Data estará em Star Trek: Picard, segundo Mark Altman

De acordo com Mark A. Altman, escritor de livros da franquia, como Creating the Next Generation e 50 Anos de Jornada nas Estrelas – Volume 1 (Editora Globo, 2016), o querido androide Data retornará às telinhas em Star Trek: Picard. A informação foi dada no episódio desse sábado (18) do podcast Inglorious Treksperts durante uma conversa sobre os rumos da nova série da CBS e, apesar de tentar disfarçar o furo logo depois, Altman completa dizendo que “é o que alguns de nós ouvimos”.

Não há informações de um envolvimento oficial do escritor na produção da série, nem se Data será interpretado por Brent Spiner, como foi em Star Trek: A Nova Geração, por isso a informação ainda deve ser tratada como um rumor. Apesar disso, Altman tem acompanhado de perto a indústria do entretenimento, e Star Trek em especial, há várias décadas com passagens como jornalista por publicações como o jornal Boston Globe e a revista especializada Cinefantastique.

A última aparição de Data no cânone da saga foi no longa Star Trek: Nemesis, de 2002, onde o personagem morre mas consegue copiar os engramas de sua rede neural para o androide B-4.