Série Clássica
Temporada 1

Análise do episódio por
Carlos Santos



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO

Episódio anterior  |  Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 3192.1.

A Enterprise é enviada ao planeta Eminiar 7, levando um embaixador da Federação, o senhor Albert Fox, que tem como missão estabelecer relações diplomáticas com os locais. Neste mesmo planeta a Frota Estelar já havia perdido cinquenta anos antes a USS Valiant, que desapareceu misteriosamente.

Durante sua aproximação a nave recebe um aviso para retornar, um código 7-10, mas Fox ordena a Kirk ignore este aviso e prossiga na missão. Kirk obedece, mas ao entrarem em órbita ele não permite a descida imediata do comissário Fox, alegando que isto comprometeria sua segurança.

Kirk e Spock lideram um grupo de descida, que é recebido por uma jovem local chamada de Mea 3. Esta recebe o grupo sem demonstrar nenhuma hostilidade e os informa que Eminiar 7 encontra-se em Guerra com seu planeta vizinho, Vendikar, por quinhentos anos. Kirk e Spock estranham tal informação, pois não há nenhuma demonstração de tal guerra em lugar nenhum.

O Grupo é levado a presença de Anan 7, líder do conselho do planeta que reafirma o estado de guerra. Durante a conversa Anan é informado que o planeta está sob ataque e ao final deste, o grupo descobre que tal guerra é travada utilizando computadores que planejam os ataques e contra ataques bem como as baixas de cada lado. Tais baixas quando definidas pelo computador obriga que cada cidadão que tenha sido considerado morto se dirija a câmaras de desintegração.

Anan informa que a Enterprise foi considerada atingida pelo último ataque, e que por isto a tripulação da nave deverá descer e se apresentar às câmaras de desintegração do planeta, com o que Kirk obviamente não concorda, porém o grupo é feito prisioneiro. Logo após, Anan tenta enganar Scott, que está no comando da Enterprise, fazendo-se passar por Kirk e ordenando que a tripulação seja transportada ao planeta. Desconfiado, o comandante Scott submete a mensagem a uma analise de voz e descobre a farsa.

Enquanto isto em terra, Spock usa um tipo de “telepatia” para fazer com que o guarda que vigiava a cela onde estavam presos os oficiais da Enterprise abrisse a porta e os liberasse. De posse da arma da sentinela eles deixam a cela e perambulam até encontrar uma das câmaras de desintegração. Após deter Mea, que se dirigia para a câmara, Kirk destrói a câmara o que inicia uma revolução no planeta.

Eminiar expede uma ordem de busca e ordena fogo contra a Enterprise, entretanto Scott manteve os escudos da nave erguidos tornando o ataque sem efeito.

Enquanto Scott e McCoy discutem o que fazer o comissário Fox retorna a ponte e ordena que Scott mantenha a Enterprise aguardando, sem nenhuma retaliação. Na superfície do planeta Kirk tenta convencer Mea a ajudá-lo, enquanto Anan começa a se desesperar. Neste momento o comissário Fox entra em contato com Anan, perguntando sobre os motivos das ações violentas dos habitantes de Eminiar. O chefe do alto conselho mente dizendo que foi um mal entendido, mas Fox acredita no conselheiro e ordena a Scott que cancele o estado de alerta, mas o engenheiro chefe se nega, mesmo sob ameaça de Fox.

De volta ao planeta Kirk invade os aposentos de Anan e mais uma vez exige fazer contato com a Enterprise. Sem saber que Anan havia disparado um sinal de alerta secretamente o capitão da enterprise ameaça destruir todo o planeta. Anan apesar de incrédulo informa a localização dos comunicadores, mas assim que deixa os aposentos Kirk é atacado pelos guardas que o aguardavam do lado de fora. Apesar de ter previsto a armadilha o capitão da Enterprise é nocauteado pelos guardas, em maior numero.

Enquanto isto Fox e seu assistente descem ao planeta sendo recebido pelo próprio Anan, que manda prendê-los e informa que ambos deverão ser mortos por terem sido consideradas baixas de guerra. Neste meio tempo Spock entre em contato com a Enterprise usando um comunicador nativo modificado por ele e ordena que ninguém desça a Eminiar, e é informado por Scott da descida de Fox.

Prevendo o destino do embaixador, Spock vai a sua procura, e encontra Fox (e seu assistente) prestes a ser desintegrado. O Vulcano impede a ação e explode mais uma câmara de desintegração e Fox finalmente percebe que não adianta insistir na diplomacia convencional.

De volta a sala de Guerra, Anan tenta convencer Kirk a ordenar que a tripulação da Enterprise se entregue, obviamente sem sucesso. Anan mais uma vez entra em contato com a Enterprise com o propósito de mais uma vez tentar sua rendição, mas Kirk se aproveita do descuido dos guardas e (assim que é aberto o canal com a nave) ele salta sobre o comunicador e ordena a Scott que implemente ordem geral 24. Kirk é detido e Anan fala com Scott, ameaçando matar os integrantes do grupo avançado caso Scott e a tripulação da Enterprise não se rendam. Kirk informa então que em duas horas a Enterprise abrirá fogo contra Eminiar.

A Enterprise, ignorando as ameaças de Anan, se move para fora do alcance da armas de Eminiar, enquanto Spock lidera um grupo em terra que continua destruindo as estações de desintegração.  Anan fica ainda mais desesperado quando recebe uma mensagem de Vendikar perguntando o por que da “cota” de Eminiar não estar sendo cumprida.

Scott entra em contato informando que a Enterprise colocou as principais instalações do planeta sob mira e que caso o grupo de desembarque não seja devolvido a nave abrirá fogo contra o planeta. Kirk se aproveita de uma desatenção geral e domina os guardas que o vigiavam e momentos depois Spock chega com seu grupo. Os dois destroem os computadores com os quais os eminianos fazem sua guerra eletrônica, deixando-os atordoados com a perspectiva da destruição real do planeta. Kirk sugere a Anan que ao invés de se preparar para uma guerra convencional que procure os “Vendikar” e faça a paz.

Anan está atônito, mas o comissário Fox se oferece para ajudar a negociar um tratado de paz, o que é aceito. Kirk cancela a ordem geral 24 e o grupo retorna a nave deixando Fox para traz com a missão de ajudar ambos os planetas a estabelecerem um tratado que de fim a guerra.

 

Comentários:

Continuando a saga homem contra maquina iniciada em "What are Little Girls Made Of?" E que prosseguiu em “Court Martial” e “The Return of the Archons”, “A Taste of Armageddon” fecha este semi-arco Roddenberry ano no primeiro ano de exibição da Série Clássica. Se no primeiro discute-se a substituição do homem pela maquina, em “Court Martial” Kirk precisa se defender das acusações do computador da Enterprise e em “The Return of the Archons” temos um planeta totalmente dominado por um computador que dita o modo de vida de seus habitantes, aqui vida é morte são decisões de computadores projetados para executar os jogos de guerra de “Eminianos” e “Vendikars”. A primeira e ultima tentativa parecem ser as que atingiram um melhor resultado e em ambos os casos, provavelmente por serem os temas escolhidos mais palpáveis (a mecanização da sociedade em "What are Little Girls Made Of?" E a guerra fria em EUA e URSS em ”A Taste of Armageddon”), mas também pelo bom tratamento dado aos episódios.

Com um roteiro um tanto quanto surreal (Estariam mesmo pessoas dispostas a morrer por conta de um acordo feito centenas de anos antes delas nascerem?) Jornada nas Estrelas profetizou a guerra Tecnológica da virada de século, onde a convivência com eufemismos como “bombas inteligentes” se tornaram algo comum e as estimativas da guerra são calculadas por computadores de ultima geração. Embora a realidade ainda não tenha conseguido fazê-lo de forma tão limpa quanto Eminiar 7 e Vendikar. Esta é a mensagem da semana, uma mensagem antiguerra muito oportuna no contexto do final da década de sessenta e infelizmente oportuna ainda hoje. Mais uma vez a Série Clássica usa de metáforas criativas para tocar em uma questão delicada (na época) com um resultado positivo.

Neste quesito “A Taste of Armageddon” cumpre seu propósito, ao mostrar uma sociedade que decidiu entregar o destino de seus indivíduos a computadores. O motivo de tal escolha, a preservação da cultura de ambos os mundos que seria destruída em caso de uma guerra convencional, é bem discutível, uma vez que adota o pensamento materialista de que a cultura de um povo se resume aos prédios (ou qualquer edificação) de uma cidade, ou mesmo a obras preservadas em bibliotecas ou museus. Mas e quanto a contribuição das pessoas que declaradas mortas e incineradas? Que tipo de contribuição elas poderiam dar a sua sociedade? A equação de Eminianos e Vendikars falha neste quesito, o que apenas expõe o obvio, que qualquer justificativa para a guerra é estúpida, seja esta travada da forma como for.

Porém nas entrelinhas podemos ver outros (talvez mais reais) motivos para que ambos os mundos não declarassem a paz, pelo menos do ponto de vista da Série Clássica. Algumas falas do roteiro, como quando McCoy e Scott estão na ponte discutindo o que fazer quanto ao sumiço do grupo avançado, e de que forma retaliar a ação dos “Eminianos”, as ameaças de Kirk a Anan 7, a facilidade com que Spock – que sempre faz comentários pouco positivos ao passado violento da Terra – aceita  a necessidade de uma solução pelo uso da força, a “ordem geral 24”.

Tudo isto quer frisar o que Anan 7 diz a Kirk durante o episodio : “We're a killer species. It's instinctive. It's the same with you.”. Somos todos assassinos, por instinto, como os personagens vão deixando claro ao longo do episodio, mas a boa noticia é que podemos conter este instinto e fazendo isto, prosperar. Neste contexto, Eminianos são o passado (ou presente, como queiram) e a Federação o futuro, que pode ser bom se trabalharmos para isto. Neste sentido a presença de Fox funciona quase que como uma “consciência”, que várias vezes negou a possibilidade do uso da força, mesmo que a lógica pudesse parecer apontar nesta direção, como quando Scott e McCoy discutem sobre o que fazer, por exemplo. Fox é esta voz, a voz que deve sempre ser ouvida antes de agirmos pelo instinto. Enfim “A Taste of Armageddon” é um clássico exemplo da mensagem otimista (e humanista) da Série Clássica, perdoem a redundância. E a equação de Kirk, que combina raiva, razão, consciência, instinto de autopreservação e sobrevivência entre tantos outros elementos resolve o assunto forçando as pessoas a resolverem seus problemas como pessoas, frente a frente, e removendo a maquina desta matemática.

Longe de ser um primor, o episodio perde muito por conta da solução adotada para a questão envolvendo a tripulação da Enterprise e Vendikar, intervencionista ao extremo. A conclusão de Kirk em momento algum tem a preocupação de respeitar o modo de vida das pessoas a quem ele deseja ajudar. Como o roteiro se encarregou de enfiar a Enterprise no meio da confusão, e sendo uma situação de vida e morte fica fácil simpatizar com o nobre  capitão mas se este mesmo raciocínio for aplicada a outras áreas, economia por exemplo, a situação fica bem mais delicada, levantando uma outra perspectiva tão importante quanto o discurso contra a guerra e contra mecanização da sociedade e que fala da auto determinação dos povos, algo ignorado neste segmento. Mas é preciso levar em consideração que Jornada é antes de tudo entretenimento a não tem (ou teve) a missão de dar as respostas a todos os problemas do mundo. Cabe a nós, seres humanos, refletirmos sobre tais questões. Mesmo assim as ações de Kirk em Eminiar 7 merecem algumas considerações.

Não foi a primeira nem seria a ultima vez que James T. Kirk chutaria o proverbial balde da famosa primeira diretriz, mas curiosamente este segmento pode ser a redenção do valente Capitão contra este tipo de acusação, e de contra peso deixar tristes aqueles que insistem em dar algum crédito a tal regulamento da Frota Estelar, senão vejamos. Logo em seu inicio quando Kirk lembra a Fox o perigo de se aproximar contra a vontade dos “Eminianos” este ordena que o capitão ignore os avisos, e por tabela, o direito a privacidade dos nativos do planeta, e tudo em nome da necessidade da Federação (Fox é civil, logo não representa os interesses diretos da Frota Estelar) de ter um porto amigo naquele setor. Em seguida Kirk declara em seu diário de bordo de forma clara e inequívoca quais são as suas ordens: “We must establish diplomatic relations at all cost.” Ou seja ignorar a primeira diretriz não é (ou não deveria  ser) um crime do qual Kirk possa ser acusado de forma tão simples, uma vez que fica claro aqui que esta é uma pratica comum em todos os escalões da Federação. O simples fato da existência da tal “ordem geral 24” é totalmente incompatível com o principio da 1º Diretriz da forma como esta nos é apresentada a partir de A Nova Geração.

Este exercício de racionalização serve somente para demonstrar mais uma vez que a tão falada primeira diretriz, objeto de milhares de debates entre os fãs da franquia, nunca foi algo levado muito a sério na TOS, uma conclusão até meio obvia, mas eventualmente ignorada por muitos.

O segmento apresenta também mais um representante civil da Federação dos Planetas, o já citado embaixador Robert Fox, dono da mesma postura pedante e intransigente de seu colega anterior, o comissário Ferris (“Galileo Seven”). Apesar de estereotipado, a presença de Fox e sua atuação parecem ter a intenção de demonstrar um efetivo controle civil sobre a Frota Estelar. Dizem que Roddenberry não queria um tom militarista para a série, mas ao apresentar os (poucos) membros civis da Federação como o lugar comum do burocrata de gabinete ele não ajudou muito a dar credibilidade a sociedade civil de seu hipotético futuro.

Outros problemas (estes de ordem técnica e que atrapalham o episodio) repousam sobre os truques de roteiro forjados para que o mesmo funcionasse.  Em primeiro lugar é muito estranho o fato de Kirk e Spock identificarem o significado do tal código 710 uma vez que, se não existe nenhum tipo de relacionamento entre a Federação e Eminiar não é provável (ou mesmo possível) que haja protocolos comuns que possam ser reconhecidos por ambos os lados, tornando o tal código 710 conversa fiada. Além disto, apesar de a Enterprise ter ficado boa parte do tempo sob ataque, e Scott ter se negado a abaixar os escudos conforme Fox ordenara, este foi teletransportado para superfície sem problemas. Estranho. De qualquer forma não deveria haver problemas mesmo, pois seria impossível para “vibrações sônicas imensamente poderosas” causarem algum dano a Enterprise, visto que a vácuo tornaria esta poderosa arma inútil. Física básica.

Mas podemos louvar a ausência de alguns clichês da Série Clássica. Desta vez Kirk não seduz a “Trek Girl da semana” (TM), e nenhum dos “camisas vermelhas” morre de forma estúpida e gratuita, apesar de não falaram uma única palavra em todo o episodio, mas permanecem vivos ao menos. Ponto positivo também para o acréscimo feito ao personagem de James Doohan, que acrescenta ao seu currículo de fazedor de milagres a característica de comandante perspicaz e eficiente tendo a seu lado o sempre companheiro McCoy, que desta vez acrescentou pouco ao conjunto da obra. Alias este segmento não apresenta grandes contribuições individuais, com Shatner  regular e Nimoy burocrático. Os convidados Gene Lyons (Robert Fox), David Opatoshu (Anan 7) e a “Trek Girl” Barbara Babcock (Mea 3) também ficaram em um nível apenas razoável. Justiça seja feita, Anan 7 pode ser considerado um daqueles “vilões com princípios” que tanto gostamos de ver em Jornada, embora sem o mesmo brilho de outros colegas de oficio.

 

Citações:

Anan 7: We have been at war for 500 years.
("Estamos em guerra há 500 anos.")
Kirk: If this is some sort of game you're playing--
("Se isto for algum tipo de jogo que você está jogando--")
Anan 7: This is no game, Captain. Half a million people have just been killed.
("Não é um jogo, capitão. Meio milhão de pessoas acabaram de ser mortas.")

Scott: That's a big planet.
("É um planeta grande.")
McCoy: Not too big for the Enterprise to handle
("Não tão grande para a Enterprise lidar.")

Scott: Diplomats. The best diplomat I know is a fully activated phaser bank.
("Diplomatas. O melhor diplomata que conheço é um banco de phaser totalmente ativado.")

Anan 7: My first impression was correct. You are a barbarian
("Minha primeira impressão estava correta. Você é um bárbaro.")
Kirk: I am?
("Sou?")
Anan 7 : Don't sound so incredulous, Captain. Of course you are. We all are.
("Não soe tão incrédulo, capitão. Claro que é. Todos nós somos.")

Spock: By now, Mr. Ambassador, I'm sure you realize that normal diplomatic procedures are ineffective here.
("Agora, Sr. Embaixador, tenho certeza de que o senhor percebe que procedimentos diplomáticos normais não têm efeito aqui.")
Fox: I've never been a soldier, Mr. Spock, but I learn very quickly.
("Eu nunca fui um soldado, Sr. Spock, mas aprendo muito rápido.")

Kirk: Still, the Eminians keep a very orderly society, and actual war is a very messy business, a very, very messy business. I had a feeling that they would do anything to avoid it, even talk peace.
("Mesmo assim, os Eminians mantêm uma sociedade bem ordenada, e a guerra de verdade é um negócio bagunçado, um negócio muito, muito bagunçado. Eu sentia que eles fariam de tudo para impedi-la, mesmo falar em paz.")
Spock: Feeling is not much to go on.
("Sentimento não ajuda muito a prosseguir.")
Kirk: Sometimes a feeling, Mr. Spock, is all we humans have to go on.
("Às vezes um sentimento, Sr. Spock, é tudo o que nós humanos temos para prosseguir.")
Spock: Captain... You almost make me believe in luck.
("Capitão... O senhor quase me fez acreditar em sorte.")
Kirk: Why, Mr. Spock, you almost make me believe in miracles.
("Bom, Sr. Spock, você quase me fez acreditar em milagres.")

 

Trivia:

Na versão original do roteiro (de Carabatsos e Hammer) a Enterprise danifica seriamente e precisando de reparos somente realizáveis em Eminiar VII, entre em órbita contra a vontade do governo local e Kirk se transporta ao solo, só para descobrir sobre a guerra (nos moldes apresentados na versão filmada) com um planeta vizinho. Nesta versão Mea também é declarada uma baixa e planejava se casar com Sar. Kirk destrói o computador arriscando severo envenenamento radioativo. Nesta versão não era feita nenhuma menção em deixar diplomatas para trás para ajudar nas negociações de paz.

Os trajes dos Eminianos e alguns cenários são remanescentes de “What Are Little Girls Made Of?” Os adereços dos desruptores dos Eminianos são à base dos adereços dos desruptores Klingons

David
Opatoshu pode ser visto em participações em series famosas como: “Nação Alien”, “Buck Rogers”, “Ilha da Fantasia”, “A Mulher Biônica”, “Kojac”, “S.W.A.T”, “Havaí 5-0”, “Daniel Boone”, “Missão Impossível” etc.

 Barbara Babcock participou dos episódios: “The Squire of Gothos” fazendo a voz da mãe de Trelane, “Assignment: Earth” como a voz do computador Beta 5, “The Tholian Web” como a voz do comandante Loskene, “Plato's Stepchildren” como Philana e “The Lights of Zetar” como a voz dos Zetarianos. A atriz, que participou de séries como “Logan’s Run”, “Taxi”, “Cheers”, “Dallas” e “Chicago Hope” ganhou um Emmy (o Oscar da TV) por sua participação na série “Hill Street Blues” (1981) e mais recentemente pôde ser vista no filme “Space Cowboys”.

 O ator Sean Kenney que esteve presente como tenente DePaul também em “Arena”, participou do episodio “The Menagerie” como o incapacitado Cristopher Pike.

 Elementos do cenário de Eminiar 7 foram reutilizados para representar o planeta Scalos em “Wink of an Eye”.

No dia em que este episódio foi ao ar pela primeira vez, as forças americanas no Vietnã receberam reforço de 414 mil homens. 

 

Ficha técnica:

História de Robert Hammer e Gene L. Coon
Direção de Joseph Pevney
Exibido em 23/02/1967
Produção: 23

Elenco:

William Shatner
como James Tiberius Kirk
Leonard Nimoy
como Spock
DeForest Kelley
como Leonard H. McCoy
Nichelle Nichols como Uhura
George Takei como Hikaru Sulu



Elenco convidado:

David Opatoshu como Anan 7
Gene Lyons como Embaixador Robert Fox
Barbara Babcock como Mea 3
Miko Mayama como Tamura
David L. Ross como Tenente Galloway
Sean Kenney como Tenente DePaul
Robert Sampson como Sar 6

Episódio anterior  |  Próximo episódio