"Terra Nova"
(A.K.A. "Tattoo With a Mine Inside")

Anteriormente em "Porthos' Log":

- Será que este Novanos precisam ser realmente tão ignorantes?
- Se eles forem um pouco mais esclarecidos, Archer terá muita dificuldade de convencê-los de qualquer coisa, talvez eles até o ignorem.
- Bem pensado, Rick. Por isso que eu adoro reescrever episódio após episódio com você.
[Aparentemente mais uma conversa informal entre os criadores da série e da atrocidade desta semana.]


 









 

 

 

 

 

 

 

 

 
Dúvida e resposta da semana:

- Hoshi, por que eu não consigo me comunicar com eles?
- Desculpe capitão, mas o tradutor universal não foi projetado para lidar com sujeira, 'cascão', 'caraca', 'CC', 'chulé', 'budum' e outros menos votados. A interferência é demais para ele.
[Archer e a sua oficial de comunicações falando sobre os limites da tecnologia do século 22 em uma cena cortada de "Terra Nova".]

Abanando o rabinho:

O ÚNICO mérito de "Terra Nova" é ser a primeira missão de fato da nave de Archer. Eles deveriam ter sido enviados para checar o destino da colônia logo no primeiro episódio imediatamente após "Broken Bow". A Frota Estelar deveria ter uma lista com missões prioritárias para a nave e não deixar que Archer simplesmente vá improvisando a missão, semana após semana, como se estivesse indo acampar (além de Archer cada vez mais parecer um "escoteiro sensível" (TM) do que um "cowboy sensível" (TM), como se apresentou inicialmente em "Broken Bow"). A Enterprise é um recurso por demais valioso, isso deveria ser enfatizado.

Levantando a perninha:

"Terra Nova" recicla essencialmente TUDO. Entre os mais óbvios exemplos temos: "Miri" (incluindo uma referência visual que beira o ridículo), "Ensigns of Command" (de A Nova Geração), "Nemesis" (de Voyager) e principalmente "Friendship One" (também da turma de Janeway e cia.).

Além da falta de originalidade (e mais grave ainda: de imaginação!), é absolutamente constrangedora a execução do episódio. A idéia de traduzir deformidades provocadas por radiação com muita sujeira e alguma pintura (?) foi absolutamente patética. Idem para a tentativa de apresentar a "cultura" Novana com um pequeno recital. E que Deus perdoe a dupla B&B pela atuação dos atores convidados desta semana.

"Terra Nova" é uma das mais lentas, tediosas e chatas horas de TV já vistas pelo valente Porthos. O fundo do poço da série até o momento. Archer, principalmente, se apresenta de forma pouco capaz, sem muita noção do que fazer. Bakula faz o seu pior trabalho até agora na série (PRA LÁ DE OVER!) e o mais trágico é que mais de uma vez fica a impressão de que ele achou que estava "abafando". Archer arriscou a vida de Reed de uma forma bastante irresponsável (sem contar com a dele e a de Phlox) e o mais interessante é que ninguém reclamou. 

(A maneira que os sensores da Enterprise começam a captar os túneis e as formas de vida dentro dos túneis assim que Reed é capturado é lamentável.)

Para terminar, temos uma cena de ação TOTALMENTE artificial (OBVIAMENTE para satisfazer alguma espécie de quota de ação dos produtores) em que a nave auxiliar é tragada pelo terreno (devido a um "deslizamento mágico" e criando o primeiro clichê de Enterprise). Archer e o filho de Nadet têm que "se unir" para salvar um outro Novano (convenientemente acidentado e justo o outro único Novano com partes faladas no episódio). O curioso é que tal seqüência de ação não serve aos propósitos de Archer (além de ninguém saber como aquela bendita árvore foi parar lá embaixo) e é Nadet que (conseguindo se lembrar da época em que tinha cinco anos de idade) convence os outros colonos a fazer o reassentamento.

Quando será que Enterprise vai apresentar (ao menos para os seus personagens) alguma questão REALMENTE difícil e sem soluções fáceis? Suponham o seguinte cenário alternativo (e assumidamente pouco brilhante): se Archer tivesse que escolher entre "hipnotizar" Nadet (o que seria MUITO fácil devido à profunda ignorância dos Novanos) para que ela fizesse exatamente o que acabou fazendo ao final do episódio, ou deixar os Novanos para morte certa, o que ele escolheria? Como ele viveria com a sua escolha? Questões como esta parecem mais adequadas a uma série como Enterprise, que se apresenta como sobre pioneirismo. Infelizmente a dupla B&B oferece "homens das cavernas com metralhadoras e maquiagem ruim".

Por que os colonos originais não iriam querer uma segunda leva de colonos? Como DIABOS os colonos puderam conceber que a Terra seria capaz de atacar a colônia devido a tal recusa? Com que arma a Terra atacaria Terra Nova? (vai um "Trans-Warp-Warhead" aí, gente?) Como os colonos puderam confundir o impacto de um asteróide com um ataque da Terra? (Eles tinham estações de rastreamento operacionais, pois ameaçaram abrir fogo contra quem entrasse em órbita.)

Onde foram parar os corpos dos colonos originais? Como as crianças sobreviveram sozinhas no planeta? Como as metralhadoras e a munição dos colonos permaneceram funcionais por 70 anos? 

Mas a coisa que mais choca em "Terra Nova" é o fato de a Terra não ter pedido ajuda humanitária aos Vulcanos, para verificar o estado da colônia. Muitas vidas teriam sido salvas. Fica difícil decidir sobre o que irrita mais! Se o INFINITO ORGULHO dos humanos ou é a (deliberadamente) mal explicada noção de que "um preço alto teria que ser pago aos Vulcanos mais tarde" (será que estes "Vulcanos de Enterprise" (TM) são uma mutação dos Vortas e ninguém avisou nada a audiência? Será que Weyoun é o "cara do futuro"?). O curioso é que na conversa entre T'Pol e Archer sobre a relocação dos colonos, parece haver alguma idéia (mal escrita, se foi intencional) de certos paralelos entre a situação envolvendo os humanos e os Novanos e os Vulcanos e os humanos (fica a menção, mas parece que de fato foi não-intencional).

É estabelecido neste episódio que 70 anos antes de Enterprise já existia alguma forma de comunicação "instantânea" mais rápida que a velocidade da luz. Outro mau movimento por parte da dupla B&B.

O episódio parece um veículo para Mayweather que foi rescrito para Archer. As cenas de abertura e especialmente as de fechamento apontam claramente nesta direção, entretanto Mayweather não fez rigorosamente NADA (e chega a ser absurdo como justo ele ficou encarregado de escrever o relatório) para "resolver o mistério de Terra Nova" (aliás, que mistério chinfrim). O curioso é que Archer durante todo o episódio parece extremamente agitado, nervoso e sem saber muito bem o que fazer. De fato T'Pol e Phlox demonstram seguidamente muito mais lucidez, objetividade e jogo de cintura do que Archer. Ele parece muito mais um alferes do que um capitão no curso do episódio.

Recomendação: