Publicado originalmente
em 2002


Jornada nas Estrelas IV
A Volta para Casa

STAR TREK IV - THE VOYAGE HOME


 









 

Por Luiz Felipe do Vale Tavares

O Filme

"Jornada nas Estrelas IV" foi o filme de maior sucesso da série e conseguiu o feito de atrair o grande público não-trekker. O ingrediente foi a mistura exata de aventura, ação, humor e ficção científica, além de uma mensagem ecológica que estava muito na moda em meados dos anos 80 (e até hoje).

Muitos fãs alegam que esse é filme que mais envelheceu de toda a série, principalmente pelo fato de ser “muito anos 80”. Realmente esse fato não deixa de ser verdadeiro, mas a questão não é essa, ou seja, esse filme deve ser encarado hoje exatamente como ele é e sempre foi, um “ótimo filme dos anos 80”.

Nesse filme a tripulação da Enterprise (destruída no filme anterior) usam uma nave Klingon (capturada também no filme anterior) para voltar no tempo, ao século 20, para trazer ao futuro duas baleias de uma espécie extinta para evitar um desastre ecológico no século 23.

Para a alegria dos fãs, esse é o filme que mais proporcionou bons momentos para todos os personagens. Todos tem sua cota de destaque e brilho, não ficando o filme restrito a Kirk, Spock e McCoy. Tal feito nunca mais conseguiu ser repetido com o mesmo sucesso em nenhum outro filme da série, salvo o sexto filme que também se esforçou nesse aspecto.

Todo o elenco está em ótima forma aqui, em clima descontraído e com muita disposição. A adição da personagem da Dra. Gillian é muito bem vinda, interpretada com charme e vigor pela ótima atriz Catherine Hicks, e possibilitando o ponto de contato entre os séculos 20 e 23.

Os efeitos especiais, embora poucos, são muito eficazes e, pelo menos, são um passo á frente dos efeitos dos dois filmes anteriores. É curioso notar que a qualidade dos efeitos decaiu, ao invés de melhorar, após o primeiro filme, que é ainda hoje, nesse aspecto, o melhor filme de Jornada. Os efeitos do segundo filme eram muito inferiores aos do primeiro; e o terceiro até um pouco inferior em relação ao segundo. Neste quarto filme os efeitos melhoraram muito, mas caíram em um abismo no quinto filme. A partir do sexto melhoraram de novo.

A trilha sonora também causa divergência entre os fãs, pois há aqueles que a consideram de ótima qualidade, e outros que a consideram a pior de toda a série. Conciliando esses dois pensamentos, a melhor posição é a de que essa trilha sonora, mesmo sendo a mais fraca da série, é de boa qualidade. A música de abertura é excelente e passa uma sensação de novidade (ainda mais porque as trilhas do segundo e terceiro filme eram absolutamente a mesma). As demais músicas do filme migram entre os patamares de boa a péssima. Um bom exemplo de má escolha de música é a datada e fora de contexto “Chekov's Run”, que se torna cada vez mais irritante quando revemos o filme.

Imagem

Após os medíocres DVDs dos filmes V, VI e "Generations" no tocante à imagem, a Paramount tomou vergonha e passou a remasterizar os filmes de Jornada para que fossem apresentados utilizando toda a capacidade de imagem que um DVD é capaz. Lembremos aqui que, nos EUA, os filmes de Jornada em DVD foram lançados em ordem regressiva.

O filme IV é apresentado em widescreen anamórfico na proporção de 2,35:1. Sendo anamórfica, a imagem ganha mais linhas de resolução e pode ser vista em uma TV widescreen sem perda de qualidade.

A imagem é excelente, com ótima nitidez e cores vivas e bem definidas. A película utilizada está em ótimas condições e pouquíssimas cenas possuem granulação acima da média (normalmente as cenas mais escuras).


Som

O áudio foi remixado em Dolby Digital 5.1 e o resultado é muito bom, embora pudesse ser melhor. Falta um pouco de agressividade no som em algumas cenas.

Como esse é um filme mais calmo, sem muitas explosões ou tiros e com menos cenas no espaço, realmente não há muito que se exigir do som. Na maior parte do filme as caixas surround são usadas principalmente para efeitos de ambiente ao invés de efeitos tridimensionais; além disso, o subwoofer trabalha muito pouco também.

De qualquer forma é um áudio de boa qualidade e muito superior ao fraco trabalho realizado pela Paramount na remixagem em Dolby 5.1 do quinto filme em DVD.

Extras

No início dos anos 90 a Paramount lançou em VHS e LaserDisc uma coleção de filmes famosos sob o rótulo “Director´s Series”. Eram edições de luxo onde o filme era apresentado em widescreen, com apresentação especial pelo diretor antes e depois do filme explicando diversos aspectos da filmagem. "Jornada nas Estrelas IV" foi um dos filmes lançados nesse pacote, com apresentação de Leonard Nimoy.

Para esse DVD a Paramount inseriu como bônus a apresentação de Nimoy utilizada no “Director´s Series” e sem dúvida é uma excelente adição. Assistindo aos poucos 15 minutos da apresentação de Nimoy, bastante detalhada, pode-se imaginar quanta coisa o diretor ainda poderia falar sobre o filme. É bem possível que na futura edição especial desse filme em DVD a Paramount inclua uma trilha de áudio com comentários de Nimoy. 

Também estão presentes no DVD dois trailers de cinema.

Conclusões

Um ótimo filme, entre os melhores da série, e indispensável para qualquer coleção. Esse DVD traz a melhor apresentação de "Jornada nas Estrelas IV" desde sua exibição nos cinemas e talvez seja até superior, devido à qualidade de imagem e remixagem do som.



Um excelente trabalho da Paramount e altamente recomendado para os fãs e não-fãs.

Ficha Técnica

Extras:
Menu interativo, Seleção de Cena, apresentação de Leonard Nimoy e dois trailers de cinema

Vídeo:
Widescreen (2,35:1)

Áudio:
Inglês (Dolby Digital 5.1 Surround)

Legendas:
Inglês, Português e Espanhol

Ano de produção:
1986

Duração:
119 minutos

Data de Lançamento no Brasil (Região 4)
20/08/2002