Como o Trek Brasilis é feito

Mesmo na era da informatização e da automatização, as idéias ainda não se concretizam sozinhas. Logo abaixo você descobre como e com que ferramentas o Trek Brasilis deixou de ser uma idéia e se tornou uma realidade no mundo virtual.

1 - Quantos e que "tipos" de página o TB possui?
2 - Como são gerados esses tipos de página?
3 - De onde vêm as imagens?
4 - De onde vêm os vídeos?
5 - Como são gerados o Bate-Papo e o Fórum?
6 - Qual a configuração do nosso servidor?


 









 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 - Quantos e que "tipos" de página o TB possui?

É possível dizer que todo o conteúdo do site é dividido em páginas de dois tipos. Um deles é aquele que abriga todo o material "fixo" do site. Por "fixo" entende-se que seja aquele texto que não tem uma data de validade muito estreita, ou seja, ele permanece razoavelmente atualizado mesmo após muito tempo depois que foi escrito. Nessa categoria estão os principais materiais produzidos, como as entrevistas, os guias de episódios, as colunas, os artigos, e assim por diante.

O outro tipo é o que leva o visitante diariamente ao TB -- as notícias. É um texto cuja preocupação maior é levar a informação mais recente ao leitor o mais rápido possível, sem ter como meta primordial a transformação daquele material em uma fonte de consulta válida por muitos e muitos anos.

Em termos mais simples, é como se existisse o conteúdo TB versão "livro" e o conteúdo TB versão "jornal". Um tem vida longa e é mais trabalhado; outro tem vida curta e tem como principal característica o dinamismo.

2 - Como são gerados esses tipos de página?

Sendo duas coisas de naturezas tão distintas, esses dois tipos de páginas são gerados nos servidores do TB de formas bem diferentes. O material "fixo" é cuidadosamente editado em HTML (o padrão de codificação das páginas de internet) com o auxílio de softwares de edição de conteúdo para a web. A maioria das páginas é produzida com o Microsoft Frontpage, pertencente ao pacote do Office 2000.

Com essa criação "personalizada" das páginas, é possível dar diferentes layouts a cada tipo de texto, tornando-o um produto mais acabado e com melhor aparência e refino de design.

Já o conteúdo "noticioso" do TB é gerado de forma diversa. Ele é feito através de um programa CGI instalado em nosso servidor, que permite a postagem de texto diretamente a partir da web e a sua posterior visualização de acordo com um conjunto de parâmetros definidos. Em outras palavras, as notícias do TB são geradas como se o editor estivesse escrevendo um e-mail em um sistema de webmail qualquer. Cabe ao programa CGI inserir aquele "e-mail" em um formato pré-selecionado de página e exibi-lo para alguém que clicar no link que leva àquele novo conteúdo.

Com isso, os editores do TB podem publicar textos a qualquer momento, a partir de qualquer terminal com acesso a internet, sem a necessidade de qualquer outro programa que não seja um navegador. O dinamismo é a alma do negócio.

O programa CGI utilizado pelo TB é o News Publisher 1.06.

Ele também está sendo usado na produção de um único conteúdo "fixo", que é o dos verbetes da Enciclopédia. Embora a idéia seja fazer dela um projeto bastante refinado, neste caso específico a versatilidade do gerador automático de texto compensa pelas restrições de diagramação e design.

3 - De onde vêm as imagens?

As imagens do TB têm as mais variadas fontes. Desde livros de referência de Jornada nas Estrelas publicados no Brasil e nos EUA a bancos de imagens do franchise montados na internet por fãs e pelo site oficial de Jornada na web, o Startrek.com. Imagens não-relacionadas a Jornada normalmente são tiradas da internet. Algumas imagens são cedidas por terceiros detentores dos direitos e, finalmente, algumas delas são produzidas pelos próprios editores e colaboradores do site.

Desnecessário dizer que 99,9% de todo o material fotográfico publicado no TB possui o copyright da Paramount Pictures. Também é óbvio que não há qualquer intenção de infringir esses direitos reservados.

Uma vez coletadas, as imagens normalmente são tratadas e/ou manipuladas digitalmente com o uso do programa Adobe Photoshop 5.5. O conteúdo de imagens é normalmente publicado nos formatos GIF ou JPG, dependendo da conveniência.

Para facilitar a visualização e o carregamento do material, o TB evita a todo custo utilizar animação, como GIFs animados ou conteúdo desenvolvido em Flash.

4 - De onde vêm os vídeos?

Os vídeos do TB procuram se concentrar em material não encontrado em nenhuma outra parte na internet. Eles são sempre codificados em formato AVI (DivX) para a obtenção da melhor relação entre qualidade e tamanho do arquivo, e a codificação normalmente fica a cargo do programa VirtualDub.

As fontes originais dos vídeos variam muito, mas vão desde capturas de material exibido em televisão até a obtenção de fitas com conteúdo exclusivo e não-divulgado via fontes alternativas. Alguns poucos vídeos saíram diretamente da internet e só foram recodificados em AVI (DivX) para facilitar a disseminação.

Para a captura de vídeos o TB usa o periférico Dazzle, com o software Amigo. Eventualmente a edição de vídeo MPG antes da codificação em AVI (DivX) é feita no programa MyFlix.

5 - Como são gerados o Bate-Papo e o Fórum?

Ambos são originários de programação em PHP e instalados diretamente em nosso servidor. O Fórum é controlado pelo programa phpbb, e o Bate-papo, pelo phpMyChat. Ambos usam bancos de dados MySQL em nosso servidor (claro, você só vai realmente entender o que isso quer dizer se for webmaster, mas o importante mesmo é que funciona!).

6 - Qual é a configuração do nosso servidor?

O TB está instalado em um servidor contratado junto à empresa AIDI. O site pode abrigar atualmente até 500 MB de conteúdo, sem limite de transferência de dados.