A Nova Geração
Temporada 5

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Episódio catastrófico sobre deveres
vs. desejos traz de volta Lwaxana Troi

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 45733.6.

Após destruir um asteróide no campo Pelloris, a Enterprise ruma para o sistema Moselina sem saber que uma nuvem de estranhas partículas se prendeu ao casco da nave. Ao longo da viagem, a mãe de Deanna Troi, Lwaxana, se transporta a bordo com um anúncio incomum --ela planeja se casar na Enterprise, com um homem que nem sequer conhece ainda. Deanna acha as notícias perturbadoras, mas Lwaxana ri de sua preocupação.

A conselheira, paralelamente, tem trabalhado com Worf e seu filho Alexander, que andaram discutindo recentemente por causa da desobediência do menino. Em uma das sessões de aconselhamento, Lwaxana conhece Alexander, por quem acaba se apegando. Ela o convence a não cumprir seu compromisso com Deanna e em vez disso acompanhá-la até o holodeck. Lá, ela o leva para uma visita a uma colônia de artistas, poetas e livres pensadores, onde eles tomam um banho de lama. Troi e Worf, enquanto isso, começam a procurar pelo menino, o que os leva ao holodeck.

Deanna, irritada, pede a sua mãe que pare de interferir com a educação de Alexander. O assunto muda para o casamento de Lwaxana, e Deanna fica chocada ao descobrir que sua mãe, tão apegada a seus costumes, não fará o casamento no estilo Betazóide, em que a noiva deve se apresentar nua, para usar um vestido cedido por seu noivo. Enquanto isso, pequenos defeitos começam a ocorrer a bordo da nave, e Geordi e Data descobrem que seções mecânicas da nave estão sendo transformadas em uma substância gelatinosa. Enquanto eles reportam suas descobertas a Picard, Riker e Worf, a Enterprise entra em alerta vermelho, quando outros sistemas cruciais da nave começam a falhar. 

Mais tarde, o pretendente de Lwaxana, o ministro Campio, se transporta a bordo junto com seu pomposo mestre de protocolos. Lwaxana se desanima um pouco pelo extremo afastamento imposto pelo noivo, uma vez que a ficha de compatibilidade dos dois se encaixava perfeitamente, não indicando nenhum dos problemas que ela encontrou. Ela fica chateada com os planos complicados para o casamento e volta para o holodeck com Alexander, para a insatisfação de todos. De volta à engenharia, Geordi descobre as estranhas partículas que se prenderam à nave, indicando que são elas o problema mecânico que tem afetado os sistemas.

Mais defeitos interrompem a visita de Lwaxana e Alexander ao holodeck, e ela calmamente leva o menino para fora de perigo. Enquanto isso, Geordi e Data dizem a Picard que as partículas são na verdade parasitas que foram à Enterprise depois que o asteróide do qual elas se alimentavam foi destruído. Elas precisam voltar ao campo Pelloris para se livrar das partículas, mas o tempo está acabando.

Os parasitas rapidamente atingem os sistemas de suporte de vida, e a tripulação inteira, à exceção de Data, perde a consciência. Correndo contra o relógio, Data alcança o campo Pelloris e emite as partículas para um novo asteróide. Com tudo de volta ao normal, o casamento de Lwaxana começa --mas é interrompido logo no começo, quando ela vai até o altar nua, de acordo com suas tradições, para o repúdio do noivo e seu mestre de protocolos, que partem em seguida. Deanna fica feliz ao saber que sua mãe se prendeu a seus costumes e mais tarde as duas, Worf e Alexander vão ao holodeck para um último banho de lama.

 

Comentários:

É embaraçoso ter de comentar um episódio como "Cost of Living". O grande problema de falar algo sobre ele é que ele não dá brecha para um elogio sequer. A história é boa? Definitivamente não, se é que há alguma história real sendo abordada aqui. Os personagens estão bem escritos? Definitivamente não. A idéia é criativa? Não. O episódio é emocionante? Não. Imprevisível? Não. Interessante? Não. Filosófico? Não. Poético? Não.

Alguns processos mentais ainda não esclarecidos levaram os roteiristas da série a conceber este episódio. Analisando bem a fundo, podemos até ter um vislumbre do que se trata: a dicotomia "vontade" versus "obrigação". Tanto Alexander quanto Lwaxana estão enfrentando este dilema, quando precisam escolher entre se apegar às tradições e deveres (com Alexander é a obediência a seu pai, com Lwaxana é o cumprimento dos protocolos de casamento) ou à sua vontade, baseada no bem-estar e no entretenimento.

Se em termos lógicos é possível associar os dois personagens, em termos dramáticos, é algo impensável. Por mais que seja possível traçar um paralelo entre os dois ao longo da história, as situações são muito diferentes, e Alexander ainda é uma criança, deixando seu livre arbítrio numa situação muito mais delicada do que no caso de Lwaxana.

Tirando a própria bobeira da premissa em si, sua execução deixa a desejar. Não há um único fator interessante na história toda. Normalmente, quando a Enterprise tenta um procedimento para resolver um problema, ele acaba não dando certo inicialmente, o que adiciona emoção ao episódio. Aqui, o plano para se livrar dos parasitas funciona exatamente como o previsto. O cúmulo da falta de criatividade.

Detalhe: é muito cômodo pensar que só se livrando dos tais parasitas o problema está resolvido. Mas e quanto aos danos que eles já causaram? Sem uma tripulação para corrigi-lo, os sistemas de suporte de vida continuariam tão inoperantes quanto antes. Ou seja, fica muito claro que esta é apenas mais uma trama adicionada para dar "emoção" e um senso de urgência (totalmente sem sucesso aqui).

Aliás, a ordem de importância dos elementos está invertida aqui. Enquanto a premissa dos parasitas poderia ser até mais desenvolvida, dando a eles mais do que o caráter de "falsa encrenca", a dupla Alexander/Lwaxana deveria ser reduzida a uma subtrama sem importância do episódio --no máximo.

E por falar em Lwaxana, a mãe de Deanna está mais chata do que nunca neste episódio. Nos outros, apesar da futilidade das histórias que envolviam a personagem, ela ao menos conseguia arrancar um ou duas risadas da audiência. Aqui, nem um sorriso ela consegue tirar do público.

Em resumo, "Cost of Living" é um episódio para ser esquecido, possivelmente o ponto mais baixo da quinta temporada e seguramente um dos piores da série.

 

Citações:

Riker - "She thinks the honor of giving away the bride should fall on you."
("Ela acha que a honra de entregar a noiva deveria cair sobre você.")
Picard - "Permission for on-board wedding is granted, Number One. Nothing will please me more than to give away Mrs. Troi." 
("Permissão para casamento a bordo está concedida, Imediato. Nada irá me dar mais prazer que entregar a sra. Troi.")

Trivia:

Para a alegria dos fãs de Majel Barrett ela está de volta com sua infame personagem Lwaxana Troi neste episódio. Lwaxana estava sumida desde o episódio "Half a Life", da quarta temporada.

Repare no momento logo após a saída de Lwaxana do holodeck quando ela conversa com o computador da Enterprise. Majel Barrett na verdade conversa com ela mesma, já que faz a voz do computador em todos os episódios.

E para a felicidade dos não-fãs de Majel Barrett, Lwaxana agora somente será vista no episódio "Dark Page", da sétima temporada da Nova Geração.

 

Ficha técnica:

Escrito por Peter Allan Fields
Direção de Winrich Kolbe

Exibido em 20/04/1992
Produção: 120

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Majel Barrett-Roddenberry como Lwaxana Troi
Brian Bonsall como Alexander
Tony Jay como Campio
Carel Struyken como o Sr. Homm
David Oliver como um jovem
Albie Selznick como Juggler
Patrick Conin como Erko
Tracey D'Arcy como uma jovem
George Edie como o poeta

Episódio anterior   |   Próximo episódio