Série Clássica
Temporada 2

Análise do episódio por
Carlos Santos



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Violência e abordagem superficial
desperdiçam potencial dramático


Episódio anterior  |  Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 3497.2

A USS Enterprise chega ao planeta Capela IV para negociar um tratado de exploração de minério. McCoy, que já teve experiência anterior com a raça, faz um resumo do perfil que dos habitantes de capela, definindo-os como um povo guerreiro e eventualmente violento. Segundo McCoy, eles acreditam que apenas os mais fortes devem sobreviver.

Kirk, Spock e McCoy se teleportam para superfície, e só então descobrem que os Klingons chegaram primeiro. Esta descoberta custa a vida de um tripulante que havia descido com eles, morto por um “capelano” ao tentar sacar ser fazer contra o Klingon que acompanhava os representantes locais. Este Klingon também representa o interesse de seu governo no mesmo mineral que a Frota Estelar.

O “capelano” que lidera o grupo, de nome Maab, pede que Kirk e seus homens entreguem suas armas em sinal de boa vontade, assim como o representante Klingon teria feito. Kirk reluta e pede para informar a nave primeiro, mas é pressionado pelo agente Klingon, que insinua a Maab que Kirk pode querer na verdade ordenar a destruição da vila onde estão. O capitão da Enterprise acaba cedendo, com vistas a preservar as chances de um possível acordo.

Eles são levados a uma tenda para aguardarem, e neste meio tempo Kirk demonstra irritação como McCoy, responsabilizando-o pelas informações incorretas que teriam levado a morte o tripulante Grant. Kirk também está preocupado com a presença Klingon no planeta, que pode significar a existência de uma de suas naves de guerra, o que coloca em risco a Enterprise.

Em órbita, e sem saber o que acontece na superfície, a Enterprise já detecta uma nave nas proximidades, e Scott, que foi deixado no comando, já suspeita ser uma Klingon, porém decide não entrar em contato com Kirk uma vez que a sinal está no limite do alcance, onde não podem causar danos.

Em terra, Kirk se desculpa com McCoy, quando uma mulher entra na tenda e se dirige a Kirk e oferece-lhe algo que parece uma fruta local. Antes que Kirk possa aceitar, McCoy avisa que se o capitão tocar a mulher estará aceitando um desafio para um combate com seu parente masculino mais próximo. Este é um dos costumes locais.

Como Kirk não aceita, um “capelano” aparece desaprovando-o, segundo o entendimento de Spock. Em seguida em seguida eles são levados a presença do “Teer” Akaar, líder dos Capelanos e sua esposa Eleen. Kirk, com a ajuda de McCoy, tenta apresenta seus termos, mas Maab se mostra partidário de uma aliança com os Klingons, o que leva a discórdia entre ambos. Maab desafia Akaar para uma luta de vida ou morte, que definira o novo “Teer”.

Em órbita, a Enterprise continua curiosa e ocupada com as aparições em seus sensores de longa distancia, além de um errático possível pedido de ajuda. Em Terra, começa uma violenta luta entre as facções lideradas por Akaar e Maab, vencido por pelo segundo e que agora é o novo Teer, deixando Kirk, Spock e McCoy ilhados bem no meio da confusão. A vitória de Maab não é totalmente benéfica ao Klingon, pois o novo Teer agora dá sinais que pode mudar sua posição anterior, inclusive ameaçando romper um acordo prévio com o representante da outra potência.

Com a Enterprise ainda mantendo órbita, Uhura confirma o recebimento de um pedido de ajuda do cargueiro S.S. Dierdre, que estaria sob ataque Klingon. Scott tenta contato com o capitão, sem sucesso. Kirk tem seus problemas na superfície. Pelos costumes capelanos, Eleen, a viúva de Akaar, grávida do sucessor do trono deve morrer, mas Kirk impede sua execução, atraindo a ira de Maab e da própria Eleen.

Na nave, sem conseguir falar com o grupo de desembarque e com um pedido de ajuda nas mãos, não resta a Scott, apesar de preocupado com o grupo, outra alternativa, senão deixar órbita para interceptar a suposta nave atacante. Em terra, Jim, magro e Spock percebem a ausência de alguma ação da Enterprise, apesar de seu relatório periódico para a nave estar atrasado, concluindo então que Scott deve ter algum outro tipo de problema com que se preocupar, provavelmente com Klingons.

Em terra, os três membros da Federação conseguem escapar, levando Eleen com eles, mesmo sob ameaça. Enquanto isto o klingon pressiona Maab para obter de volta suas armas, sem sucesso. No espaço a Enterprise chega ao ponto onde deveria encontrar o cargueiro sob ataque, mas não acha nada. Mesmo assim Scott ordena uma busca padrão.

Em Capela IV, o grupo de fugitivos, após recuperar seus comunicadores, tenta encontrar um lugar para se esconder, escolhendo para isto um local rochoso que pode ser defendido com alguma facilidade. Kirk descobre que Eleen odeia a criança que trás na barriga, o que pode complicar um pouco mais a sua situação. Ele e Spock planejam uma estratégia defensiva enquanto McCoy tenta cuidar de Eleen. Esta oferece alguma resistência a principio, mas esta vai sendo vencida pela habilidade de McCoy, além de um pouco de violência.

Com os capelanos se aproximando da posição, Kirk e Spock usam seus comunicadores de forma a causar um desmoronamento que fecha a entrada da ravina onde estão, atrasando seus perseguidores. Kirk tenta aproveitar o tempo para posicionar melhor o seu grupo, mas a recusa de Eleen em ser tocada por outra pessoa que não McCoy causa mais dificuldades ao avanço do grupo.

No espaço, a busca pelo cargueiro sob ataque prossegue infrutífera.Ao repassara as mensagens do suposto cargueiro, Scott percebe que o SOS foi enviado diretamente a Enterprise, e conclui que pode ser se tratar de um ardil para levar a Enterprise para longe de Capela IV. Mesmo assim ele prefere permanecer mais tempo até ter certeza de que o pedido não é autentico.

Kirk e seu grupo encontram abrigo em uma caverna, mas Eleen está para a dar a luz a qualquer momento, e McCoy tenta convencê-la a não rejeitar a criança a fim de que o parto seja um pouco menos complicado, entretanto, por uma falha de comunicação, Eleen começa a atribuir a paternidade de seu filho ao medico da Frota Estelar, que não consegue desfazer o mal entendido. Enquanto Kirk e Spock constroem arcos e flechas, a criança nasce, e Kirk se espanta quando percebe que Eleen considera McCoy o pai da criança.
Scott finalmente decide retornar a Capela IV, ignorando um novo pedido de socorro, desta vez de uma nova nave, a USS Carolina. Enquanto isto, no planeta, Eleen ataca McCoy e foge, deixando a criança.

Enquanto volta ao planeta a Enterprise tem seu retorno interrompido por uma nave de Guerra klingon. Scott coloca a nave em alerta de batalha. Os Klingons se recusam a responder qualquer tentativa de comunicação, então Scott se prepara para um confronto.

Em terra, Maab fecha o cerco ao grupo de fugitivos, mas se mostra cada vez mais impressionado com a astúcia dos “terráqueos”. Nesta hora Eleen aparece, dizendo ter matado a criança e os grupo da Terra e se entregando para a morte. Maab mostra-se disposto a aceitar a palavra da mulher, mas o klingon não está convencido. Ele casa uma arma escondida e exige que e estória dela seja confirmada, mas antes de que ele possa usar arma é atingido por uma das flechas de Kirk, que estava escondido junto com Spock atrás das pedras.

Além do Klingon, vários capelanos são atingidos pelos homens da Federação. Eleen tenta aproveitar a confusão para pegar o faser, mas não consegue, e mesmo ferido ele ainda consegue disparar contra posição de Spock, sem conseguir atingi-lo, além de atirar também em outros capelanos. Eleen se oferece como isca para que o Klingon possa ser pego, mas Maab decide que ele próprio será a isca. Ele se aproxima do Klingon que dispara sua arma contra Maab matando-o, mas sendo atingido e morto em seguida por um capelano. Scott chega finalmente ao planeta, trazendo com ele um grupo armado que domina o restante dos guerreiros.

O governo local é restabelecido, com um regente que deverá cuidar dos interesses de Capela IV até que o novo Teer, Leonard James Akaar, tenha idade para assumir seu posto. Os direitos de mineração são assegurados e Enterprise deixa o planeta.

 

Comentários:

O que pode acontecer em uma missão cuja meta principal é teoricamente buscar a assinatura de um tratado de mineração? Tudo, principalmente se os Klingons estiverem no caminho e os nativos locais possuírem um estranho senso de justiça.

Este bem poderia ser um bom episódio caso o foco nas dificuldades de se relacionar com uma cultura visivelmente mais atrasada e ainda assim respeitá-la, entretanto tal proposta é abandonada em nome de uma outra, recheada de traição e intriga, que definitivamente transforma o segmento em um episodio comum.

A maior parte do tempo é recheada de intrigas, mentiras e traição e luta pelo poder, deixando a Kirk. McCoy e Spock tentar sobreviver no meio da confusão. Neste processo, “Friday´s Child” torna-se um dos episódios mais violentos da Série Clássica, com um festival de cortes e perfurações feitas pelos arcos de Kirk e Spock. Nada disso representa o melhor de Jornada nas Estrelas.

De positivo, a sempre eficiente relação de Spock e McCoy, McCoy que desta vez tem uma participação bem mais vital no processo de negociação, alias isto levanta outra questão: Não há uma pessoa melhor treinada para este trabalho do que McCoy ? Onde anda o corpo diplomático da Federação? Tudo bem que nossos heróis têm que salvar o dia mesmo, mas certas situações deviam ser evitadas para garantir mais credibilidade a estória, e usar um medico fazer o trabalho de um diplomata beira o improviso e amadorismo.

Se McCoy não vai lá muito bem como diplomata, vai muito bem quando volta a exercer o oficio de medico. Sua relação com a mulher Eleen e sua criança produz bons momentos dentro do segmento, além de dar a Spock a oportunidade de cutucar o bom doutor. Pena que a participação de McCoy e as piadas de Spock não sejam suficientes para garantir um bom aproveitamento do segmento.

O jogo de gato e rato entre a Enterprise e a nave Klingon é apenas uma variação do mesmo tema, e só é estranho que Scott tenha demorado tenta para perceber que se tratava de um subterfúgio para mantê-lo ocupado e a Enterprise longe. Alias é incrível como estes terríveis e traiçoeiros inimigos conhecem os protocolos da Frota Estelar, posição de suas naves, padrões de comunicação, ou seja, tudo que deveria ser segredo para qualquer um, que dirá para os Klingons. Fascinante

E que um Red Shirt ao menos vá morrer em episodio como este é certo, mas ainda no terreno das bobagens, por que Kirk decidiu levar um tripulante jovem e inexperiente, como ele mesmo definiu, em um missão potencialmente perigosa? Resultado, o recorde universal de Red Shirt morto na franquia.

Nota para Scott, que mais uma vez assume o comando da Enterprise, e vai muito bem na função, como de costume. Além disto, o episodio é o primeiro da segunda temporada onde vemos o russo Chekov declarar que algo foi criado na Rússia ,um fato histórico, sem duvida.

Em suma, simplesmente lanças mão dos traiçoeiros Klingons não garante um bom episodio. Pena que desta vez não tenhamos tido um personagem a altura de Kor, nem um ator como Colicos, como em Errand of Mercy, cujos eventos alias foram fragorosamente ignorados, uma vez que não se viu em tela nenhum sinal da paz forçada imposta pelos organianos.

Mesmo assim o segmento não pode ser considerado um fiasco, e se desligarmos o criticometro, dá para se divertir um pouco, só não dá para levar a sério. Prova disto é o tradicional final descontraído na ponte, caprichado desta vez.

 

Citações:

Spock: "Virtue is a relative term."
("Virtude é um termo relativo.")

Eleen: "To live is always desirable."
("É sempre desejável viver.")

Kirk: "The highest of all our laws states your world is yours and will always remain yours."
("A mais importante de nossas leis diz que seu mundo é seu, e permanecerá sendo seu.")

McCoy: "Look, I'm a doctor, not an escalator."
("Olhe, eu sou um médico, não um alpinista.")

Scott: "Fool me once, shame on you. Fool me twice, shame on me."
("Errar uma vez, vergonha sua, errar duas vezes, vergonha minha.")

 

Trivia:

Julie Newmar (Eleen) foi uma de três atrizes que interpretaram a “Mulher Gato” na série original da tevê “Batman”.

Por falar em Batman, Lee Meriwether, outra atriz a representar a “Mulher Gato” também participou da Serie Clássica, no episódio “That Wich Survives”, do terceiro ano. Alem dela, Frank Gorshin, que foi o comissário Bele no episódio: "Let That Be Your Last Battlefield" , também do terceiro ano, interpretou ninguém menos que “O Charada”

O titulo “Friday`s Child” foi retirado de um poema popular e de origem desconhecida, que fala de prováveis características de crianças em relação ao dia da semana de seu nascimento.

“Monday's child is fair of face,
Tuesday's child is full of grace,
Wednesday's child is full of woe,
Thursday's child has far to go,
Friday's child is loving and giving,
Saturday's child has to work for it's living,
But a child that's born on the Sabbath day,
Is fair and wise and good and gay”

 

Ficha técnica:

Escrito por D.C. Fontana
Direção de Joseph Pevney
Musica de Gerald Fried
Exibido em 01/12/1967
Produção: 32

Elenco:

William Shatner
como James Tiberius Kirk
Leonard Nimoy
como Spock
DeForest Kelley
como Leonard H. McCoy
Nichelle Nichols como Uhura
George Takei como Hikaru Sulu



Elenco convidado:

Julie Newmar como Eleen
Tige Andrews como Krag
Michael Dante como Maab
Cal Bolder como Keel
Ben Gage como Akaar,
Kirk Raymone como Duur
Robert Bralver como Grant

Episódio anterior Próximo episódio