A Nova Geração
Temporada 6

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
O intelectual Picard tem a chance de
bancar um legítimo herói de ação

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 46682.4.

A Enterprise, atracada à estação orbital Remmler, é evacuada para a realização de uma limpeza de bárions, um procedimento que varre a nave com raios mortais para eliminar partículas acumuladas que foram coletadas pela nave durante os anos de vôo espacial. La Forge informa a Picard que, porque os níveis de partículas bariônicas da nave estão tão altos, uma varredura ainda mais intensa do que o normal pode ser necessária para eliminar a radiação. Para isso, La Forge encomendou desviadores de campo extras para a ponte e o núcleo do computador, a fim de proteger essas áreas mais sensíveis.

Os oficiais seniores, à exceção de Worf, que conseguiu licença para não comparecer, vão à recepção promovida na base Arkariana no planeta abaixo, promovida pelo comandante Hutchinson. Descobrindo que era possível cavalgar em Arkaria, Picard encontra a perfeita desculpa para deixar o evento, sob o pretexto de ir buscar sua sela na nave. Apenas minutos antes do início da varredura, ele volta à Enterprise. 

O capitão já está correndo para deixar a nave, quando nota que um dos técnicos que veio a bordo para os últimos preparativos antes da varredura ainda está lá, trabalhando em um painel em um corredor. Desconfiado da presença de Picard, o técnico se prepara para atacar, mas o capitão antecipa seu movimento e o rende inconsciente. Picard corre até a sala de transporte, mas é tarde demais: a energia da nave é cortada e ele não consegue se teleportar para o planeta.

Picard volta a encontrar o técnico que havia derrubado e o arrasta até a enfermaria. Lá ele o desperta, e o capitão ordena que ele revele seu propósito real a bordo. O homem se recusa a falar, e Picard decide novamente deixá-lo inconsciente e roubar seu comunicador. Mas ele acaba sendo capturado na sequência, por outra suposta técnica de sistemas, Kiros.

Enquanto isso, na recepção, o administrador da estação, sr. Orton, acaba tomando todos como reféns. Antes que alguém pudesse reagir, ele atira com um feiser em Geordi, que fica ferido, e no comandante Hutchinson, que acaba morto. Os oficiais são mantidos presos, mas não há nenhuma exigência por parte dos sequestradores. Os oficiais começam a planejar um meio de escapar, usando o visor de Geordi para emitir um pulso hipersônico, que deixaria todos menos Data inconscientes.

Picard é levado à engenharia, onde os invasores estão trabalhando. Um deles, Satler, é posto para vigiá-lo, mas não presta atenção suficiente no capitão. Ele consegue sabotar a engenharia e causar uma sobrecarga, além de fundir os desviadores de campo que protegeriam os técnicos da varredura. Enquanto a engenharia é evacuada, Picard foge por um tubo Jefferies. Ele acaba sendo seguido por Satler, mas o técnico acaba sendo pego pela varredura e morre.

Picard escapa e contata Kelsey, a líder do grupo, avisando sobre os perigos de fazer o que eles pretendem --transportar a resina de trilítio da engenharia ao bar panorâmico, onde pretendem escapar da varredura pelo maior tempo possível. Kelsey, despreocupada, faz com que seu assistente, Neil, modifique o contêiner para fazer a viagem.

Enquanto isso, Picard se arma com um arco e flechas e então vai à enfermaria, para preparar as setas com um anestésico. Ele também encontra duas substâncias que ele pode combinar para produzir pequenas explosões. Ele acerta um dos ladrões, Pomet, com uma flecha em sua perna, mas é capturado novamente por Kiros. Kelsey, já quase no bar panorâmico, mata Neil, por ele já não ser mais útil a ela. Encontrando Kiros, as duas levam Picard com elas para o bar panorâmico.

Na base de Arkária, Riker ordena que o plano siga em frente, e logo todos, à exceção de Data, estão inconscientes. Enquanto isso, Picard revela sua verdadeira identidade e se oferece como refém em troca da resina de trilítio, mas Kelsey recusa a oferta, porque pretende vender a substância em vez de usá-la ela mesma para fins terroristas. Andando pelo bar panorâmico, Kiros pisa em duas faixas com os explosivos de Picard, que criam uma distração que o ajuda a desabilitá-la. Picard e Kelsey lutam pela resina de trilítio.

Durante o combate, a varredura já surge pela parede do bar panorâmico --o tempo está acabando. Kelsey pega o contêiner e é transportada para uma nave à espera, deixando Picard encontrar seu destino na Enterprise. Desesperado, o capitão tenta contatar a base, pedindo que alguém desative a varredura de bárions. Com poucos segundos, o processo é interrompido. Data, que recuperou controle da base de Arkária, respondeu ao chamado do capitão. Logo depois, a nave de Kelsey explode, uma vez que Picard conseguiu arrancar o pino de segurança do contêiner de trilítio durante a luta.

 

Comentários:

"Starship Mine" é um bem-vindo segmento de ação voltado para o capitão Picard. Parece uma idéia interessante deixá-lo como o último homem à bordo, tendo de lidar com invasores criminosos, e o conceito é executado a contento.

É essencialmente uma aventura. Não há grandes reflexões, algo para discutir após o episódio ou mesmo algum reflexo na continuidade da série. Trata-se apenas de uma oportunidade para o capitão mostrar o quanto ele é capaz de defender sua nave sozinho, sem toda a estrutura tecnológica que a envolve. Nesse sentido, a varredura de bárions se torna um elemento fundamental, não só para esvaziar a nave, mas também para adicionar o risco e o fator "corrida contra o tempo" ao episódio.

É uma virtude do segmento obter todas essas implicações a partir de uma premissa simples e razoável --a manutenção exigida pela Enterprise. Voyager tentou fazer algo semelhante com o episódio "Macrocosm", deixando para Janeway a tarefa de "limpar a nave" de invasores (no caso, micróbios gigantes), mas fracassou terrivelmente, entre outros motivos, pela falta de simplicidade na hora de livrar a capitã do resto da tripulação para deixá-la fazer o trabalho.

Algumas coisas, entretanto, incomodam. Numa nave daquele tamanho, e com o conhecimento que Picard deveria ter, ser capturado duas vezes é um pouco demais. Além disso, se fosse possível contatar a estação (como ele faz ao final do episódio), ele deveria ter tentado fazer isso antes, logo que a crise se instaurou (tudo bem, de nada teria resolvido, uma vez que a estação na superfície estaria sob comando dos terroristas, mas ele deveria ter tentado).

De resto, é legal ver o capitão correndo em trajes civis e arquitetando um plano elaborado para conter os criminosos. A antecipação da ação no bar panorâmico com a criação e a instalação dos explosivos (que lembraram um pouco, e, veja bem, eu disse "um pouco", a estratégia de Kirk no clássico "Arena", da Série Clássica, em que o capitão produz pólvora a partir de minérios distribuídos na árida superfície de um planeta) e o uso de um arco e flecha convencional para imobilizar os inimigos foram pontos bem utilizados.

Sendo um segmento de ação, apesar de ter aparecido um bocado durante o episódio, Patrick Stewart não precisou fazer mais que o feijão com arroz em sua interpretação. Quem se destaca pela boa atuação é Brent Spiner. As cenas em que Data tenta emular o comportamento de Hutchinson para aprender as técnicas de produzir "conversa fiada" são engraçadíssimas, embora a piada seja utilizada um pouco mais do que deveria.

Aliás, todos os trechos que envolvem a recepção de Hutchinson e a posterior situação com os reféns são lentos demais, tendo mais espaço do que deveriam. É inconcebível que a tripulação sênior da Enterprise, que conta inclusive com um andróide superforte, seja mantida refém de alienígenas tão descuidados como aqueles dois Arkarianos, que deixavam qualquer um de seus cativos se aproximar a qualquer momento.

A "distração" de Riker lembrou um pouco os métodos de "negociação" de Kirk, inclusive pecando pela mesma típica conveniência de roteiro. Não há qualquer razão para que o Arkariano aceitasse ouvir o que Riker tinha a dizer. Se a história fosse um pouco mais realista (ou o criminoso mais esperto), Riker nem teria conseguido chegar perto o suficiente para esmurrar o alienígena.

Esses exageros de tempo nessa subtrama provavelmente são decorrentes da necessidade de preencher os 45 minutos do episódio sem entendiar o telespectador com inúmeras cenas de "Picard e seus inimigos engatinhando dentro de tubos Jefferies". Mas sem dúvida alguma coisa poderia ser feita para melhorar o enredo na base Arkariana sem simplesmente esticar as cenas. Worf, por exemplo, acabou dispensado da recepção, mas poderia aparecer depois, por alguma razão, e salvar o dia. Em vez disso, ele simplesmente desaparece do episódio. Melhor uso poderia ter sido feito dele e de sua ausência durante a recepção.

Apesar desses problemas, "Starship Mine" é um episódio divertido e que facilmente convence o telespectador a ir até o final. Se não pelo enredo em si, pelas bonitas tomadas da Enterprise sofrendo a varredura de bárions. E não é sempre que temos Patrick Stewart e seu Picard dando uma de Bruce Willis...

 

Citações:

Worf - "And, captain, request permission to be excused from commander Hutchinson's reception."
("E, capitão, peço permissão para ser dispensado da recepção do comandante Hutchinson.")
Picard - "Permission granted. I wish I could excuse myself as well."
("Permissão concedida. Eu queria poder dispensar a mim mesmo também.")
Geordi - "Captain, permission to..."
("Capitão, permissão para...")
Picard - "Mister La Forge! I cannot excuse my whole senior staff! Mr. Worf beat you to it."
("Senhor La Forge! Eu não posso dispensar toda a tripulação sênior! O sr. Worf pediu primeiro.")

Trivia:

Como já havia feito em "Pen Pals" (segunda temporada) e "The Loss" (quarta temporada), Picard aqui manifesta seu interesse por cavalos. A próxima vez em que ele irá tocar nesse assunto será no filme para cinema "Jornada nas Estrelas: Generations", quando cavalga ao lado de James T. Kirk.

A cena mostrando a base Arkaria já havia sido utilizada em "Unnatural Selection" (segundo ano) e ainda será utilizada no último episódio desta temporada, "Descent", que mostra o retorno dos Borgs. Nos três episódios ela representa estruturas diferentes.

A Bajoriana terrorista Kiros foi interpretada por Patricia Tallman, que trabalha nos episódios da série como dublê da atriz Gates McFadden.

Tim Russ, mais conhecido como o Tuvok de Voyager, participa deste episódio como o terrorista Devor. Russ também interpretou o Klingon T'Rul no episódio "Invasive Procedures" (DS9) e o próprio Tuvok do universo-mirror em Deep Space Nine.

Glenn Morshower, o terrorista Orton, pode ser visto, junto com Tim Russ, na ponte da Enterprise-B, em "Jornada nas Estrelas: Generations".


Ficha técnica:

Escrito por Morgan Gendel
Direção de Cliff Bole

Exibido em 29/03/1993
Produção: 144

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

David Spielberg como comandante Calvin "Hutch" Hutchinson
Marie Marshall como Kelsey
Tim Russ como Devor
Glenn Morshower como Orton
Tom Nibley como Neil
Tim de Zarn como Satler
Patricia Tallman como Kiros
Arlee Reed como o garçom
Alan Altshuld como Pomet
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador

Episódio anterior   |   Próximo episódio