Clique aqui para visitar o
Acervo de colunas



 









 

É fácil ser santo no paraíso... (Parte II)
A completa história dos Maquis

Os Maquis foram formalmente introduzidos no Universo de Jornada no excelente episódio duplo da segunda temporada de DS9 intitulado "The Maquis".

Com vocês, "The Maquis, Parte I":

O episódio abre com a destruição de um cargueiro Cardassiano (o Bok'Nor) imediatamente após a sua partida de DS9. Fica claro para o espectador que o sabotador/terrorista é um cidadão da Federação, de nome William Samuels, vestido como oficial da Frota Estelar.

Investigações preliminares revelam traços de tecnologia da Federação entre os destroços do cargueiro enquanto chega à estação um antigo amigo de Ben Sisko dos tempos da Academia da Frota Estelar, o tenente-comandante Calvin Hudson.

Hudson é o responsável pelas colônias da Federação no interior da DMZ (Zona Desmilitarizada). Ele diz claramente a Sisko que a Federação abandonou essas colônias, sua presença no local é uma literal palhaçada e o tratado entre federados e cardassianos, sob qualquer aspecto, foi um mau tratado.

De volta ao Promenade, uma Vulcana de nome Sakonna procura Quark para encomendar mercadorias (pouco antes, ela havia se encontrado com Samuels, fornecendo instruções para facilitar a sua fuga da estação, mas seus planos são frustrados, pois Samuels acaba sendo raptado por dois alienígenas, sem conhecimento de Sakonna).

Ben Sisko volta aos seus aposentos e se surpreende por não encontrar Jake, mas sim Gul Dukat. Dukat diz estar ali para ajudar (de forma não-oficial) no "Caso Bok'Nor" e promete oferecer a Sisko uma real noção do que está acontecendo na DMZ.

Sisko e Dukat partem em um explorador para a DMZ. Lá encontram naves com assinaturas de dobra da Federação e de Cardássia, com configurações totalmente desconhecidas. Ambas as facções ignoram as ordens de Sisko e de Dukat, envolvendo-se em diversas manobras militares literalmente nas "barbas" dos dois, sobre o que Dukat comenta: "Veja, Comandante, que sem ajuda de nenhum de nossos governos, estes colonos já começaram a sua própria guerra particular no interior da DMZ".

De volta a DS9, Sakonna chega para jantar com Quark e lhe mostra a lista de itens em que ela está interessada. Atordoado, Quark descobre que a Vulcana está interessada em uma quantidade enorme de armas. Não dando a menor bola para a reação do Ferengi, ela avisa que vai pagar em Latinum e vai precisar de um suprimento continuo de "mercadoria".

Na DMZ, Sisko e Dukat adentram a sala do conselho em Volan III, onde as facções de colonos Cardassianos (liderados por Gul Evek) e colonos da Federação (liderados por Hudson, e tendo entre eles uma mulher chamada Kobb e um homem chamado Amaras) discutem os eventos recém-presenciados por Sisko e Dukat.

Em meio a exaltadas discussões de responsabilidade, Evek produz um vídeo contendo a confissão de Samuels (claramente torturado e brutalizado) sobre a sabotagem do Bok'Nor. Quando Hudson exige a presença de Samuels, dois Cardassianos entram com o seu corpo em um saco e Evek diz: "Infelizmente ele cometeu suicídio em sua própria cela."

Donde a reunião degenera em absoluto caos. Quando novamente a sós, Hudson diz a Sisko que conhecia Samuels (um fazendeiro por toda a sua vida). Diz também que os colonos Cardassianos pretendem expulsar (ou matar) todos os colonos da Federação da zona e para isto contam com a ajuda não-oficial (via suprimentos de armas, por exemplo) do próprio Comando Central em Cardássia.

Hudson suspeita que o Bok'Nor estava de fato carregando armas, ao que Sisko replica, dizendo que o seu depósito de carga estava vazio quando ele atracou em DS9. E diz também que a Federação não deixou outra escolha aos colonos quando os abandonou, senão defender-se a si próprios por todos os meios possíveis e necessários.

Na viagem de volta para DS9 no explorador, Dukat e Sisko continuam discutindo sobre o incidente com o Bok'Nor (sua tripulação de 78 Cardassianos e se de fato ele estava transportando armas para as colônias Cardassiana na DMZ), sobre o que Dukat não perdoa:"Eu sei que você adoraria encontrar uma justificativa para este homicídio em massa de forma a aliviar a sua 'consciência de cidadão da Federação e oficial da Frota Estelar'. Mas se o Bok'Nor estivesse carregando armas, eu saberia, e pela vida de todos os meus filhos, eu juro a você, ele não estava."

Sakonna avisa Quark que houve uma mudança de planos e ela vai precisar da mercadoria para hoje à noite. Sisko designa uma suíte de hóspedes para Dukat e logo em seguida recebe a "novidade" de O'Brien de que o Bok'Nor fora destruído por um dispositivo implosivo de fabricação da Federação.

De volta ao seu escritório ele recebe Kira, que ainda teme uma represália de Cardássia contra o sistema Bajoriano devido ao incidente com o Bok'Nor (sobre o que Sisko pode agora garantir que não vai ocorrer).

Ponderando a difícil situação com Kira, ambos percebem que não há de fato NENHUMA escolha fácil a se tomar. A major, entretanto, está certa sobre uma coisa: " Os Cardassianos são o inimigo, não os seus próprios colonos. E se a Frota Estelar não consegue perceber isto, então a Federação é ainda mais ingênua do que eu já imaginava."

Mais tarde, Sakonna e outros colonos (incluindo um homem chamado Niles em uniforme da Frota Estelar) conseguem raptar Dukat. Enquanto os oficiais graduados de DS9 estão discutindo as últimas naves a deixar DS9 (suas rotas, missões, destinos etc.) de forma a implementar uma possível missão de resgate a Dukat, o rádio sub-espacial capta uma transmissão vinda da DMZ, na qual um grupo está assumindo o rapto de Dukat. O grupo se auto-denomina "Maquis".

Tomando a melhor escolha dentre as naves registradas, o grupo de resgate liderado por Sisko (decidido a trazer Dukat de volta por todos os meios necessários, "mesmo que tenhamos que atirar em nossa própria gente?" registra um preocupado Bashir, frente a um silencioso Sisko) parte para as Badlands, onde se teleportam para a superfície de um asteróide, onde são emboscados por um grupo de colonos liderados por Cal Hudson sem uniforme.

O episódio é extremamente intenso e faz um excelente uso de todos os personagens, especialmente Dukat e Sisko. Os pontos de vista de Hudson e Kira indicam que os colonos são o mais importante aspecto em qualquer decisão a ser tomada, enquanto Dukat se alinha com o ponto de vista da Federação de que a paz é o mais importante, esta superposição dos pontos de vista de Dukat e da Federação parece reforçar os pontos positivos de Dukat e os pontos negativos da Federação (estranho de se falar, mas é realmente esta a mensagem passada, parabéns a todos os envolvidos).

Sisko parece ficar cada vez mais pressionado por todos os lados a medida que os eventos vão se desenvolvendo, um personagem extremamente vivo e excepcionalmente bem escrito, com direito a uma fenomenal atuação de Avery Brooks.

Quanto ao trabalho da dupla Sisko & Dukat, deixe-me colocar deste modo: eu assistiria de bom grado SOMENTE estes dois se enfrentando durante 45 minutos (ou mais) em um cenário mínimo.

Muito pouco detrata este episódio, mas as cenas de Sakonna e Quark são definitivamente mais fracas que o restante do episódio (mas dificilmente estão na categoria do não-assistível) e temos uma óbvia gafe de trama quando ao final do episódio Sisko & cia. se teleportam para o asteróide (obviamente esperando encontrar uma situação hostil) sem nenhum meio ou plano de fuga.

Entretanto, o que realmente segura um pouco o episódio é a fraca
interpretação de Bernie Casey como Cal Hudson, essencialmente lendo as linhas do roteiro sem o mínimo da paixão que a caracterização do personagem exigia.

Com vocês, "The Maquis, Part II":

Bens Sisko contempla seu amigo, o tenente-comandante Calvin Hudson, o qual, por sua presença no asteróide, confirma ser membro dos "Maquis". Hudson tira o seu uniforme de uma bolsa e o entrega a Sisko dizendo que "ultimamente ele tem ficado muito apertado em mim".

Hudson se diz encantado pela determinação destes colonos e diz não poder dar as costas para eles como reafirma que a Federação o fez, chamando novamente o TRATADO de um mero pedaço de papel.

Perguntado por Sisko sobre o paradeiro de Dukat ele responde que nunca imaginou que um dia Ben se aliaria com um Cardassiano contra ele. Hudson faz uma ultima proposta a Sisko de utilizar DS9 como uma base Maquis.

Quando Sisko recusa, ele e seus companheiros são tonteados pelos Maquis. De volta a DS9, Sisko tem uma reunião com a almirante Necheyev, que lhe dá o sermão padrão de que o tratado têm que ser honrado a todo custo, de passagem rotulando (e negando qualquer possível valor para a sua causa) os Maquis como um "bando de cabeças-quentes irresponsáveis".

Pouco antes de partir, ordena a Sisko que abra um diálogo com os Maquis. Quando Kira entra no escritório, ouve o desabafo de Sisko:

- Estabelecer um diálogo? Que diabos ela acha que eu estou tentando fazer todo este tempo? Só porque um grupo de pessoas pertence à Federação não quer dizer que eles sejam todos santos... O real problema é a Terra. Na Terra não existe pobreza, crime ou guerra - você olha para fora do QG da Frota Estelar e você vê o Paraíso. Bem, é fácil ser santo no Paraíso. Mas os Maquis não vivem no Paraíso. Aqui, na DMZ, estes problemas ainda não foram resolvidos. Aqui não existem santos, apenas pessoas. Famintas, assustadas e determinadas a fazer o que for necessário para sobreviver, quer isto receba a aprovação da Federação ou não.

(Ira Steven Behr sente muito orgulho destas linhas, as quais ele considera uma síntese de como DS9 alargou os horizontes da visão infinitamente idealista de um futuro para humanidade de Gene Roddenberry.)

Em seguida, Odo prende Quark como cúmplice de Sakonna. Quark fornece uma lista das armas vendidas e diz que ela estava pretendendo usá-las em breve. Sisko se encontra com uma alta autoridade Cardassiana (o Legado Parn) em visita a DS9.

Sisko lhe assegura de que todo o possível está sendo feito para encontrar e resgatar Dukat. Para o espanto de Sisko, Parn diz que isto não é necessário e diz que Dukat é acusado em Cardássia de liderar um pequeno grupo de militares envolvidos no contrabando de armas para a DMZ.

Após Parn partir, Sisko diz a Kira que agora eles precisam encontrar Dukat mais do que nunca, pois agora ele tem certeza de que o Comando Central Cardassiano está de fato contrabandeando armas para a DMZ.

O´Brien determina uma nova lista de possíveis esconderijos e Sisko lidera uma nova expedição para tentar encontrar Dukat. Desta vez, eles têm sucesso: recuperam Dukat e prendem vários Maquis.

Sisko deixa Amaros fugir com um recado pra Hudson: "Diga a ele que eu ainda não disse à Frota sobre sua traição, ainda temos tempo de resolver esta situação juntos, mas nosso tempo está se esgotando. Diga a ele que ainda tenho o seu uniforme, ele pode pegar de volta a hora que quiser."

De volta à estação, Sisko visita Dukat e informa a este sobre sua conversa com o Legado Parn. Dukat fica chocado, finalmente tendendo a acreditar que de fato Cardássia está contrabandeando armas na DMZ.


Dukat sugere que ele e Sisko se unam para impedir o contrabando e os Maquis, sobre o que Sisko concorda. Quando Sisko vai deixando a sala, Dukat agradece por ele ter salvo sua vida, ao que Sisko responde: "Eu tenho certeza que você teria feito o mesmo por mim."

Dukat acha que o Comando Central está usando comerciantes Xepolitas para o contrabando e é fundamental impedir que um cargueiro desta raça entregue sua carga (de armas) levando à suspensão do contrabando do Comando Central.

Enquanto isto, Quark e Sakonna discutem em suas celas os detalhes da "lógica dos Maquis". Depois, Sakonna confessa a Sisko que os Maquis pretendem atacar um depósito de armas montado no interior de um complexo civil em um planeta da DMZ.

Dukat diz que pode ser capaz de descobrir o nome de tal planeta. Sisko retorna a Volon III de forma a avisar os colonos (e por conseguinte os Maquis) de que ele sabe do plano. Sisko é surpreendido por Hudson e um grupo de Maquis armados.


Quando o comandante oferece uma bolsa tendo no seu interior o uniforme de Hudson, este o desintegra, simbolizando que não há mais retorno para ele. Sisko avisa que se eles forem atacar, ele os impedirá, custe o que custar.

Nossos heróis esperam com três exploradores em Bryma (o local do depósito, segundo as fontes de Dukat). Eles devem impedir que os Maquis cheguemm ao alcance dos sensores do planeta, o que pode precipitar uma guerra em larga escala.

Sisko & cia. conseguem impedir o ataque Maquis, apesar do confronto aberto entre eles (exploradores X naves Maquis). Sisko deixa Hudson escapar por se negar a destruir sua nave.

De volta a DS9, Ben recebe os cumprimentos do Comando da Frota por ter evitado uma guerra, sobre o que ele reflete ter apenas adiado o inevitável.

A segunda parte só fica melhor. Sisko é posto em uma difícil situação com a Almirante Necheyev, pressionando de um lado para que ele resolva a situação com os Maquis o mais rápido possível, a sua amizade por Hudson pendendo de outro e Dukat não perdendo nenhuma chance de aumentar o nível de tensão.

Sisko ao final do episódio (de onde ele emerge como um herói complexo com diversos conflitos internos e dúvidas) consegue interromper o contrabando de armas do comando Central (com a ajuda de Dukat, especialmente em um cena em que Dukat faz o comandante do cargueiro Xepolita se "borrar" de medo com sua INCRÍVEL PRESENÇA) e impedir o iminente ataque Maquis, dando a Hudson a chance de voltar atrás até o ÚLTIMO SEGUNDO possível. É desnecessário repetir que as cenas entre Dukat & Sisko são infinitamente assistíveis e Dukat emerge deste episódio como o mais complexo, interessante e melhor antagonista da história de Jornada nas Estrelas.

As cenas de batalha ao final do episódio foram também muito bem
-executadas e a utilização do uniforme de Hudson de forma simbólica, absolutamente brilhante.

Pequenos problemas, como a falta de maior intensidade nas cenas envolvendo Sakonna e Quark (separados ou juntos), a (já comentada) fraca interpretação de Bernie Casey (como Cal Hudson) e uma pequena gafe de trama, tendo todo os oficiais graduados de DS9 no combate final, não põe por terra este grande episódio.

"The Maquis" é um dos melhores episódios duplos de Jornada, estabelecendo um firme gancho onde pendurar sólidas
histórias futuras. Uma deliciosa "Caixa de Pandora" que não iria se fechar tão cedo..

Continua...

 

Luiz Castanheira é editor do Trek Brasilis