Série Clássica
Temporada 3

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Segmento fecha a série com catastrófica
abordagem sobre a questão feminista

Episódio anterior

Sinopse:

Data Estelar: 5928.5.

A caminho de Beta Aurigae, a Enterprise recebe um chamado de socorro vindo de Camus II. Um grupo de descida vai ao planeta para descobrir apenas dois sobreviventes, Janice Lester e um médico chamado Coleman. Eles contam que todos os outros foram mortos por radiação de celebium. E Janice está quase tendo o mesmo fim, com a saúde seriamente debilitada.

Kirk fica surpreso ao encontrar Lester no planeta. Em tempos pregressos, o capitão esteve envolvido romanticamente com a pesquisadora. Os dois só se separaram por causa da intensa frustração de Lester, que nunca conseguiu o comando de uma nave estelar, pelo que ela acreditava ser uma questão de sexismo. Com os anos, ela desenvolveu um intenso ódio por Kirk, mas o capitão não tinha conhecimento disso.

Ainda no planeta, Kirk se senta a sós com ela, relembrando os velhos tempos, sem desconfiar do que ela poderia estar tramando. Quando ele menos espera, é subitamente capturado por um estranho equipamento alienígena encontrado em Camus II. Ele faz com que Janice e Kirk troquem de corpos. A personalidade do capitão passa ao corpo da mulher, enquanto ela toma seu corpo, tornando-se finalmente capitã de uma nave estelar.

O novo Kirk, ocupado por Janice Lester, tenta matar sua vítima, mas não consegue. Todos são levados de volta à Enterprise, e McCoy leva Lester, com o verdadeiro Kirk preso em seu corpo, à enfermaria para tratamento. Assim que Janice desperta, ela tenta convencer a todos de que na verdade é o capitão Kirk, preso no corpo da mulher. Em contrapartida, Janice, com o corpo de Kirk, toma o controle da nave e muda o curso para a colônia Benecia. Lá ela planeja abandonar seu corpo com a personalidade de Kirk presa nele, eliminando qualquer chance de uma restauração das pessoas a seus corpos originais.

A tripulação entretanto começa a suspeitar do comportamento irriquieto de Kirk e, quando Spock tenta questioná-lo, ele o acusa de um motim. A tripulação sênior percebe que há algo de errado quando Kirk decide não só promover um julgamento dos amotinados, como condená-los à morte. Com base nisso, eles afastam Kirk, com a personalidade de Janice, de suas ocupações.

O elo da transferência acaba se enfraquecendo e Kirk pode retornar a seu corpo, e o mesmo ocorre com Lester. Janice ainda tenta fazer um último ataque a Kirk, mas acaba caindo aos prantos. O dr. Coleman, apaixonado por Janice, pede autorização para cuidar dela. A Enterprise e sua tripulação deixam os dois e voltam à sua missão original.


Comentários:

Se "Turnabout Intruder" não consegue ser nem um bom episódio per se, o que não se dirá de carregar a responsabilidade de fechar a terceira temporada --e por consequência a série-- da versão clássica de Jornada nas Estrelas.

Baseado em uma história de Gene Roddenberry, o episódio tenta abordar a questão do feminismo e das dificuldades de uma mulher num mundo estruturado pelo domínio do homem sobre a mulher. A forma é bem Roddenberryana, com total falta de sutileza na hora de estabelecer os temas e a direção do episódio. Em compensação, em termos de conteúdo, o episódio é uma vergonha para o legado supostamente "progressista" da Série Clássica.

Dificilmente alguém conseguiria conceber um episódio mais machista que esse para tratar do feminismo. A tal da Janice Lester é uma doida varrida, uma mulher que odeia ser mulher, e não que acredita que as mulheres deveriam ser equiparadas aos homens. Ela vê como solução para o problema do domínio masculino a conversão dela mesma em um homem, em vez de lutar pela igualdade de direitos entre os sexos. Patético.

Além disso, as próprias falas dos personagens, especialmente as de Kirk, denotam um sexismo intenso. Parece mesmo que ninguém ali acreditava na viabilidade ou na lógica do sufrágio universal.

Para completar o quadro catastrófico, não haveria forma mais caricata de lidar com o capitão Kirk do que colocá-lo no corpo de uma mulher. As duas interpretações, tanto de Sandra Smith como Kirk quanto de William Shatner como Janice Lester, são exemplos excepcionais de comédia involuntária de primeiro nível. E, conhecendo Shatner como conhecemos, o espanador de cenários por definição, nem poderíamos esperar menos dele, interpretando aquela maluca neurótica. Kirk esperneando e condenando seus oficiais à morte é hilário.

Talvez o único ponto positivo deste episódio seja o espírito de união da tripulação sênior da nave, que se une a Spock para tirar o Kirk falso do comando, apesar da aparentemente absurda afirmação de que Lester estava ocupando seu corpo.

Do ponto de vista da direção, o trabalho de Herb Wallerstein é bastante interessante. Dentro do que era esperado do episódio, ele consegue trazer à tona os melhores ângulos, e as cenas, embora sejam patéticas em termos de conteúdo, conseguem manter ritmo e a história flui com razoável presteza.

Os efeitos especiais se limitam à nem um pouco impressionante transferência das essências de Kirk e Lester para os corpos um do outro, logo no início. Nada que realmente impressione ou mesmo se equipare a outros efeitos visuais vistos na Série Clássica ao longo das três temporadas.

Não fosse o clima existente nos sets de que aquele seria o último episódio da série (que parece transparecer no semblante dos atores durante o segmento, invocando um inevitável senso de nostalgia na audiência), provavelmente "Turnabout Intruder" seria o pior episódio de Jornada, batendo até "clássicos" como "Spock's Brain" e "The Alternative Factor". Graças ao fato de ser o último, o episódio se salva por um fator que muito bem poderia ser chamado de "coeficiente de nostalgia".

Mal sabiam os produtores, atores e escritores que esse era só o fim do primeiro capítulo, em um longo livro que já acumula histórias de quase quatro décadas...


Citações:

Kirk (no corpo de Lester) - "Intense hatred of her own womanhood made life with her impossible."
("Seu ódio intenso por sua feminilidade tornou a vida com ela impossível.")

Lester (no corpo de Kirk) - "Youth doesn't excuse everything."
("Juventude não desculpa por tudo.")

Kirk - "She could have had as fulfilling a life as any woman. If only... if only."
("Ela poderia ter uma vida tão plena quanto qualquer mulheres. Se ao menos... se ao menos.")


Trivia:

A aparição do tenente Galloway neste episódio é sem dúvida fruto de um milagre. O tripulante já havia sido vaporizado no episódio "The Omega Glory", da segunda temporada.

A oficial de comunicações Angela, que aparece aqui no lugar de Uhura, havia cumprido o mesmo papel em duas outras ocasiões, nos episódios "Balance of Terror" e "Shore Leave".

"Turnabout Intruder" foi o último episódio filmado da Série Clássica e também o último exibido, em 3 de junho de 1969. Na verdade, levou quase três meses inteiros antes que ele fosse exibido. O inédito anterior, "All Our Yesterdays", havia ido ao ar em 14 de março.

As filmagens do episódio foram concluídas em 9 de janeiro de 1969. As últimas cenas filmadas foram as em que Kirk e Lester trocam de corpos, no equipamento alienígena de Camus II.

"Este episódio é a primeira e única tentativa que fizemos de lidar com a questão do feminismo", comenta Leonard Nimoy. "Eu concordo que esse episódio não faz justiça ao movimento. Ele argumenta que a senhorita não recebeu uma nave estelar simplesmente porque era incapaz de lidar com o comando. Isso na verdade levanta a questão. Se ela tivesse sido capaz, ela teria uma nave estelar?"

Nimoy não entendeu qual foi a dos produtores ao selecionar este episódio para a série. "O problema com que estamos lidando aqui é que o personagem da dra. Lester é criado como um personagem para ser derrubado. Ela é projetada como uma assassina furiosa, odiosa e histérica. É curioso. Por que os produtores e escritores iriam escolher essa história? Eles estavam interessados em explorar a questão de preconceito contra as mulheres? Eles estavam de fato sendo pegos em sua própria concepção mental sobre mulheres serem desqualificadas para o comando e com isso demonstrando esse ponto de vista ao nos dar esse personagem feminino particular? Ou eles realmente achavam que estavam fazendo uma espécie de manifesto? Só imagino."

 

Ficha técnica:

História de Gene Roddenberry
Roteiro de Arthur H. Singer
Direção de Herb Wallerstein

Exibido em 03/06/1969
Produção: 79

Elenco:

William Shatner
como James Tiberius Kirk
Leonard Nimoy
como Spock
DeForest Kelley
como Leonard H. McCoy
James Doohan
como Montgomery Scott
George Takei
como Hikaru Sulu
Walter Koenig
como Pavel Andreievich Chekov



Elenco convidado:

Sandra Smith como dra. Janice Lester
Harry Landers como dr. Arthur Coleman
Majel Barrett como Christine Chapel/voz do computador
Barbara Baldavin como oficial de comunicações Angela
David L. Ross como tenente Galloway
John Boyer como guarda

Episódio anterior