A Nova Geração
Temporada 4

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
História não desenvolve discussão sobre
responsabilidades sociais com idosos

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 44805.3.

Durante uma visita a bordo da USS Enterprise, a mão de Deanna Troi, Lwaxana, se apaixona pelo dr. Timicin, do planeta Kaelon II. O reservado cientista, que requisitou a ajuda da Federação em uma tentativa de salvar seu planeta, também está interessado na embaixadora, e os dois passam a se encontrar.

Timicin pretende usar os recursos da nave para testar um meio de revitalizar o sol moribundo de Kaelon II. A Enterprise leva-o a uma estrela similar à de seu planeta em uma região remota da galáxia, onde ele pode testar suas teorias.

Com a ajuda da tripulação, Timicin lança torpedos fotônicos modificados na estrela, em um esforço de elevar e estabilizar sua temperatura. De início, o experimento parece bem-sucedido, mas a temperatura do sol continua a aumentar e chega a níveis perigosos, obrigando a nave a deixar a região e voltar a Kaelon II. Mais tarde, quando Lwaxana tenta reconsolar o cientista, ele revela que está voltando para casa para morrer. 

Lwaxana vai imediatamente até o gabinete de Picard, enraivecida pela descoberta de que Timicin irá em breve participar de um ritual suicida conhecido como "A Resolução". O ritual exige que todos os cidadãos de Kaelon II se matem ao chegar à idade de 60 anos, para eliminar a responsabilidade da sociedade de cuidar dos idosos. Lwaxana acusa o ritual de assassinato, mas Picard se recusa a interferir, alegando que o problema está além de sua jurisdição.

Incapaz de convencer o capitão, Lwaxana se concentra em Timicin, tentando convencê-lo a não seguir a Resolução. Ele implora que ele tome o primeiro passo para uma mudança na atual política do planeta.

O cientista a princípio recusa-se, mas reconsidera ao descobrir o quão perto sua pesquisa o levou de salvar o sol de seu planeta. Com isso em mente, ele pede a Picard asilo a bordo da Enterprise. 

O capitão concorda, ato que quase coloca a Federação em guerra, ao despertar a ira do povo de Kaelon II. O ministro da Ciência do planeta insiste que Timicin volte e envia naves de guerra até a posição da Enterprise, ordenando que atirem caso Picard tentasse sair da região levando o cientista.

Timicin permanece firme em sua decisão de prosseguir com sua vida, até sua filha ir visitá-lo a bordo e pedir que ele aceite os costumes de seu povo. O pedido sensibiliza o cientista, que decide voltar para casa e morrer entre seus entes queridos. Lwaxana, como um desses entes, desce ao planeta para participar do ritual, apesar de seu sofrimento pela perda.

 

Comentários:

"Half a Life" é um título que exprime bem a tônica deste episódio. A história principal renderia meio episódio e olhe lá. Trata-se de mais um bom tema a ser trabalhado que foi desperdiçado pela falta de mais combustível dramático.

A primeira metade do episódio se alimenta única e exclusivamente dos preâmbulos envolvidos no experimento de Timicin, que desde o início já estava claramente fadado ao fracasso. Salvo por pequenos interlúdios cômicos de Lwaxana Troi (bem pequenos, diga-se de passagem), o episódio se arrasta até a falha da tentativa de soprar nova vida em uma estrela moribunda.

Quando finalmente os roteiristas resolvem mergulhar no cerne da questão --o modo singular pelo qual aquele povo lida com seus idosos--, parece que não sobrou água para encher a piscina. As discussões acabam ficando rasas demais.

A mais feliz colocação feita nesta passagem é a que Lwaxana Troi pergunta a Timicin o porquê de seu povo não aceitar simplesmente que seu sol está velho e também precisa morrer, sem receber qualquer resposta satisfatória. Naquele momento fica muito claro para o telespectador que aquele gesto "cultural" de obrigar idosos a cometer suicídio nada tem a ver com uma moral específica, mas apenas com o comodismo de não ter de arcar com as dificuldades de cuidar dessas pessoas.

Tirando esse pequeno lampejo, o episódio se arrasta, do começo ao fim. O uso de Lwaxana Troi aqui é inovador --pela primeira vez ganhando uma função dramática como protagonista da história, em vez de apenas fazer um papel cômico--, mas não consegue despertar o personagem mais do que o que já havia sido feito anteriormente (absolutamente nada demais, para deixar claro).

A idéia de discutir a atitude das novas gerações para com as anteriores é não só válida como atual, mas em "Half a Life" não se pode dizer que o tema foi bem abordado. Tirando Picard (mas não muito), nenhum dos personagens regulares ganhou destaque na história.

O fato de um recorrente e um convidado protagonizarem o episódio também prejudica na hora de manter uma conexão com o público --ninguém liga muito para Timicin ou Lwaxana Troi. Se a questão envolvesse Data, Riker ou a dra. Crusher a audiência se envolveria muito mais com o enredo.

Por fim, vale apenas lembrar que nada disso teria sido possível sem uma grande ajuda da Primeira Diretriz --que pode até não ser muito correta às vezes, mas sempre é um tremendo instrumento criador de dilemas para nossos tripulantes. Para evitar a Picard o embaraço de ter de quebrá-la no final do episódio, Timicin decide, convencido por sua filha, voltar, embora reconheça que não está retornando por concordar com sua cultura, mas apenas por não ser forte o suficiente para se rebelar contra ela.

"Half a Life" é um daqueles que possui uma boa premissa, mas acaba não se traduzindo em um bom episódio, quer seja pela fraqueza dos personagens envolvidos, quer seja pela perda de tempo com subtramas previsíveis e bobas, ou ainda pela baixa profundidade com que o tema é tratado. Podia ter sido tão melhor...

 

Citações:

Worf - "Mrs. Troi. I must protest your unauthorized presence on the bridge."
("Senhora Troi. Eu preciso protestar contra sua presença não-autorizada na ponte.")
Lwaxana - "What does that little one do, Mr. Wulf?"
("O que esse botãozinho faz, sr. Wulf?")
Worf - "PLEASE Madam, that is a torpedo-launch initiator! ...And it is ...Mr. Worf, not Wulf."
("POR FAVOR madame, este é um iniciador de lançamento de torpedo! ...E é ...Sr. Worf, não Wulf.")

Trivia:

Após "Ménage a Troi", Majel Barrett volta a interpretar a mãe da conselheira Troi, Lwaxana. Majel interpretou na Série Clássica a enfermeira Chapel, e no episódio-piloto "The Cage", que nunca foi ao ar, a primeira-oficial do capitão Christopher Pike, conhecida como "Number One". O verdadeiro nome desta personagem nunca foi revelado, mas em histórias em quadrinhos "não-canônicas", ela foi chamada pelo capitão Pike de "tenente-comandante Robbins". Majel é creditada em "The Cage" com o pseudônimo M. Leigh Hudec.

Majel Barrett participou ao todo de seis episódios da Nova Geração como Lwaxana Troi e fez a voz do computador da Enterprise incontáveis vezes, sendo creditada como "computer voice" em 35 delas. Majel ainda interpretou Lwaxana algumas vezes em Deep Space Nine, além de fazer a voz do computador nas demais séries de Jornada.

David Ogden Stiers, que faz o dr. Timicin neste episódio, é mais conhecido do público por sua participação no seriado "Mash".

Michelle Forbes, que a partir do excelente episódio da quinta temporada "Ensign Ro" seria efetivada como a personagem Bajoriana recorrente "alferes Ro", faz uma pequena participação neste episódio como Dara. Como Ro, Michelle atuou em oito episódios da Nova Geração

Neste episódio é citado o planeta Rigel IV, uma referência ao planeta-natal do personagem Hengist, do episódio da Série Clássica "Wolf in the Fold".

 

Ficha técnica:

História de Ted Roberts e Peter Allan Fields
Roteiro de Peter Allan Fields
Direção de Les Landau

Exibido em 06/05/1991
Produção: 096

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Majel Barrett-Roddenberry como Lwaxana Troi
David Ogden Stiers como dr. Timicin
Michelle Forbes como Dara
Colm Meaney como Miles Edward O'Brien
Terrence E. McNally como B'Tardat
Caryl Struyken como Sr. Homn

Episódio anterior   |   Próximo episódio