Publicado originalmente
em 2 de maio de 2005


Paraíso questionável
Uma visão pessoal do arco Maqui, na qual o autor faz uma análise dos elementos presentes nos episódios da série 


 









 


Conclusões

- É isto, então, o fim dos Maquis?
- Quem sabe? Poderia haver mais deles aí fora... se escondendo do Dominion, ganhando tempo...
- Você quase parece demonstrar esperança por isto.
- Há sempre algo de atrativo sobre uma causa perdida.

-- Dax e Sisko, "Blaze of Glory".

Com "Blaze of Glory", chegamos aos atos finais do arco Maqui. Dentro do contexto onde existe o universo de Jornada nas Estrelas, o que teria sido do movimento deste ponto em diante? Como podemos ver nesta quinta temporada de Deep Space Nine, quando Cardássia se juntou ao Dominion, uma das primeiras coisas que eles fizeram foi varrer do mapa toda a presença Maqui nos territórios que compunham a até então Zona Desmilitarizada, tal qual Dukat afirmou que faria.

Não posso comentar muito mais para poupar o artigo de "spoilers", mas é suficiente dizer que, considerando o contexto em que o desfecho da guerra irá ocorrer, as razões mais básicas para a crise Maqui terão desaparecido, e também pela já comentada falta de raízes ideológica realmente profundas, o movimento como um todo teria chego a seu fim definitivo, restando eventualmente apenas células isoladas aqui e ali, com zero de força política ou relevância. Em Voyager, a situação terá sido semelhante – o fato de a questão Maqui ter sido deixada de lado nesta série até bem antes do arco Maqui ter sido resolvido em definitivo em Deep Space Nine acaba sendo algo que ajuda a demonstrar como teria sido efêmero e circunstancial as motivações para o levante, o qual sempre teria carecido de raízes mais profundas.

Todos estes aspectos que debati aqui neste artigo teriam sido intencionalmente desenvolvidos pelas diversas equipes criativas que trabalharam com tramas Maqui? Difícil dizer, e muito provavelmente não. Contudo, isto está longe de ser algo indesejável, muito pelo contrário. Sem dúvida alguma que houve uma clara intenção de mostrar os federados por ângulos mais cinzentos, de maneira a demonstrar que mesmo os nobres federados são capazes de atos duvidosos. Só que como podemos ver, não foi apenas isto que foi possível se retirar deste excelente arco que agora termina. O arco Maqui teve tantos elementos interessantes e tantos aspectos ricos em possibilidades, que foi possível se desenhar um contexto onde realmente todos os participantes poderiam ter aspectos sombrios e motivações desprezíveis, incluindo os maquis; e todos os participantes poderiam ter justificáveis e boas posições, incluindo os cardassianos.

O resultado foi um claro "no-win scenario", especialmente para a Federação, ou seja, um caso onde não importa qual seja o resultado, qual seja a decisão tomada, alguém tem que ceder e alguém tem que ficar desgostoso, e não interessa o quão "evoluídos" eles fossem, eles não conseguem encontrar maneira de satisfazer a todos, de encontrar a solução pacífica ideal. Resta se debater a respeito de qual saída é a menos pior, e exatamente isto é uma das coisas que ilustram bem todo o potencial que o arco Maqui teve, e o qual infelizmente não foi desenvolvido a este total potencial.

E havia potencial para o arco ter sido muito mais explorado, sem dúvida alguma. Infelizmente, através do desenvolvimento geral de Deep Space Nine, o arco Maqui foi sendo gradativamente deixado de lado para dar lugar ao arco que mostrou a Guerra com os Klingons durante a quarta temporada, arco este que foi um elemento do arco maior que levou a Guerra Dominion, tão cantada em prosa e verso através do fandom como o ponto alto de Deep Space Nine, e uma das razões, senão a principal, desta série ter a qualidade que tem.

Contudo, eu não compartilho desta opinião sobre o arco da Guerra Dominion. Enquanto conflito político, econômico, social e militar, o arco da Guerra Dominion foi muito mal desenvolvido, e acredito foi uma enorme perda de tempo que desviou Deep Space Nine de caminhos que teriam sido ainda mais proveitosos para a série, onde ela teria tido ainda mais qualidade. Embora a quinta, sexta e sétimas temporadas de Deep Space Nine tenham tido inúmeros excelentes episódios, muitos destes ligados diretamente bem ao arco Dominion, eu considero que isto se deu quase que exclusivamente aos pontos fortes de Deep Space Nine – o desenvolvimento dos personagens, e as maneiras pelas quais eles interagem entre si frente as situações que tem que conviverem. Embora a guerra em si os tenha colocado nas situações que enfrentaram, ela em si enquanto arco de trama não foi boa, e não aproveitou Deep Space Nine a todo o seu potencial, pois estes pontos fortes da série já estavam cristalizados muito antes do arco Dominion tomar para si todo o oxigênio do ambiente.

Pois como sempre tenho dito, Deep Space Nine foi uma série cuja qualidade foi bem mais constante do que se costuma considerar. Sim, a série teve um aumento na sua qualidade das primeiras temporadas para as últimas, mas este crescimento foi bem mais suave e gradativo do que se costuma acreditar. Não considero suas primeiras temporadas de modo algum fracas, especialmente a segunda e terceira, e as temporadas seguintes, boas que são, também não são o ápice de qualidade máxima que o fandom costuma considerar. O arco Maqui e seus elementos relacionados colaboram muito nesta minha visão geral da qualidade de Deep Space Nine, uma vez que a maioria de seus elementos estão concentrados nas primeiras temporadas da série.

Uma situação onde o arco maqui fosse desenvolvido a todo o seu potencial, poderia nos ter oferecido um ótimo e constante campo para forte desenvolvimento de personagem, teria tido elementos de trama com forte peso social e político, tudo isto elementos pelos quais Deep Space Nine é conhecida e aclamada, e também teríamos tido todas a considerações sobre exploração da fronteira final pela qual Jornada nas Estrelas em geral é aclamada. Mas, ao invés disto, tivemos a Guerra Dominion. Bem, já que é o que resta, então vamos a ela.

Voltar