Veja logo abaixo como padronizar seu material de forma a adequá-lo aos padrões de qualidade do Trek Brasilis.

 

I - Sobre a forma

Os artigos devem ser escritos em língua portuguesa e devem ter no mínimo cinco mil caracteres (incluindo espaços), sem limite superior para tamanho. Exige-se que cada versão preliminar de um artigo seja submetida a uma revisão ortográfica e gramatical (automática ou não) antes de ser enviada.

O autor não deve usar a primeira pessoa em sua escrita. O autor deve privilegiar um número relativamente grande de parágrafos, todos de dimensões modestas. Um tamanho médio entre 375 e 625 caracteres (incluindo espaços) para os parágrafos é aceitável (para publicação on-line, quanto menor e mais significativo, melhor).

A unidade fundamental do artigo é o parágrafo. Cada um deles deve ser escrito de forma clara e concisa, sempre oferecendo algum tipo de resolução ao seu final e convidando o leitor a continuar a ler o artigo.

O autor deve tomar cuidado (tanto maior quanto maior for o texto) com a estrutura do artigo, para evitar duplicações de argumentos e temas e mesmo uma possível perda de foco.


II - Sobre o conteúdo

A fonte principal de informação sobre o universo de Jornada nas Estrelas é o seu material canônico, entendido como todos os segmentos filmados com atores (séries e filmes). Tais informações devem ser conferidas pessoalmente pelo autor do artigo, ou ele deve se basear em uma compilação confiável. Livros oficiais da Paramount (como Enciclopédias e Cronologias) podem também ser uma fonte poderosa de consulta, quando subordinados ao material canônico de Jornada. Em caso de dúvida, o material em tela sempre leva a palavra final.

Informações de bastidores devem ser tratadas com extremo cuidado para não alimentar fofocas e boatos sem fundamento. 

Será feito o uso da terminologia de Jornada, como traduzida para o português pela equipe da VTI-Rio. Havendo conflito, a versão mais recente ou mais usada leva vantagem. Se persistir ainda o conflito, a equipe do TB toma a decisão final. 

Cabe mencionar:

- Sisko comanda Deep Space Nine (e não a Estação Espacial Nove).

- Nomes de raça em maiúscula: Romulanos, Klingons e Andorianos.

- Patentes, cargos e funções em minúscula: capitão, tenente, gul, kai, vedek e doutor.

- Nomes das séries de Jornada, sempre em português e sem aspas, acompanhadas ou não pelo pré-título Jornada nas Estrelas: Série Clássica, Série Animada, A Nova Geração (é possível usar também Nova Geração, excluindo o artigo), Deep Space Nine, Voyager e Enterprise (a única que nunca poderá ser escrita acompanhada pelo pré-título Jornada nas Estrelas).

- Nomes de outras séries são sempre em inglês e entre aspas: "Babylon 5", "The X Files", "Alias", "The Twilight Zone" (original), "Farscape".

Nomes dos episódios de Jornada (e de outras séries que porventura venham a ser citados), em inglês e entre aspas: "Duet", "Tapestry", "Scorpion".

- Nomes dos filmes de Jornada com o título em português, entre aspas: "Jornada nas Estrelas: O Filme", "Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan", "Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock", "Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa", "Jornada nas Estrelas V: A Última Fronteira", "Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida", "Jornada nas Estrelas: Generations", "Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato", "Jornada nas Estrelas: Insurreição" etc. Em segunda menção, é possível dispensar o pré-título "Jornada nas Estrelas".

- Nomes de outros filmes em inglês, entre aspas e com o ano de lançamento: "Blade Runner" (1982), "2001: A Space Odyssey" (1968), "The Matrix" (1999)


III - Questões de precisão, originalidade e de direitos autorais

O Trek Brasilis tem muito cuidado quanto à correção das informações que coloca em seu conteúdo. Por isto é importante termos muita atenção em todos os detalhes (sem abrir exceções): o nome de uma comida, a história pregressa de um personagem, uma situação política etc.

O TB tem por maior objetivo fomentar o pensamento crítico, original e embasado na comunidade trekker brasileira. Por isso rascunhos de artigos sem perspectiva, "requentados" e com informações incorretas serão sumariamente recusados e terão de ser rescritos do zero.

Se for detectado em qualquer etapa do processo (antes ou mesmo depois da publicação do artigo) que o autor ofereceu de má fé material copiado de outra fonte (original em qualquer língua) para nossa avaliação, tal assunto será tratado de forma rápida e enérgica, incluindo um contato com o autor do texto original explicando o ocorrido e a emissão de uma nota oficial pelo TB, após todos os fatos terem sido devidamente apurados.