Voyager
Temporada 1

Análise do episódio por
Daniel Sasaki



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Alienígenas interessantes em enredo 
pouco realista marcam episódio

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 48532.4.

Durante uma pesquisa em um planeta que parece ser rico em dilítio bruto, Neelix é atacado e beira a morte. Os outros membros do grupo avançado o encontram e o transportam para a Enfermaria, onde o Doutor reporta que os pulmões do Talaxiano foram removidos. Sem outras alternativas, o médico cria órgãos holográficos e os implanta em Neelix. Eles podem manter-lhe vivo, mas apenas se ele ficar no confinamento de uma câmara instalada na Enfermaria, pelo resto de sua vida.

De volta ao planetóide, Janeway lidera um grupo avançado e descobre um laboratório médico cheio de órgãos extraídos. Porém, os pulmões de Neelix não estão lá. Minutos mais tarde, uma nave alienígena parte em dobra. O grupo retorna à Voyager e inicia uma perseguição.

Na Enfermaria, Neelix enfrenta dificuldades para se adaptar à situação e pede a Kes que continue com sua vida apesar de sua invalidez. O holograma médico, ainda servindo como o único doutor a bordo, também tem dificuldade em se ajustar à demanda em período integral. Os conselhos inteligentes e revigorantes de Kes o levam a considerá-la como uma assistente.

Quando confrontados, os alienígenas admitem que roubaram os pulmões do Talaxiano, mas justificam suas ações ao contar sobre a luta que sua espécie - os Vidiians - vem enfrentando contra uma praga terrível, a fagia - uma doença que destrói o código genético e estrutura celular das vítimas. Incapazes de combater a doença, passaram a sobreviver extraindo cirurgicamente órgãos saudáveis de outras espécies. Eles dizem também que os pulmões de Neelix já foram transplantados para o corpo de um Vidiian. Decidindo não sacrificar o alienígena para recuperar os órgãos roubados, a capitã os libera, avisando que não cheguem perto de sua nave novamente.

Gratos por terem sido poupados, os Vidiians oferecem ajuda para salvar Neelix utilizando tecnologia médica superior. Kes doa um de seus pulmões, permitindo que Neelix leve uma vida normal. Depois do procedimento, o Doutor conta a Kes que Janeway concedeu a permissão para o início de seu treinamento como uma enfermeira.

 

Comentários:

"Phage" tem fatores positivos e negativos. Jogando a favor, um bom tema para o episódio e a introdução de uma interessante espécie do quadrante Delta que voltaria a aparecer na série. Do lado ruim, um roteiro forçado e uma perturbadora semelhança com o maior clássico trash de Jornada nas Estrelas, "Spock's Brain". Só que desta vez, em vez de sair pela galáxia atrás do cérebro de Spock, a corrida é pelos pulmões de Neelix.

A origem da premissa é interessante e recorrente na atualidade --não são novas as histórias escabrosas de médicos que inadvertidamente roubam órgãos de pacientes durante intervenções cirúrgicas para fornecê-los a um outro paciente, que pagará uma fortuna para ter o órgão que lhe falta para um transplante.

Com certeza, os produtores tiveram uma inspiração bastante real na hora de escrever o episódio. Infelizmente, eles se esqueceram de preservar a integridade de Jornada nas Estrelas. É óbvio que a clonagem de órgãos ou mesmo a replicação deles estaria disponível a nossos amigos do século 24. Se isso fosse levado em consideração, Neelix teria rapidamente outro par de pulmões para si e os Vidiians viveriam felizes para sempre. Efeito colateral sério para o episódio se eles levassem isso em conta: a história acabaria em 10 minutos.

Ou seja, fica transparente que o único modo de sustentar essa história foi forçando a barra. Mas tudo bem, há pontos positivos que sustentam esses problemas.

O primeiro deles é a criação dos Vidiians. Eles não são vilões esteriotipados --sua motivação é clara e compreensível, eles não são simplesmente maus. Até Janeway admitiu que entendia as circunstâncias que os levaram a agir daquele modo.

Além disso, algumas interações entre Neelix e o Doutor garantem boas risadas e sustentam o telespectador na frente da TV. Mas não há dúvidas de que muito teria de ser repensado para tornar este episódio mais verossímil e duradouro, capaz de entreter após algumas reprises.

 

Citações:

Doutor - "The man drives a 700,000 ton starship, so somebody thinks he makes a good medic."
("O homem pilota uma nave de 700 mil toneladas, então alguém pensa que ele daria um bom médico.")


Trivia:

int.jpg (476 bytes) Os Vidiians voltarão a aparecer na série, no episódio "Faces" desta mesma temporada.

int.jpg (476 bytes) Os alienígenas vítimas da Fagia, os Vidiians, são, segundo Michael Westmore, "os mais feios alienígenas que já criei em Jornada nas Estrelas". O coordenador de efeitos-especiais Joe Bauer criou a sequência em que o disparo de feiser de Voyager é refletido nos espelhos em homenagem ao episódio da Série Clássica "The Tholian Web".

int.jpg (476 bytes) -"Sou um médico, sr. Neelix, não um decorador."
Quando Robert Picard leu essa frase no roteiro do episódio, logo disse: "Pensei que fosse uma piada, é uma das frases que o Dr. McCoy diria. Depois me disseram que realmente era uma frase de McCoy, e que iriamos utilizar algumas frases como essa às vezes, a partir de agora."

int.jpg (476 bytes) A sequência da nave Voyager entrando em um asteróide é muito parecida com uma cena do episódio "The Pegasus", do 7º ano da Nova Geração, quando a Enterprise-D também entra em um asteróide.


Ficha técnica:

História de Timothy De Haas
Roteiro de Skye Dent e Brannon Braga
Dirigido por Winrich Kolbe
Exibido em 06/02/1995
Produção: 005

Elenco:

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B'Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Jennifer Lien como Kes
Ethan Phillips como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Garrett Wang como Harry Kim

Elenco convidado:

Cully Fredericksen e Stephen Rappaport como os Vidiians

Episódio anterior   |   Próximo episódio