Clique aqui para visitar o
Acervo de colunas



 









 

O segredo é a alma do negócio

Setembro de 2001. Se tudo acontecer conforme planejado e as greves de atores e escritores de Hollywood não atrapalharem muito, este será o mês em que teremos a estréia da próxima série de Jornada nas Estrelas. Brannon Braga e Rick Berman já estão trabalhando há mais de um ano no projeto e agora, pela entrada na fase de pré-produção, os primeiros detalhes mais consistentes começam a vazar... ou não.

Aparentemente sabemos de muita coisa, mas não temos certeza se o que sabemos é realmente a verdade. Há cerca de um mês, um documento supostamente enviado pela Paramount a diversas agências de atores espalhadas pelos EUA com as descrições de todos os personagens principais da série teria vazado para a Internet.

Desde então, o estúdio não confirmou nem negou o documento, mas as informações que começaram a surgir foram todas consistentes com aquele papel original. Segundo ele, a série seria ambientada no século 22, a bordo de uma nave chamada Enterprise, anterior à vista na Série Clássica.

O papel apresentava sete personagens fixos da tripulação, comandada pelo capitão Jackson Archer. Apenas dois deles eram alienígenas (o médico de bordo e a primeiro-oficial, um Vulcana já velha conhecida dos fãs de Jornada --T'Pau). Rick Berman confirmou recentemente que os personagens principais seriam de fato sete, com dois alienígenas. Essa foi a maior confirmação já apresentada para o documento, mas não a única.

Berman também disse que a próxima série será ambientada em um período nunca antes visto em Jornada, o que corrobora a tese do documento. Ele também indicou que a escolha de elenco já está sendo feita e que as filmagens do piloto devem começar em maio --data consistente com a apresentada pelo papel contrabandeado para a net.

Até agora, não houve nenhuma única informação vinda da equipe de produção contrária ao documento. Ademais, várias fontes confiáveis apontaram na direção de uma série que precedia todas as demais cronologicamente e que tinha como foco uma nave Enterprise.

Diante de tantas coincidências, ou esse documento é de fato verdadeiro, ou trata-se do maior engodo já promovido entre os fãs de Jornada nas Estrelas. Prefiro acreditar na primeira hipótese. "Eliminando o impossível, tudo o que resta, por improvável que seja, só pode ser a verdade", diria Sherlock Holmes. E eu concordo com ele.

Supondo que seja verdade e que já saibamos definitivamente a premissa do novo seriado, por que a Paramount estaria escondendo tanto essa informação? Por que não vir a público e dizer "Ok, vocês nos pegaram, essa é a premissa verdadeira"?

É difícil diagnosticar com precisão os porquês, mas que eles existem, ninguém duvida. Eu consigo imaginar alguns deles sem grandes esforços. Em primeiro lugar, não seria nada bom soltar bombas sobre a nova série bem no momento em que Voyager está se preparando para dar seu adeus à TV americana. Falar muito de Série V seria ofuscar demais a produção que Kenneth Biller está concluindo para Rick e Brannon (os dois claramente largaram Voyager na mão de Biller e voltaram todos os seus esforços para a nova produção).

Outra possibilidade é o fato de que a série pode ainda não estar vendida para nenhuma rede (embora todos já saibamos que ela vai acabar na UPN, emissora que foi inaugurada em 1995, justamente com a estréia de Voyager). Eles não fariam um anúncio oficial de uma série que ninguém sabe ainda onde vai passar.

Mais uma razão: talvez eles nem saibam o nome do programa! A folha de elenco apontava a série como "nova série de Jornada nas Estrelas ainda sem título". Como anunciar um programa que ainda não tem nome?

Na verdade, essa história do nome dá muito o que falar. Em princípio, tendo a crer que a série vá se chamar "Star Trek: Enterprise". Por quê? Simples. A Paramount registrou todos os domínios de Internet "startrekenterprise" (.com, .net, .org, .tv), um procedimento que ela também adotou com o nono filme do franchise (tanto para o nome primeiro escolhido por Piller, "Prime Directive", como para o nome escolhido pelo estúdio, "Insurrection").

Além disso, todo mundo diz que a nova série será ambientada em uma Enterprise (tem gente que diz que não é uma do século 22, mas uma do século 29, 25 ou 26 --o que ninguém discute é o nome "Enteprise"), e nos últimos dois seriados de Jornada, o nome do principal veículo espacial da série acabou dando o nome ao programa (Deep Space Nine e Voyager).

Somando dois e dois, podemos pensar que Rick e Brannon trabalharam com o nome provisório "Star Trek: Enterprise" e agora estão coçando a cabeça para ver se acham alguma coisa melhor. Como o tempo está acabando e nada mais apareceu, parece que vai ser isso mesmo.

Por fim, a dupla que está no comando do franchise pode estar com medo de sedimentar os rumores e receber uma avalanche de críticas, antes mesmo do seriado entrar no ar. Há muitos trekkers ranzinzas que são totalmente contrários a uma série anterior à Clássica e que já estão atirando pedras na dupla por antecipação.

Adiando o anúncio da série para quando o elenco estiver escalado (de repente com algumas agradáveis surpresas, como o talentoso Scott Bakula, ator que protagonizou a série "Quantum Leap"), o estúdio pode abafar críticas ruins, tanto por diminuir o tempo entre o anúncio e a exibição como por apresentar "boas" notícias junto com a premissa da série.

A título de exemplo, já ouvi gente dizendo que não estava nem aí para a série, mas que se Bakula se confirmar como o capitão, vai acabar assistindo. Ou seja, essa pode ser uma tática que funciona.

Além dessas três razões mais óbvias, pode apostar que a mente burocrática dos executivos da Paramount (coitados do Berman e do Braga, que levam a culpa pelo silêncio imposto pelos chefes deles) consegue criar outras, mais ou menos estapafúrdias. Independentemente delas, uma coisa é certa: do jeito que a Paramount está cheia de espiões trekkers (vazam roteiros de Voyager, fotos do interior do estúdio, papéis de escalação de atores convidados, e por aí vai), o segredo não poderá ser contido por muito mais tempo... se é que ainda há algum. 


Salvador Nogueira, jornalista, escreve regularmente sobre
a nova série de Jornada nas Estrelas para o
Trek Brasilis