A Nova Geração
Temporada 5

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

Extras:

Referências
culturais

MANCHETE DO EPISÓDIO
História bem-intencionada mostra que
de boas intenções o inferno está cheio...

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 45614.6.

A Enterprise trabalha em cooperação com uma espécie andrógena chamada J'naii, em uma tentativa conjunta de encontrar e resgatar a tripulação de uma nave J'naii desaparecida. Eles rapidamente descobrem que a nave provavelmente foi parar em um "bolsão de espaço nulo", onde sua energia eletromagnética está sendo drenada, impedindo sinais de comunicação de alcançarem o exterior.

Riker começa a trabalhar com um dos J'naii, Soren, para mapear o bolsão. Ambos ficam fascinados pelas diferenças entre suas culturas: o conceito de gênero é tão integrado em Riker e tão alienígena para os J'naii, que torna o contato entre as duas espécies bastante exótico. Apesar disso, os dois rapidamente se tornam amigos.

A missão de mapeamento é bem-sucedida, e são iniciadas as preparações para modificar uma nave auxiliar de modo que possa funcionar dentro do bolsão por tempo suficiente para resgatar a tripulação. Entretanto, as surpresas já começam na noite anterior ao lançamento, quando Soren confessa estar atraída por Riker. Ela diz que não pode revelar essa informação publicamente, pois os J'naii consideram o conceito de gênero repugnante e equivocado, e aqueles que demonstram tendência a um gênero ou a outro são rotulado de transviados e "curados" por meio de lavagem cerebral. Soren, e seus iguais, vivem vidas secretamente, cheias de fingimento e medo. Riker fica chocado.

Na manhã seguinte, os dois conseguem resgatar com sucesso a tripulação da nave J'naii (apesar de terem perdido a própria nave). Na recepção em J'naii promovida em homenagem a eles, naquela noite, Riker e Soren procuram um lugar a sós. A ausência de Soren é percebida por seu ex-professor, Krite. 

A Enterprise permanece em órbita para mapear o bolsão mais detalhadamente. Entretanto, Riker fica chocado quando, ao entrar nos aposentos de Soren, ele encontra Krite, que o informa de que sabe do que ele e Soren têm feito, e de que Soren está sob custódia para garantir que isso não volte a acontecer.

Riker imediatamente se transporta para a superfície e interrompe o julgamento de Soren. Ele diz que nada aconteceu, e que todas as tentativas feitas foram de sua própria iniciativa. Soren, entretanto, se recusa a adicionar outra mentira ao julgamento e audaciosamente anuncia que é de fato uma fêmea. Ela mostra o quão parecida ela é aos J'naii "normais": eles riem, choram, reclamam e assim por diante. "O que faz vocês pensarem que podem ditar como devemos amar uns aos outros?", ela alega. 

Mesmo assim, o líder J'naii Noor não se mobiliza pelo discurso, aceitando-o como a confissão da "perversão" de Soren. Noor ordena que ela seja levada para tratamento, apesar dos protestos de Riker. O primeiro-oficial volta à Enterprise e conta a Picard tudo o que aconteceu, mas Picard diz que se Noor está decidida, nada pode ser feito --ele avisa Riker dos riscos de pegar a questão e decidir com suas próprias mãos, ao custo de sua vida e carreira na Frota.

Apesar disso, Riker desce ao planeta (junto com Worf, que se voluntaria para ajudar o amigo) e tenta resgatar Soren. Para seu horror, entretanto, ele descobre ter chegado tarde demais. Soren agora acredita que suas ações anteriores eram doentias, e diz estar muito mais feliz como uma J'naii "normal". De coração partido, Riker volta à Enterprise, que deixa o sistema em seguida.

 

Comentários:

"The Outcast" escolhe um tema espinhoso para fazer um episódio familiar. Embora seu conteúdo seja bastante eloquente, ele prefere optar por se esquivar da abordagem direta à questão equivalente em seres humanos: o homossexualismo.

O episódio seria muito mais audacioso se não ficasse clara a tendência "feminina" de Soren. Se fosse apenas um ser assexuado que resolveu perseguir uma vida sexuada. Isso sem dúvida serviria para demonstrar a ausência de preconceito no século 24 de forma muito mais eloquente do que a exposta aqui.

Mesmo assim, se a audiência conseguir expandir além da superfície, verá que o mesmo discurso que defende o direito de Soren a sua sexualidade vale para o homossexualismo humano ou qualquer outro tipo de tabu de ordem sexual (contanto que ele não envolva ações prejudiciais a outras pessoas).

Independentemente de pregar uma mensagem favorável ao respeito sobre a opção sexual de cada um, seja ela qual for, precisamos admitir que o episódio é bastante conservador, mantendo em seu cerne certos preconceitos desnecessários.

Um deles é a aparente natureza "biológica" do comportamento sexuado de Soren e de outros J'naii como ela. Seria mais interessante se ficasse claro que a ligação era mais forte pelo lado psicológico. Isso reflete uma idéia de que há um forte componente genético em comportamentos sexuais pouco usuais, argumento que até agora se mostrou pouco sólido, se levada em conta qualquer evidência científica.

Talvez o mais audacioso detalhe do episódio, em termos de discussão filosófica, seja a exposição da "felicidade" de Soren depois de seu "tratamento". Parece aberrante e desumano a princípio, mas é certamente válido perguntar se tal atitude não poderia ser justificável, dada sua grande eficácia. O que faz alguém pensar que o livre arbítrio é importante de algum modo neste caso?

A resposta, obviamente, é que não se pode permitir que as liberdades individuais sejam reprimidas de forma tão agressiva e unilateral. É como o péssimo hábito que havia antigamente de tentar impor aos canhotos a necessidade de escrever com a mão direita. De fato, pode até não ser relevante a mão com que o sujeito escreve, mas é inegável o fato de que ele tem o direito a usar suas mãos da forma que lhe for mais conveniente. E se, geneticamente, ele é canhoto, é óbvio que sua coordenação será muito mais desenvolta se ele permanecer assim.

Por outro lado, e se a existência dos J'naii dependesse de sua assexualidade? E se a reprodução sexuada fosse impossível para eles e o abandono do método assexuado fosse o provável causador de sua extinção? Neste caso seria justo reprimir movimentos "sexuados"? Esse é um caso típico de dilema: não há solução correta. Se o episódio tivesse detalhado mais a questão, poderíamos até especular, mas como não o fez, a mensagem que fica clara é que há um grande preconceito contra a existência de pessoas "sexuadas" --assim como há os que têm preconceito contra homossexuais, aqui na Terra.

E por falar em preconceito, é estranho que Worf, justamente o mais incomodado com a natureza diferente dos J'naii, fosse ajudar Riker a resgatar Soren. Não teria ele, partindo da visão enviesada que ele demonstrou ter com relação à questão, achar que o melhor para Riker seria mesmo esquecer aquele alienígena? Esse ponto da história parece particularmente arbitrário.

Dá para sentir a falta da dra. Crusher neste episódio. Insights de natureza médica com relação ao tema fariam bem à questão, e ajudariam Riker a decidir o "dilema" de forma menos passional e mais informada, obrigação de todo oficial da Frota Estelar ao lidar com culturas alienígenas.

A grande verdade é que "The Outcast" fala de forma cristalina sobre a problemática da sexualidade para nós, terráqueos, mas deixa um monte de dúvidas com relação ao problema não-metafórico apresentado pelo episódio em si, incluindo aí uma possível atitude preconceituosa por parte da roteirista Jeri Taylor, e, por consequência, de William Riker.

Pode o primeiro-oficial julgar uma cultura alienígena e um potencial problema médico com base apenas em sua cultura, sem sequer consultar sua médica de bordo ou a conselheira da nave (Riker procurou Troi, mas não para discutir esse aspecto da questão)? Não seria esse um comportamento equivocado?

Enfim, "The Outcast" serviu como mais um recado (nem tanto) subliminar para a geração que cresceu vendo A Nova Geração, mas deixou a desejar na hora de converter a "mensagem da semana" em um grande e audacioso episódio de ficção científica e na hora de evitar os velhos clichês.

 

Citações:

Riker - "Nothing will change between us, won't it?"
("Nada vai mudar entre nós, vai?")
Troi - "Of course it will. All relationships are constantly changing. But we'll still be friends, maybe better friends."
("Claro que vai. Todas as relações estão constantemente mudando. Mas ainda seremos amigos, talvez melhores amigos.")

Trivia:

Aqui La Forge aparece rapidamente usando barba. Aproveite e veja agora, pois isso nunca mais ocorrerá na série.

Neste episódio reaparece a nave USS Magellan, vista em "Darmok".

A nave de transporte dos J'naii, Taris Murn, vista rapidamente neste episódio, é a mesma nave utilizada como a Nenebek no episódio "Final Mission", e como o casulo temporal de Rasmussen em "A Matter of Time".

Neste episódio é dito que a Federação foi fundada em 2161.

 

Ficha técnica:

Escrito por Jeri Taylor
Direção de Robert Scheerer

Exibido em 16/03/1992
Produção: 117

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Melinda Culea como Soren
Callan White como Krite
Megan Cole como Noor

Episódio anterior   |   Próximo episódio