Voyager
Temporada 4

Análise do episódio por
Daniel Sasaki



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
Seven recupera memórias reprimidas

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 51658.2

A capitã Janeway adquire novos armamentos de um comerciante Entharan chamado Kovin e Seven of Nine é designada para ajudar na integração da tecnologia aos sistemas da Voyager. Quando o visitante critica seu trabalho e a afasta do terminal, a ex-Borg o agride fisicamente. Depois que Seven exibe um ataque de ansiedade na Enfermaria, o Doutor acredita que aquilo foi causado por memórias reprimidas tentando vir à tona. Ele acabou de adicionar uma sub-rotina psiquiátrica a seu programa e guia a colega por uma terapia hipnótica. Durante a sessão, Seven se recorda que Kovin realizou um procedimento cirúrgico nela e extraiu tecnologia Borg.

Enquanto o Doutor sonda suas memórias, Seven lembra que a intervenção se passou enquanto ela e Kovin testavam armas. Ao entrar em seu laboratório, o alienígena disparou um raio de thoron contra ela. Depois, ativou os tubos de assimilação em seu braço e extraiu as nanossondas. Outro Entharan estava deitado na mesa ao lado e foi assimilado como cobaia. Janeway convoca Kovin para o indagar sobre o assunto, mas ele nega veementemente as acusações. Diz que a arma de thoron disparou acidentalmente. Diante das informações contraditórias, a capitã ordena que Tuvok inicie a investigação.

Kovin pede que o oficial de segurança da Voyager retire as acusações. Já que os Entharans dependem do comércio com outras raças, incidentes como aquele, envolvendo relações diplomáticas, são um grave delito - mesmo que se trate apenas de acusação não comprovada. Kovin sabe que, do contrário, sua vida estará arruinada. Com a ajuda de um magistrado Entharan, o Doutor inspeciona o laboratório e encontra uma amostra de nanossondas Borgs sobre uma mesa. Ao ser informado de que aquilo é evidência suficiente para incriminá-lo, Kovin se desespera, imediatamente se transporta para sua nave e foge.

Enquanto a Voyager traça um curso de perseguição, Janeway e Tuvok continuam investigando. Eles simulam uma explosão de thoron perto do braço de Seven e, depois, estudam a amostra de tecido. Descobrem que suas nanossondas se regeneraram da forma como Kovin descreveu que ocorrera no laboratório. Todos percebem que as memórias reprimidas da ex-Borg foram, provavelmente, imagens de suas experiências como zangão.

Janeway abre um canal com Kovin e explica que errou ao acusá-lo, mas ele não acredita. Pensa que tudo é uma cilada para capturá-lo. Nervoso, abre fogo contra a Voyager. A capitã não revida o ataque e tenta transportá-lo a bordo. A nave de Kovin acaba entrando em sobrecarga e explode, matando-o. Seven passa a sentir remorso, assim como o Doutor. Janeway chega à conclusão que o excesso de zelo para com Seven e idéias pré-concebidas sobre Kovin resultaram na tragédia. O médico solicita que todos os seus acréscimos ao programa sejam apagados, mas a capitã nega o pedido.

 

Comentários:

Um excelente segmento. O que mais chama a atenção em "Retrospect" é que os tripulantes não saem como os "mocinhos". Ainda que bem intencionados na defesa de Seven, eles erram no julgamento... e erram feio. E o melhor: o roteiro não tenta consertar a "mancada" com discursos paliativos. Voyager segue de forma audaciosa nesta que é sua melhor temporada. Deve isso a Seven? Sim e não. Não é como se a nova personagem fosse o melhor que já aconteceu na série. Mas a ex-Borg, além de uma bela "paisagem", trouxe a controvérsia e o conflito que faltavam - papel originalmente atribuído aos Maquis, que, no entanto, nunca o cumpriram. Ela é escrita com seriedade, segurança e coerência. Até aqui, o foco tem sido os dilemas morais e humanos da ex-Borg. Quem perde são os outros personagens, já relegados a participações meramente ilustrativas.

No episódio, a Voyager - ainda em território explorado pelos Hirogens - conhece os Entharans, uma raça amigável de comerciantes. É curioso que Janeway negocie armamentos. Talvez, a capitã esteja se precavendo contra a ameaça que os caçadores representam (e representarão), embora isso não seja dito em tela. Seu contato é com Kovin, um homem aparentemente desprovido de escrúpulos, arrogante e impaciente. Os acordos se complicam quando Seven o ataca na Engenharia, quebrando seu nariz. Pela primeira vez, as emoções da personagem são exploradas no seriado.

A ex-Borg - que sempre se assemelhou a uma Vulvana - demonstra ansiedade exacerbada, claustrofobia e as emoções ficam à flor da pele. É claro que o Doutor se intriga. Acaba atribuindo aquela inquietação a memórias que, por alguma razão, foram bloqueadas. Assim, por meio de uma técnica bastante amadora, induz Seven a uma "regressão", durante a qual a dupla constata que Kovin a atacara na superfície do planeta. Digno de nota: a frase "ele me violou" constava no comercial original para UPN, coberta pela imagem de Seven na mesa. O telespectador, com base naquilo, foi levado a achar que o episódio relataria um caso de estupro.

Mas as lembranças não eram verídicas. Tudo o que acontecera não passou de um acidente. Ninguém duvida das intenções de Seven. Nem mesmo o telespectador. Deduz-se que, provavelmente, as cenas do "ataque" eram remanescentes de assimilações que ela testemunhara quando zangão. As especulações ficam a cargo dos psicólogos. Só que, infelizmente, a conclusão vem tarde demais. Enquanto a investigação se estende, a tripulação tenta comprovar as acusações da colega. Não apenas Janeway queria que Seven se sentisse parte da família, como Kovin deixara uma má impressão. Surge o questionamento: até onde vai a imparcialidade da capitã? E a de Tuvok, suposto investigador lógico? Parece que, com base nas imagens que firmaram do alienígena, lutaram até o final para encontrar evidências de que era culpado.

As atuações são a cereja no bolo do episódio. Michael Horton foi muito bem escolhido para interpretar Kovin. Dá um show tanto no "ar" Ferengi, do início da história, como no momento em que tenta se defender das acusações. Robert Picardo deixa a comicidade de lado e mostra quão versátil e talentoso é para fazer cenas mais dramáticas. A luta incansável do Doutor para proteger Seven convence a todos. Com toda razão, diz-lhe que não é saudável guardar a raiva e os ressentimentos e a encoraja a extravasá-los e a lutar por suas convicções. Marcante o trecho em que garante à colega que "quando Kovin tiver o que merece, você se sentirá muito melhor". É claro que sua lógica vem por água abaixo, quando se descobre tardiamente a inocência do acusado.

Kate Mulgrew está cada dia mais desenvolta no papel. Aqui - muito diferente de Picard, que nunca errava -, Janeway enfrenta com humildade seus erros de julgamento. O que a destaca na história é que os roteiristas não tentaram eximi-la de culpa. Já Jeri Ryan, que vem brilhando a cada novo episódio, merece todas as honras. O clímax, para ela, é a cena (muito bem dirigida por Trevino), em que Janeway, Tuvok e o Doutor constatam que Kovin era inocente. Todos os olhares se voltam para ela e a ex-Borg percebe que está sozinha.

Contudo, nem tudo é perfeito em "Retrospect". Pode-se entender, com base nos rigores da cultura Entharan, que Kovin tenha se desesperado diante do veredicto. Mas é meio forçada a idéia de que fugiria em pânico na sua nave, abandonando tudo para trás e sem perspectivas à frente. O desastre que o matou é ainda mais incrível. Por que ele abre fogo contra a Voyager, se a capitã - apoiada pelo magistrado - afirmou que descobrira a sua inocência? Como é que Harry nunca acerta no transporte, sempre impedido por naves tecnologicamente inferiores. O telespectador tem de relevar esses fatos no roteiro, pois são necessários ao desfecho - esse sim, bastante forte.

Os diálogos derradeiros, entre Seven e o Doutor e entre ele e Janeway, finalizam com chave de ouro a história. O fã tem de se segurar para não julgar a ex-Borg, baseando-se na idéia de que ela não conseguia identificar e controlar suas emoções. Não só isso, mas era fomentada pelos colegas, que a queriam proteger. O médico desce do pedestal e, humildemente, reconhece que não é uma enciclopédia ambulante. Pede que seja "resetado" para seu estado original. A capitã, neste momento, extrapola a figura de oficial e atua como "mãe", negando o pleito. Adverte que, se ele apagar todas as memórias do incidente, perderá todo o cerne da questão. O dano está feito. Agora, todos precisam encarar de frente a responsabilidade pela morte de um homem inocente.

No fim das contas, "Retrospect" se destaca pelo foco nos personagens - e não na ação - e exemplifica como Voyager tem potencial. A série não deveria se tratar de exploração espacial ou da viagem para casa, mas dos conflitos humanos que eclodem no percurso. Quiséramos, apenas, que episódios como esse fossem a regra e não a exceção.

 

Citações:

Kovin - "It's good to see the art of negotiation isn't lost on you, Captain."
("É bom ver que a arte da negociação não se perdeu na senhora, capitã.")
Paris - "That guy is worse than a Ferengi!"
("Aquele cara é pior que um Ferengi!")

Seven - "The Captain gives me greater liberty only when she needs my expertise."
("A capitã me dá maior liberdade apenas quando precisa dos meus conhecimentos.")
Chakotay - "You violated her trust, and if you want it back, you're going to have to earn it one step at a time."
("Você violou sua confiança e, se quiser de volta, terá que conquistá-la um passo de cada vez.")

Janeway - "Here we are again. Oh, I'm tired of having this conversation. You know what I'm going to say. I know how you're going to respond, so it seems pointless to say anything!"
("Cá estamos nós de novo. Oh, estou cansada de ter essa conversa. Você sabe o que direi, eu sei o que responderá. Parece inútil dizer qualquer coisa!")
Seven - "Shall I consider my privileges restricted and confine myself to the Cargo Bay?"
("Devo considerar meus privilégios restritos e me confinar na Área de Carga?")

Janeway - "I'm getting a bad feeling about this, Tuvok. We aren't finding anything that implicates Kovin."
("Estou com um mau pressentimento sobre isso, Tuvok. Não estamos encontrando nada que implique Kovin.")
Tuvok - "I told him our investigation would be impartial. I believe it has been."
("Eu disse a ele que nossa investigação seria imparcial. Acredito que tem sido.")
Janeway - "It has, but I'll admit I had some preconceptions about him. They may have influenced my judgment."
("Tem, mas admito que tive alguns preconceitos sobre ele. Eles podem ter influenciado meu julgamento.")

Seven - "As a Borg, I was responsible for the destruction of countless millions and I felt nothing, but now I regret the destruction of this single being."
("Como uma Borg, fui responsável pela destruição de incontáveis milhões e não senti nada, mas agora lamento a destruição desse indivíduo isolado.")
Doutor - "It's called remorse, Seven. It comes into play when you make a mistake, and you feel guilt about what you've done. Another new emotion for you to experience."
("Isso se chama remorso, Seven. Ele aparece quando você comete um erro e se sente culpada pelo que fez. Outra emoção nova para você experimentar.")
Seven - "I do not enjoy this remorse any more than I enjoyed anger. Will the feeling subside?"
("Eu não gosto desse remorso, tanto quanto não gostei da raiva. Esse sentimento passará?")
Doutor - "Yes. But not quickly."
("Sim. Mas não rapidamente.")

Janeway - "We all rallied around Seven, Doctor, myself included. I wanted her to know she was part of this family, that we would support her, fight for her no matter what. We let our good intentions blind us. We all bear responsibility for Kovin's death, and we all have to live with it, but to delete that burden would be the last thing any of us should do."
("Todos ficamos do lado de Seven, Doutor. Eu, inclusive. Queria que ela soubesse que é parte desta família, que a apoiaríamos, lutaríamos por ela fosse o que fosse. Nós deixamos nossas boas intenções nos cegarem. Todos temos responsabilidade pela morte de Kovin e todos temos que viver com isso, mas apagar esse fardo seria a última coisa que qualquer um de nós deveria fazer.")

 

Trivia:

Michael Horton interpretou o tenente Daniels em "Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato". Também participou de "Insurrection", embora não apareça nos créditos.

 

Ficha técnica:

Direção de Jesus Salvador Trevino
Adaptação por Bryan Fuller e Lisa Klink
Exibido em 25/02/1998
Produção: 085

Elenco:

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B'Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Ethan Phillips
como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Jeri Ryan
como Seven of Nine
Garrett Wang como Harry Kim

Elenco convidado:

Michael Horton como Kovin
Adrian Sparks
como magistrado
Michelle Agnew
como Scharn

Episódio anterior   |   Próximo episódio