Publicado originalmente
em 2001


Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato
STAR TREK - FIRST CONTACT


 









 

Por Luiz Felipe do Vale Tavares

O Filme

Nesse filme os Borgs viajam para o passado da Terra em uma tentativa de impedir o primeiro contato dos terráqueos com seres alienígenas. Cabe a Picard & cia. impedi-los.

"Primeiro Contato" foi um filme muito antecipado pelos fãs, afinal teríamos uma nova Enterprise, um novo design, novos uniformes, os Borgs como vilões e uma visão do primeiro contato entre humanos e Vulcanos.

"Primeiro Contato" se mostrou um filme muito superior ao antecessor "Generations", que também provocou muita antecipação e posteriormente decepção. O maior problema com "Generations" é que os roteiristas quiseram fazer muito em um único filme. Em pouco menos de duas horas de duração tivemos o lançamento da Enterprise-B, a suposta morte de Kirk, a promoção de Worf, a utilização por Data de seu chip de emoções, a volta das Klingons renegadas Lursa e B'tor, a morte da família de Picard, a destruição da Enterprise-D e, finalmente, a morte de Kirk. Se todos esses eventos fizessem parte de um todo na história em vez de serem eventos isolados, talvez o filme fosse bem melhor.

"Primeiro Contato", por seu turno, usou como premissa uma história bem mais simples, mas que funciona bem melhor. A produção também teve o cuidado de fazer um filme que agradasse tanto aos trekkers como também ao público em geral. O resultado é um filme mais amarrado e que não distrai a audiência com tantas informações que pareciam inúteis à história propriamente dita.

Embora seja o roteiro de "Primeiro Contato" um amontoado de clichês (viagem no tempo, mudança no rumo da história etc), ele funciona perfeitamente, tudo graças à direção segura de Jonathan Frakes, aos elevados valores de produção e à perfeita química entre os atores. Certamente vou sentir falta de James Cromwell e Alfre Woodard nos próximos filmes.

Imagem

O DVD região 4 é idêntico ao região 1. Quando foi lançado nos EUA em 1999, foi considerado como um dos melhores DVDs quanto à imagem. Até hoje é ainda fantástico, sendo um dos melhores trabalhos da Paramount. 

A imagem é de alta nitidez, com cores vivas. A cena da caminhada pelo casco externo da Enterprise é um show à parte. Podemos ver detalhadamente todas as estrelas e Terra ao fundo.

O filme é apresentado em widescreen anamórfico na proporção de 2,35:1.

Som

O áudio é apresentado em inglês (Dolby Digital 5.1), português (Dolby Surround) e espanhol (Dolby Surround).

O som em inglês Dolby 5.1 é fenomenal, criando um poderoso ambiente sonoro e colocando o telespectador dentro do mundo de Jornada nas Estrelas. Nas cenas na ponte de comando podemos ouvir todos os típicos efeitos sonoros vindos de todas as direções da sala.

Melhor ainda é a cena em que a Enterprise, logo no começo do filme, capta a transmissão dos Borgs. As vozes da coletividade fazem o chão tremer. É fantástico. 

O áudio em português está disponível em simples estéreo surround, assim como o áudio em espanhol. O DVD tem opções de legendas em inglês (ótimo para treinar essa língua), português e espanhol.

Extras

Infelizmente só temos dois trailers de cinema como extras. Mas são trailers bem legais e com opção de áudio 5.1. Eu, particularmente, adoro ter esses trailers, pois me trazem as boas lembranças de vê-los pela primeira vez no cinema e sentir aquela antecipação pela chegada do filme.

"Primeiro Contato" daria uma excelente edição especial. Como os valores de produção são de primeira classe, seria ótimo se tivéssemos um documentário da produção, entrevistas com os atores, ter acesso aos esboços da Enterprise-E para vermos como a nave foi concebida desde o início etc.

A Paramount desde a época dos LaserDiscs (primeiro formato a trazer as famosas edições especiais recheadas com extras) jamais se importou em lançar edições especiais dos filmes de Jornada. Felizmente esse quadro coemça a mudar com o lançamento de "Jornada nas Estrelas - O Filme - Edição do Diretor" em DVD nos EUA no final de 2001, que trará cenas inéditas, novos efeitos especiais e alguns extras bem interessantes.

O problema é que serão provavelmente relançados todos os filmes da série em edições especiais, e quem já comprou as edições anteriores em DVD com certeza terá interesse em comprar os novos. Mas isso não significa que é um mal negócio investir nos DVDs atuais de Jornada, pois as edições especiais, se forem realmente lançadas, só chegarão nos EUA no final de 2002 e aqui no Brasil provavelmente somente em 2003.

Ficha Técnica

Extras:
Menu interativo, Seleção de Cena, Trailer Teaser e Trailer de Cinema

Vídeo:
Widescreen (2,35:1) anamórfico

Áudio:
Inglês (Dolby Digital 5.1 Surround)
Português (Dolby Digital 2.1 Surround)
Espanhol (Dolby Digital 2.1 Surround)

Legendas:
Inglês, Português e Espanhol

Ano de produção:
1996

Duração:
111 minutos

Data de Lançamento no Brasil (Região 4)
31/07/2001