A Nova Geração
Temporada 4

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

Extras:

Referências
culturais

MANCHETE DO EPISÓDIO
Episódio introduz com brilhantismo os
Cardassianos no universo de Jornada

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 44429.6.

Picard fica chocado quando descobre que uma nave da Federação renegada, sob o comando do capitão Benjamin Maxwell, está destruindo naves Cardassianas, o que ameaça seriamente a frágil paz da Federação com o Império Cardassiano após anos de conflitos.

Com o Cardassiano Gul Macet a bordo, a Enterprise vai de encontro à USS Phoenix, a nave renegada, e testemunha através de uma monitoração de longo alcance a destruição de mais duas naves Cardassianas pelo capitão Maxwell.

O'Brien, antigo oficial tático de Maxwell, acha os atos de seu antigo comandante difíceis de acreditar, pois o capitão da Phoenix sempre foi um exemplo de oficial. Maxwell, segundo ele, deve ter uma razão muito forte para fazer tais ataques.

Ao encontrar a Phoenix, Picard conversa com Maxwell, que alega ter evidências de que os Cardassianos estão transportando armas para uma base militar --que os Cardassianos dizem ser apenas um posto científico--, a fim de preparar uma ofensiva contra a Federação.

Picard acha que mesmo que isso seja verdade, nada justificaria a atitude de Maxwell. Ele ordena que o capitão volte à Phoenix e leve sua nave até uma base da Federação, onde ele será levado à Corte Marcial.

Durante o caminho, Maxwell tira a Phoenix do curso e intercepta uma nave Cardassiana. Ele intima Picard a abordar a nave cargueira e inspecionar seu carregamento, ou ele a destruirá. Picard ameaça atacar a Phoenix, mas O'Brien tem outros planos.

Ele sugere a Picard que o capitão autorize sua ida até a Phoenix, onde ele acredita poder dissuadir Maxwell. Picard concorda e O'Brien convence seu ex-capitão a se render. Maxwell é preso e Picard manda um aviso aos Cardassianos: embora a paz tenha sido preservada, a Federação estará atenta aos estranhos movimentos de seu novo "aliado".

 

Comentários:

"The Wounded" pode ser sintetizado em uma só palavra: brilhante. Trata-se de um episódio que conseguiu trabalhar todas as contingências envolvendo a produção de uma série de televisão --manteve continuidade, sem exigir do telespectador conhecimento prévio, contou uma bela história, cheia de senões e texturas, e trabalhou de forma soberba o enfoque dos personagens.

A introdução dos Cardassianos na série, feita por meio deste episódio, não poderia ter sido melhor. Em vez de optar pela tradicional abordagem "uma nova raça que nunca vimos, mas já ouvimos falar", tática utilizada para a introdução dos Ferengis, agora descobrimos que a Federação e o Império Cardassiano já são velhos conhecidos.

Esse método de introdução a uma nova espécie não só é totalmente factível (embora nunca tenham sido citados antes, a Federação é bem grande, o que não nos obriga a conhecer todas as espécies que já tiveram contato com os humanos), como poupa-nos uma série de apresentações desnecessárias e nos joga diretamente no cerne da questão.

Como alternativa para que saibamos tudo que precisamos sobre os Cardassianos, os roteiristas optaram por desenvolver mais o histórico de um personagem já conhecido --Miles O'Brien. Com isso, não só deram um passado e um contexto bem definido para o engenheiro, como também puderam se aproveitar do gancho deixado no episódio anterior ("Data's Day"), em que O'Brien se casa com Keiko Ishikawa. Não poderia ter sido melhor.

A grande contribuição do episódio para o universo de Jornada nas Estrelas (além de introduzir uma das raças mais interessantes e "odiáveis" da série) é mostrar facetas nunca antes vistas da Federação --ele é o primeiro episódio a efetivamente introduzir questões políticas no seriado, algo que seria intensivamente aproveitado em Deep Space Nine.

Em tempos passados, os oficiais da Frota Estelar tinham como único código de conduta a defesa da "justiça" --quase como cavaleiros medievais do futuro. Agora, vê-se que tudo isso depende de um contexto: em casos em que a Federação é incapaz de sustentar um conflito armado, os oficiais são ordenados a varrer a justiça para debaixo do tapete e engolir todos os sapos necessários. Isso é realismo!

Além disso, o episódio mostra de forma soberba questões sobre a camaradagem militar --na forma do relacionamento entre O'Brien e Maxwell-- e sobre o preconceito trazido à tona por O'Brien, em seu confronto com os Cardassianos.

A história apresentada é muito bem elaborada, sem quaisquer furos no roteiro, apesar de sua complexidade. Algumas cenas são memoráveis, como a em que O'Brien e Maxwell cantam canções do front, e a conclusão não poderia ser mais empolgante --o diálogo final entre Picard e Gul Macet é sensacional e enfatiza o lado político do episódio --diplomacia e justiça definitivamente não chegam ao mesmo lugar.

Esse episódio estabelece muito do contexto que seria usado para a criação da série Deep Space Nine e garante o passaporte para Miles O'Brien tornar-se um personagem importante na história de Jornada nas Estrelas.

 

Citações:

O'Brien - "It's not you that I hate, Cardassian. I hate what I became because of you."
("Não é você que eu odeio, Cardassiano. Eu odeio o que me tornei por sua causa.")

Picard - "Take this message to your leaders, Gul Macet: We are watching."
("Leve essa mensagem a seus líders, Gul Macet: estamos observando.")

Trivia:

Neste episódio é citado o código para baixar os escudos de outra nave da Frota, como visto em Jornada nas Estrelas II.

A música irlandesa que O'Brien e Maxwell cantam neste episódio, chama-se "The Minstrel Boy", de autoria de Thomas Moore. Esta música é notória do filme "The Man Who Would Be King".

Marc Alaimo, que interpreta o primeiro Cardassiano visto em Jornada nas Estrelas, Gul Macet, é mais conhecido como outro Cardassiano: Gul Dukat, da série Deep Space Nine. Marc Alaimo já interpretou na Nova Geração outros dois alienígenas: um Antican em "Lonely Among Us" e um Romulano em "The Neutral Zone". Ele ainda interpreta um humano no episódio do 6º ano "Time's Arrow". Antes de Marc Alaimo, apenas um ator havia interpretado três alienígenas diferentes em Jornada: Mark Lenard, que fez o Vulcano "Sarek", um capitão Klingon no primeiro filme de Jornada nas Estrelas para o cinema e um comandante Romulano na Série Clássica.

O estranho capacete dos Cardassianos visto aqui não voltará a aparecer.

 

Ficha técnica:

História de Stuart Charno, Sara Charno e Cy Chermak
Roteiro de Jeri Taylor

Direção de Chip Chalmer
Exibido em 28/01/1991
Produção: 086

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Bob Gunton como o capitão Benjamin Maxwell
Rosalind Chao como Keiko Ishikawa O'Brien
Marc Alaimo como Gul Macet
Colm Meaney como Miles Edward O'Brien
Marco Rodriguez como Glinn Telle
Time Winters como Glinn Daro
John Hancock como almirante Haden

Episódio anterior   |   Próximo episódio