Apesar de a Fase II de Jornada nas Estrelas não ter se transformado em uma série, alguns episódios chegaram a ser escritos, na forma de roteiros, enquanto o projeto ainda era apoiado pela Paramount.

Devido ao caráter obscuro dessa parte da história do franchise, o que não faltam são boatos. Há quem reporte mais de 13 histórias concluídas, mas a "bíblia" sobre a produção da Fase II, redigida por Judith e Garfield Reeves-Stevens (renomados escritores de livros de referência de Jornada nas Estrelas), aponta somente 13 histórias concluídas e roteirizadas sobre a segunda missão de cinco anos de James T. Kirk a bordo da Enterprise.

Antes desse livro, pouco se sabia dos bastidores da produção. Os fãs viviam à base de muitos rumores e bobagens sobre a série abortada, inclusive apontando até a existência de outros episódios --algumas vezes apenas argumentos não-aproveitados da Série Clássica, outras possíveis histórias da Fase II ainda em estudo (não-aprovadas para roteirização), e até o roteiro original de Roddenberry para um filme de Jornada nas Estrelas, "The God Thing".

Entretanto, aprovados para Fase II são apenas 13 -- justamente a encomenda feita inicialmente pela Paramount para a série (só se o programa fosse um sucesso o estúdio encomendaria a produção do resto da temporada). Desses, dois foram aproveitados em A Nova Geração.

Para a elaboração das três primeiras partes desse material sobre a Fase II, o Trek Brasilis utilizou como base o material escrito pelo casal Reeves-Stevens, autores do livro "Star Trek Phase II: The Lost Series", e para a confecção do guia de episódios utilizamos o material escrito por Mark Altman e Edward Gross, dois dos mais respeitados experts em Jornada nas Estrelas nos Estados Unidos.

Episódios

01 - In Thy Image
02 - The Child
03 - The Savage Syndrome 
04 - Practice in Walking 
05 - To Attain the All 
06 - The Prisoner 
07 - Tomorrow and the Stars 
08 - Devil's Due 
09 - Deadlock 
10 - Lord Bobby's Obsession 
11 - Are Unheard Melodies Sweet? 
12 - Kitumba, Part I
13 - Kitumba, Part II

Antes: Da telinha à telona