Clique aqui para visitar o
Acervo de colunas



 









 

Meus Vulcanos Favoritos

Vou aproveitar o momento de relançamento em DVD dos filmes de Jornada nas Estrelas no Brasil para repassar algumas coisas referentes aos seus personagens. Mas, desta vez a preferência será para os coadjuvantes e convidados, em especial, os alienígenas. Falarei aqui dos Vulcanos marcantes nas aventuras da Frota Estelar, com exceção de Spock, é claro. Saavik, Sarek e T'Pau são os meus preferidos.

Começo logo perguntando: onde está Saavik? A personagem foi interpretada pela primeira vez em "Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan" pela então desconhecida atriz Kirstie Alley. Na época, a talentosa mocinha já queria ganhar um cachê igual ao do DeForest Kelley, no que foi dissuadida pelos produtores, pois ela estava apenas começando a sua carreira, e o velho e bom doutor McCoy já fazia parte da vida de muita gente havia décadas.

Mesmo já tendo trabalhado na famosa série "Cheers", todos sabem que a mocinha despontou depois para o estrelato com os filmes da série "Olha Quem Está Falando". Sua fama continuou grande a ponto de ganhar uma série exclusiva na televisão, com "Veronica's Closet". A Saavik interpretada por Alley é seguidora dos regulamentos, disciplina aplicada de um Spock orgulhoso pelo seu desempenho. Mas ela ainda vê tudo com certo preconceito em relação aos humanos, estranhando o seu comportamento, através do exemplo de sentimentalismo oferecido por Kirk na morte de Spock. Ao mesmo tempo que ela o admira, percebe nele uma postura inadequada ou ilógica no teste do Kobayashi Maru.

A Saavik que foi interpretada por Robin Curtis era um pouquinho diferente. A atriz substituiu Alley porque ela se recusou a continuar no papel, que julgava não ser muito importante em relação às outras oportunidades profissionais. O que ela queria para reprisar a aparição, os produtores não podiam pagar.

Curtis passou a figurar em "Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock", apresentando uma Saavik mais entrosada e acostumada com Kirk e os humanos. Ela foi também parceira de David Kirk na proteção do Projeto Gênese e teve uma participação muito importante no desenvolvimento biológico e psicológico de Spock, ressuscitado no planeta recém-criado. Foi Saavik quem se tornou a sua parceira na passagem pelo Pon Farr, o ritual de acasalamento Vulcano. Isso deixou um gancho para um possível relacionamento entre os dois, tanto que especula-se que em "Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa" ela teria ficado em Vulcano grávida, esperando um filho de Spock.

Outra proposta descartada nas cenas exibidas foi a alusão à sua herança étnica. Neste caso, havia a suposição de que ela fosse metade Vulcana, metade Romulana. Não sabemos, a partir daí, o que foi feito de Saavik. Em algum lugar por aí (publicações), dizem que Spock se casou e Picard mencionou, em "Sarek", que foi ao casamento do filho do embaixador (teria sido Spock?).

A minha suposição é a de que ele teria se casado com Saavik e isso o ajudou a tomar sua decisão de promover a reunificação com o povo Romulano. Curtis participou novamente de Jornada interpretando a Vulcana Tallera, em "Gambit", um episódio duplo da sétima temporada de A Nova Geração.

Houve uma tentativa de reapresentar Saavik no filme "Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida", mas pegaria mal que ela figurasse como traidora da Frota Estelar. Então decidiram criar outra personagem com quase as mesmas características que Saavik: a tenente Valeris, interpretada por Kim Cattrall. Esta atriz é famosa por fazer papéis sensuais em alguns filmes e séries, como "Sex and the City". Há história de que Cattrall pousou para fotos picantes no "set" da ponte da Enterprise durante as filmagens de Jornada VI. Isso foi negado veementemente por Leonard Nimoy, produtor-executivo do filme, mas parece que rolou. Nimoy teria ficado tão furioso que teria proibido qualquer divulgação das imagens, obrigando o fotógrafo a destruí-las.

Outros Vulcanos não tiveram tão longa apresentação no cinema. Alguns participaram esporadicamente como os mestres do monte Seleya para a junção da alma com o corpo de Spock em Jornada III. A sacerdotisa T'Lar (Dame Judith Anderson) presidiu o Fal-tor-pan, responsável pela reunião do corpo com o "katra" de Spock. Antes, houve também aqueles que estiveram na cerimônia do Kolinahr, em "Jornada nas Estrelas: O Filme", onde Spock buscou, sem sucesso, a lógica pura. 

Porém, na verdade quem faltou mesmo a tudo isso foi a grande T'Pau, interpretada por Célia Lovsky. Todos gostariam que a personagem pudesse aparecer no cinema, mas a atriz já havia falecido. Por esta razão T'Pau foi trocada por T'Lar em Jornada III.



A nossa querida T'Pau foi tão marcante que cogitaram dela ser a subcomandante do protótipo da Enterprise, comandada por Jonathan Archer. Quando a produção viu o custo disso no pagamento de direitos autorais e de representação aos responsáveis, a Paramount resolveu mudar o nome da personagem para T'Pol (Jolene Blalock). Em A Nova Geração não temos Vulcanos marcantes no cinema, exceto, é claro, pelo célebre "primeiro Vulcano", que contatou Zefram Cochrane em "Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato".

A esta altura, o leitor pode estar desconfiado de que esqueci de alguém. Não é nada disso! Sarek e seu intérprete, Mark Lenard, são tão admiráveis que merecem um comentário exclusivo. Fica para o mês que vem!

Cláudio Silveira escreve regularmente sobre os filmes com exclusividade para o Trek Brasilis