Publicado originalmente
em 2 de maio de 2005


Paraíso questionável
Uma visão pessoal do arco Maqui, na qual o autor faz uma análise dos elementos presentes nos episódios da série 


 









 


por Leandro M. Pinto

Introdução

- Você é contra os Maquis? Acha que eles estão errados? Que são "terroristas"?
- Sim.

-- Londo Mollari e Leandro M. Pinto, Fórum Trek Brasilis.


Com a recente transmissão pelo Universal Channel do episódio "Blaze of Glory", um dos melhores e mais interessante arcos de trama já desenvolvidos para nossa franquia chega nesta sua conclusão final de sua apresentação ao fandom brasileiro de Jornada nas Estrelas. Originalmente desenvolvido para ser um dos elementos para a base de Jornada nas Estrelas: Voyager, o arco da crise das colônias na Zona Desmilitarizada Cardassiana e o grupo de resistência Maqui encontrou excelente campo para prosperar e florescer em Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine.

O presente artigo não tem a intenção de ser uma repassada geral em detalhes de toda a história do movimento Maqui e/ou em alguns de seus elementos enquanto produção de uma série de televisão. Para este efeito, já existe disponível aqui no Trek Brasilis a excelente série de artigos escritos por Luiz Castanheira,  "É Fácil ser Santo no Paraíso". Assim, seria contraproducente querer reinventar a roda, uma vez que ela já existe e funciona de maneira maravilhosamente bem, e sua leitura é absolutamente fundamental para se ter uma boa visão deste arco de trama de Deep Space Nine.

Já este artigo em particular, trata-se de uma visão extremamente pessoal do arco Maqui, na qual este autor faz uma análise dos elementos existentes ao longo dos episódios e extrapola alguns outros, de modo a termos o todo do arco Maqui visto por outros ângulos, e a maneira pela qual o embate final entre dois participantes, Sisko e Eddington, encerra o arco de tanto em seus aspectos pessoais para as pessoas envolvidas, como nos aspectos políticos e sociais relativos a Federação.

Assim, o resultado do artigo não pode ser encarado de outra forma senão como uma opinião pessoal sobre as reais raízes da crise Maqui, seus reais fundamentos e justificativas (ou a falta disto), suas conseqüências finais, e suas possibilidades. Contudo, é de se considerar que tal opinião estará bastante embasada por argumentação e avaliações das evidências existentes no cânone e cronologia da série. Caberá a cada um dos leitores ponderar a respeito da validade ou não das questões discutidas aqui.

Continue lendo: Origens da crise Maqui