Clique aqui para visitar o
Acervo de colunas



 









 

Janeway vs. Primeira Diretriz, Parte IV

A USS Voyager completa cinco anos de viagem pelo quadrante Delta e, embora esteja cada vez mais perto de casa, o senso de obrigação de Janeway para com a Primeira Diretriz torna-se cada vez mais distante. Nessa temporada, nota-se uma mudança no comportamento da capitã. Ela finalmente desencana do noivo que deixou na Terra e passa a perseguir seus interesses românticos. Em suma, perde um pouco daquela fachada de "capitão da Frota" e age mais como ser humano. Seus métodos no comando também mudam, como conseqüência disso.

Em "Counterpoint", ela concede proteção a um grupo de refugiados e os mantêm escondidos do Império Devore, uma civilização militarizada e altamente avessa a telepatas. A Voyager consegue permissão para atravessar esse território, mas a tripulação tem de se submeter a inspeções diárias, nas quais soldados Devore abordam a nave e procuram por traços de 'mercadoria ilegal'. Acontece que os refugiados, assim como membros da tripulação com poderes telepáticos (incluindo Tuvok), eram mantidos em suspensão no sistema de transporte. Isso assemelha-se ao processo que manteve o eterno Scotty (Série Clássica) vivo durante 75 anos a bordo da USS Jenolen, encontrado e reanimado pela equipe médica da USS Enterprise-D, no episódio "Relics", da Nova Geração.

Ao proteger esse grupo de pessoas, Janeway está infringindo mais uma vez a Primeira Diretriz, pois envolve-se nos assuntos políticos de um povo não-pertencente à Federação. Além disso, vive uma contradição: envolve-se com o inspetor encarregado da Voyager. Ao mesmo tempo que quer manter os Devore longe de sua nave, rouba uns beijos do oficial... Mas, deixando a vida pessoal da nossa heroína de lado, esse ato de coragem e solidariedade pôs seus tripulantes em grande perigo e sua nave correu o risco de ser confiscada pelo inimigo.

Mais à frente, em "Dark Frontier", tem-se o ponto alto de toda a quinta temporada. Kathryn mais uma vez enfrenta os Borgs, mas desta vez não tem planos de alterar o curso para evitar a 'tempestade no horizonte'. Pelo contrário, destrói uma nave e persegue outra seriamente avariada, visando roubar seu dispositivo de transdobra. A obtenção dessa tecnologia, mesmo que por métodos não-convencionais, significaria uma redução de quase 30 anos na longa jornada da Voyager. Isso inevitavelmete remete àquele episódio do primeiro ano, "Prime Factors", em que a capitã se recusa a conseguir pelo mercado negro de Sikarian a tecnologia de espaço dobrado, que instantaneamente cortaria 40 anos da viagem (se não se lembra desse evento, volte à primeira parte deste texto). 

A missão foi um sucesso, mas a tripulação encarou a Rainha Borg em pessoa... e estabeleceu um 'relacionamento' com ela, melhor explorado em "Unimatrix Zero", episódio-piloto da sétima temporada e que aliás aborda novamente a questão da Diretriz. 

Bem, 30 anos mais perto da Terra, a USS Voyager segue seu curso. Mas algo sem igual acontece em "Think Tank". Novamente sob ataque de forças hostis, a capitã recorre a um grupo de alienígenas que 'soluciona problemas' em troca de algo. É interessantísima a fala de Janeway durante a negociação do preço, quando o contratado pergunta sobre o que ela tem a oferecer: "Os esquemas da Voyager e uma revisão do banco de dados. Especifique o que querem e verei o que posso fazer. Eu recomendo os replicadores, que estão muito populares este ano..." Por acaso, alguém se lembra do dilema levantado em "State of Flux", envolvendo os Kazons, no primeiro ano da série?

Algumas semanas adiante, no episódio-duplo "Equinox", que marca a transição para a sexta temporada, a Voyager descobre outra nave da Federação perdida no quadrante Delta. Trata-se da USS Equinox, sob o comando do Capitão Ransom. Essa pequena nave com apenas 38 tripulantes foi encontrada em péssimo estado, resultado de constantes ataques alienígenas. Em um momento do episódio, quando Janeway e Ransom conversam de capitão para capitão, ele a pergunta se já havia infringido a Primeira Diretriz. Curiosamente, ela responde que nunca a violou... Enfim, o quinto ano se encerra com uma batalha entre as duas naves, já que a capitã descobre o envolvimento de Ransom na morte dos alienígenas que os atacavam. Aparentemente, sua tripulação assassinava esses seres e usava seus restos como combustível para a restrita Equinox, que em condições normais não ultrapassa a dobra 6. A justificativa dele? Bem, ele queria proteger seus oficiais do tenebroso quadrante Delta e chegar mais perto de casa... lembra alguém?

Daniel Sasaki é co-editor do Trek Brasilis