Clique aqui para visitar o
Acervo de colunas



 









 

É chegado o momento de dizer adeus... De novo!

Com a chegada da edição em DVD da sétima temporada de Deep Space Nine nos Estados Unidos no começo deste mês de dezembro, torna-se oportuna uma examinada dos episódios que compõem tal pacote e cuja distribuição (em qualquer forma) em terras brasileiras ainda é incerta.

Este artigo apresenta um formato deveras simples, se dividindo em uma primeira parte que é dedicada a uma breve visão geral da sétima temporada de DS9 e uma segunda parte mais extensa, que trata da temporada, episódio a episódio (incluindo spoilers!).

 

Breve visão geral da sétima temporada de DS9

Retomando o final do comentário da sexta temporada, foi grandemente reduzida a instabilidade de roteiros da temporada passada, retornando a um nível de foco e de qualidade bruta próxima ao da quinta temporada. Existiram problemas, mas foram suplantados por inúmeras e flagrantes virtudes como se pode observar mais abaixo.

A temporada abre com um arco de três episódios que se encerra com a aclimatação da nova Dax na estação, enquanto que a temporada é fechada em grande estilo com um arco de dez episódios, chamado de “Capítulo Final”, pelo marketing da Paramount da época. O que garantiu um bom “norte” para a série nesta sua despedida.

Esta é uma temporada em que toda a equipe da série, dos atores aos produtores, passando por todos os demais, pareceu bastante inspirada. Poucos foram os fracassos completos e mesmo nos segmentos considerados medíocres, um ou mais elementos se destacavam fazendo àquelas horas de TV funcionarem em algum nível. Pareceu haver uma intenção consciente de todos os realizadores em dar algo especial aos fãs e na maioria das vezes assim eles conseguiram.

Claro que em se tratando de uma temporada final, sempre fica a noção de que (como não tem outra) tivemos “de mais” de uma coisa e “de menos” de outra. Várias opiniões neste sentido existem, mas pelo menos uma faz um grande sentido, existe um momento da temporada durante a infame “Trilogia da Mediocridade Trill” (TM) (formada por “Prodigal Daughter”, “Emperor’s New Cloak” e “Field Of Fire”) em que se tem a impressão de que Nicole De Boer foi contratada para ser a estrela da série, devido a sua onipresença. O tempo dedicado a estes segmentos fez sem dúvida falta no “Capítulo Final”. O que não quer dizer que De Boer não tenha feito um bom trabalho diante de circunstâncias tão difíceis, ao entrar na última temporada de uma série de sete temporadas, mas a sua superexposição saiu de certa maneira “pela culatra”.

 

A temporada, episódio a episódio

"Image in the Sand" (***)

Na terra, na esteira dos eventos do final de “Tears Of The Prophets” (que encerrou a sexta temporada) Sisko começa a ter visões da face de uma mulher aparecendo nas areias do planeta Tyree. Acuado (Jake Sisko acaba descobrindo uma foto da mesma mulher nas coisas antigas de seu avô), Joseph Sisko diz que a mulher se chamava Sarah e é a verdadeira mãe de Ben Sisko, para espanto completo do capitão. Ao descobrir um antigo escrito em Bajoriano dentre as coisas de tal mulher, Sisko tem certeza que precisa ir até Tyree para encontrar algo chamado o "Orb do Emissário". Próximo ao momento da partida, três gerações de Siskos recebem a visita da alferes Ezri Dax, que se junta aos três na Jornada mística. Na estação, os Romulanos abusaram da boa fé Bajoriana e um hospital Romulano em uma lua de Bajor se mostrou ser na verdade um depósito de armas. Uma decidida Kira (agora tenente coronel e comandante de DS9) decide estabelecer um bloqueio de antiquadas naves Bajorianas a referida lua. Ainda na estação, Worf, Martok, Bashir, O'Brien e Quark decidem embarcar em uma missão suicida (em uma única ave de rapina) para destruir um estaleiro do Dominion e permitir, segundo a fé Klingon, que Jadzia descanse eternamente em Stovokor (o pós-vida Klingon).

"Shadows and Symbols" (****)

Durante a busca, Sisko parece ouvir vozes que chamam por um certo doutor Wykoff. Após procurar na superfície de Tyree, Sisko, com a ajuda de sua bola de beisebol, descobre o "Orb do Emissário", mas quando vai abri-lo recebe (em um dos momentos mais geniais da história de Jornada) uma visão (só que agora dos Pagh-Wraiths) em que ele é de novo Benny Russell em um manicômio (sob os cuidados de um certo "doutor Wykoff" vivido por Casey Bigs, o ator do personagem Damar), totalmente enlouquecido e literalmente escrevendo na parede a história que estamos presenciando em tela. Benny se desvencilha dos funcionários da casa e escreve a abertura do Orb por Sisko. Com isto o Profeta que sempre habitou o receptáculo volta ao templo celestial e expulsa o Pagh-Wraith, a Fenda se abre de novo. Sisko tem uma visão em que este Profeta assume ter partilhado da vida da falecida Sarah Sisko para que Ben pudesse nascer. Com o retorno da Fenda Espacial, Kira ordena a preparação de um ataque aos Romulanos, eis que o próprio almirante Ross volta atrás e acaba ele mesmo resolvendo a questão com a senadora Cretak (Megan Cole) e os Romulanos. A nave de Martok e cia. consegue provocar uma supernova em uma estrela próxima a instalação do Dominion e destruir o alvo do ataque. Sisko volta a estação em meio à festa dos Bajorianos, enquanto Ezri Dax é observada por todos e observa tudo a sua volta. Combinação perfeita de todos os elementos que tornaram DS9 tão inesquecível quanto série e a direção de Kroeker alternando entre as três histórias até a simultânea resolução de todas as tramas é magnífica e contagiante.

"Afterimage" (***)

Ezri está tendo dificuldades ao se reencontrar com todos e parece decidida a não permanecer na estação, por temer que isto faça Worf sofrer muito. Enquanto isto, Sisko sugere que ela trate da claustrofobia de Garak, que está tendo severos ataques, ao mesmo tempo em que a Frota Estelar precisa demais dos dados contidos nas mensagens codificadas da aliança do Dominion que só o Cardassiano é capaz de decifrar. Uma consulta inicial parece dar bons resultados aparentemente, mas acaba fracassando e quando Ezri volta para uma continuação ela é literalmente massacrada pelas palavras de Garak. Sem encontrar abrigo em Sisko, Ezri vai para o fundo do poço. Mas, já pronta para partir, ela encontra Garak mais uma vez, que lhe confidencia que ela tinha razão e que decodificar as transmissões está ajudando a derrotar o Dominion sim, mas também está ajudando a matar milhões de Cardassianos no processo. Quark dá uma festa em homenagem a ela, agora promovida a tenente e a conselheira da Estação, quando Worf diz que Jadzia nunca o perdoaria se ele permitisse que Ezri abrisse mão da posição, dos amigos e da possibilidade de ajuda-los por causa dele. Esta é uma agradável introdução a personagem de Ezri Dax, com belos momentos de interação com os demais regulares. A presença de Garak é excelente como de costume.

"Take Me Out to the Holosuite" (***)

Sisko recebe um desafio de um capitão Vulcano, o extremamente arrogante Solok cuja nave estelar está docada para reparos em DS9, seu eterno rival desde os tempos da Academia, para uma partida de Beisebol (a ser realizada em uma holosuite no "Quark's") entre a tripulação de Solok (integralmente Vulcana) e os "Niners", uma equipe formada por todos os personagens regulares, exceto Odo (que serve de árbitro), com o reforço de Rom, Nog, Leeta e Yates.

Ao final deste bom episódio, mesmo com os "Niners" (uma bela homenagem aos fãs da série) perdendo por "10 a 1", Sisko consegue "movimentar o placar" em sua longa rivalidade com Solok, fazendo da marcação do único ponto da equipe (feito por Rom) uma DE FATO vitória para Sisko e os demais, confundindo o lógico Vulcano. Aqui temos de tudo: "merchandinsing" da estação em todo lugar (de bonés a bandeiras), o escudo dos "Niners" que mistura o desenho da estação com uma bola de beisebol, o uso do símbolo do IDIC como escudo dos "Logicians", Odo FANTÁSTICO como árbitro, chicletes sabor "Scotch" para O'Brien etc.

"Chrysalis" (***)

O "Jack Pack" (ver "Statistical Probabilities" da sexta temporada) volta a estação e Bashir acha que pode tirar Sarina (Faith C. Salie) do seu profundo estado de catatonia. A operação acaba tendo sucesso e Sarina literalmente acorda para o mundo. Uma inspirada cena em que todo o "Jack Pack" canta um improviso baseado no básico "Dó-Ré-Mi" é realmente inesquecível para os fãs e onde Sarina começa a cativar Bashir. Sarina, agora curada, claramente mostra não mais pertencer ao lado dos seus três amigos geneticamente engendrados. Uma tentativa de relacionamento com Bashir acaba por não funcionar. Sarina quer muito agradecer ao que Julian fez por ela, mas a sua falta de habilidade e experiência social fica clara quando ela mostra não entender bem o que é amor nos termos que o doutor está propondo, o que dispara uma crise de consciência em Bashir que percebe o seu grande erro. Sarina decide partir e recomeçar a vida. Como "Afterimage" (também escrito por René Echevarria), o segmento é muito tranqüilo e com belos momentos dos personagens.

"Treachery, Faith, and the Great River" (****)

Na trama secundária de "Treachery, Faith and the Great River", O'Brien tem a difícil tarefa de consertar a Defiant em tempo recorde para uma missão. Desesperado, ele oferece a sua senha pessoal a Nog, que faz uma interminável e aparentemente errática seqüência de trocas de bens (incluindo aí a própria mesa do escritório de Sisko e os barris de vinho do general Martok, tudo "autorizado" pelo chefe), de forma a obter o dispositivo fundamental ao conserto da Defiant.

Para surpresa de (um já totalmente desesperado) chefe O'Brien, a estratégia de Nog dá resultado e todos os envolvidos terminam satisfeitos. Este episódio é grandemente similar em espírito a "In the Cards", tanto pela sua sofisticação quanto por manter uma história principal bastante séria (aqui, uma que lida com um "clone defeituoso" de Weyoun que quer desertar para o lado da Federação e em última instância comete suicídio para salvar a vida de Odo e morre nos braços do seu "Deus" - no grande momento dos Vortas em toda a série) juntamente a uma história secundária cômica sem prejudicar nem uma nem outra (de fato o título do episódio se aplica a ambas as histórias, elas estão ligadas tematicamente). O episódio introduz o elemento-chave da fé Ferengi, o "Grande Rio", talvez o mais interessante desenvolvimento desta raça em Jornada nas Estrelas. Marca também a primeira menção da doença dos Fundadores e de que o "Grande Elo" está morrendo.

"Once More Unto the Breach" (***)

De volta a estação, Kor (John Colicos) pede um favor a Worf. Ele agora é somente mais um velho que já sobreviveu ao seu propósito, com sua mente já lhe pregando peças e quer um último comando para que possa morrer como viveu, em meio à batalha. Martok guarda muita raiva de Kor, pois foi justo o lendário Klingon que negou a admissão do agora general a Academia Imperial, devido a sua origem humilde (algo que Kor não tem a menor lembrança de ter feito um dia). Worf acaba conseguindo convencer Martok a dar o posto de segundo oficial para Kor em uma missão a bordo da Ch'Tang, sob o comando de Martok e dele próprio como primeiro oficial. Kor é tratado inicialmente como a lenda que é pela tripulação, mas quando suas faculdades mentais lhe falham mais uma vez, ele prontamente vira motivo de gozação generalizada. Após a missão, um esquadrão Jem'Hadar está atrás do esquadrão de Martok e cia. e vai alcança-los a menos que uma única ave de rapina consiga voltar e obrigar a todo o esquadrão a sair de dobra e assim permanecer por tempo suficiente. Worf se voluntária, mas é "emboscado" por Kor que o põem a nocaute com uma hipo. Kor consegue (tudo fora da tela, detalhes não são dados) retardar suficientemente os Jem'Hadar, para que as demais naves Klingon pudessem se encontrar com as forças Federadas. Os Klingons bebem e cantam em honra ao lendário guerreiro e os seus feitos.

"The Siege of AR-558" (****)

Sisko e cia. se vêm presos durante uma missão de suprimentos em território inimigo. Agora tem que defender uma importante peça de inteligência, uma estação de comunicação do Dominion, ao lado dos sobreviventes oficiais da Frota que o vem fazendo por cinco meses frente a sucessivos ataques Jem'Hadar que querem retomar a instalação a todo custo. A trama do segmento é um exercício de simplicidade, mas ele se destaca de diversas formas: um tom que só poderia funcionar em DS9 (assim como o de "In The Pale Moonlight", por exemplo) e mais em nenhuma série de Jornada, a utilização de Quark como um absolutamente brilhante "coro grego" que comenta sobre os limites e falhas dos humanos, a perda da perna de Nog, um elenco convidado literalmente "enviado pelos Profetas", uma direção virtuosa de Kolbe, um confronto final (com uma linda trilha sonora) que captura o espectador de uma forma visceral talvez nunca vista em Jornada etc. O episódio dá uma face humana a todos que lutam na guerra, ao mesmo tempo em que retira qualquer glória do conflito. BRAVO!

"Covenant" (**1/2)

Kira é seqüestrada por Dukat, que agora lidera Bajorianos em um culto aos Pagh-Wraiths (uma verdadeira comunidade) na abandonada estação Empok Nor. Dukat realmente pratica sua fé nos inimigos mortais dos Profetas, mas não consegue esconder de Kira que tal fé tem origem na necessidade de Dukat de ser aceito pelos Bajorianos em última instância. Quando um casal tem um filho "meio Cardassiano", ele rapidamente bola uma saída e indica a todos que um "milagre aconteceu". Ele tenta matar a mulher, antes que ela possa contar aos demais a "história do tal milagre", mas falha e ela acaba em coma. O Cardassiano planeja então em usar um suicídio coletivo como cortina de fumaça para fugir, antes que ele seja descoberto. Kira acaba conseguindo desmascara-lo, sua pílula era a única não venenosa, e Dukat bate em retirada em meio à revolta dos cultistas (quebrando o torpor em que se encontravam até então). É bem vinda esta recuperação de alguns tons de cinza no personagem de Dukat, ainda que as personalidades (e principalmente as motivações) dos cultistas em si não tenham sido bem exploradas. A não ocorrência do suicídio coletivo também deixa um ar por demais rotineiro e previsível no final.

"It's Only a Paper Moon" (***1/2)

Nog volta a estação, ele recebeu uma perna artificial para ficar no lugar daquela que perdeu, mas está com problemas emocionais, como uma dependência em uma bengala para suporte que é meramente psicológico. Ele passa os dias dormindo e escutando "I'll be seeing you" (tocada pouco antes da batalha em "The Siege Of AR558"), até que após uma discussão com Jake acaba na holosuite escutando a canção "ao vivo", com Vic. Nog se sente melhor naquela Las Vegas de outrora e passa a morar nela. Gradativamente começa a recuperar a sua confiança, ao mesmo tempo em que se fasta cada vez mais da realidade, se tornando "parceiro de negócios" de Vic. Ezri visita Vic e faz um uso brilhante de psicologia para lembrar a Vic de que Nog terá que deixar o lugar um dia. Vic assim o faz de forma bastante direta, desativando o seu programa. Quando Nog tenta restaurar a simulação, Vic o confronta e finalmente Nog chega a termos com a sua própria mortalidade e de como será sua vida dali em diante. Em agradecimento, Nog faz um arranjo que permite que Vic passe a funcionar 26 horas por dia, todos os dias. O drama do episódio é sensível com grande fundo de verdade, possui ainda grande valor de entretenimento e ao mesmo tempo em que reprova a fantasia como escapismo pelo escapismo, traz a tona à discussão dos seus benefícios.

"Prodigal Daughter" (**)

O'Brien desapareceu enquanto investigava o sumiço da viúva de Bilby (ver "Honor Among Thieves" da sexta temporada). Ezri Dax (o nome da sua família é Tigan) é enviada por que as últimas informações do paradeiro do chefe apontavam para New Sidney, onde os Tigans (mãe Yanas e dois irmãos, o artístico e instável Norvo e o outro Janel) moram e mantém um negócio familiar de mineração. Eis que a história traz a tona uma conexão com a busca do chefe O'Brien, uma vez que os dois irmãos Tigan ficaram a dever um favor ao Sindicato Orion, o que os levou a ter que empregar a "viúva Bilby". Foi na verdade Norvo que (com anos a fio de ressentimento familiar incubado) saiu de si e surrou brutalmente a "viúva", que não sobreviveu aos ferimentos. Norvo é preso em meio à culpa da mãe dominadora. Além das excessivas conveniências que fazem a história funcionar em seus termos fica uma falta de impacto emocional residual na história dos Tigans e uma certa frustração no uso pobre do Sindicato Orion aqui.

"The Emperor's New Cloak" (SEM ESTRELAS)

Este segmento encerra, de forma absolutamente deprimente, a saga do "universo do espelho" em DS9 (o penúltimo da linhagem foi o não menos calamitoso "Resurrection" da sexta temporada). A trama é absurda: O grande Nagus Zek viaja para o "universo do espelho" na esperança de abrir uma frente de comércio (?); ele é preso pela Aliança, que envia a Mirror-Ezri para pedir um dispositivo de camuflagem a Quark como resgate (o que vem a ser um dos piores erros de continuidade da série, pois em episódios anteriores as naves da Aliança possuem dispositivos de camuflagem sim) e Quark e Rom roubam um dispositivo de camuflagem da nave de Martok (uma ofensa capital em tempo de guerra, que é tratada como brincadeira pelo episódio) para "honrar" tal resgate. E isto é só o começo... Fácil o pior episódio desta sétima temporada, com direito a um ridículo triângulo lesbo-afetivo entre a Intendente (Mirror-Kira), a Mirror-Ezri e a Mirror-Leeta. Além de um inacreditável (e o autor não está brincando quanto a isto) MIRROR-VIC DE CARNE E OSSO!

"Field of Fire" (**)

Quando improváveis assassinatos (com armas que disparam projéteis) começam a ocorrer na estação, Ezri Dax decide se "aproximar" de um dos hospedeiros anteriores do seu simbionte, Joran Dax (o insano músico e assassino visto em "Equilibrium" e "Facets" da terceira temporada) para tentar pegar o criminoso. O'Brien descobre que a arma do crime é um desenho experimental da Frota (cuja pesquisa foi abandonada), que alguém replicou, o TR-116. Acoplado a uma alça de mira especial (que permite uma efetiva "visão de raios X") e uma unidade especializada de transporte, tal arma pode ser usada para atirar em qualquer um, a qualquer momento, na estação. Com a "ajuda" de Joran, Ezri consegue encontrar o culpado, um Vulcano com um severo trauma emocional. Tanto a "arma mágica" do assassino quanto o dispositivo dramático que guia a interação entre Ezri e Joran parecem por demais implausíveis. Fere também o segmento, uma certa pobreza nas motivações do assassino e uma falta de conseqüências posteriores na série para a personagem.

"Chimera" (****)

Aqui, Odo se vê tentado a deixar a estação para se juntar a Laas (um dos 100 transmorfos infantis enviados pelos Fundadores ao universo como Odo e surpreendentemente vivido pelo mesmo J. G. Hertzler que atua como general Martok). E com ele procurar pelos outros do seu grupo e formar um "Elo próprio" à parte daquele que controla o Dominion. Kira deixa Odo decidir por ele mesmo ao libertar Laas de uma cela de segurança (preso devido a um incidente com dois Klingons) indicando a ele um lugar para um encontro com Odo e avisa ao comissário sobre o ocorrido. Odo comparece ao encontro, mas somente para se despedir de Laas. Ele compreende que Kira o ama o bastante para deixa-lo ir e volta para a estação. Ao entrar nos aposentos de Kira, a Bajoriana diz que quer conhece-lo como ele realmente é. Ela o vê se transformando em uma espécie de aurora boreal que a envolve completamente. Celebrando o "elo" entre eles. Simplesmente o melhor episódio sobre relacionamentos da história de Jornada e baseado no melhor relacionamento da história de Jornada: Odo & Kira. E ainda muito mais que isto entrando na própria essência do IDIC. OBRA PRIMA!

"Badda-Bing, Badda-Bang" (***)

Aqui, um pequeno dispositivo (instalado pelo seu programador, um cara de nome Felix) do programa de Vic Fontaine entra em ação, transformando o cenário do holoprograma em um cassino dominado por gangsters. A tripulação da estação (exceto Worf, que não está nem um pouco interessado em salvar um holograma) se reúne para conceber e executar uma estratégia, seguindo as regras do programa, de forma a livrar Vic da ameaça do seu arqui-rival, Franky Eyes. Eles acabam por executar um plano mirabolante (no melhor estilo "Onze Niners e um segredo") para assaltar o cassino, impossibilitando Franky de fornecer um "pedaço da ação", ao seu "Poderoso Chefão", de nome Zeemo. Franky sai de circulação e o programa volta ao seu funcionamento normal.

Este é um episódio TOTALMENTE inofensivo, mais estilo que substância para dizer o mínimo. Os valores de produção são espetaculares e a direção de Mike Vejar é um "luxo só". Temos aqui duas particularidades. Na primeira, Sisko se refere (de forma absolutamente singular em Jornada nas Estrelas) explicitamente a sua etnia (ele se diz desconfortável pelo fato do programa de Vic Fontaine não levar em consideração a história de que negros não eram permitidos em cassinos e estabelecimentos similares, nos anos sessenta --e apenas decide se unir à turma, no "salvamento de Vic", após conversar com Yates, sobre tal assunto).

Na segunda, Sisko faz um dueto com Vic ao final do episódio. O refrão de "The best is yet to come" ("O melhor ainda está por vir") foi uma maneira perfeita (novamente "quebrando a quarta parede", uma característica recorrente de DS9) de anunciar os 11 últimos episódios da série, onde as principais histórias foram resolvidas e os personagens tomaram os seus derradeiros destinos.

"Inter Arma Enim Silent Leges" (****)

Sloan da SEÇÃO31(ver "Inquisition" da sexta temporada) recruta Bashir para que durante uma conferência em Romulus onde o doutor estará fazendo uma palestra, Julian identifique se o novo chefe da Tal Shiar, Koval (John Fleck), tem uma doença rara que possa ser acelerada sem levantar suspeitas levando a um crime perfeito, a morte de alguém do alto escalão Romulano contrário a Federação e a aliança com ela. Instruído por Ross e Sisko a seguir em tal "missão" o mais fundo possível, Bashir se vê em uma situação em que tem que recorrer a ajuda da senadora Cretak (Adrienne Barbeau, no lugar de Megan Cole). Após uma saraivada de reviravoltas, temos: Sloan presumidamente morto (com direito a uma elaborada versão para a sua real identidade), Cretak em desgraça (favorável à aliança, mas idealista e nacionalista demais para os plano de Sloan) e Koval se apresentando na realidade como um operativo da SEÇÃO31 com sua base de poder fortalecida no incidente devido ao envolvimento da Federação. Após tudo isto, Bashir confronta Ross que admite em particular que fizera uma aliança temporária com Sloan, para fazer o plano funcionar, mesmo tendo que sacrificar Cretak no processo. Ross diz que: "Em tempos de guerra as leis caem silenciosamente", para um furioso Bashir. À noite, Sloan aparece para dar boa noite para o doutor e desaparecer tão misteriosamente quanto como apareceu.

Sem dúvida um dos mais complexos, mais bem escritos, mais bem dirigidos (com Ron Moore e David Livingston refazendo a dupla de sucesso de “The Die Is Cast” da terceira temporada, também um episódio envolvendo Romulanos e em especial a Tal Shiar) e de toda forma, mais bem produzidos episódios de toda série. Devido ao que diz sobre a Federação, ele pode ser considerado tão ou mais sombrio do que "In The Pale Moonlight" da sexta temporada.

"Penumbra" (***)

Sisko finalmente compra "aquele" terreno em Bajor para construir uma casa e também finalmente pede Kasidy Yates em casamento. Infelizmente a Profeta Sarah aparece em uma visão e diz a Sisko que se ele se casar com Yates não irá conhecer "nada que não seja mágoa". Ao mesmo tempo, Worf está desaparecido e quando a Defiant tem que suspender as buscas, Ezri percebe (após ouvir em sua mente conversas entre Worf e Jadzia) que tem que ir atrás dele e rouba um explorador para tanto. Usando uma inteligente tática ela encontra o casulo de fuga de Worf. Eles são posteriormente atacados e se acidentam, onde discutem e acabam fazendo amor. Ao final são capturados pelos Breen. A Fundadora já se encontra doente. O Dominion ainda não encontrou uma cura. Damar continua bebendo, mas começa a se incomodar com o fato das grandes baixas que os Cardassiano estão sofrendo. Dukat, ainda praticante da fé nos Pagh Wraiths pede a Damar que providencie uma cirurgia plástica para que ele fique igual a um Bajoriano.

“'Til Death Do Us Part"  (***1/2)

Inicialmente Sisko, com medo do que possa acontecer, diz a Yates que o casamento está cancelado. Quando ele finalmente muda sua decisão e decide ir em frente, a Profeta Sarah faz mais uma aparição para ele e o abraça ternamente quando diz: "tenha cuidado meu filho". É fascinante como Kira acha que desafiar a vontade dos Profetas é um erro de Sisko desde o início. Dukat (assumindo a identidade Bajoriana de Anjohl) vai procurar Winn na estação, dizendo a Kai exatamente o que ela precisava ouvir para confiar nele, na esteira de uma visão com os Pagh-Wraiths (a líder Religiosa pensa que são os Profetas) que ela teve. Damar parece começar a se cansar das suas intermináveis ressacas e da forma que Cardassia se tornou submissa ao Dominion e o quanto tem sofrido com a guerra. Os Breen estão finalizando os acertos de uma aliança com o Dominion. Enquanto isto os prisioneiros Worf e Ezri, dividem o seu tempo entre resolver o seu relacionamento e serem interrogados.

"Strange Bedfellows" (***1/2)

Com os termos da nova aliança com os Breen, Damar chega a decisão de que urge a hora de fazer algo pelo seu povo. Ele liberta Worf e Ezri com o recado de que agora a Federação tem um aliado em Cardassia, mas ainda mantém a fachada de obediência com Weyoum por hora. Os Pagh-Wraiths revelam a Winn em uma visão que de fato a primeira visão foi obra deles, o que a deixa chocada. Uma tentativa de utilizar um Orb para se comunicar com os Profetas e pedir auxílio não é atendida, como se os Profetas a estivessem ignorando por ela ter contatado os seus inimigos. Em meio à extrema confusão, ela pede ajuda a Kira que diz claramente que a ânsia pelo poder de Winn a tirou do caminho da fé e da espiritualidade, mas eis que a Kai dispara que o povo Bajoriano precisa dela e que ela não pode abandona-los, caracterizando perfeitamente a falha fundamental do seu caráter, entrando em um caminho sem retorno, indo literalmente para a cama com Dukat e os Pagh-Wraiths. Finalmente Worf e Ezri chegam a uma resolução do seu relacionamento (ficam como amigos, fazer amor foi um erro) antes de conseguirem fugir.

"The Changing Face of Evil" (****)

Worf e Ezri retornam a estação junto com as notícias de que os Breen atacaram a Terra, o que foi uma surpresa total para os Federados e os seu aliados. Damar vem preparando em segredo com Gul Rosot (John Vickery) uma espécie de insurreição. Winn continua as suas pesquisas sobre os Pagh-Wraiths, inclusive com o proibido livro do Kosst Amojan que parece conter o procedimento para liberta-los, o que levanta suspeitas do seu assistente, Solbor (James Otis). Sisko comanda uma força tarefa para uma iminente batalha no importante setor estratégico de Chin'Toka. As naves Breen atacam com sua arma de dissipação energética, que deixa inoperantes as naves da aliança Federada, a Defiant é destruída em um verdadeiro massacre de toda a força tarefa. Felizmente Damar dá partida a sua rebelião atacando alguns postos importantes do Dominion e enviando uma clara mensagem subespacial aberta informando a todos do seu movimento. Solbor diz a Winn a verdade sobre o truque de Dukat, mas a Kai, mesmo sentindo repulsa com a situação, está por demais envolvida e acaba fazendo o inimaginável, matando Solbor. O sangue pinga da lâmina e finalmente as páginas originalmente em branco do livro podem ser lidas.

"When It Rains..." (***1/2)

O chanceler Klingon Gowron vem à estação para honrar os feitos do grande general Martok e assumir as forças de campo Klingon. O que causa rebuliço nas linhas Federadas uma vez que somente as aves de rapina Klingon se mostraram até o momento efetivas contra a nova arma dos Breen e elas precisam ser bem administradas senão o Dominion poderá vencer a guerra facilmente. A Federação envia Kira (com uniforme e patente de comandante da Frota Estelar), Odo e garak para ajudarem na rebelião de Damar e Rusot. Dukat tenta ler o texto do livro, mas não consegue e fica cego no processo. Winn o manda mendigar nas ruas de Bajor. Bashir e O'Brien descobrem que Odo também está com doença dos Fundadores e suspeitam que a SEÇÃO31 pode estar envolvida (Odo foi de fato infectado sem saber durante os eventos dos episódios "Homefront" e "Paradise Lost" da quarta temporada. Quando ele foi julgado pelos Fundadores em "Broken Link" também da quarta temporada, ele infectou involuntariamente todo o "Grande elo".).

"Tacking into the Wind" (****)

Kira dá uma surra fenomenal em Rusot e Garak a avisa que provavelmente vai ter que lidar com ele de novo em breve. A esposa e o filho de Damar são mortos. Kira e cia. desenvolvem um ambicioso plano para roubar uma nave Jem'Hadar equipada com uma arma de dissipação energética Breen para que a Frota possa desenvolver uma maneira de se defender dela. Com a ajuda de (um já bastante doente) Odo se passando pela Fundadora o plano tem êxito e os cinco acabam controlando a ponte da nave a espera da instalação da arma. Odo colapsa no chão com o esforço e Rusot aponta uma arma para a cabeça de Kira dizendo para ele e Damar pegarem a nave e partirem. Garak aponta para Rusot e Damar fica no meio do dois e acaba atirando e matando Rusot, dizendo que a "Cardassia dele [de Rusot]" está morta e não mais irá voltar. Eles partem para o espaço Federado finalmente. Na estação as táticas de Gowron começam a colocar a Federação em sério risco e Sisko diz a Worf que Gowron tem que ser detido custe o que custar. Em uma conversa chave com Ezri Dax, a Trill diz ao filho de Mogh que o Império está morrendo por causa de políticos como Gowron e mais ainda que ele MERECE morrer. Isto faz com que worf tome a decisão de desafiar Gowron para um combate até a morte. Ele vence, mas repassa o manto de Chanceler para Martok. O'Brien e Bashir divulgam ter encontrado a cura para a doença dos Fundadores na esperança de trazer alguém da SEÇÃO31 para a estação e dai obter a verdadeira cura.

"Extreme Measures" (*)

Sloan aparece no quarto de Bashir e um truque de um campo de força de O'Brien funciona e eles conseguem prende-lo. Sisko autoriza o uso da sonda mental Romulana no agente da SEÇÃO31 para obter informações relevantes a respeito da cura de Odo, que já entrou no estado terminal da doença (Kira e cia. deixaram Odo e a nave e já partiram de volta para Cardassia). Sloan, entretanto, ativa um dispositivo suicida no seu cérebro, a atividade cortical residual cessará em uma hora. Bashir e o chefe decidem então conectar as suas mentes a mente de Sloan e descobrir a cura de qualquer jeito. Eles acordam em uma ambiente essencialmente idêntico a estação e enfrentam frutos da mente do agente da melhor maneira possível e mesmo declaram o seu amor fraternal um pelo outro. "Sloan" acaba tentando Bashir com os "segredos da SEÇÃO31", O'Brien usa então o bom senso, desconectando-os da máquina com a posse da cura (Sloan de fato morre), então aplicada com sucesso em Odo. Com uma trama totalmente tola e não apropriada nem para a estrutura dos episódios do "Capítulo Final" e nem para a própria SEÇÃO31, este segmento vai para a história da série como a sua maior decepção (com uma trama infinitamente clichê envolvendo Realidade Virtual com direito até ao "obrigatório" truque do "Pensamos que saímos, mas ainda estamos dentro", lamentável!).

"The Dogs of War" (***)

Quark se engana com um comunicado (com pesada interferência) do Grande Nagus Zek e acha que ele é o novo Nagus Ferengi, ele fica só tempo suficiente na função para descobrir o quanto à sociedade Ferengi se modificou nos últimos anos e no quanto ela é agora diferente do modelo que ele ainda prega no seu bar. Os Ferengis mudaram, mas Quark não, está é a verdade final do personagem. Finalmente tudo fica esclarecido e Rom se torna o novo Nagus. "Um diferente Nagus para uma diferente sociedade Ferengi". O Dominion esmaga a resistência organizada de Damar e cia. (que são traídos). Garak consegue levar os outros dois para a casa de Enabran Tain, onde ainda mora a confidente do velho Cardassiano, Mila (Julianna McCarthy). Muitos Cardassianos duvidam da notícia da morte de Damar e os três começam a acreditar na possibilidade de um levante popular. Um pequeno ataque a uma instalação do Dominion, permite que Damar venha às ruas e faça um discurso inflamatório que leva a revolta da própria população civil. Kasidy Yates descobre estar grávida, uma gravidez não planejada. Odo está furioso por descobrir quem projetou e utilizou o vírus e com que propósito. A Frota tem a cura, mas não vai entrega-la de bandeja ao Dominion. Odo promete a Sisko não tomar a coisa em suas próprias mãos. Bashir e Ezri ficam finalmente juntos.

"What You Leave Behind" (***1/2)

Sisko e cia. embarcam para a maior de todas as batalhas em Cardassia, uma que promete terminar a guerra de uma vez por todas. Ao mesmo tempo em que Dukat (com a visão restaurada) e Winn iniciam uma Jornada nas cavernas de fogo para libertar os Pagh-Wraiths. A rebelião popular na capital Cardassiana continua a crescer com um também proporcional número de sabotagens. Uma forte represália de Weyoum, destruindo uma cidade inteira para instigar medo tem justo o efeito oposto. Na batalha, ao saberem disto, as tripulações das naves Cardassianas acabam se voltando para o lado Federado em um momento crítico, quando Sisko, Ross e Martok finalmente decidem que é chegada a hora de ir até a capital e acabar definitivamente com a guerra. Um bloqueio formidável de naves do Dominion é posto em torno do planeta. No centro de comando do Dominion em terra, Kira e Garak tem a Fundadora (terminal e as portas da morte) como refém (ela deixou ordens para os Jem'Hadar lutarem até o último homem e ainda instruções para "pacificar" todo o planeta, o que está levando a um número assustador de mortes entre os Cardassianos). Odo se transporta a superfície, faz um "Elo" com a Fundadora, a cura, ao mesmo tempo em que acerta os termos da rendição do Dominion. É o fim da guerra. De volta a estação, em uma festa de despedida para vários personagens, Sisko sente que o seu destino está em outro lugar. Nas Cavernas de Fogo, os Pagh-Wraiths foram libertados e Dukat (morto envenenado por Winn e trazido de volta à vida na forma Cardassiana pelos seus "Deuses") sente a chegada de Sisko. Na luta dos dois, eis que Winn consegue distrair Dukat o tempo suficiente para que Sisko caia com o Cardassiano e o livro naquele mar de chamas, prendendo para sempre os Wraiths. A Profeta Sarah salva Sisko e o traz para o Templo Celestial, onde ela diz que ele é um deles agora. O restante do episódio trata das despedidas dos personagens, começando com a visão que Yates tem de Ben. Dois outros momentos anteriores a este ponto caem também nesta categoria de despedidas. A cena de despedida entre Garak e Bashir em Cardassia e a performance de Vic Fontaine (James Darren) cantando "The Way You Look Tonight" para todos em sua boate holográfica.

 

Destino dos personagens:

Miles O'Brien: Volta para terra (com Keiko e os filhos) para ensinar na Academia da frota.

Worf: Torna-se embaixador da Federação em Kronos, voltando para o planeta natal Klingon com Martok, agora o Chanceler do Império.

Elim Garak: Termina o seu exílio em meio às ruínas de uma Cardassia absolutamente destruída. Nem Mila (sua mãe?) sobreviveu.

Julian Bashir & Ezri Dax: Encontram o amor. Ficam na estação juntos.

Rom & Leeta: Vão se estabelecer em Ferenginar como o Primeiro casal da aliança Ferengi.

Zek & Iskha: Vão para Risa aproveitar a aposentadoria.

Brunt=> Vai para Ferenginar babar o ovo do novo Grande Nagus Rom.

Coronel Kira Nerys: Fica com o comando de DS9.

Odo: Se oferece para curar o "Grande Elo" e permanecer parte dele no Quadrante Gama, ensinando o seu povo o que aprendeu sobre os "sólidos" para que nunca mais ocorra uma nova guerra. Esta foi à condição para a rendição da Fundadora.

Kasidy Yates: Termina grávida. A princípio fica em DS9.

Jake Sisko: A princípio fica em DS9.

Capitão Benjamin Sisko: Se junta aos Profetas e promete a Yates em uma visão que retornará ("Talvez em um ano, talvez ontem").

Nog: É promovido a tenente e fica em DS9 (Como chefe de operações?).

Quark: Permanece na estação e não perde tempo já iniciando um bolão para a escolha da (o) Nova (o) Kai.

Morn: Fica em DS9.

Vic Fontaine: Permanece em uma holosuite do Quark em DS9.

Damar: Morre quando da invasão do QG do Dominion em Cardassia.

Weyoum #8: É morto por Garak.

A Fundadora: Concorda em se submeter ao julgamento por crimes de guerra.

Kai Adami Winn: Morre frente à fúria dos Pagh-Wraiths.

Dukat: Cai no precipício em chamas com o livro e com Sisko.

Almirante Bill Ross: Provavelmente vai tomar conta do Pós-Guerra: O julgamento da Fundadora? Territórios anexados pelos Romulanos? Etc.


Luiz Castanheira é editor do Trek Brasilis