Voyager
Temporada 3

Análise do episódio por
Daniel Sasaki



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Neelix se torna inútil para a Voyager e 
acaba se convertendo em criminoso

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: desconhecida

Neelix acha que sua utilidade para a tripulação pode estar chegando ao fim quando a USS Voyager se aproxima da Expansão Nekrit, uma vasta região do espaço sobre a qual sabe pouco. Já que ele supostamente é o expert em quadrante Delta, determina-se a encontrar um mapa detalhado da área. Ele sugere que seja feita uma escala em uma estação espacial localizada à beira da Expansão, onde Janeway, Chakotay e Paris negociam suprimentos. Enquanto o fazem, Neelix reencontra Wixiban, um antigo amigo Talaxiano que havia sido preso por um crime no qual ele e Neelix haviam participado anos antes.

Wix oferece a Neelix ajuda para encontrar um mapa e pergium, um raro artigo de que a engenharia precisa. Os itens podem ser obtidos em troca de alguns suprimentos a que Wix tem acesso. Neelix toma emprestada uma das naves auxiliares da Voyager para entregar os suprimentos, mas quando chegam ao local da troca acontece uma briga e Wix acaba matando o seu contato, Sutok, com um feiser da Frota que havia pego na nave auxiliar.

Escapando, Neelix percebe que Wix o usou para fazer um acordo ilegal envolvendo substâncias narcóticas. Sentindo que deve um favor a Wix pelo tempo que o amigo pagou na prisão, Neelix concorda em permanecer quieto diante do assassinato. Quando Bahrat, o gerente da estação, diz a Janeway que uma arma da Federação estava envolvida no crime, inicia-se uma investigação. Os problemas de Neelix só ficam piores quando Wix insiste que ele deve roubar plasma de dobra da Voyager para pagar os traficantes, cuja mercadoria foi roubada pela gangue de Sutok durante a briga.

Mais tarde, Neelix encontra Wix e admite que não conseguiria roubar nada da Voyager. Ao mesmo tempo, Bahrat prende Paris e Chakotay pelo assassinato de Sutok. Não aceitando que seus amigos paguem por algo que não fizeram, Neelix convence Wix a contar a verdade a Bahrat. Depois de ouvir a confissão, o gerente permite que a dupla arme uma cilada para o principal traficante, Tosin. A trama funciona e Tosin é preso. Apesar de Janeway se zangar com Neelix por ter envolvido a tripulação em atividades ilícitas, ela compreende que ele foi motivado por uma tentativa desencaminhada de ajudá-los. Em vez de ordenar que deixe a nave, ela o sentencia a escovar os tubos exaustores por duas semanas.

 

Comentários:

"Fair Trade" é um dos poucos episódios voltados para Neelix e o segundo a mostrar o passado do personagem (o primeiro tinha sido "Jetrel"). O passado apresentado é sombrio, o que vem como surpresa pois até então o Talaxiano tinha sido o ser mais limpo que a Voyager encontrou no quadrante Delta. 

Com o passar dos anos, Neelix se tornou um porto seguro para os membros da tripulação e, como a própria capitã disse, um dos "conselheiros em quem ela mais confiava". Pode-se imaginar a surpresa dela ao descobrir que ele estava por trás do crime da estação.

O episódio pode não ter agradado a muitos (Neelix é famoso por não ser um dos favoritos de público), mas foi bem construído. Desde o início, são mostrados os fatos que levaram Neelix a fazer o que fez. Através do olhar aterrorizado diante da Expansão Nekrit, o telespectador entende a razão de seu medo. O próprio Neelix sabia que a Voyager não precisava de um cozinheiro ou embaixador. Ele não tinha idéia do que lhe aconteceria quando suas funções como guia chegassem ao fim. Esse sentimento só se intensificou quando a busca por uma outra posição a bordo mostrou-se mal-sucedida.

Agora, a maneira como o personagem foi mergulhando cada vez mais em mentiras provou que ele tem sérios problemas com a auto-estima e como pensa de forma limitada --quase infantil--, chegando às vezes a irritar o telespectador. Convivendo com a tripulação por quase três anos, ele já deveria saber que a capitã não o abandonaria simplesmente pelo fato de ele não poder mais guiar a Voyager pelo quadrante Delta. Aliás, isso já deveria ter acontecido há mais tempo. 

Só um parêntese: a Expansão Nekrit já é um sinal de como a série vai mudar nos próximos episódios. Só agora a nave está entrando em espaço desconhecido, e a primeira surpresa promete...

Janeway mostrou toda a sua capitania em "Fair Trade". A presença de comando foi sensacional, tanto no modo de lidar com a investigação de Bahrat quanto na reprimenda a Neelix. Ela compreendeu os motivos que o levaram a mentir, mas nem por isso deixou tudo passar em brancas nuvens. Como todo membro da tripulação, ele cumpriria uma pena. Para ele, a repreensão não vem como um castigo, mas como um alívio.

A interação entre Neelix e Paris também foi interessante. O diálogo não só enriqueceu a história, como acrescentou muito na construção da relação entre os dois. Quisera o fã que houvesse mais momentos como esse, presenciados apenas em "Parturition" e "Investigations".

Sobre Wix, não há muito o que falar. A impressão que se tem é que, enquanto contrabandistas, ele e Neelix se davam muito bem. O problema é que Neelix não é a mesma pessoa. Ele deu uma sossegada e prosperou na Voyager. Wix parece sentir inveja disso, apesar de a série sugerir algo diferente; que ele não conseguiria mudar sem a ajuda de Neelix e que, no fim, era Wix que tinha uma dívida maior. Afinal, como Neelix disse durante o confronto com os traficantes, há coisas piores do que a morte.

Um outro destaque de "Fair Trade" é Vorik. Não que ele faça muita coisa, mas é que até agora não tinha sido estabelecido pela série que havia outros Vulcanos a bordo, além de Tuvok. Vorik crescerá bastante neste terceiro ano. A questão do Pon Farr, por exemplo, a qual muitos imaginavam que enfocaria Tuvok, foi abordada com ele. Nada a ver com o fato de o ator, Alexander Enberg, ser filho da produtora da série...

O resto da história é bastante comum. Foi legal ter visto uma estação espacial. Deveriam aparecer mais delas na série. É difícil acreditar que existam poucas no quadrante Delta. Elas explicariam de onde vêm os suprimentos que a tripulação obtém para manter a Voyager funcionando, principalmente depois de batalhas como aquelas com os Kazons.

 

Citações:

Bahrat - "Do you agree with these conditions?"
("Você concorda com estas condições?")
Janeway - "Evidently I have no choice."
("Evidentemente eu não tenho escolha.")

Paris - "Pleasant fellow."
("Sujeito agradável.")

Neelix - "The people on Voyager are my friends. I can't steal from them."
("As pessoas na Voyager são meus amigos. Não posso roubar deles.")

Neelix - "Voyager is a wonderful place to be. People here are very fortunate."
("A Voyager é um ótimo lugar para estar. As pessoas aqui são sortudas.")

Janeway - "I won't allow members of my crew to be condemned by a crime they did not commit."
("Eu não permitirei que membros da minha tripulação sejam condenados por um crime que não cometeram.")

 

Trivia:

int.jpg (476 bytes) Aqui é estabelecido que a região do espaço onde a Voyager está entrando é o limite do território conhecido por Neelix.

int.jpg (476 bytes) Na época, alguma incerteza rondava a perspectiva de como os produtores iriam lidar com o papel de Neelix na série dali em diante. Ethan Phillips comentou a questão: “Acho que os produtores estão tratando disso enquanto falamos. Eles tentarão encontrar alguma coisa para ele fazer para que seja indispensável como era enquanto guia. Ainda não sei o que é, mas acho que tem a ver com garanhão sexual...”

int.jpg (476 bytes) O consultor científico e autor, Andre Bormanis, foi perguntado sobre sua forma de criar histórias. Ele parte da premissa científica ou de um enredo atraente? ”Depende da história. 'Fair Trade' falou muito dos personagens: Neelix se envolvendo com um antigo amigo que o arrastou para negócios sujos em uma estação espacial. A ciência exigida para aquela história foi mínima."

int.jpg (476 bytes) “Fair Trade” marca a primeira aparição de Vorik, um Vulcano que será importante personagem secundário na terceira e quarta temporadas de Voyager. O ator, Alexander Enberg, filho da produtora Jeri Taylor, já havia participado de Jornada como o jovem repórter de “Time’s Arrow, Part II” (A Nova Geração) e como o tenente Taurik (“Lower Decks”, do sétimo ano de A Nova Geração). Também é creditado em séries como Lois & Clark, NYPD Blue, V.I.P. e The Invisible Man. Em filmes, recentemente apareceu em Panic e America’s Sweethearts. O personagem Vorik marcou tanto a série, que Enberg reprisou seu papel no jogo para computador "Star Trek: Voyager – Elite Force".

 

Ficha técnica:

História de Ronald Wilkerson & Jean Louise Matthias
Roteiro de Andre Bormanis

Direção de Jesus Salvador Trevino
Exibido em 08/01/1997
Produção: 056

Elenco:

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B'Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Jennifer Lien como Kes
Ethan Phillips como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Garrett Wang como Harry Kim

Elenco convidado:

James Nardini como Wixiban
Carlos Carrasco como Bahrat
Alexander Enberg como Vorik
Steve Kehela como Sutok
James Horan como Tosin

Episódio anterior   |   Próximo episódio