A Nova Geração
Temporada 6

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Espírito de Picard rouba o show e
vence a força bruta dos Cardassianos

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 46360.8.

Em uma tentativa de obter informações de seu refém, os Cardassianos injetam uma droga em Picard que o força a responder a todas as perguntas sem hesitar ou mentir. Ele logo revela a natureza exata da missão da Federação para destruir armas metagênicas em Celtris III. Entretanto, seu captor Cardassiano, gul Madred, revela que a situação em Celtris III era apenas uma armadilha, preparada para atraí-lo para o espaço Cardassiano. Os Cardassianos o capturaram para descobrir qual estratégia a Federação usaria no caso de um ataque. Quando Picard indica não saber nada sobre essa estratégia, Madred começa a torturá-lo, violando a lei.

De volta à Enterprise, gul Lemec informa ao capitão Jellico, Riker e Troi que Picard está sendo mantido prisioneiro. Jellico se prepara para recuperar Worf e Beverly, que estão esperando no ponto de encontro marcado, mas se recusa a autorizar Riker a promover uma missão de resgate para Picard, dizendo que o capitão provavelmente já está morto. Lemec diz a Riker e Jellico que se o capitão admitir que a missão de Picard foi autorizada pela Federação, sua vida poderá ser poupada. Quando Jellico se recusa, Riker fica furioso e é dispensado do serviço.

Jellico escolhe Data como substituto de Riker e, com a ajuda de Geordi, eles deduzem que os Cardassianos falsearam a situação das armas metagênicas para atrair Picard. Conforme a discussão prossegue, eles também se dão conta de que Picard está sendo provavelmente torturado para revelar informações que ele não tem, e que as ações poderiam indicar que os Cardassianos estão planejando um ataque. 

Jellico leva a Enterprise a Minos Korva, onde ele acredita que poderão interceptar os Cardassianos e lançar uma primeira ofensiva. O resto da tripulação avisa o capitão dos riscos demasiados de iniciar uma batalha com os Cardassianos em seu território, apontando que eles não têm provas de que os Cardassianos estão se preparando para a guerra e que milhares de vidas inocentes poderiam ser perdidas. Ainda assim, Jellico segue com seu plano. Ao mesmo tempo, um Picard exaurido e faminto segue resistindo a gul Madred.

Jellico se prepara para começar sua missão e viaja até o espaço Cardassiano em uma nave auxiliar. Entretanto, quando Geordi informa a ele que o melhor piloto na nave é Riker, o capitão engole seu orgulho e pede ao primeiro-oficial que lidere a excursão. Riker concorda, e ele e Geordi são bem-sucedidos em seu esforço de implantar minas por todo o setor, por instrução de Jellico. Em pouco tempo, um furioso Lemec contata Jellico, que diz que irá detonar as minas se os Cardassianos não se retirarem e devolverem Picard. Lemec concorda e um fraco e desorientado Picard logo é devolvido à Enterprise, dispensando Jellico do comando da nave.

 

Comentários:

Se a primeira parte é sobre a tripulação e sua dura adaptação ao estilo intragável capitão Jellico, a segunda parte de "Chain of Command" tem outro dono: Jean-Luc Picard. Nem tanto pelo fato de ele ser o personagem mais proeminente do segmento, mas pela atuação espetacular de Patrick Stewart.

A dinâmica de Stewart com seu captor, interpretador por David Warner, é simplesmente incrível. Apesar da aparente inferioridade, é impressionante como a resistência de Picard se transforma na maior humilhação a que o Cardassiano poderia ser submetido. É um show de atuação de parte à parte e um drama tão eloquente que vale, sozinho, o episódio.

A bordo da Enterprise, a rivalidade entre Riker e Jellico atinge massa crítica e o primeiro-oficial é dispensado do serviço. Até aí a condução da tensão foi bem feita. Só se perdeu quando os roteiristas resolveram oferecer a vingança a Riker, fazendo com que Jellico fosse obrigado a convocá-lo para a missão. O fato de Geordi oferecer Riker como o melhor para a missão de pilotagem soa falso como uma nota de três reais. Fica muito claro que o artifício do roteiro serve apenas para colocar Riker por cima novamente, algo que o personagem não conseguiu produzir por si só, sem uma mãozinha artificial dos roteiristas.

Jellico, por sua vez, confirma o que já se pensava dele. A competência do sujeito é ímpar. Apenas nos incomoda sua visão estritamente militar da missão. De toda forma, é sempre interessante ver que nem todo capitão da Frota é como o humanista Picard.

Também não é surpresa sua escolha de Data para primeiro-oficial. Desde a primeira parte o capitão já parecia apreciar a imparcialidade e precisão do andróide da Enterprise. Esquisito mesmo foi ver Data no uniforme vermelho. Talvez seja só o costume, mas sua pele dourada não parece cair bem com o tom da blusa de comando...

Além de todo o trabalho como personagens, o nível da história continua no mesmo patamar de qualidade da primeira parte. Ou seja, excelente. A trama político-militar entre a Federação e Cardássia é envolvente e cheia de reviravoltas, capaz de alimentar sozinha qualquer roteiro.

Aqui, a combinação de bom aproveitamento dos personagens e de uma trama interessante e imprevisível produz um dos melhores episódios da série. E, a propósito, eu já mencionei a espetacular atuação de Patrick Stewart?

 

Citações:

Jellico - "Let's drop ranks for a moment. I don't like you. I think you are subordinate, arrogant, willful and I don't think you are particularly good first officer, but you are also the best pilot in the ship."
("Vamos deixar a patente de lado um momento. Eu não gosto de você. Acho-o insubordinado, arrogante, voluntariosoe e não acho que é particularmente um bom primeiro-oficial, mas você é também o melhor piloto na nave.")
Riker - "Well, Now that the ranks are dropped, Captain. I don't like you either. You are arrogant and close-minded. You need to control everything and everyone. You don't provide an atmosphere of trust and you don't inspire these people to go out of the way for you. You've got everyone wound up so tight there's no joy in anything. I don't think you are a particularly good captain."
("Bem, agora que as patentes estão de lado, capitão. Eu não gosto de você também. Você arrogante e tem a mente fechada. Você precisa controlar tudo e a todos. Você não fornece uma atmosfera de confiança e você não inspira as pessoas a trabalharem para você. Você deixou todo mundo tão espremido que não há diversão em nada. Eu não acho que seja particularmente um bom capitão.")

Picard - "There are four lights!"
("Há quatro lâmpadas!")

Trivia:

David Warner, que aqui interpreta Gul Madred, é veterano de Jornada. Esteve presente em "Jornada nas Estrelas V" como St. John Talbot e em "Jornada nas Estrelas VI" como o chanceler Gorkon.

Depois de ver a atuação de Patrick Stewart para esse episódio, a produtora Jeri Taylor disse que "não é possível que existam em Hollywood cinco atores melhores do que Patrick. Ele deu um show aqui!"

Michael Piller concorda. "Não há nada melhor do que colocar Patrick Stewart e outro ator de talento [David Warner] juntos em uma sala por mais de uma hora." Piller lamenta que Patrick Stewart não tenha sido indicado ao Emmy naquele ano.


Ficha técnica:

Escrito por Frank Abatemarco
Direção de Les Landau

Exibido em 21/12/1992
Produção: 137

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Ronny Cox como capitão Edward Jellico
John Durbin como gul Lemec
Heather Lauren Olson como Jil Orra
David Warner como gul Madred

Episódio anterior   |   Próximo episódio