"N�o tente ser um grande homem. Seja apenas um homem e deixe a hist�ria fazer seu julgamento."
Zefram Cochrane

 


 









 

 

 

 

 

 

 

 

O Trek Brasilis nasceu no dia 24 de setembro de 1999. Talvez a express�o "nasceu" seja mesmo mais adequada do que "foi criado". O site surgiu quase que como por impulso. Sem esfor�o, sem planejamento, sem prepara��o. Um belo dia, ele simplesmente "nasceu", como se o potencial para sua exist�ncia tivesse atingido massa cr�tica.

E foi exatamente assim. O conceito por tr�s do TB esteve intimamente relacionado com o que gerou o site internacional TrekToday, que naquela �poca tamb�m estava dando seus primeiros passos. Criado pelo jornalista Salvador Nogueira, o site tinha por meta fazer a ponte entre o mundo noticioso que circundava o universo da produ��o de Jornada nas Estrelas, em Hollywood, e o p�blico brasileiro.

Essa fun��o havia sido brevemente ocupada pelo grande site Organia, de Minas Gerais, uma das muitas inspira��es do TB na web. Mas no segundo semestre de 1999, o Organia j� dava sinais de que n�o ia concentrar sua a��o no plano das not�cias di�rias. Se o tivesse feito, � prov�vel que o TB nunca tivesse se formado, ou pelo menos, n�o naquele momento.

A comunidade trekker na �poca estava dividida. A Frota Estelar Brasil tentava se firmar como uma entidade "nacional", embora a meta nunca tenha sido realmente atingida. Os f�s do Rio de Janeiro ainda estavam �rf�os do Jetcom, um grande grupo de divulga��o de Jornada nas Estrelas coordenado por Cristina Nastasi que teve uma morte extremamente prematura. O Organia era um foco em Minas Gerais, mas passava por uma s�rie crise interna. E era raro vermos coopera��o entre os diferentes grupos, o que tornava a divulga��o de Jornada extremamente fragment�ria em terras brasileiras.

N�o foi � toa que o Trek Brasilis ganhou esse nome. A premissa inicial do site era, por meio de atualiza��es di�rias de not�cias, oferecer ao f�, pela internet e em escala nacional, um "Norte" -- uma dire��o a partir da qual ele pudesse se situar de forma mais abrangente no contexto do fandom brasileiro. Nada mais justo que a Terra Brasilis tivesse o seu Trek Brasilis.

O TB viveu por um ano (contando tr�s meses sem atualiza��es em novembro e dezembro de 1999 e janeiro de 2000) com uma proposta bastante modesta, concentrando-se basicamente na divulga��o de not�cias, sem se preocupar muito com o conte�do mais tradicional dos sites de Jornada nas Estrelas -- guias de epis�dios, fotos, v�deos etc. Com isso, construiu uma pequena base de visitantes di�rios, cerca de 40.

A grande virada para o site aconteceu mesmo no primeiro anivers�rio, em setembro de 2000. O TB ganhou uma nova face. O visual cinza foi trocado por um design mais arrojado e elegante, com predomin�ncia em azul. O site come�ou a apostar no seu conte�do fixo, com o estabelecimento de guias de epis�dios para todas as s�ries de Jornada, se��es para cada s�rie e uma iniciativa in�dita no Brasil e no exterior: a cria��o de colunistas fixos e regulares para escrever sobre v�rios aspectos da franquia.

Foi praticamente um renascimento para o site. Al�m de Salvador Nogueira, outros se associaram ao empreendimento. Fernando Penteriche, ex-editor do antigo site brasileiro Base Nexus, se juntou � equipe, seguido de perto por Luiz Castanheira e Daniel Sasaki. Refletindo a filosofia inicial do TB, � interessante notar que nenhum deles morava na mesma cidade! Outros tamb�m se juntaram para compor a equipe, como colunistas ou colaboradores eventuais, trazendo ainda mais brilho e destaque ao site. Entre eles est�o Gustavo Le�o, Lia Matos Viegas, Adriana Portes, Susana Lopes de Alexandria, Claudio Silveira, Luiz Felipe do Vale Tavares, Jorge Saldanha, Paulo Maffia, Mariana Pedroso e Fernando Rodrigues.

Logo ficou claro que o TB n�o teria uma exist�ncia passageira. Al�m de sua impressionante massa de colaboradores (foi rara a semana em que n�o havia nenhum novo texto de conte�do fixo publicado), o site ganhou destaque na m�dia geral (sendo citado em jornais como a "Folha de S.Paulo") e especializada (fazendo apari��es em revistas como "Sci-Fi News" e "Replicante", inclusive indicando alguns de seus colaboradores como produtores de material para essas publica��es). Sua audi�ncia cresceu por um fator de sete, em m�dia, desde o in�cio da nova fase do site.

A imagem do TB se agigantou tamb�m por conta das entrevistas in�ditas e exclusivas que produziu, contando com participa��es de grandes nomes de Jornada nas Estrelas no Brasil e no exterior. Entre os entrevistados estavam dois atores da S�rie Cl�ssica, George Takei e Walter Koenig, o ator de Voyager e diretor Robert Duncan McNeill, os designers de produ��o Andrew Probert e Rick Sternbach, o escritor e produtor Michael Piller e tantos outros. Essas entrevistas n�o s� fortaleceram a presen�a do TB no fandom brasileiro como levaram o nome do site ao estrelato internacional. O site chegou a conquistar o pr�mio Ex-Astris-Award (distribu�do pelo site Ex-Astris-Scientia), em maio de 2002 -- um feito espetacular para um site com conte�do primariamente em portugu�s.

Com tr�s anos de exist�ncia, chegou o momento de uma nova revolu��o. O site foi inteiramente reformulado, mantendo algumas de suas caracter�sticas mais fortes dos dois anos anteriores, mas tentando refor�ar ainda mais seu elo com o p�blico. � uma volta �s origens, com o objetivo de usar a poderosa m�quina noticiosa que se tornou o Trek Brasilis em for�a motriz para a definitiva integra��o do p�blico brasileiro de Jornada nas Estrelas.

O objetivo agora � tornar-se simplesmente a fonte definitiva de qualquer informa��o acerca da franquia em l�ngua portuguesa, seja em que n�vel de detalhamento, e com a maior agilidade poss�vel. Todo o conte�do foi restruturado para permitir esse r�pido acesso ao poderoso banco de dados que se tornou o Trek Brasilis.

Isso, claro, sem desvirtuar a principal caracter�stica do site -- a busca da not�cia, di�ria, atualizada, na hora em que acontece e em portugu�s --, que continua sendo a marca registrada do TB e o motivo pelo qual foi consagrado em primeiro lugar.