Publicado originalmente
como artigo, em 2001


"The Cage": Quantas jaulas existem afinal?
Saiba quais são e por que existem três diferentes edições do primeiro piloto de Jornada nas Estrelas, produzido em 1964


 









 


por Luiz Felipe Tavares

Como todos nós sabemos, o primeiro piloto de Jornada nas Estrelas, "The Cage", foi rejeitado pela rede NBC, e Gene Roddenberry foi incumbido de produzir outro piloto, "Where No Man Has Gone Before", que por sua vez deu origem à Série Clássica como conhecemos.

Primeiramente é necessário deixar claro que o primeiro piloto, quando foi produzido, em 1964, era inteiramente a cores, o que era um luxo para uma produção de televisão naquela época. Mas qual foi o destino dado a "The Cage"?

Como foi um episódio muito bem produzido e seria um desperdício deixá-lo no limbo, Gene Roddenberry conseguiu convencer o estúdio, Desilu, a inserir várias partes do "The Cage" em um episódio duplo chamado "The Menagerie" ("A Coleção"). Essas cenas que foram introduzidas no episódio duplo foram as únicas cenas coloridas de "The Cage" que sobreviveram até hoje; o restante foi dado como perdido durante anos.

A única versão integral de "The Cage" que sobreviveu foi uma cópia mal-conservada utilizada na época das filmagens originais para auxiliar na edição final. Portanto, essa cópia não recebeu tratamento final, sendo inteiramente branco e preto, com péssima qualidade de imagem e som. Era como se fosse um rascunho. Essa cópia é chamada de "workprint" pelos editores de filmes. Em meados da década de 80, a Paramount dos EUA começou a lançar os episódios da Série Clássica em home video, sendo "The Cage" escolhido para ser o volume 1. Até essa época o público jamais tinha assistido a esse primeiro piloto de forma integral.

Existem atualmente no mercado internacional três versões do primeiro piloto de Jornada nas Estrelas, "The Cage". Vamos começar pela ordem de lançamento:


Primeira Versão

Versão preto e branco e colorida, que consta no catálogo da Série Clássica da Paramount Home Video como #1.

Foi a primeira versão do "The Cage" a ser lançada nos EUA. O episódio foi reconstruído a partir do "workprint" original de Gene Roddenberry em branco e preto com cenas coloridas extraídas do episódio duplo "The Menagerie". Pode-se notar nessa versão que a voz de muitos Talosianos mudam de repente de uma hora para outra. O motivo é que o "workprint" original com as cenas em preto e branco continha a trilha sonora original, com as vozes masculinas dos Talosianos. Quando essas cenas do "The Cage" foram utilizadas em "The Menagerie", os produtores acharam conveniente redublar as vozes para que parecessem mais femininas. Alguns efeitos sonoros também foram introduzidos.

Como essa versão é um remendo de duas cópias de qualidades de áudio e vídeo bem diversas, pode-se notar que o som varia de péssimo para bom no decorrer da fita, assim como a imagem. Essa edição jamais foi lançada no Brasil e contém a introdução de Gene Roddenberry, que a CIC Vídeo erroneamente dizia conter na primeira versão lançada no Brasil, inteira a cores.


Segunda versão

Versão inteira a cores, que consta no catálogo da Série Clássica da Paramount Home Video como #99.



Essa foi a segunda versão lançada nos EUA e a primeira a ser lançada no Brasil. É inteiramente colorida, e aí surge um mistério. Durante alguns anos a Paramount alegou que não existia nenhuma cópia do "The Cage" inteiramente colorida que houvesse sobrevivido.

Eu li alguns anos atrás que essa versão é exatamente a mesma da anterior, só que as cenas em preto e branco foram colorizadas por computador. Há vários indícios de que tal afirmação seja verdadeira:

a) a época do lançamento coincide com o início da "heresia" de colorizar por computador filmes originalmente branco e pretos. Graças a Deus essa mania durou pouco, pois vários clássicos do cinema foram comprometidos na época, como King-Kong e Casablanca;

b) as cenas que eram branco e preto e que passaram a ser coloridas possuíam uma palheta de cores muito limitada e artificial, o que também condiz com os primórdios da colorização por computador;

c) o áudio dessas cenas ainda era de péssima qualidade e tinha as vozes originais dos Talosianos, ou seja, era o áudio original das cenas em branco e preto.

Até hoje acredito que ninguém sabe ao certo a origem dessas cenas coloridas. Só a Paramount sabe o "segredo" e nunca se manifestou a respeito.


Terceira e última versão

Versão inteira em branco e preto.

Foi recentemente lançada no Brasil e na Europa. Ainda é inédita nos EUA e será lançada no último volume da Série Clássica em DVD.

É considerada pela maioria dos fãs como a versão mais próxima possível do "The Cage" produzido em 1964, mesmo sem cores, pois é a única que possui a trilha sonora 100% original, sem as dublagens e efeitos sonoros introduzidas pelo "The Menagerie". Alem do mais é a única que a imagem é estável no decorrer da apresentação. As anteriores distraíam muito a atenção nos momentos de transição de uma cena preto e branco para uma colorida (primeira versão) ou nos momentos em que a imagem tinha cores muito saturadas e de repente as cores ficavam fracas e imagem perdia definição (segunda versão).

O problema é que essa versão, até agora, possui péssima qualidade de imagem e som. Ela é cheia de arranhões e defeitos que foram herdados da película original, e som parece de disco de vinil arranhado. A versão a ser lançada em DVD será remasterizada e será a melhor apresentação de "The Cage" vista até hoje.

Só como curiosidade, esse volume da Série Clássica em DVD (#40) conterá o episódio final da série, "Turnabout Intruder", e duas versões diferentes de "The Cage", a inteiramente branco e preto e a inteiramente colorida. Será com certeza um DVD obrigatório para os fãs.

E quem tem a primeira versão em VHS lançada nos EUA, com cenas misturadas em preto e branco e a cores, é melhor guardar, pois essa versão não será mais lançada e se tornará uma raridade com o passar do tempo, por dois motivos: é a única que possui a introdução de Gene Roddenberry e foi a primeira versão a ser vista pelo público em geral na década de 80.