Série Clássica
Temporada 2

Análise do episódio por
Carlos Santos



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Jornada no tempo de Al Capone

Episódio anterior  |  Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 4598

A USS Enterprise vai a Sigma Iotia II, investigar uma possível contaminação causada pela presença de humanos que visitaram o planeta cem anos antes, a bordo da USS Horizonte, perdida na viagem de volta. Após fazer contato com o chefe de um dos “governos” locais, uma pessoa chamada Bela Oxmyx, Kirk, Spock e McCoy descem ao planeta.  Os três descem no meio de uma movimentada rua de uma cidade muito similar ao planeta Terra em seus anos vinte, e notam, além desta inusitada semelhança, que muitas pessoas andam armadas com metralhadoras nas ruas.

Dois homens aproximam-se da equipe de desembarque com armas apontadas para o grupo da Frota Estelar, remove seus fasers e comunicadores e informam que os estão levando para seu encontro com Bela Oxmyx, mas assim que começam a andar, o grupo é atacado por homens que abrem fogo de dentro de um carro que passa em alta velocidade. Um dos homens do comitê de “boas vindas” devolve o fogo, mas o outro é atingido e morto.

Após a troca de tiros, Kalo, o capanga sobrevivente, ordena a Kirk e seus homens, ainda atônitos com o que aconteceu, que continuem andando, aparentemente sem demonstrar surpresa com o ataque sofrido. O grupo finalmente encontra Oxmyx. Este é informado por Kalo sobre o atentado contra eles, e imediatamente ordena um ataque em retaliação ao suposto responsável, o chefão rival Jojo Krako.

Na sala de Oxmyx Spock encontra a suposta fonte da contaminação. Em um atril repousa um livro cujo titulo, “Gângsteres de Chigago nos Anos Vinte”, dá a exata percepção do que teria levado aquela sociedade a desenvolver o padrão cultural por eles encontrado. O livro deixado para trás pela tripulação da Horizonte é tratado como uma relíquia Sagrada pelo povo do planeta, que a partir dele, organizou toda a sua cultura, uma cultura onde os chefes do governos são chefes de territórios controlados pela força das armas.

Após mandar Kalo atrás de Krako, Oxmyx volta a sua atenção para Kirk. Ele quer que o capitão lhe forneça “aquecedores” (fasers) para que ele possa sobrepujar os outros “chefões” e dominar todo o planeta, o que obviamente é recusado pelo capitão.  Oxmyx então ameaça matá-los se Kirk não mudar de idéia e lhe dá um prazo de 8 horas para reconsiderar. Os três homens da Frota Estelar são presos, enquanto Oxmyx entra em contato com a Enterprise usando um dos comunicadores retirados do grupo de desembarque. No comando está Scotty, que apesar de ter alguma dificuldade para entender palavreado singular do “chefão”, consegue perceber que Kirk e seu grupo estão em apuros.

Neste meio tempo, Kirk observa os capangas de Bela jogando pôquer. Com a desculpa de ensiná-los um jogo novo de cartas, o “Fizzbin”, ele se aproxima dos homens, distraindo-os explicando as regras do suposto jogo inventado pelo capitão. Com a distração os três conseguem surpreender e atacar os homens que os vigiavam, fugindo.

Kirk ordena a Spock e McCoy que vão até a radio local e usem o equipamento para enviar uma mensagem para a Enterprise, enquanto ele vai procurar Oxmyx. Os dois primeiros conseguem fazer contato com a nave e retornar para a Enterprise, mas Kirk é capturada por homens do rival de Bela, Jojo Krako's. Este oferece a Kirk o mesmo acordo que Oxmyx havia oferecido, mas está disposto a dar um percentual de um terço dos lucros a Kirk. O capitão obviamente rejeita a proposta de Krako e tenta negociar uma solução pacifica para o problema, mas não tem sucesso.

De volta a Enterprise Spock e McCoy pensam em como libertar o capitão, quando Oxmyx entra em contato oferecendo-se para ajudar a resgatar Kirk. Spock concorda e retorna ao planeta com McCoy apenas para serem capturados novamente por Oxmyx. Enquanto isto Kirk consegue fugir de Krako, segue até o escritório de Bela e surpreende os guardas que tomavam conta de seus amigos. Após tomar as roupas e as armas dos homens de Oxmyx Kirk e Spock deixam McCoy vigiando o grupo e retornam para o território de Krako. Lá contam com a ajuda de um garoto local para enganar os dois guardas e entrar no prédio, mas apesar da surpresa, são presos novamente por Krako.

Mesmo assim, Kirk consegue inverter a situação. Ele diz a Krako que a partir daquele momento, a Federação estará assumindo a operação no planeta, criando uma espécie de sindicato, liderado por um iotiano, que responderá a Federação. Sob ordens de Kirk, Scott transporta Krako a bordo da nave, que fica atônito quando se vê na sala de transporte da Enterprise sem aviso.

Em terra, Spock e Kirk voltam ao escritório de Bella, e começam a transportar todos os “chefes” territoriais para o prédio, sem saber que os homens de Krako preparam um ataque em retaliação. Com todos os chefes presentes, Kirk lidera uma reunião que pretende definir as regras da “operação”, e quando tudo parece encaminhado, Bella e Krako demonstram duvidas sobre a poder  que Kirk diz ter. Para piorar as coisas, os homens de Krako chegam e começam um tiroteio na rua com os homens de Oxmyx.

Krako se aproveita da situação para retomar as armas e subjugar Kirk e seus homens mais uma vez. Mesmo assim, Kirk consegue convencer Krako a deixá-lo falar pela ultima vez com a nave, e ao fazê-lo, ordena a Scott que dispare uma carga de tonteio nas coordenadas onde o tiroteio esta em andamento. Ao ver os homens na rua caídos após o disparo da Enterprise, todos passam a acreditar nas ameaças de Kirk e aceitam a criação do sindicato, que será liderado por Bella, deixando claro que a Federação enviará uma nave uma vez por ano para recolher a sua parte.

De volta a Enterprise, Spock e McCoy estão discutindo as particularidades da solução adotada por Kirk, quando McCoy revela que acredita ter deixado o seu comunicador no planeta. Kirk acredita que se encontrado pelos Iotianos, estes poderão usar o conhecimento adquirido para exigir “Um Pedaço da Ação” da Federação.

 

Comentários:

Não há outra maneira de definir “A Piece of the Action”, a não ser como pura diversão, literalmente falando. A partir do mote da Primeira Diretriz, a situação criada e vivenciada pelos Gangsteres Kirk, “Spocko” e “Sawbones” é tão surreal quanto hilária, afinal nada mais peculiar que encontrar uma sociedade baseada no velho “Gangsterísmo” terrestre nos confins da galáxia.

Esta é a típica aventura da Série Clássica onde é necessário ao espectador sentar, fechar os olhos e saborear o prato. Os mais céticos ou rígidos perderão a oportunidade de aproveitar cinqüenta minutos de diversão, forjados para agradar a paladares mais ecléticos, porém ainda assim, sofisticados.

A diretiva de não intervenção sempre foi uma das questões mais controversas de Jornada nas Estrelas, mas embora ela tenha sido criada na Série Clássica, ela só passou a ser levada a ferro e fogo na Nova Geração. Enquanto isto, Kirk sempre se permitiu certa flexibilidade quanto a isto. Mesmo assim, tal postulado quando citado sempre foi encarado de forma mais séria (se respeitado ou não ai já é outra questão) mesmo na Série Classica.

Neste segmento, eles rasgam o livro (não o dos Gângsteres, que fique claro), e usam esta diretriz puramente com o objetivo de fazer rir, e dá certo. Toda a questão sobre a contaminação causada pela “gangue” da Horizon nunca é tratada de forma realmente séria por Kirk e seus homens, (embora sua missão seja justamente investigar a contaminação cultural causada pelos visitantes anteriores), o que acaba fazendo “A Piece of the Action” uma das melhores peças de humor da Série Clássica, e um dos seus clássicos.

Tal falta de compromisso com alguma seriedade é notada logo no inicio, quando Kirk faz contato com o “chefão” e se mostra um tanto quanto inseguro ao tentar explicar como e porque a Enterprise está ali, cem anos depois da partida da Horizon. Os diálogos a bordo da Enterprise antes mesmo do grupo descer já deixam claro o tom leve e caricato que toda a trama seguiria.

Descer no meio de uma rua que mais parece a Terra dos anos 20, ao lado de um hidrante amarelo e um banco velho, e quase ser atropelados por um Ford modelo “T” é só o inicio da brincadeira. Tal cenário confere certo ineditismo ao episodio, e é claro, ajudou a Paramount a economizar uns trocados usando o cenário de outra série de TV. As expressões quase caipiras do trio, ao perceber duas metralhadoras apontadas em sua direção também são peculiares, uma vez que nossos heróis já lidaram com situações similares (e piores) antes. Notem que até então eles parecem não se sentir realmente ameaçados, situação que só muda após o tiroteio a lá “Poderoso Chefão” que aconteceria em seguida.

O roteiro provê situações inusitadas, e diálogos hilários. Cenas como a primeira comunicação (!?) de Oxmyx com Scott, onde nosso competente engenheiro encontra enorme dificuldade para compreender o palavreado usado por este. Outra cena famosa em toda galáxia é a tentativa de Kirk de ensinar o “Fizzbin” para os capangas de Oxmyx. É delicioso ver nosso esperto capitão criar as regras do fictício jogo ao mesmo tempo em que as ensina a Kalo, tendo Spock e McCoy como observadores incrédulos. Para quem não tem emoções, a expressão de Spock é sensacional, principalmente quando Kirk pede que este calcule quais as chances de se conseguir um “Fizzbin Real”. Hilário.

Outra cena digna de registro é quando Spock explica a McCoy como é fácil fazer contato com a Enterprise usando o equipamento primitivo de radio, para em seguida captar um radio local, sob o olhar satisfeito de “sawbones”, que nunca perde uma oportunidade de tripudiar com o Vulcano “Spocko”.

Mas a partir do momento em que Kirk “entra no clima” o segmento assume totalmente, sem vergonha e sem pudor, o seu lado caricato. Surge então outra cena clássica entre os fãs. A tentativa de Kirk, acompanhado de Spock, ambos devidamente trajados, de dirigir um flivver é maravilhosamente divertida, assim como retorno dos dois no mesmo automóvel. Se Spock pudesse demonstrar emoções, certamente estaria apavorado.

Apesar do louvável esforço realizado pelos dubladores neste segmento, “A Piece of the Action” é em episodio que precisa e merece ser assistido com som original, uma vez que grande parte do seu charme vem da interpretação também caricata de Shatner, bem como dos diálogos cheios de jargões e gírias típicas de filmes de Gângsteres. Não há como aproveitar todo o potencial do segmento sem o som original, e infelizmente, nem mesmo as legendas conseguem dar o tratamento correto ao roteiro.

Shatner faz um bom e convincente trabalho aqui, talvez por que o texto exija uma certa dose de exagero, algo que em que o ator geralmente tem facilidade. Nymoy está impagável totalmente desconcertado ao lado do gangster Kirk, e Kelley  atua bem ao lado dos dois, porém sem o mesmo destaque. Embora “o pedaço de ação” destinado a James Dohan neste segmento seja pequeno, o ator aparece muito bem quando requisitado, mostrando mais uma vez sua grande capacidade. Apesar de seu pouco tempo em tela, suas intervenções são sempre bem sucedidas, e totalmente em sintonia com a proposta do segmento. Scott querendo colocar “galochas de concreto” em Krako foi demais.

Os atores convidados, Anthony Caruso (Bela Oxmyx) e Vic Tayback (Jojo Krako) dão um show à parte, com destaque para Tayback, entretanto mais uma vez tal destaque só é percebido na trilha de áudio original. De qualquer forma os dois fazem boa companhia ao elenco regular.

Em nome da proposta humorística do segmento, diversas concessões são feitas aqui. Pode-se destacar a ridícula captura de McCoy e Spock após estes terem conseguido retornar a nave. Além disto, nem mesmo a intenção de não contaminar ainda mais os “indígenas”, justificam o retorno dos dois sem levar pelo menos um par de red Shirts com eles, numa demonstração demonstra uma ingenuidade abissal por parte de Spock em relação aos “indígenas”.

Alias, as diversas seqüências de captura do trio a certa altura começam a cansar um pouco. Tudo bem que todo o contexto do segmento, desde a trama até a caracterização dos personagens bebe desta ingenuidade para sobreviver, mas algo um pouco menos infantil cairia bem ao menos nesta situação.  As habilidades de luta de McCoy também são extrapoladas. Nosso bom médico, que sempre demonstrou total incompetência na arte do combate corpo a corpo, neste episodio age com precisão cirúrgica (desculpem, mas o autor não resistiu) ao derrubar um dos capangas de Krako usando apenas as mãos. Mas, como bem disse Spock, a Lógica não se aplica a questão em Sigma Iotia, logo é possível fazer vista grossa a estes desvios de conduta, em nome da boa  diversão.

O segmento tem diversos adornos, como “assistentes” mudas, belas e mortais por todo o lado, surreais placas indicativas e cartazes dos chefões nas entradas de seus “escritórios” (coisas digna do Batman de Adam West) e passa longe de qualquer compromisso moralista, tanto que a solução final de Kirk totalmente pitoresca e inusitada, para dizer o mínimo, é tratada em tom de pura brincadeira, bem como o fato de McCoy ter deixado seu comunicador no planeta.

Em resumo, um episodio excelente para relaxar, e que vale a pena ser revisitado sempre, como promessa de diversão garantida.

 

Citações:

Krako: "I got rights!
("Eu tenho direitos!")
Scotty: "You got nothin'! Now you mind your place, mister, or you'll... you'll be wearin' concrete galoshes."
("Você não tem nada! Agora você permaneça em seu lugar, senhor, ou irá, irá vestir Galochas de concreto
?")
Krako: "You mean cement overshoes?
("Você quer dizer Sapatos de cimento?")

Spock: "Captain, you are an excellent Starship commander. But as a taxi driver, you leave much to be desired."
("Capitão, o senhor é um excelente comandante de nave estelar. Mas como motorista de táxi, você deixa muito a desejar.")

Spock: "Logic and practical information do not seem to apply here."
("Lógica e infor
mação prática não se aplicam aqui.")
McCoy: "You admit that?"
("Você admite isto?
")
Spock: "To deny the facts would be illogical, Doctor."
("
Negar os fatos seria ilógico, doutor.")

 

Trivia:

A versão original do roteiro deste episodio chamava-se  "Mission Into Chaos".

Nesta versão, Kirk tinha a missão de negociar um tratado com o planeta Dana Iotia 2, localizado na Fronteira Romulana. Os romulanos também procurariam Oxmyx com a mesma intenção, e Oxmyx acabaria por desafiar tanto a Federação quanto o Império Romulano.

Este é o segmento onde Walter Koenig (Chekov) tem sua menor fala. Apenas uma frase na abertura do episódio.

A expressão "Flivver", usada por Spock em relação ao automóvel usado por Kirk, é uma expressão antiga americana para um carro barato, entre eles os primeiros modelos Ford, largamente utilizados neste segmento).

USS Horizon: Embora não seja canônico, é de consenso comum que a Horizon seria uma nave da classe Daedalus.

David Gerrold escreveu uma seqüência para este episodio, para ser usado na TNG, onde o a tripulação de Jean Luc Picard visitaria Sigma Iotia. Nesta visita eles constatariam as mudanças ocorridas no planeta em função da descoberta do comunicador deixado no planeta por McCoy. Além das mudanças técnicas, agora os Iotianos haviam se transformado em replica da Frota Estelar, com tecnologia idêntica a época de Kirk e ao invés de ternos, todos usavam uniformes da Frota. Esta idéia quase foi reciclada para uso em Deep Space Nine, mas acabou sendo abandonada em favor do roteiro que acabou vindo a se tornar o episodio clássico “Trials and Tribble-ations”.

Anthony Caruso: (Bela Oxmyx) Nascido no dia  7 de Abril de 1916, Caruso trabalhou em mais de cem filmes ao longo de sua carreira, quase sempre como vilão da historia. Entre os trabalhos do ator destaca-se a sua participação no seriado Gunsmoke, onde ele interpretou 14 personagens diferentes entre os anos de 1955 a 1975, período em que a série foi exibida. Caruso faleceu em 4 de Abril de 2003.

Vic Tayback: (Jojo Krako) Tayback voltaria a trabalhar com Willian Shatner em um episodio da série "T.J. Hooker" (exibida no Brasil como “Carro Comando, pela Rede Globo”).  A ator chegou a ter papeis recorrentes em series policiais : como "Griff" (1973-1974), e "The Streets of San Francisco" (São Francisco Urgente) (1972-1973).

Em 1971, William Shatner voltaria a representar um gangster, numa participação especial em "Mission: Impossible", no episodio chamado “Encore”. Leonard Nimoy então fazia parte do elenco fixo da série.

 

Ficha técnica:

Escrito por David P. Harmon e Gene L. Coon
Direção de James Komack
Música de Sol Kaplan e Fred Steiner
Exibido em 12 de janeiro de 1968
Produção: 49

Elenco:

William Shatner
como James Tiberius Kirk
Leonard Nimoy
como Spock
DeForest Kelley
como Leonard H. McCoy
Nichelle Nichols como Uhura
George Takei como Hikaru Sulu

Elenco convidado:

Anthony Caruso como Bela Oxmyx
Vic Tayback
como Jojo Krako
Lee Delano
como Kalo
Steven Marlo
como Zabo
John Harmon
como Tepo
Buddy Garion como Karf
Jay Jones
como Mirt

Episódio anterior  |  Próximo episódio