A Nova Geração
Temporada 6

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Mais uma tentativa de usar Deanna
Troi resulta em episódio previsível

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 46071.6.

A Enterprise é enviada para assistir uma nave da Federação sob ataque enquanto transportava o embaixador Lumeriano para mediar uma disputa no sistema Rekag-Seronia. Picard concorda em transportar o embaixador, Ves Alkar, a bordo de sua nave para garantir sua segurança.

Alkar vem à nave com sua velha mãe, Sev Maylor, que reage negativamente a Troi assim que chega a bordo. Após Alkar pedir a Troi que use seus poderes empáticos para ajudá-lo nas negociações entre os Seronianos e os Rekags, Maylos ofende Troi, dizendo que ela está atraída pelo filho dela. Irritada, Troi partilha as sensações negativas que sentiu na velha mulher com Riker. Os dois ficam surpresos poucos minutos depois, quando são convocados aos aposentos de Alkar e descobrem que ela está morta.

Como ela é uma empata, Alkar pede a ela que realize com ele um tradicional rito de meditação funerária, um processo que a deixa se sentindo um pouco estranha. Enquanto isso, a Enterprise dá às boas-vindas aos dois assistentes de Alkar, Jarthe Liva, que estão perturbados pela piora das brigas entre as facções em guerra. Alkar, entretanto, permanece calmo e até insiste em ir ao local das negociações sem a proteção de um grupo avançado. Mais tarde Troi se une ao grupo no bar panorâmico, mas choca Data e Riker com sua aparência e comportamento. Ela parece estar envelhecendo rapidamente e está se vestindo de forma mais provocante. Além disso, ela ataca vigorosamente Jarth e Liva, fazendo com que Riker a leve a seus aposentos. Uma vez lá, ele fica mais chocado ainda quando Troi o ataca.

No dia seguinte, Alkar chega aos aposentos de Troi e a irrita ao revelar que estará descendo ao local das negociações sem ela. Elas o segue até a plataforma de transporte, implorando para que ele a levasse. Picard fica chocado por sua mudança de aparência --ela é agora uma velha enrugada e grisalha. Não querendo deixar que Alkar parta, ele corre em sua direção com uma faca, acertando Picard no ombro quando ele tenta impedi-la.

Um grupo de segurança chega rapidamente e leva os dois, Picard e Troi, para a enfermaria. Lá a enfermeira Ogawa nota uma correlação entre a condição de Troi e aquela em que Maylor estava pouco antes de morrer. Incapaz de contatar Alkar, Picard autoriza Beverly a fazer uma autópsia na mulher morta, mesmo sem a aprovação do filho. Beverly logo descobre que Maylor não era realmente mãe de Alkar, mas uma mulher de 30 anos artificialmente envelhecida.

Alarmado, Picard vai ao local das negociações e confronta Alkar, que revela ter sido a causa dos envelhecimentos de Maylor e Troi. Ele usava essas mulheres, canalizando seus pensamentos negros nelas para manter sua própria mente livre de emoções indesejadas e permanecer sendo um negociador perfeito. Picard insiste que Alkar liberte Troi, mas ele se recusa e retorna à mesa de negociações.

Para salvar Troi e enganar Alkar, Beverly e Picard induzem Troi a um estado similar à morte, para cortar o elo com Alkar e forçá-lo a procurar outra pessoa. Alkar imediatamente se transporta para a Enterprise com Liva. Após ver o corpo "morto" de Troi, ele se prepara paar realizar o ritual funerário com Liva, esperando transformá-la em um novo receptáculo. Mas no minuto em que o elo está para ser estabelecido, Picard transporta Liva, deixando Alkar sozinho com seus terríveis pensamentos. O peso psíquico o mata ao mesmo tempo em que Beverly ressuscita Troi, ainda abalada pela experiência.

 

Comentários:

"Man of the People" padece do mesmo mal que todo episódio produzido até este momento da série com o objetivo de explorar Deanna Troi: ele aborda a personagem de forma extremamente superficial, como se ela não fosse mais que "a personagem empata da nave".

Além desse problema crônico (que tem muito mais a ver com a visão míope dos produtores e roteiristas para com a conselheira do que com um defeito exclusivo do episódio), temos uma história que torna-se extremamente previsível desde o momento em que Troi repara em suas primeiras olheiras em frente ao espelho.

Até esse ponto, o episódio conseguia se manter sob uma certa aura de suspense, mas dali em diante é só uma questão de observarmos quanto tempo vai levar para Picard e cia. descobrirem o que sabemos desde o início. O que, em certas circunstâncias, poderia até funcionar, mas aqui fracassa terrivelmente.

Com um episódio previsível e sem reviravoltas, resta procurar as qualidades. Elas certamente não são encontradas no embaixador Alkar, interpretado por Chip Lucia. O ator tem aqui a expressividade de uma porta.

Por outro lado, o segmento consegue explorar de forma interessante a rotina de Deanna Troi como conselheira da nave. Pela primeira vez, temos a noção de que ela está lá para mais coisas do que simplesmente sentar na ponte e dizer ao capitão quando o alienígena da semana tenta esconder algo. Ela tem um trabalho bastante importante fora da ponte, ajudando a administrar os problemas interpessoais da nave e avaliando o pessoal em serviço. Se os produtores nunca conseguiram encontrar uma boa função para Troi na série, pelo menos na nave ela mostrou ter um papel importante.

Outro ponto bem desenvolvido foi a relação de ternura e afeição de Deanna e Will Riker. Sabemos desde o primeiro episódio da série que os dois estavam afetivamente ligados e tinham um passado juntos, mas são raras as vezes em que tivemos a chance de ver o amadurecimento da relação dos dois, transcendendo a situação de "ex-namorados" para se tornarem realmente confidentes um do outro. Um bonito relacionamento, que é retratado de forma bastante real aqui.

Quem também sai ganhando é Beverly Crusher. Apesar de a médica geralmente ter pouca participação na série (provavelmente o mais esquecido de todos os personagens regulares), não dá para se cansar de ver a determinação da doutora em solucionar os problemas médicos. Mesmo antes de Deanna manifestar qualquer sintoma, ela já estava com a pulga atrás da orelha pela morte da suposta mãe de Alkar. E não desistiu da investigação nem quando Picard ordenou que ela não fizesse a autópsia, procurando pistas nos registros do transporte. Certamente Beverly é uma fonte de inspiração para todos aqueles que sabem o quanto a obstinação faz parte da prática médica.

No sentido de criar contextos a bordo da Enterprise, a aula de artes marciais Klingons dada pelo tenente Worf também é interessante. É meio ridículo que Alkar esteja nela, mas, mesmo assim, foi uma forma melhor de permitir mais contato entre Deanna e Alkar do que simplesmente inserindo mais uma "cena de corredor". E a oportunidade também consegue mostras o que faz o tenente Worf quando não está na ponte sugerindo disparos de torpedos fotônicos.

Algumas cenas do episódio são divertidas, embora em geral sejam de comédia involuntária. Quando Troi, alterada por Alkar, dá uma bela entortada na pobre alferes Janeway (eita nominho escolhido a dedo, hein?), é impossível não rir da cara desconcertada da oficial frustrada. E quando Deanna quase arranca o couro de Riker também é impossível deixar de rir, embora o tom da cena seja intencionalmente dramático. Embora tecnicamente sejam "bolas fora" do roteiro, acabam acrescentando algo de bom à experiência televisiva.

Por fim, é engraçado notar o tom extremamente moralista que Jornada nas Estrelas, e em especial A Nova Geração, tem. Entre os sentimentos "ruins" manifestados pela conselheira depois de receber as influências negativas de Alkar estão coisas sabidamente terríveis, como agressividade, inveja e ciúmes. Mas o que mais salta aos olhos é a lascívia da conselheira --algo que só é considerado ruim dentro do escopo bastante limitado da época em que foi produzido o episódio. Provavelmente, com o passar das décadas, esse será um daqueles momentos que precisará ser observado com os olhos de um historiador, como acontece hoje em dia com um telespectador que tenta entender o machismo claro e imponente com o qual está impregnada a Série Clássica.

De fato, "Man of the People" é uma história bem pouco criativa e seu objetivo, desenvolver Deanna Troi, acaba sendo frustrado, e no resto não há qualquer pretensão filosófica (uma vez que as motivações de Alkar claramente não justificam seus atos, por qualquer moralidade que se possa imaginar). E apesar de tudo que aprendemos do cotidiano da conselheira, sua psique permanece mais unidimensional do que nunca. É o preço que se paga por ser empata em uma produção em que todos os roteiristas não o são...

 

Citações:

Picard - "He has no intention to stop. He feels perfectly justified using her until she dies."
("Ele não tem intenção de parar. Ele se sente perfeitamente justificado em usá-la até que ela morra.")
Beverly - "Then Deanna must die."
("Então Deanna deve morrer.")

Trivia:

A voz original do capitão Talmadge foi feita por Terrence Beasor, que fez também a voz de alienígenas em "Skin of Evil", "The Ensigns of Command" e "Devil's Due".

Ao invés desse roteiro, o episódio 129 da Nova Geração poderia ter sido uma história com Q, que reapareceria para criar irmãos gêmeos da tripulação, no estilo do episódio "The Enemy Within", da Série Clássica. A idéia de Rene Echevarria foi abandonada e Frank Abatemarco foi contratado para escrever um história sobre Deanna Troi.

Neste episódio ficamos sabendo que o quarto da conselheira Troi ficam no deck 9 da Enterprise.

"Man of the People" deveria ter sido filmado após "Relics", mas por problemas com a agenda de James Doohan, o Scotty, a ordem foi invertida.


Ficha técnica:

Escrito por Frank Abatemarco
Direção de Winrich Kolbe

Exibido em 05/10/1992
Produção: 129

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Chip Lucia como embaixador Ves Alkar
George D. Wallace como almirante Simons
Lucy Boryer como alferes Janeway
Susan French como Sev Maylor
Rick Scarry como Jarth
Stephanie Erb como Liva
J.P. Hubbell como um alferes
Patti Yasutake como enfermeira Alyssa Ogawa
Majel Barrett-Roddenberry como a voz do computador

Episódio anterior   |   Próximo episódio