A Nova Geração
Temporada 4

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Riker comanda a Enterprise e consegue
sustentar o ritmo da primeira parte

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 44001.4.

A USS Enterprise, sob o comando de William Riker, tenta deter o cubo Borg que avança em direção à Terra. Uma tentativa de usar um disparo do disco defletor falha, graças ao conhecimento adquirido pelos alienígenas quando assimilaram o capitão Jean-Luc Picard.

A Enterprise prepara os reparos para voltar a enfrentar o cubo Borg. Uma frota de 40 naves tenta bloquear o avanço da nave inimiga em Wolf 359, mas é massacrada pelos Borgs.

Somente quando a tripulação da Enterprise consegue resgatar Locutus --forma assimilada de Picard-- e utilizá-lo como uma ponte para introduzir uma instrução direcionada à Coletividade é que a nave atacante é detida.

Data, em contato com a Coletividade após ser ligado à porção cibernética de Locutus, implanta a ordem para que os Borgs voltem a se regenerar --trocando em miúdos, ele ordena para que os inimigos tirem um cochilo.

A sobrecarga faz com que a nave Borg se desintegre. Picard consegue ser salvo, após ter seus implantes Borgs retirados por intervenções cirúrgicas, e volta a assumir o comando da Enterprise.

 

Comentários:

A continuação de "The Best of Both Worlds, Part I" consegiu um feito difícil. Manter a qualidade exibida na primeira parte. É bem verdade que a metade inicial da história ainda prende mais a atenção do que sua conclusão, mas não é à toa. Um evento como a assimilação do capitão Jean-Luc Picard é um atrativo que sustenta qualquer roteiro.

De qualquer forma, a segunda parte não ficou devendo. Além de conseguir resgatar Picard de forma extremamente convincente, o episódio ainda deu o estrelato a Riker, que pôde demonstrar sua habilidade para ser capitão.

"The Best of Both Worlds" fala sobre a dificuldade de se superar um oponente que não só é capaz de destruir seus aliados, como convertê-los a inimigos. A experiência não poderia ser mais traumática: ninguém menos que o capitão da nave mais importante da Frota passa a ser um fonte quase inesgotável de conhecimento tático para os Borgs.

Foi Guinan quem percebeu qual seria a dificuldade de vencer os Borgs --seria necessário se afastar de tudo o que Picard representava para a tripulação da Enterprise, sua liderança, seu estilo de comando, tudo isso agora fazia parte dos Borgs, e não mais poderia servir aos interesses da Federação.

Só quando Riker se dá conta disso e resolve criar uma estratégia totalmente desvinculada de Picard (e claramente marcada no roteiro, por diversos "padrões evasivos Riker-1" ou "manobras Riker-2") é que a Enterprise começa a reagir à terrível investida Borg.

A solução para o episódio --colocar os Borgs para dormir-- foi, sem dúvida, um golpe de mestre. E não foi por falta de pensar que ela surgiu: Michael Piller, o roteirista do episódio, só bolou essa sacada dois dias antes do início da produção da quarta temporada!

Por fim, podemos dizer que a segunda parte de "The Best of Both Worlds" consolidou o episódio como um dos melhores de Jornada nas Estrelas em todos os tempos, e elevou A Nova Geração a um novo patamar. Eventos apresentados aqui ainda terão repercussões de curto e longo prazo --desde o segundo episódio do quarto ano a ser exibido, "Family", até o oitavo filme de cinema, "Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato".

E Locutus seria consagrado como um dos personagens recorrentes mais queridos de Jornada. Além do filme Primeiro Contato, ele voltaria para uma ponta em "Emissary", o piloto de Deep Space Nine.

 

Citações:

Locutus - "Your resistance is hopeless... Number One."
("Sua resistência é inútil... Imediato.")

Guinan - "You're going to have to do something you don't want to do. You have to let go of Picard."
("Você vai ter que fazer algo que não quer. Você vai ter que esquecer o Picard.")

Troi - "How do you feel?"
("Como se sente?")
Picard - "Almost human... with just... a bit of a headache."
("Quase humano.. com apenas... um pouco de dor-de-cabeça.")

Trivia:

O personagem tenente Gleason volta a aparecer na série no episódio "Future Imperfect", desta mesma temporada, porém como alferes Gleason.

Este episódio obteve indicações ao prêmio Emmy de melhores efeitos especiais e de melhor direção de arte, e não ganhou. Porém venceu na categoria de melhor edição de som e melhor mixagem sonora.

Após este episódio, Riker voltou a ser comandante, sem nenhuma explicação ao telespectador.

Em um futuro episódio, "The Drumhead" é revelado que na batalha de Wolf 359 a Frota Estelar perdeu 39 naves, com a morte de aproximadamente 11.000 tripulantes.

Por motivos econômicos, a batalha de Wolf 359 não é mostrada neste episódio, apenas suas sequelas. Porém no episódio-piloto de Deep Space Nine, "Emissary", é mostrada uma sequência da mesma.

Embora destroços de naves espaciais não possam ser encontradas por lá, Wolf 359 é uma estrela que realmente existe. Fica no terceiro sistema solar mais próximo da Terra, a "apenas" 7,6 anos-luz de distância de nós, ou em termos trekkers, mais ou menos a 36 horas em Dobra 9.

 

Ficha técnica:

Escrito por Michael Piller
Direção de Cliff Bole
Exibido em 24/09/1990
Produção: 075

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi
Wil Wheaton como Wesley Crusher

Elenco convidado:

Elizabeth Dennehy como tenente-comandante Shelby
George Murdock como almirante Hanson
Colm Meaney como O'Brien
Whoopi Goldberg como Guinan
Todd Merrill como tenente Gleason

Episódio anterior   |   Próximo episódio