Enterprise
Temporada 3

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Enredo previsível leva a
motim a bordo da Enterprise

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Em caminho para Azati Prime, a tripulação da Enterprise encontra uma nave Xindi a deriva. Após a abordagem, Archer e seu grupo avançado descobrem que se trata de uma nave do secto Insectóide, e entre o conteúdo da nave, alguns ovos em uma incubadora. Durante a exploração da nave, Archer é atingido por uma toxina emanada de um destes ovos, a qual posteriormente Phlox avalia que a substância não demonstra ser particularmente nociva, apenas um leve mecanismo de defesa. Depois de Trip lhe reportar sobre o que descobriram na nave, Archer ordena a ele que providencie a recuperação da incubadora Xindi, com a intenção de demonstrar boa-vontade humana para com eles através deste gesto. Com o passar do tempo, Archer se mostra mais afetado em particular sobre os ovos Xindi, incluindo aprender sobre procedimentos funerários apropriados para a espécie; tal comportamento começa a chamar a atenção da tripulação.

Os reparos que Trip julga necessários na nave incluem a necessidade de se repor o suprimento de antimatéria a bordo. Archer ordena que algum seja utilizado da própria Enterprise, mas isto faria com que as próprias necessidades deles podem ficar comprometidas, o que coloca a missão em xeque. Trip e outros da tripulação questionam entre si os motivos de Archer agir assim, e o engenheiro procura a vulcana para discutir o assunto, mesmo ela tendo sido afastada da posição de XO por Archer, após ela questionar a validade de tanto esforço para com os ovos Xindi.

Após um ataque a Enterprise feito por uma outra nave Xindi-Insectóide ser repelido por Reed enquanto este estava com a ponte sob seus cuidados, Archer desautoriza Reed por isto, e coloca Hayes em comando, e ordena a Hoshi contatar os Xindi-Insectóides. Trip decide que está chegando a hora de agir para impedir que mais ações irracionais de seu Capitão possam os colocar em risco, e começa a preparar um motim com o auxílio de Phlox, T'pol e Reed. Em dois movimentos, um grupo vai até a nave Xindi para render Archer, enquanto outro grupo lidera um assalto à ponte, a tomando do controle de Hayes seus homens. Após Trip trazer Archer novamente a bordo da nave, Phlox consegue determinar a fonte do comportamento do Capitão, o que claramente inclui um estudo maior sobre os efeitos da toxina, que afetaram alguns sistemas neurais de Archer, o fazendo crer que era o guardião dos ovos. Archer assegura a todos que agiram com o seu melhor julgamento para garantirem a segurança da missão e da nave, e então a Enterprise retoma o seu curso.

 

Comentários:

"Hatchery" é um episódio que até poderia ter funcionado, não fosse tão óbvio. O maior mérito aqui é a retratação do drama de um motim, que aparece aqui muito mais evidente do que em episódios anteriores. Mas não é o suficiente para que o episódio mantenha a média de qualidade de seus predecessores imediatos.

O drama todo é o seguinte: Archer começa a agir paranoicamente para proteger os ovos ainda não maturados de Xindis-insetóides, num berçário localizado numa nave que se acidentou na superfície de um planeta. A princípio, a tripulação tenta acomodar os caprichos do capitão, mas logo fica claro que ele está colocando a salvação dessas criaturas acima da missão da Enterprise. E eis que surge o dilema: os tripulantes devem se rebelar contra Archer?

A resposta ao dilema vai se tornando tão óbvia ao longo do episódio que, no que dependesse da audiência, o motim teria começado bem antes. Claro que um desavisado poderia supor que os telespectadores, de um ponto de vista privilegiado, tinham informações que T'Pol, Trip e cia. não possuíam. Mas não é verdade neste caso.

Tudo que nós sabemos é o que eles sabem. E é impressionante como a tripulação só vai se lembrar de que Archer foi "borrifado" por uma substância estranha no berçário na parte final do episódio. A audiência, em contrapartida, tem isso em mente desde o início. Não foi algo discreto; foi escandaloso. O capitão até foi levado à enfermaria logo após a contaminação.

Acho que poucas vezes vimos um caso tão explícito de influência sobre o comportamento causada por algum contaminante alienígena em Jornada nas Estrelas. Os exemplos clássicos, "The Naked Time", da Série Clássica, e "The Naked Now", da Nova Geração, embora pouco discretos, não chegam nem perto de "Hatchery". Por uma razão muito simples: naqueles casos, a audiência sabia da contaminação, mas não os outros personagens. Já aqui, todo mundo está sabendo que Archer foi exposto a uma substância desconhecida... não dá para acreditar.

Tirando isso, o trabalho com os personagens é bem executado. T'Pol, como boa Vulcana que é, se mostra a primeira a perceber que o capitão está agindo irracionalmente. Mas logo Trip também começa a notar, e o interessante aqui é o trabalho que se faz em torno do engenheiro: sabemos que ele sabe, mas está se mantendo num estado de negação, por se tratar de seu grande amigo e capitão. Por não poder sequer cogitar ir contra Archer, ele deixa "o barco correr". Só quando T'Pol o confronta, ele admite que é preciso fazer alguma coisa.

Uma vez que os dois se unem para executar o motim, não é difícil convencer Malcolm Reed a se juntar a eles. Reed também havia notado o comportamento estranho de Archer e chegou a ser dispensado do serviço, após desacatar as instruções do capitão. Em seu lugar, Archer colocou o major Hayes, que ganhou mais proeminência no episódio.

A dinâmica de Hayes com Reed mais uma vez é destaque aqui. Os dois parecem começar a adquirir um respeito mútuo, ainda que tenham problemas em trabalhar juntos. De certa maneira, Reed pára de ver Hayes como seu inimigo pessoal, e começa a encará-lo apenas como um profissional com opiniões e métodos diferentes dos dele. Isso fica claro quando os amotinados decidem atacar Hayes, ou pedir que ele se junte ao motim. E a conversa posterior entre o major e oficial de armamentos da Enterprise mostra que a decisão tomada foi a correta --Hayes admite que, por sua típica formação militar, ele poderia muito bem ter se mantido ao lado de Archer, mesmo percebendo o comportamento exótico e arriscado do capitão.

Num episódio em que o enredo não se sobressai, os efeitos especiais parecem falar mais alto. O maior destaque sem dúvida é o nascimento dos Xindis-insetóides bebês. Archer se comportando como a "mãe" deles, com as criaturas, criadas por computador, andando sobre seu corpo, é uma cena ao mesmo tempo impressionante pela qualidade técnica e perturbadora pelo grau de realismo. É a prova cabal de que, atualmente, a distância entre os efeitos especiais no cinema e na TV está muito próxima de zero, a despeito das escalas de orçamento díspares entre uma mídia e outra.

Apesar de tudo isso, "Hatchery" tem um mérito no contexto da temporada: ele faz uso de elementos fortemente ligados ao arco Xindi para trazer alguma dramaticidade ao enredo. No mínimo, serve como uma bela ponte para o episódio que promete engatar a quinta marcha na caça da NX-01 à arma de destruição de massa Xindi. Próxima parada: Azati Prime.

 

Citações:

Hayes - "I understand how Captain Archer feels. If one of my subordinates disobeyed an order of mine, I'd knock him on his ass."
("Eu entendo como o Capitão Archer se sente. Se um dos meus subordinados desobedecesse uma ordem minha, eu lhe daria um chute no rabo.")

Archer - "There are rules even in war. We have to save those children."
("Mesmo na guerra há regras. Nós temos que salvar aquelas crianças.")

Tucker - "I'm not here for fun. I'm here on official ships business, to get my neural pressure session."
("Eu não estou aqui por diversão. Eu estou aqui em tarefa oficial da nave, para ter minha sessão de massagem neural.")


Trivia:

int.jpg (476 bytes) Este foi o último episódio de Enterprise a ser filmado em 2003, durante 11 a 19 de dezembro.

int.jpg (476 bytes) O departamento de design de cenários e maquilagem estiveram bem ativos para o episódio. Herman Zimmerman providenciou a construção dos interiores do shuttle insectóide e as encubadoras, o que incluiu diversos adereços relacionados aos Xindi-Insectóides, providenciados pelo artista de maquilagem Michael Westmore; a pós-produção se encarregou de digitalmente inserir os Xindi-Insectóides.

int.jpg (476 bytes) Rick Berman, sobre o episódio, "Archer desenvolve um inusitado e protetor interesse por ovos Xindi encontrados em uma nave danificada, e como resultado, surge a possibilidade de um motim a bordo".


Ficha técnica:

História de André Bormanis e Mike Sussman
Roteiro de André Bormanis
Direção de Michael Grossman
Exibido em 25/02/2004
Produção: 069

Elenco:

Scott Bakula como Jonathan Archer
Jolene Blalock como T'Pol
John Billingsley como Phlox
Anthony Montgomery como Travis Mayweather
Connor Trinneer como Charlie 'Trip' Tucker III
Dominic Keating como Malcolm Reed
Linda Park como Hoshi Sato

Elenco convidado:

Steven Culp como Major Hayes
Daniel Dae Kim como Corporal Chang
Sean McGowan como Corporal Hawkins
Paul Eliopoulos como Tripulante 1

Episódio anterior   |   Próximo episódio