A Nova Geração
Temporada 1

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

Extras:

Referências
culturais

MANCHETE DO EPISÓDIO
Aventura do holodeck nos anos 40 é
uma das melhores da temporada

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 41997.7.

Picard prepara-se para o primeiro contato da Federação com o povo Jarada após 20 anos. Será um encontro difícil, pois o protocolo dos Jaradas exige que eles sejam saudados em sua própria língua, sem nenhum erro, antes que as negociações diplomáticas se iniciem.

Para relaxar, Picard vai ao holodeck e recria o mundo ficcional de Dixon Hill, detetive dos anos 40. Mas o que era para ser apenas entretenimento acaba por se transformar num jogo perigoso, quando o real funde-se com o imaginário e as balas de revólver tornam-se verdadeiras.

Um grupo de gangsters atira em um tripulante e Picard, Data e a doutora Crusher precisam negociar com os hologramas para garantir a sobrevivência até que a tripulação da Enterprise consiga consertar o holodeck, o que ocorre em tempo para que o capitão faça o devido contato com os alienígenas.

 

Comentários:

"The Big Goodbye" é um episódio que certamente figura entre os melhores do primeiro ano. O segredo do sucesso está na capacidade de manter o foco da história, a soberba produção que recriou no holodeck todo o clima dos anos 40 e a qualidade do roteiro, refletida em todos os personagens, tanto os regulares quanto os criados especialmente para essa história.

Já conhecíamos o holodeck desde "Encounter at Farpoint", mas nunca realmente entramos em contato com a incrível capacidade desse equipamento em recriar situações e personagens. Vê-se claramente que é ainda uma tecnologia experimental, já que envolve riscos como o de fazer a tripulação real sumir, ou ainda permitir que hologramas matem pessoas reais. Mesmo assim, é uma boa fonte para novas histórias.

E é justamente o envolvimento das pessoas reais com os hologramas que faz a magia dessa história. Trata-se da primeira história no formato "holodeck", gênero que seria muitas vezes reprisado em A Nova Geração e nas séries posteriores. Hoje em dia é clichê, mas na ocasião, foi novidade.

Aproveitamos para conhecer uma das paixões do capitão Picard: as histórias de detetives dos anos 40, encarnadas por Dixon Hill. O ambiente fictício holográfico de Dix voltaria a aparecer no filme Primeiro Contato.

Mas o mais interessante é ver a textura dada aos personagens criados pelo holodeck. Existe um conceito real, o chamado "teste de Turing", utilizado para avaliar se uma entidade dotada de inteligência artificial pode ser considerada uma forma de vida. O teste consiste em deixar que uma máquina interaja com um ser humano, sem contato visual. Se a máquina conseguir convencer o ser humano, por meio de seu comportamento, de que ela não é uma máquina, ela deve ser considerada uma forma de vida.

Logo se vê que Turing consideraria facilmente aquele punhado de hologramas como formas de vida. Não só ele, como o próprio capitão Picard. Ao final do episódio há uma cena tocante, quando o capitão, ou melhor, Dixon Hill despede-se de seu colega policial. O holograma pergunta a Picard se aquele mundo deixará de existir assim que ele sair. O capitão responde emblematicamente: "Sinceramente, eu não sei".

Quando uma história é boa, os personagens são claramente beneficiados por ela. Esse efeito é visto nitidamente em "The Big Goodbye", onde até os personagens principais, que penaram na primeira temporada com suas péssimas caracterizações, saem ganhando.

O subtexto entre Beverly Crusher e o capitão Picard --feito na forma de sutis trocas de olhares-- dá muita textura ao relacionamento dos dois. Data também tem seus momentos de glória, ao encarnar um "bronzeado" sul-americano.

A história funciona tão bem que nem chega a incomodar o fato de que a segunda metade do episódio se passa praticamente toda em um único ambiente, o gabinete de Dixon Hill.

Para quem ficou do lado de fora do holodeck, as coisas não foram tão bem. Wesley continua mais espertalhão e insuportável do que nunca, LaForge, Riker e Troi fazem muito pouco e Tasha Yar e Worf são meros figurantes. Mas isso não fez mal ao episódio. Muito ao contrário, permitiu que o roteiro "investisse" mais em três personagens, dando-lhes um destaque raras vezes obtido no primeiro ano da série.

 

Citações:

Picard - "If I leave town, the town leaves with me."
("Se eu saio da cidade, a cidade sai comigo.")

Picard - "Mister LaForge... step on it."
("Sr. LaForge... pisa fundo.")

Trivia:

Tracy Tormé, o autor desse episódio, também é conhecido como o criador da série "Sliders".

"The Big Goodbye" disputou dois prêmios Emmy. Ganhou na categoria de melhor figurino, mas perdeu a categoria de melhor fotografia.

 

Ficha técnica:

Escrito por Tracy Tormé
Direção de Joseph L. Scanlan
Exibido em 11/01/1988
Produção: 013

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi
Wil Wheaton como Wesley Crusher
Denise Crosby como Natasha "Tasha" Yar

Elenco convidado:

Lawrence Tierney como Cyrus Redlock
Harvey Jason como Felix Sanguessuga
William Boyett como tenente Dan Bell
David Selburg como Whalen
Gary Armagnac como tenente McNary
Mike Genovese como sargento
Dick Miller como vendedor
Carolyn Allport como Jessica Bradley
Rhonda Aldrich como secretária
Erik Cord como criminoso

Episódio anterior   |   Próximo episódio