Os prêmios da indústria do entretenimento

Todo mundo já ouviu falar dos famosos Oscar, ou ainda do Emmy. Mas você sabe exatamente que organização dá cada um desses prêmios, a quanto tempo, e qual a importância real de cada um deles na indústria do cinema e da TV? Confira abaixo como isso funciona, além de obter dados de prêmios importantes na ficção.

1 - O que é o Oscar?
2 - O que é o Emmy?
3 - O que é o Globo de Ouro?
4 - O que é o Tony?
5 - O que é o Hugo?


 









 

 

 

 

 

 

 

 

1 - O que é o Oscar?

O "Oscar" é o mais importante prêmio do cinema (com grande foco no que é produzido em Hollywood) e da indústria do entretenimento em geral. É ofertado anualmente desde 1928 pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas) dos EUA.

Esta Academia realiza duas cerimônias de premiação, uma para as categorias técnicas e outra para as categorias artísticas. A segunda cerimônia, que se realiza normalmente ao final do primeiro trimestre de cada ano, tem cobertura ao vivo de toda a televisão mundial.

É um prêmio bastante conservador, que visa muitas vezes mais a manutenção da indústria do que uma verdadeira premiação dos melhores do ano. As premiações dos sindicatos de classes americanos (atores, roteiristas, diretores, produtores etc.) oferecem normalmente um retrato muito mais fiel daquilo que aconteceu durante um ano de cinema nos EUA.

Prêmios que tradicionalmente melhor refletem o valor artístico relativo das produções cinematográficas em suas premiações (e também possuem mais respeito aos filmes independentes e aos não falados em língua inglesa) são aqueles associados a festivais de cinema, tais como: "Sundance", "Cannes", "Berlim", "Veneza" etc.

2 - O que é o Emmy?

O "Emmy" é o mais importante prêmio da TV americana (ele é oferecido desde 1949). É ofertado anualmente pela Academy of Television Arts and Sciences (Academia de Artes e Ciências Televisivas) dos EUA. Essa Academia realiza duas cerimônias de premiação, uma para as categorias técnicas e outra para as categorias artísticas. A segunda cerimônia, que se realiza normalmente ao final do terceiro trimestre de cada ano, tem cobertura ao vivo de toda a televisão mundial.

É um prêmio bastante conservador, que visa muitas vezes mais a manutenção da indústria do que uma verdadeira premiação dos melhores do ano. As premiações dos sindicatos de classes americanos (atores, roteiristas, diretores, produtores etc.) oferecem normalmente um retrato muito mais fiel daquilo que aconteceu durante um ano de TV nos EUA.

3 - O que é o Globo de Ouro?

O "Globo de Ouro" é um dos mais importantes prêmios do cinema (com grande foco no que é produzido nos EUA) e da TV americana (ele é oferecido desde 1943). É ofertado anualmente pela Hollywood Foreign Press Association (Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood), nos EUA. Essa Associação realiza uma única cerimônia de premiação anual, premiando somente categorias artísticas. A cerimônia ocorre normalmente no primeiro mês do ano.

É um prêmio considerado, até um certo ponto, menos conservador que o "Oscar" e o "Emmy".

4 - O que é o Tony?

O "Tony" é o mais importante prêmio do Teatro Americano e é oferecido anualmente pela "American Theater Wing" (desde 1947).

5 - O que é o Hugo?

O "Hugo" é o mais importante prêmio Sci-Fi. Ele é ofertado anualmente pela "World Science Fiction Society" (WSFS) e possui o nome formal de "Science Fiction Achievement Award" (SFAA). Sua primeira edição foi em 1953 e a categoria (existem várias outras -- notadamente em literatura) de "Apresentação Dramática" ("Dramatic Presentation"), que premia filmes de cinema e episódios de séries de TV, foi incorporada em 1958.

Outros importantes prêmios Sci-Fi: Nebula, Stoker etc.