "quero ser humano...". A presença de crianças começa a ser cada vez mais freqüente na série, dando bem o tom "família" a que a série estava se propondo. Infelizmente, esse tipo de incursão invariavelmente acabou  resultando em roteiros pouco criativos. Esse não foi diferente.

O episódio traz o garoto Timothy adorando Data por tê-lo salvo da USS Vico. A atuação de Josua Harris não compromete, mas o contexto em que o garoto está deveria ser mais explorado. Onde já se viu uma criança que perde os pais de uma maneira tão traumática não derramar uma lágrima durante o episódio, a não ser quando se culpa por ter destruído a Vico. Nesse ponto, a participação do garoto deixou demais a desejar. Só nos é lembrado que ele agora é um orfão quando Troi está em cena com Data e ao final. Pergunto-me em que base estelar deixaram Timothy entre "Hero Worship" e "Violations", o episódio seguinte, já que parece que ninguém lembrará mais dele durante o restante da série.

Troi mostra aqui que tem diploma de Psicologia. Age como uma verdadeira terapeuta de bordo e praticamente força Data a aceitar que o garoto se transforme em seu pequeno clone. A relação Data-Timothy é bem interessante e até tocante, e é através dela que a "síndrome Pinóquio" de Data é explorada.

Como todo bom episódio de uma série de televisão, "Hero Worship" tem dois enredos que se encontram em algum ponto. Além de Timothy-Data, o aglomerado negro é a bola da vez aqui. O final deixa um pouco a desejar, com Riker dizendo que a solução de Data (desligar os escudos protetores) "É suicídio!". Com cinco anos de Nova Geração nas costas, eu não discordaria de Data em uma situação como essa. Mas se faz parte inserir um clichê básico como este, vamos em frente. Afinal, Picard acata a sugestão, e Riker não discute com o chefe.

A segunda direção de Patrick Stewart foi mais uma vez sem novidades, mas deve ser destacada a cena em que Data constrói em velocidade recorde a maquete de Timothy. A montagem ficou boa.

"Hero Worship" não é horrível, mas, comparado ao potencial demonstrado pela Nova Geração, não passa de um episódio do terceiro escalão. Felizmente, como não é pretencioso, acaba não comprometendo.

 

Citações:

Data - "I am designed to exceed human capacity, both mentally and physically."
("Eu sou projetado para exceder a capacidade humana, tanto mentalmente quanto fisicamente.")

Troi - "Hello, Timothy. Are you ready to go?"
("Olá, Timothy. Está pronto para ir?")
Timothy - "Yes, counselor, I am ready."
("Sim, conselheira, eu estou pronto.")
Troi - "How are you feeling?"
("Como está se sentindo?")
Timothy - "I am functioning within established parameters."
("Eu estou funcionando dentro dos parâmetros estabelecidos.")

Trivia:

Esse foi o segundo episódio da série dirigido por Patrick Stewart. Stewart dirigiu no total cinco episódios da Nova Geração.

A USS Vico é idêntica à USS Grisson de "Jornada nas Estrelas III", construída e transformada em um destroço por Greg Jein.

Nesse episódio é mencionado mais uma vez os Breen. Essa raça já foi citada no episódio "The Loss", do quarto ano. Os Breen tiveram uma participação enorme nos episódios finais de Deep Space Nine.

Joshua Harris, o Timothy, nasceu em 27/11/1978. Além da Nova Geração, Joshua fez participações na série "Dallas" (como um recém-nascido) e "Twin Peaks".

 

Ficha técnica:

História de Hillary J. Bader
Roteiro de Joe Menosky
Direção de Patrick Stewart

Exibido em 27/01/1992
Produção: 111

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Joshua Harris como Timothy
Harley Venton como chefe de transporte
Sheila Franklin como alferes Felton
Steven Einspahr como o professor

Episódio anterior   |   Próximo episódio