Publicado originalmente
em 14 de junho de 2004


De papo com Nana na Itália
Mariana Gamberger conta como foi a experiência de conhecer pessoalmente uma das principais atrizes de Deep Space Nine


 









 


por Mariana Pedroso Gamberger

Há sete anos assisti pela primeira vez ao episódio piloto de Deep Space Nine. Até então eu nem sabia da existência da série. Quando me perguntaram o que eu tinha achado, disse que não era nada especial, mas que uma certa Major era um personagem muito interessante. Mal sabia que esse era o início de uma grande paixão. DS9 e Kira Nerys!

Procurando pela Internet, encontrei poucos, mas interessantes, sites sobre Kira Nerys e sua intérprete, Nana Visitor. O que mais me chamou a atenção foi a paixão com que os fãs falavam sobre a atriz; em como ela é uma pessoa excepcional, carinhosa com os fãs, atenciosa. Eu me deparei também com o seu fã clube e com um grupo maravilhoso de pessoas espalhadas por todo o mundo.

Desde então, eu só poderia desejar que um dia pudesse me encontrar com essas pessoas maravilhosas. E quando achei que não haveria mais esperança e oportunidades, ali, do outro lado do Adriático, numa cidadezinha chamada Bellaria, como acontece em todos os meses de maio, o fã clube de Jornada nas Estrelas da Itália promoveu a maior convenção do país. Eles sempre trazem convidados especiais de diversas séries do universo de Jornada. Para a minha alegria, este ano Nana Visitor era a convidada.

Encurtando a história, apenas cinco dias antes da convenção, resolvi ir. Comprei os bilhetes do trem, empacotei minhas coisas e após uma viagem de 16 horas - durante a noite toda e parte da manhã -, cheguei em Bellaria.  Era uma sexta-feira.

Encontrei com o pessoal do fã clube que também já estava por lá. Eram pessoas vindas de diversos países somente para ver Nana. Alemanha, Áustria, Irlanda, Estados Unidos, da própria Itália e eu do Brasil (ou seria Croácia?). Ao todo, nove pessoas.

O grande dia do encontro seria o sábado, quando Nana teria o seu painel e depois autografaria para todos os presentes. Mas, no almoço, eis que surge a própria no refeitório, juntando-se aos outros convidados. O pessoal do fã clube imediatamente levantou e foi falar com ela, para dar as boas-vindas. E lá fui eu, inocente e despreparada para tal momento. A primeira coisa que notei foi como ela é alta e magra. Após beijinhos e apresentações (somente eu e o garoto da Itália não a conhecíamos), foi acertado um encontro somente conosco após a sessão de autógrafos. Ao voltar para a mesa, mal consegui comer e as minhas mãos não paravam de tremer. Eu tinha sido "nanatized"!

Apesar de eu já ter lido diversas transcrições de chats e convenções, diversos artigos de revista e entrevistas com Nana, ouvir essas histórias ao vivo, contadas pela própria, era outra coisa.

Ela teve o seu painel no sábado e no domingo, respondendo perguntas do público. Foi uma experiência fascinante; até consegui acalmar meus nervos e fiz duas perguntas no domingo. A sessão de autógrafos também foi ótima, apesar do curto período de tempo. Levei um pôster da Kira, tirado da revista oficial, e em cujo verso havia uma foto de Gul Dukat. Quando chegou a minha vez, um dos meus amigos disse a Nana para adivinhar quem estava do outro lado e ela prontamente respondeu: "- Dukat"? Sua cara ao olhar o outro lado foi impagável e todo mundo caiu na risada.

Finalmente chegou a hora do encontro. Fomos em um dos cafés no centro de Bellaria. Eu corri até o hotel para pegar os presentes que tinha trazido para Nana. Quando voltei, ela já havia chegado e, para a minha surpresa, qual era o único lugar vazio para eu sentar? Do lado da própria! Ela conversou com a gente por uma hora, contando sobre a sua vida, o que anda fazendo e ela sempre faz questão de perguntar o que os outros estão fazendo e como vai cada um. Eu já comentei que ela é uma pessoa fantástica, doce, generosa e atenciosa?

Foi quando dei meus presentes para ela que tive a oportunidade de dizer alguma coisa, porque, para ser sincera, eu não tinha dito nada até então. No máximo, eu tinha conseguido tirar algumas fotos. Eu lhe dei dois CDs de música brasileira, pois já sabia que antemão que ela gostava. Ela me disse que é a sua música favorita, e que adorou o presente. De brinde, pude ouvi-la cantarolando Águas de Março!

Tivemos um segundo encontro com ela no dia seguinte. Eu me despedi durante o almoço, pois iria embora antes do anoitecer. O resto do pessoal, no entanto, ainda a encontraria para um sorvete.

Nem preciso dizer que esse foi um dos melhores finais de semana que já tive. O pessoal do fã clube é fantástico e espero ter a oportunidade de encontrá-los novamente. E, é claro, Nana - que é tudo e um pouco mais do que eu imaginava.

Durante os painéis, embora tenha havido pouca novidade, Nana contou muitas histórias engraçadas e interessantes. Vale a pena descrever algumas delas.

 

Lamentos

Sobre o final de DS9, Nana mostrou-se desapontada por não encontrar mais a maior parte das pessoas com quem trabalhou durante 7 anos. Mas ainda mantém contato com Sid, que é seu ex-marido e pai de seu segundo filho, Django. Além dele, Michael Dorn é um grande freqüentador de seus almoços.

Ela e Rene também são muito próximos. É por isso que ela achava muito estranho e sempre foi contra o relacionamento amoroso entre Kira e Odo. A atriz acha que o final foi perfeito para os dois. Eles realmente não deveriam ficar juntos e o fato de Odo ter ido para o Grande Link foi muito mais fiel ao seu personagem.

Outra pessoa com quem ela tinha grande amizade era Ira Behr. Sendo ambos nova-iorquinos, ela disse que sempre que discutiam sobre algo, parecia que estavam tendo uma enorme briga. Segundo Nana, as pessoas ao lado até saíam de perto. Na realidade, tratava-se apenas do temperamento de ambos.

Aliás, ela também contou que a grande briga que os dois tiveram foi quando Ira chegou até ela todo feliz e disse-lhe que Kira iria ter um caso com Dukat. Nana quase teve um infarto e brigou com o amigo até o final, dizendo que Kira nunca teria qualquer relacionamento com Dukat, que isso estaria totalmente fora do seu personagem. Essa batalha ela ganhou, já que Kira nunca teve um relacionamento com Dukat. Porém, sua mãe teve.

Como Nana disse, nem sempre ela conseguia ganhar a batalha - mas nunca foi por falta de tentativa.

 

Confidências

Nana Visitor sente saudades de Kira. Ela contou que, durante a época em que a série era produzida, chegou a ter diversos pesadelos, nos quais era Kira e estava presa em um campo de prisioneiros durante a ocupação cardassiana. Isso mostra como  estava envolvida com o personagem e como se preocupava em torná-lo o melhor possível. Na semana anterior ao término de Deep Space Nine, somente ela chorava, e parecia ser a única que não estava preparada para o seu final.

Quando viu que os cenário estavam sendo desmontados, ela estava caminhando pelo Promenade, e encontrou dois dos trabalhadores que, por sinal, eram seus amigos. Ela perguntou se eles poderiam pegar alguma coisa para ela, pedindo, em seguida, o peixe que ficava pendurado na parede do Quark's. Eles disseram que fariam isso, mas que ninguém poderia saber, já que a ordem era de que nada poderia sair dali. Nana voltou para o seu trailer e, após um tempo, ouviu um batido na porta. Quando abriu, eram os dois trabalhadores carregando o peixe e querendo saber onde estava o seu carro para que eles pudessem colocar logo dentro, para que ninguém visse. Depois disso, veio uma ordem do Rick Berman, de que estava terminantemente proibida a retirada de qualquer material dos sets e que tudo era propriedade da Paramount. Nana nos perguntou então, se ela não deveria pendurar o peixe na sala da casa dela e chamar o Rick Berman para jantar. A platéia caiu na gargalhada.

Sobre maquiagem, após o primeiro dia que estava usando o nariz bajoriano, ao final das filmagens, ela simplesmente o arrancou com as mãos. Foi então que descobriu que na realidade ele era fixado com cola e não com um produto mais desenvolvido. Isso lhe custou uma cicatriz no nariz, que tem até hoje.

 

Bastidores

O episódio mais difícil ,em termos emocionais, foi "Duet", o seu favorito, pois o episódio todo foi centrado em Kira e em Aamin Marritza - sem efeitos especiais, sem ação.

Por outro lado, o mais difícil em termos físicos foi o primeiro do universo espelho, "Crossover", dado que ela trabalhou em jornada dobrada, fazendo a Kira e a Intendente. Durante esse episódio ela chegou a trabalhar 18 horas por dia. Nana acha que a Intendente não era sexy, pois o figurino de couro fazia um barulho insuportável. Além disso, por causa do calor, ela suava muito e apareciam manchas por toda a roupa. Ela tinha que ficar na frente de um ventilador gigante, até que elas desaparecessem.

Nana também falou sobre Avery Brooks (capitão Sisko). Com seu jeito todo particular, na maior parte das vezes ninguém consegui entendê-lo, nem mesmo os diretores. Segundo ela, todos ficavam apavorados quando tinham que dirigir o ator, temendo não entender o que ele queria dizer. Mas Nana passava muito tempo com ele e aprendeu a interpretá-lo. Então, todos vinham a ela e perguntavam: "- O que ele quis dizer com isso"?

Na época em que surgiram pela primeira vez os action figures, Nana resolveu dar um para seu filho Buster, que tinha três anos de idade. Assim que ele pegou a boneca, falou "mamãe". Ela ficou toda orgulhosa pelo filho tê-la reconhecido.

Ainda sobre Buster, como ela queria ficar com ele a maior parte do tempo, sempre o levava aos sets de filmagem. Certa vez, quando a luz vermelha estava acesa - o que significa silêncio absoluto, pois se está filmando -, um dos técnicos chegou perto de Buster, e perguntou como ele estava. Imediatamente, o garotooca com dois anos de idade, colocou o dedo na boca, em sinal de silêncio, e apontou para a luz.

Django, o segundo filho, também sempre ficou no ambiente de trabalho. Nana voltou a trabalhar após duas semanas do nascimento e, certa vez, quando perguntaram ao garoto onde ele tinha nascido, ele respondeu "Star Trek, Los Angeles".

Curiosamente, quando Nana fez a audição para o papel de Kira, ainda não haviam selecionado uma atriz para Dax. Ela acabou lendo para a produção algumas partes dessa personagem, que lhe chamou bastante a atenção. Naquele instante, ela achou Dax mais interessante e conta que, se tivessem dado a ela a opção de escolha, teria escolhido fazer a Oficial de Ciências.

 

 

Vida após DS9

Com relação aos trabalhos pós-Deep Space Nine, Nana contou que gostou muito de fazer "Dark Angel" e trabalhar com James Cameron. Só lamenta não ter tido condições de continuar na segunda temporada, pois na época estava morando em Nova York, e fazendo o musical "Chicago" na Broadway. Isso significava voar seis horas até Vancouver, gravar todas as suas cenas em três dias, voltar para Nova York para fazer "Chicago", e depois na semana seguinte voltar a Vancouver. E, é claro, no meio disso, tudo arranjar tempo para seus filhos. Ela disse que ficou triste pelo fato de a série ter sido cancelada, pois sabia que Cameron tinha planos interessantes para ela.

Recentemente, Nana Visitor esteve em dois seriados: "According to Jim" e "Las Vegas".

Ela também fez um filme com Bruce Boxleitner, "They Are Among Us", que ainda não foi distribuido nos EUA.