Clique aqui para visitar o
Acervo de colunas



 









 

Borgs a bordo, parte I

Desde a apresentação da premissa de Jornada nas Estrelas - Voyager, todos sabiam que eventualmente a capitã Janeway iria deparar-se com a Coletividade Borg, afinal sua nave foi transportada para o quadrante Delta, região natal desses seres cibernéticos. O que ninguém sabia era em que condições ou freqüência tais encontros ocorreriam.

Surgiu então um dilema para a equipe de produção do seriado: como eles explicariam a sobrevivência da pequena USS Voyager em território Borg, lembrando que apenas um cubo foi responsável pela destruição de 39 naves da Frota no setor Wolf 359 (A Nova Geração, "The Best of Both Worlds"; e Deep Space Nine, "Emissary")?

A busca por uma resposta a essa dúvida culminou no episódio-duplo "Scorpion", que marcou a primeira aparição significativa na série. Enquanto viajava rumo ao quadrante Alfa, a tripulação se alarmou com o surgimento de 15 cubos nos sensores de longo alcance. A assimilação ou destruição pareciam inevitáveis, mas as naves passaram pela Voyager sem parar. Horas depois, estavam reduzidas a um vasto campo de destroços...

Descobriu-se, então, a presença de uma raça mais poderosa no quadrante Delta, resistente à tecnologia Borg. Trata-se da "Espécie 8472" (designação Borg), seres telepáticos de uma outra dimensão, dotados de um sistema imunológico extremamente desenvolvido.

O fato de existir um adversário à altura dos Borgs provoca sentimentos mistos na capitã, pois podem significar a garantia de passagem pela região, ou o aniquilamento. O Doutor descobre um meio de penetrar no organismo dos alienígenas usando nanossondas Borgs modificadas.

Janeway força então uma aliança temporária com a Coletividade: forneceria o conhecimento que permitiria a derrota da Espécie 8472, em troca de passagem livre e segura por seu território.

Nesse ponto, temos a introdução de Seven of Nine (Jeri Ryan), que acaba sendo separada da mente coletiva ao tentar assimilar a Voyager. A partir de então, os confrontos tornaram-se freqüentes. O quarto ano da série baseia-se notadamente em Seven.

Na quinta e sexta temporadas, os Borgs voltam com força total, com a cinematográfica aparição da Rainha Borg...

Em duas semanas, a continuidade da presença Borg em Voyager

Daniel Sasaki é co-editor do Trek Brasilis