Enterprise
Temporada 3

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Archer enfrenta mais um grande
dilema ético e ganha apoio Xindi

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

O episódio retoma a batalha iniciada em Azati Prime mostrando a Enterprise extremamente danificada com a investida Xindi, mas repentinamente, o ataque é interrompido e as naves se retiram. Enquanto Archer é retornado para a nave, a tripulação inicia reparos essenciais para a nave poder continuar na missão. Archer especula com uma de certa maneira muito inquieta T’pol, a respeito da agenda Xindi, e se a conversa dele com Degra teve algo a ver com a retirada deles quando tinham a faca e o queijo na mão. Durante os procedimentos de reparos, um sina de socorro é recebido, e assim que a Enterprise encontra-se com este veículo alien danificado, Archer propõe uma troca, para um grupo ajudar o outro – trellium por algumas peças para motor de dobra, como conduítes para dobra. Contudo, o Capitão alien não possui sobressalentes, e não pode abrir mão dos que usa ou senão levarão três anos para chegar em seu planeta em velocidade subluz.

A necessidade da tripulação de ter a Enterprise com capacidade de dobra novamente se acentua depois que T'pol, Hoshi e Mayweather decifram uma mensagem codificada no pod no qual Archer foi retornado, com Degra os convocando para um encontro. Frente a isto, Archer chega a conclusão de que eles não tem outra opção senão a de tomarem a força o que precisam da outra nave, quer gostem muito disto ou não; entre outras objeções, Archer considera estranho T'pol vociferar de maneira tão raivosa, apesar de a vulcana acabar se desculpando por seu comportamento.

Phlox fica a par da natureza do comportamento recente de T'pol depois que esta o confidencia que tem usado trellium, em pequenas doses, apesar de estar ciente de que em dosagem errada, é fatal. Inicialmente o uso da droga estava se mostrando bom para a vulcana, mas isto tem se desestabilizado de algum tempo até o momento, segundo T'pol. Phlox se prontifica a ajudar a vulcana a sair da dependência química na qual agora se encontra. Enquanto a Enterprise se prepara para colocar em prática sua solução ortodoxa, Degra e alguns outros xindi se encontram com alguns seres extradimensionais, e afirmam para eles que estão a par daquilo que Archer sabe sobre os répteis terem desenvolvido armamento biológico. Degra aperta a moça extradimensional sobre a responsabilidade deles na construção da Esfera, mas fica sem resposta, e ela exige que o Conselho Xindi esteja a par de qualquer conversa deles no futuro.

No que dão início a operação de abordagem da nave alien, Archer e a tripulação descobrem que os conduítes que precisam estão protegidos por campos de força. T'pol e a tripulação de ponte engaja a nave alien em combate, e conseguem provocar danos o bastante para Trip e o time retirarem aquilo que precisam, e retornar para a Enterprise, logo partindo. Tempos depois, Archer ainda está largamente incomodado com sua decisão. Ele deixou para os aliens o trellium e outros suprimentos, mas ainda assim não consegue ficar completamente satisfeito com o que teve que fazer, apesar de Trip o assegurar que sua decisão foi pensada naquilo de que melhor deseja para a missão e para a Terra.

 

Comentários:

"Damage" começou por tirar da frente os danos provocados por "Azati Prime". Um cliffhanger fora de época como o episódio anterior dificilmente terá uma conclusão à altura. De fato, foi impossível resolver a trama que envolve a captura de Archer e o ataque Xindi à Enterprise de maneira satisfatória --eles foram sumariamente retirados da trama.

No caso do capitão, ficou constatado que as informações trazidas por Archer causaram especial impacto em Degra, que agora, mais do que nunca, está disposto a acreditar na possibilidade de que a salvação dos Xindis e a dos terrestres estejam atreladas, como Daniels sugeriu.

Essa rápida conversão de Degra não parece muito consistente com o que havíamos visto do personagem em tempos idos, artificial demais para dar continuidade ao arco. É um sustentáculo perigoso para um elemento da trama que deve continuar pelos próximos episódios, qual seja, a aliança dos humanos com pelo menos algumas facções Xindis.

O impacto negativo já começa aqui --Archer é sumariamente libertado, sob ordens de Degra. E é o cientista Xindi quem ordena os reptilianos a cessarem fogo contra a Enterprise, praticamente destruída. Para ser mais convincente, a conversão de Degra precisaria ter sido muito mais lenta e gradual do que foi. Atropelada do jeito que ficou, acabou parecendo mais uma forma improvisada de última hora para tirar a tripulação da NX-01 do enrosco apresentado em "Azati Prime".

Mais convincente é o efeito de Archer sobre o Xindi-preguiça do Conselho, que questiona o humano, mas dá a ele uma ponta de credibilidade --o que cresce depois que ele e os membros humanóides do Conselho confrontam sua "fonte" para informações do futuro, uma construtora das Esferas. Ela admite que, como Archer revelou, sua espécie ajudou os reptilianos a desenvolver uma arma biológica contra os humanos no passado da Terra --esquema desfeito por Archer e T'Pol com o auxílio de Daniels em "Carpenter Street".

Uma vez que fica estabelecido que pelo menos parte do que Archer revelou é verdade, passa a ser mais compreensível que parte do Conselho Xindi desconfie dos construtores das Esferas e de suas intenções.

Mas a ordem do dia a bordo da Enterprise, depois que Archer volta à nave, é se esconder em algum lugar e lamber as feridas. No início, a nave não tem nem propulsores auxiliares, o que não se dirá de força de impulso e, rá!, dobra espacial. O núcleo está irremediavelmente danificado e a NX-01 precisa correr contra o relógio para impedir os Xindis de ativar sua arma mortal contra a Terra.

É aí que começa a grande reviravolta de "Damage", que sai de um episódio apenas regular para se consolidar como um dos mais impressionantes segmentos da temporada. Por incrível que pareça, o bife aqui está no desenvolvimento dos personagens. Archer e T'Pol, mais precisamente.

Extremamente feliz a escolha de confrontar Archer com a necessidade de simplesmente roubar um núcleo de dobra de uma nave avariada, depois que os alienígenas, compreensivelmente, se recusam a cedê-lo, o que faria com que eles tivessem pouca chance de retornar a seu planeta natal.

São raríssimos os casos em que um capitão de Jornada nas Estrelas precisa escolher um curso de ação deliberadamente errado e desonesto. Os fins justificam os meios? Archer enfrenta isso de uma forma extremamente intensa. Ele tem de roubar e possivelmente condenar alienígenas exploradores à morte para tentar salvar a Terra. Scott Bakula tem sucesso em expor a alma atormentada do capitão, num diálogo revelador e sombrio (literalmente), com Phlox.

Na outra ponta, pela primeira vez os roteiristas de Enterprise me fizeram queimar a língua. Após criticar em diversas ocasiões o comportamento ligeiramente emocional demais de T'Pol, descobrimos que a Vulcana, pasmem, acabou inadvertidamente viciada em Trellium-D! É uma sensacional revelação, que não só demonstra o quanto os roteiristas foram capazes de "pensar à frente", como também oferece um belíssimo pay-off para "Impulse", um episódio que até então não tinha significado no contexto do arco.

Por esses dois desenvolvimentos, "Damage" é um dos episódios que mais faz pelo aprofundamento da psiquê dos personagens. Uma belíssima aquisição a um arco que, até agora, tem feito mais em termos de enredo do que em apostas na capacidade dramática da vida interna de cada tripulante da NX-01. Archer e T'Pol saem extremamente fortalecidos daqui, provando que esses personagens podem, sim, se tornar emocionalmente relevantes.

 

Citações:

Reed - "I really don't know what's keeping us together, but I hope it holds."
("Eu realmente não sei o que está nos mantendo juntos, mas eu espero que agüente.")

Archer - "I'm about to step over a line, and considering the nature of our mission, it won't be our last."
("Eu estou prestes a passar por cima da linha, e considerando a natureza de nossa missão, não vai ser a última vez.")

Conselho Xindi - "Why should we take Archer's word over Hers? - Because Archer has given us something she hasn't -- proof!"
("Por que deveríamos tomar a palavra de Archer sobre a dela? - Porque Archer nos deu algo que ela não -- provas!")

Archer - "If it was the right thing to do, why does every one have to tell me that it was?"
("Se isto era o mais certo a ser feito, porque todos tem que me certificar de que era realmente?")


Trivia:

int.jpg (476 bytes) "Archer é forçado a tomar uma decisão sobre cometer um ato de pirataria para benefício de se completar a missão," afirmou Rick Berman sobre Damage. Ainda de acordo com o produtor-executivo, "T'pol tem se aplicado minúsculas doses de trillium desde o episódio zumbi".

int.jpg (476 bytes) O departamento de arte da produção teve grande trabalho para preparar os sets de maneira condizente a história proposta no roteiro, afirmou John Billingsley sobre o episódio. Considerando os danos que a Enterprise sofreu, a tripulação realmente precisa colocar a casa em ordem, segundo o ator.


Ficha técnica:

Escrito por Phyllis Strong
Direção de James L. Conway
Exibido em 21/04/2004
Produção: 071

Elenco:

Scott Bakula como Jonathan Archer
Jolene Blalock como T'Pol
John Billingsley como Phlox
Anthony Montgomery como Travis Mayweather
Connor Trinneer como Charlie 'Trip' Tucker III
Dominic Keating como Malcolm Reed
Linda Park como Hoshi Sato

Elenco convidado:

Casey Biggs como Capitão Illyriano
Randy Oglesby como Degra
Scott MacDonald como Comandante Réptil
Tucker Smallwood as Xindi-Humanóide
Rick Worthy as Xindi-Preguiça
Josette DiCarlo como Construtora da Esfera

 

Sinopse, trivias e ficha técnica por Leandro M.Pinto

Episódio anterior   |   Próximo episódio