A Incubadora é um projeto inovador que permitirá que você, leitor, participe da confecção do Trek Brasilis, contribuindo com textos de qualidade como os produzidos pelo site há mais de três anos.

Esta seção contém todas as instruções necessárias para você escrever e publicar seus artigos. Sua participação é muito bem-vinda. E, como você (ou sua equipe*, caso você queira trabalhar em grupo) perceberá, o processo de colaboração resultará em um trabalho enriquecedor e, o que é mais importante, sem sofrimento.

A experiente equipe do TB estará oferecendo seu suporte a cada etapa do desenvolvimento do material. Para participar dessa inovadora iniciativa, basta seguir à risca os passos descritos abaixo.


 









 

 

 

 

 

 

 

 


Primeira Etapa
A escolha de temas

Você deve escolher um tema para o seu artigo a partir da nossa Lista de Temas, que contém uma seleção (periodicamente atualizada) de assuntos quentes em Jornada nas Estrelas e graduada pelo potencial nível de dificuldade no desenvolvimento de cada um dos materiais.

Se nenhum desses temas o agradar, você ainda poderá sugerir um tema próprio. Basta entrar em contato conosco e apresentar a sua sugestão. Ela será então estudada pela equipe do TB e a sua aprovação ou não será criteriosamente justificada.

A partir disso, um eventual consenso com relação a um bom tema será sem dúvida atingido. Com um tema de artigo aprovado pela equipe do TB, você poderá prosseguir para o próximo passo. 

 

Segunda Etapa
O plano de vôo

Após escolher seu tema, entre em contato com a equipe do TB para receber um "esqueleto do artigo" a ser escrito. Trata-se de uma espécie de "plano de vôo", que indica quais pontos o texto deve abordar.

Você também receberá uma "lista de fontes para consulta". O "esqueleto" esclarecerá quais serão as principais seções do artigo e qual será o conteúdo de cada uma delas. A "lista" terá referências de fontes on-line, impressas, episódios de Jornada etc. De posse do "esqueleto" e da "lista" (e tendo esclarecido todas as dúvidas até aqui), você poderá passar ao próximo passo.

 

Terceira Etapa
Os primeiros rascunhos

Após ter estudado seu "plano de vôo" e ter feito todas as pesquisas exigidas, chega a hora de começar a escrever. Nesta etapa, você estará continuamente produzindo versões preliminares do seu artigo e entrando em contato para enviá-las à nossa equipe.

O TB retornará com revisões, sugestões e comentários a respeito do material, para a realização da "sintonia fina" que vai levar ao fechamento do texto final.

Ao escrever, você deverá fazer uso do nosso Manual de Redação. O objetivo é produzir, logo de início, um material que esteja de acordo com os padrões estabelecidos pelo site, facilitando as revisões, melhorando a qualidade do texto e acelerando o processo de finalização dos trabalhos.

Eventualmente esse processo interativo chegará ao fim e o artigo estará pronto para publicação. Chegamos ao último passo.

 

Quarta Etapa
Publicação

Agora só falta aguardar a data da publicação do produto final na capa do TB, pela qual você receberá o crédito exclusivo. Se tiver interesse, você também pode colaborar nessa última fase, garimpando imagens que possam ilustrar seu material. Independentemente disso, o TB se encarregará de conseguir material iconográfico para tornar seu texto ainda mais leve e interessante para os leitores.

Esperamos sinceramente que tal esforço ajude a formar e a trazer novos colunistas e colaboradores para a família do TB. Contamos com a sua participação.

 

* Uma equipe de escritores (em qualquer número) também pode ser acomodada, assim como o uso de pseudônimos em qualquer combinação para fins dos créditos na publicação do artigo. A equipe do TB precisa somente do nome verdadeiro de um dos envolvidos, para que ele sirva de porta-voz da equipe e venha a interagir diretamente conosco nas etapas da confecção do artigo, como descritas acima.